sábado, 8 de junho de 2019

JESUS E O NOVO MANDAMENTO DO AMOR


Jo. 13.33-35
Introdução: Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (João 13:34). Será que Jesus substituiu a definição clara do amor nos Dez Mandamentos por um novo princípio religioso, que diz que basta o amor para guiar nossas vidas?

I AMOR A TODA PROVA
1-Sua hora havia chegado (Jo. 13.1).
·        Jesus sabia que seria traído por um dos seus discípulos, negado por outro e abandonado por todos eles por um tempo.
·        Todavia, “Como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
·        Deus nos conhece completamente, assim como Jesus conhecia os seus discípulos.
·        Ele sabe dos pecados que cometemos e aqueles que ainda vamos cometeremos.
·        Entretanto, mesmo assim ele nos ama.
·        Isto porque a partir de João 13.1, até o capítulo 17.26, temos a descrição da última noite e das últimas instruções de Jesus aos seus discípulos antes de se entregar para o sacrifício voluntário na cruz em nosso lugar.


2-Jesus sabia que seria traído (Jo. 13.2).
·        Entre os numerosos discípulos que o seguiam, Jesus designou doze para serem os mais próximos, para partilharem e continuarem a sua missão.
·        Não foi com ligeireza que instituiu este grupo de doze apóstolos, foi depois de ter orado toda uma noite.
·        Mas, a dado momento, Jesus apercebeu-se de uma mudança de atitude em Judas, um dos doze.
·        Jesus compreendeu que ele se afastava interiormente, e até que o ia «entregar», como dizem os evangelhos.
·        Segundo o evangelho de João, já na Galileia, muito antes dos acontecimentos em Jerusalém que deviam levá-lo à cruz, Jesus compreendeu o que se passava (João 6,70-71).
·        Por que razão não afastou Judas nessa altura e o conservou perto de si até ao fim?
·        Uma das palavras que Jesus utiliza para falar da criação do grupo dos doze apóstolos dá-nos uma pista: Não vos escolhi eu a vós, os Doze? (João 6,70; ver também João 13,18).


3-Jesus sabia da confiança do Pai (13.3)
·        Você já se perguntou por que algumas pessoas tem mais intimidade com Deus do que as outras?
·        Você já pode ter pensado que, como muitos pais humanos, Deus tem seus filhos favoritos.
·         Enquanto alguns parecem ser tão íntimos e próximos, outros parecem distantes e indiferentes com o Pai.
·        Mas a realidade é que Deus não tem favorito e nem ama um filho menos do que o outro, pois Ele ama cada ser humano com amor infinito e incondicional.
·        Ele trouxe a todos, liberdade de aproximar do Seu trono da graça com confiança, e assim, somos nós, e não Ele, quem escolhe o quão perto ou longe estaremos do Seu trono onde Deus se encontra.
·        “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
 (Hebreus 4:16, NVI).
·        Portanto, a intimidade com Deus depende apenas da nossa vontade e comprometimento de se aproximar Dele, pois o convite de Jesus está sempre aberto.
·        Ele fala em nossos corações.
·        Eis que estou à porta e bato. “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:26, NVI).

II LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS
11- Amor Perseverante (Jo. 13.1).
·        A perseverança é a chave para uma vida firme com Jesus.
·        Ter perseverança significa persistir em seguir Jesus, mesmo enfrentando muitas dificuldades,Perseverar é não desistir.
·        Seguir Jesus nem sempre é fácil, mas se perseveramos receberemos a recompensa de Deus.
·        Perseverar também é persistir em fazer o bem.
·        Há muita tentação para se desviar, mas com a ajuda de Deus você pode resistir.
·        Perseverar é continuar fazendo o bem, independentemente das circunstâncias, por amor a Deus.
·        E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:9.
·        Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
·        E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. Tiago 1:2-4.

2-Lavou os pés dos Discípulos com humildade (Jo. 13 4,5).
·        Jesus lavou os pés dos discípulos para lhes ensinar a servir uns aos outros.
·        Ele estava dando o exemplo para todos seguirem.
·         Quem ama Jesus serve seus irmãos.
·        No tempo de Jesus, quando as pessoas chegavam a casa lavavam os pés, porque muitos andavam descalços ou de sandálias.
·         Na casa com convidados, a pessoa de posição mais baixa na casa lavava os pés dos convidados.
·         Normalmente, lavar os pés era o trabalho dos escravos ou das mulheres.
·        Ninguém queria lavar os pés dos outros, porque o pé era a parte mais suja do corpo.
·        Jesus era o líder.
·        Ele não tinha a obrigação de lavar os pés de ninguém. Pelo contrário, outras pessoas deveriam lavar os seus pés!
·        Mas Jesus não se preocupava com sua posição social (João 13:3-5).
·         Ele fez o trabalho que precisava ser feito, para o bem de seus discípulos.
·         Jesus não agia como se fosse superior aos outros.


3- Pedro e Judas (Jo13.).
·        Você já parou para pensar com qual, ou quais dos apóstolos se parece mais? Cada pessoa irá se identificar mais com um e menos com outros.
·        As personalidades dos doze são bastante diferentes.
·        Observando o trabalho de Jesus com cada um, podemos compreender as mudanças, o amadurecimento ao qual Deus nos conduz.
·        Vejamos a diferença entre Pedro e Judas, em relação à culpa.
·        Os dois traíram Jesus.
·        Judas, por algumas moedas de prata.
·        Pedro, devido ao medo da cruz. Claro que as motivações foram diferentes, mas o que mais chama a atenção neste caso é o desfecho da história: Judas enforcou-se! Pedro tornou-se o primeiro Papa pedra sobre a qual Jesus edificou sua Igreja! Por quê?
·        A Palavra diz: “Então Judas, que o entregara, vendo que Jesus fora condenado, sentiu remorso… retirou-se e foi enforcar-se”.
·Judas percebeu seu erro e sentiu remorso, aquela dor profunda de quem errou e acredita que seu erro não tem concerto.
·        O problema do remorso é que ele congela a pessoa no momento do erro, fazendo-a acreditar que tudo acabou.
·        Quando olhamos apenas para o erro e cremos que falhamos de uma forma irreparável, dificilmente nos damos uma nova chance.
·        Parar no erro e condenar-se é ser como Judas.
·        Ele acreditou que sua vida havia chegado ao fim, que não haveria mais motivos para continuar a viver, pois o erro que havia cometido não merecia perdão; acreditou que não merecia uma nova chance, foi cruel consigo e enforcou-se.
·        Judas aprendeu com Jesus o que é o amor, a misericórdia, o perdão?

III O Novo Mandamento
1-Tema Chave de Jesus (Jo. 13.33).
·        Nosso Salvador terminou os seus discursos públicos.
·         Ele agora se concentra em uma conversa particular com seus amigos.
·        Assim nós temos um relato do que aconteceu entre ele e seus discípulos.
 (1) Ele lavou os pés de seus discípulos: Jesus e seus discípulos estavam jantando.
·        Jesus levantou-se, tirou a sua capa, e amarrou uma toalha na sua cintura.
·        (2) Jesus sabia que ele seria traído por um de seus discípulos, negado por outro e abandonado por todos.
·         Ainda assim, ele agora mostra a eles a extensão total do seu amor.
·        Deus nos conhece completamente assim como Jesus conhecia os seus discípulos (João 2:24-25, 6: 64).
·        João 13: 1-17 - Estes versículos nos contam o que Jesus disse aos seus discípulos na noite anterior à sua morte.
·        Tendo apenas os discípulos como sua audiência, Jesus deu as instruções finais para prepará-los para a sua morte e ressurreição.
2- Novo Mandamento (Jo. 13.34,35).
·        João 13:34-35  Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
·        Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
·        “Novo mandamento vos dou”. Um mandamento recém-chegado, mas que se baseia no 2º grande mandamento da antiga lei, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39).
·        É uma ordenança inquestionável de Jesus para que o homem se aproxime mais do caráter santo e perfeito de Deus.
·        Jesus viveu intensamente este amor e mostrou na prática como devemos andar também, ou seja, amando uns aos outros como Ele nos amou. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos”

3-Testemunho do amor (Jo. 13,35).
·        Esta situação era bem solene. Ele escolheu lavar os pés dos discípulos e desse modo estabelecer um exemplo. Isso mudaria a vida deles para sempre. Quatro razões podem ser estipuladas como e porque Cristo fez isso:
·        (1) Para mostrar a natureza de seu amor incondicional pelos seus discípulos – versículos 1
·        (2) Para expressar o seu amor incondicional através de sua humildade voluntária – versículos 3-5
·        (3) Para exemplificar seu amor incondicional através do trabalho servil de lavar os pés.
·        Isto é uma mudança de paradigma importante significando não apenas uma troca de ação entre senhor e servo, mas também uma transformação espiritual.
·        (4) Para estabelecer um exemplo de amor incondicional para todo o cristão para que cada um possa ser “o servo dos servos” – versículos 12-17
·        Portanto amemos uns aos outros como Jesus nos amou, pois “se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20).
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário