segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O ESTUDO DEVOCIONAL DA PALAVRA



Fp. 2.6-11
Introdução: Se alguém quer agradar a Deus, deve seguir o exemplo e os passos de Jesus, em obediência à Palavra e experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus na sua vida.

I ATITUDE CORRETA
1-Expectativa
·        Em uma ocasião Deus falou a Samuel assim: “O SENHOR, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei”“.
·         “O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração.” (1 Samuel 16:7 NVI).
·        É bem possível fazer a coisa certa, mas com a atitude errada.
·        Achegue-se diante de Deus com expectativa e entusiasmo.
·        Espere ter um bom momento de comunhão com Ele e receba a benção desse tempo que passarão juntos.
·         Foi isso que Davi aguardava: “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente” (Salmo 63.1).
·        O local onde você faz seu devocional também é importante. A Bíblia mostra que Abraão  tinha um lugar certo para se encontrar com Deus (Gênesis 19.27).
·         Jesus tinha o costume de orar no Jardim do Getsêmane, no Monte das Oliveiras: “Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.” (Lucas 22.39, com ênfase acrescentada).

2-Reverência
·        Não se afobe para entrar na presença de Deus; pelo contrário, prepare seu coração para aquietar-se diante dEle e deixar a quietude limpá-lo dos pensamentos do mundo.
·        Escute o profeta Habacuque: “O SENHOR, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra” (Habacuque 2.20; veja também Salmo 89.7).
·        Achegar-se à presença de Deus não é como ir a um jogo de futebol ou a algum outro tipo de entretenimento.
·        Em primeiro lugar, esteja totalmente desperto.
·        Lembre-se que você está se encontrando com o Criador, que fez a terra e os céus, o Redentor dos homens.
·         Esteja totalmente descansado e alerta.
·         A melhor preparação para um momento devocional de manhã começa na noite anterior.
·        Vá para a cama cedo a fim de que, pela manhã, possa se estar bem disposto para ter um encontro com Deus: Ele merece toda a sua atenção.

3-Obediência
·        Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas.
·        Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem que precisam de uma filosofia de vida; outros entendem que servir a Cristo decorre do comportamento, da moral e da ética.
·        Quando falamos de obediência, geralmente vêm a nossa mente a ideia de regras, mandamentos, ordens, etc. Jesus disse: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (Jo 14:15).
·        Jesus é enfático com relação aos seus mandamentos: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama" (Jo 14:21); "Se alguém me amar, guardará a minha palavra (...) Quem não me ama não guarda as minhas palavras" (Jo 14:23 -24).
·        Mas, quais são os mandamentos? Ao falar deles, João disse: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (1Jo 5:3).
·        Crer em Cristo, ou cumprir o mandamento de Deus é designado também como obediência: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade..." (1Pe 1:22).

II PASSOS DO ESTUDO DEVOCIONAL
1-Escolher e Observar
·        Deus usou palavras para comunicar sua vontade aos homens.
·         Ele deu a algumas pessoas a tarefa especial de registrar suas palavras, que nós temos hoje no conjunto de livros que conhecemos como a Bíblia ou as Escrituras.
·        Vivemos numa época privilegiada na qual estes textos transmitidos de Deus aos homens são facilmente acessíveis em qualquer idioma escrito.
·        Quase todos nós temos oportunidades de adquirir uma Bíblia com pouco ou nenhum custo. Uma vez que adquirimos uma Bíblia, o que faremos com ela?
·        Ler o texto várias vezes. Antes de começar a analisar detalhadamente, leia o texto várias vezes. Comece com a Bíblia que você usa no dia a dia.
·         Se tiver acesso a outras versões das Escrituras, leia o mesmo texto nestas outras versões.
·         Pela leitura repetida, você vai se familiarizar com o texto e vai desenvolver uma noção geral dos pontos principais desenvolvidos.
·        Quando se usa várias versões, traduções um pouco diferentes podem esclarecer o sentido de algumas palavras ou expressões difíceis.

2-Interpretar 
·        A Bíblia é autoexplicativa. Um texto explica o outro.
·         Às vezes é preciso reler um mesmo texto repetidas vezes até descobrir seu significado. Mas o a explicação está ali, basta procurar.
·         Além disso, o Espírito Santo, que inspirou a escrita (II Pedro 1.20), também releva o seu significado penetrando no mais profundo de nosso ser (Hebreus 4.12).
·        Procure saber mais sobre o tema de cada livro da Bíblia, seu autor e quando foi escrito.
·         Estas informações podem ser encontradas na introdução dos livros em Bíblias de estudo ou em enciclopédias de estudo bíblico.
·        Por exemplo: Gênesis: A história do começo. -Êxodo: Saída do Egito par a terra de Canaã. -Reis: A história dos reis de Israel. - Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João): Descrição dos ensinamentos, milagres e sobre a vida de Jesus Cristo, contado pelos evangelistas, cujos autores são os nomes dos livros. -Atos dos Apóstolos: a história da Igreja Primitiva, de como o evangelho foi divulgado pelos primeiros cristãos. Escrito por Lucas.
·        Registrar – Ao estuda a Palavra de Deus, tenha sempre a mão um caderno e lápis ou caneta para anotar fatos que lhe chama a atenção.
·        Pesquisar – Sempre que vier a sua mente alguma duvida sobre algum assunto, anote e depois faça uma pesquisa sobre o assunto, na internet ou em algum livro sobre o assunto, pesquisar faz parte do estudo devocional.
·        Relacionar – Antes de fazer qualquer interpretação, faça um relacionamento dessa passagem com outro na própria Bíblia, isso nos ajudará a ter um melhor conhecimento do assunto.

3-Meditar e memorizar 
·        A fé vem pelo ouvir a Palavra (Romanos 10:17), mas também por guardá-la em nosso coração (Salmo 119:11), ou seja, memorizar a Palavra de Deus.
·        Precisamos conservar conosco a fonte de vida e inspiração, para que possamos ter argumentos diante dos problemas e inspiração de louvor nos dias de bonança.
·        Memorizar a Palavra de Deus protege nossa mente de  Satanás, que  certamente quer influenciar sua mente. Toda batalha humana começa aí. Paulo nos adverte.
·        “O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.” 2 Coríntios 11:3.
·        O salmista, no Salmo 1, nos ensina que bem-aventurada é a pessoa que encontra prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite.
·        O ato de estar sempre pensando, rememorando a Palavra, nos garante bem-aventuranças.

III APLICAÇÃO DO ESTUDO DEVOCIONAL
1-Escolher o texto
·        Identificar assuntos e palavras chaves. Em cada leitura, você perceberá com mais facilidade as palavras repetidas e os assuntos frisados pelo autor.
·        Em 1 Pedro, perceberá a ênfase na relação de pessoas santificadas com o Senhor, o contraste entre coisas temporárias e coisas eternas, encorajamento para pessoas que sofrem injustiças por causa da sua fé, etc.
·        Ajuda anotar temas e palavras importantes, talvez em um caderno, para facilitar a compreensão das mensagens principais do texto.
·        Analisar a organização do texto. Agora, entramos na fase de estudar realmente o texto.
·         As etapas anteriores serviam como preparos, mas ainda não entramos no estudo mais detalhado do conteúdo.
·        Na análise da organização, é fundamental prestar atenção na gramática, especialmente na pontuação do texto.
·         Normalmente nós falamos e escrevemos em frases relativamente pequenas, talvez com uma média de menos de 30 palavras cada.
·        Mas muitos textos bíblicos têm frases bem maiores, e não vamos entendê-los se não observar estas frases e sua estrutura.
·         Na maioria dos casos, podemos ver a separação das frases pelos pontos finais (.), pontos de interrogação (?) ou de exclamação (!).
·        A pontuação correta faz parte do trabalho dos tradutores, e geralmente eles têm feito bem nisso. Por esta razão, pode ter variações na pontuação de uma versão para outra, que podem nos dar motivos para pesquisar mais e entender estas diferenças.

2-Perguntar ao texto
·        O trabalho de interpretação é científico, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer preconceito. (o que poderíamos chamar de “achismos”).
·        Aprender a ler cuidadosamente o texto e fazer algumas perguntas relacionadas com a passagem para chegar a conclusões circunstanciais.
·         Por exemplo: Quem escreveu? Qual o tempo e o lugar em que escreveu? Por que escreveu? A quem se dirigia o escritor? O que o autor queria dizer?
·        Feita a exegese, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado e o trabalho exegético recomeçado novamente.

3-Meditar
·        A meditação é uma das importantes ferramentas para se conhecer a Deus e deve estar aliada a outros métodos facilitadores do crescimento espiritual do crente na Bíblia, como: Ouvir, ler, estudar, memorizar, escrever, cantar e falar da Palavra de Deus.
·        Pensar nas palavras do texto bíblico com o coração totalmente aberto a direção do Espírito Santo, para que Ele o guie a toda a verdade que a sua alma necessita naquele momento.
·        Permitir que o Espírito Santo confronte o crente que sou como crente que Deus deseja que eu seja à luz da Palavra.
·        Colocar-se no lugar do personagem bíblico e dizer: “Deus, opera em mim como operaste nele.” É colocar-se numa posição em que Ele possa usá-lo e modificar a sua vida.
·        As Tuas Palavras me foram gozo e alegria para o coração… – Assim se sentirá uma pessoa que prioriza Deus no começo de cada dia. Os resultados deste relacionamento de vida são poder e felicidade. Está vendo como é possível tornar o texto mais vivo e atraente? Continue a meditar e novas verdades serão reveladas.
·        O processo de meditar na Palavra é semelhante ao de comer ou alimentar-se.
·        Assim como necessito introduzir o alimento em meu corpo para que receba os nutrientes, da mesma forma precisa receber em meu íntimo a Palavra viva de Deus.
·         Sem o alimento que vem da comunhão diária nas primeiras horas de cada dia, você se sentirá fraco e vazio, assim como o corpo físico, sem alimento, fica sem força e disposição.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário