quinta-feira, 7 de agosto de 2014

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME



Sl 99.1-5
Introdução: Devemos entender que a principal prioridade da oração é adoração, devemos nos preocupar com Ele e o seu Reino acima de tudo. A oração é uma conversa entre duas pessoas, sendo que uma é carente e necessitada, a outra tem tudo e não precisa de nada, pois é Senhor absoluto de todas as coisas e criador do Universo. Seria muito parecido com o dialogo de um mendigo e uma pessoa de posse, quem necessita pede, quem tem dá se quiser, e o mendigo para obter a ajuda tem que saber pedir, com humildade, reconhecer a posição daquela pessoa com relação a ele.

I A ESSÊNCIA DA FÉ
1-Santificando o nome (Mt. 6.9).
·         Jesus começa o modelo de oração dirigindo-se ao "Pai nosso…" Esta palavra de carinho salienta a relação íntima que podemos ter com Deus. Entretanto, na frase seguinte, "santificado seja o teu nome", Jesus ressalta a separação entre Deus e nós, em santidade, glória e pessoa.
·         O termo "santificar" como "separar de tudo o que é comum e profano, estimar, prezar, honrar, reverenciar e adorar como divino e infinitamente abençoado". Com este início, não estamos dizendo a Deus algo que ele ainda não sabe. Estamos reconhecendo a veracidade do santo ser de Deus. Estamos expressando nossa admiração e louvor pela grandeza de Deus. Estamos necessariamente contrastando o nome de Deus com todos os outros. É o seu nome que separamos. Não pomos nenhum outro em seu nível.
·         Quando oramos, não estamos tendo uma conversa informal com um colega igual a nós. Ainda que nossas orações tenham que refletir a bem íntima relação que temos desenvolvido com Deus, precisamos sempre reconhecer que estamos nos aproximando de um ser muito poderoso, santo e justo, somente por causa do acesso possibilitado pelo sangue de Cristo.

2-Toda criatura louve (Sl 150.6).
·         Louvor e adoração são duas coisas distintas, e objeto de uma confusão tremenda no meio evangélico.
·         Como sempre coloco, há uma ignorância muito grande acerca de Deus na Igreja. Os participantes de nossas igrejas (inclusive muitos Obreiros e cooperadores) têm pouco conhecimento acerca do Deus a quem dizem servir (não que eu tenha muito).
·          Daí porque há um grande número de Obreiros consagrados que acabam por abandonar a Obra ou a Casa do Senhor.
·         O Louvor foi elevado à condição de MINISTÉRIO, juntamente com a Adoração. O (a) amado (a) leitor (a) já ouviu falar do Ministério de Louvor e Adoração? É tratado como se fosse uma coisa autônoma e independente dentro da Igreja. Isto não corresponde, a meu ver, à melhor interpretação das Sagradas Escrituras.
·         O louvor precisa vir do interior, da alma do cristão. Quando as pessoas começam a cantar hinos e cânticos de louvor que foram gravados por outrem, que viveu experiências fortes e marcantes com o Senhor, mas sem que isso venha do interior, da alma, está se utilizando da música, da melodia, da expressão cantada da mesma forma como os ímpios se utilizam da música nos bares, nas boates, nas festas e nas casas de dança.

3-O Exemplo de Maria
·         Segundo Os Dicionários, Adorar É O Mesmo Que Venerar, Reverenciar, Idolatrar, Amar Excessivamente, Cultuar… Por Isso Somente Deus É Digno De Toda Adoração.
·         O Que É Adorar A Deus - É expressar o que sentimos, diante dele e dos homens, não apenas com palavras, mas principalmente com ações.
·         Os tipos de adoração - o próprio Senhor Jesus é quem define os tipos de adoração.
·          Em poucas palavras no Evangelho de João 4; 23-24, Ele diz que a verdadeira adoração é feita em espírito e em verdade.
·          Bom, se Ele diz que o pai está à procura de verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade, é porque existem os falsos adoradores que expressam a falsa adoração. Adorar a deus é mais que cantar pular, dançar ou qualquer outro movimento.
·         É mais que vir aos cultos, é mais que arrumar a igreja, é mais que ofertar… a canção, a dança, vir à igreja, arrumar as cadeiras e etc pode ser ações feitas de um coração adorador. Deus não é tocado por emoções, Deus é tocado pela motivação do nosso coração.
·         Deus tem sede de encontrar pessoas que o adorem verdadeiramente. Mas qual é a adoração que chama a atenção de Deus muitas pessoas na Bíblia ofereceram adoração ao senhor Deus, mas vamos aqui retratar apenas quatro pessoas que ficaram muito conhecidas com sua forma de adorar.
·         Verdadeira Adoração - A Pecadora Que Ungiu Os Pés De Jesus (Lc 7; 37-38); Maria Unge Os Pés De Jesus (Jo 12; 3).
·         Falsa Adoração- O Fariseu Simão (Lc 7; 36-47); Judas Iscariotes (Jo 12; 4-6).

II SANTIFICADO NO CÉU
1-Santificado pelos anjos (Is 6.3)
·         O trono, a presença dos serafins ou anjos e as três vezes que proclamam “santo” enfatizam a santidade de Deus.
·         O serafim era uma espécie de anjo cujo nome originou-se do verbo “queimar”, talvez indicando sua pureza como ministro de Deus.
·         Em uma época em que a decadência espiritual e moral haviam atingido o seu apogeu, era importante que Isaías visse a Deus em toda sua santidade.
·         Santidade significa “moralmente perfeito, puro afastado de todo pecado”, nós também precisamos descobrir a santidade de Deus.
·         Nossas frustações diárias, ao lado das pressões sociais e nossas fraquezas, estreitam a visão que possuímos do Senhor.
·         A perfeição moral de Deus, quando adequadamente entendida, purifica-nos do pecado, livra nossa mente de todos os problemas e capacita-nos a adorá-lo e a servi-lo.

2-Nome acima de todos
·         Os nomes de Deus são importantes porque eles nos dizem exatamente quem e o que ELE é. Apesar de ser um só Deus, Ele tem tantas dimensões, que a melhor forma de conhecermos um pouco mais de seu caráter santo e imutável é conhecendo os nomes que Ele atribuiu a Si próprio.
·         Essa grande diversidade de nomes é parte da revelação de Deus a nós em Jesus Cristo e são, portanto, uma parte muito importante da mensagem do evangelho: as boas novas da salvação. Não quero entrar na questão doutrinaria da teologia sistemática ou ortodoxa, quero apenas levar em conta a confiança que adquirimos ao confiar no significado de cada um desses Nomes.
·         Por não nos recordarmos com frequência da diversidade de nomes que a Bíblia atribui a Deus, e nem darmos a devida importância a isto, corremos o risco de perder o senso da grandeza, do poder e da majestade de Deus. Os nomes atribuídos a Deus, na Bíblia, nos revelam muito sobre: Seu caráter, Seu plano, Sua vontade.

3-Convite da alma
·         Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. “Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.”Mt.11.28-30
·         Quando ouvimos o evangelho, quando lemos a Bíblia e estudamos o Novo Testamento e aprendemos sobre o Salvador o que somos chamados a fazer não é apenas mudar de religião! É certamente verdadeiro, se temos estado envolvidos em erro religioso, precisamos arrepender-nos disso e seguir os ensinamentos dos apóstolos de Cristo. Mas isso pode ser apenas parte do que precisamos fazer. Não é exigida apenas uma mudança para a conversão. É uma decisão especial de deixar o pecado, confiar em Cristo e começar a segui-lo.

III SANTIFICADO NA TERRA
Santificado pela criação
·         As palavras "santificar", "sagrado" e "santo" são traduções da mesma palavra grega. Elas significam estar separado para um serviço especial.
·          Na Bíblia muitas coisas além de pessoas são apresentadas como santificadas –- os móveis do Tabernáculo (Ex. 40:10, 11,13); uma montanha (Ex. 19:23); comida (1 Ti. 4:5). Torna-se até possível para um crente santificar a Deus no seu coração (1 Pe. 3:15). Portanto, santificar, ou tornar sagrado, não significa purificar ou tornar sem pecado, mas separar alguma coisa para Deus e o serviço a Deus.
·         Não o pronunciando de forma inútil (Ex. 20:7): Porque a areia é mais barata que o ouro? Porque está por toda parte! Tudo que é comum, banal é também pouco valorizado. Nós banalizamos o nome de Deus quando o usamos toda hora em nosso vocabulário. Que expressões nós usamos no nosso dia a dia que tornam banal o nome de Deus?
·         Evitando toda forma de pecado (Pv. 30:9): Nossos pecados podem profanar o nome do Senhor. Precisamos examinar nossa vida e remover tudo aquilo que traz vergonha para o nosso Deus. 
·         Vivendo uma vida de integridade (Pv. 11:3): Santificamos o nome do Senhor quando agimos corretamente. Cada boa obra que praticarmos trará glória e honra para o nome do nosso Deus (Mt 5:16). Que atitudes podemos praticar que trarão honra para o nosso Deus?

2-Santificado pela igreja
·         Cristo cobre a igreja de dons e bênçãos, ela deve ser a plena expressão de Cristo, pois Ele é a plenitude absoluta.
·         Cristo é a cabeça e nós somos o seus corpo, a imagem de corpo mostra a unidade da igreja.
·         Cada membro está envolvido com os demais ao executar a obra de Cristo na terra, não devemos tentar trabalhar, servir ou adorar por nossa própria conta, precisamos do corpo inteiro.

3-Santificado por nós
·         A Palavra de Deus proporciona a santificação externa e prática, orientando o comportamento do crente.
·         Jo. 17.17- Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.- A Palavra de Deus nos mostra aquilo que é pecado; aquilo que não agrada a Deus.
·         - A Palavra de Deus orienta o crente, exorta o crente e alimenta o crente para uma vida vitoriosa. - Se não tivéssemos a Palavra de Deus, ficaríamos desorientados na nossa vida de fé. A Palavra de Deus é a nossa bússola para chegarmos ao céu. - A Palavra de Deus nos limpa.
·         Jo. 15.3- Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.- Em Neemias 8 a Bíblia fala que todo o povo de Judá se reuniu em Jerusalém, na praça, diante da Porta das águas, e que Esdras o sacerdote, leu a lei de Deus, desde a alva até ao meio-dia, e todo o povo chorava, quebrantado, ouvindo as apalavras da Lei. 
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário