domingo, 10 de maio de 2020

A MISSÃO DA MULHER -PARTE I


Gn.2.18,21-25
Introdução: Análises sucintas e superficial ao texto bíblico de Gn.2.18-24 que trata do projeto divino par a formação da mulher, tem sido o grande  desfiladeiro por onde  irresponsavelmente  ao longo dos anos fizeram descer  disseminações  de  doutrinas negativas  e infundadas sobre a nobre e importante missão que Deus, na Sua multiforme  sabedoria  designou para as  mulheres, na sua trajetória terrena. Diferente  da perspectiva machista de que cbe às mulheres a resumida  tarefa de (sentir dores) gerar filhos e cuidados do lar, o texto bíblico nos apresenta, numa exegese avançada, corroborada  pela perspectiva teológica (do próposito, objetivo ou finalidade, a importância do papel feminino na vida  do homem, da família  e da sociedade em geral.
O homem  se interessa, mais pelas coisas; a mulher, pelas pessoas. Ele  construiu um mundo das coisas, uma máquina perfeita, enquanto a pessoa sofre , é coisificada ( reduzir a objetos, coisas).Daí  o contraste entre notável progresso científico e tecnológico e a degradação da qualidade de vida, questão subjetiva  e afetiva.

I PROPÓSITO DIVINO
1-Semelhança e Diferença
1.      Por falta de análises responsáveis, muitos  ainda não se aperceberam de que por parte, or parte do Criador nunca houve  nenhuma predileção ou tendência que determinasse grau de superioridade ou inferioridade  entre o casal. 
2.      Para Deus, ambos  estavam em pé de igualdade, aptos a desfrutar de tudo o que lhes fora  dignamente proposto.
3.      No entanto, na Sua onisciência, Deus já percebia  certa disputa, queixa  ou reclamação no coração de Eva; querela esta que a deveria mais tarde (após a queda) a ouvir do Eterno a  sentença de juízo mais dolorosa que as  mulheres  já poderão ouvir.
4.      "O teu desejo(de dominar) será para o teu marido e ele te dominará".
5.      A partir dessa sentença, veio então a estigmatização da qual são as mulheres injustamente e ainda vitima nos dias de hoje.
6.      Digo injustamente, porque, com o advento da morte de Cristo no Calvário, foi  rasgada a cédula da escravidão e as mulheres cristãs, voltaram a seu estado original..
7.      Homem e mulher trazem consigo a imagem e semelhança de Deus, porém no quesito sexualidade, emoção e personalidade, cada um é diferente do outro, essa diferença não é para discriminação, mas, para adaptação (uma analogia  bem simples - Parafuso e porca, ambos tem rosca, porém, eles tem que ter a mesma bitola, caso contrário um não encaixa no outro.
2-Auxiliadora
1.      É uma tarefa nobre, e que requer da mulher condições psicológicas e habilidades, para poder ser uma auxiliadora dos mais variados aspectos.
2.      A expressão "não é bom que o homem esteja só," revela a preocupação de Deus com o estado de solidão em que se encontrava o homem que criará, razão que levou  O Senhor  a provocar  no homem o desejo de ter ao seu lado uma companheira, como tinham os demais animais que fez passar diante dele, sob o pretexto de lhe que lhes pusesse nomes.
3.      Deus é justo e sábio, por isso Ele próprio  sentiu a necessidade do homem de ter uma companheira idônea, que preenchesse o seu vazio de relacionamento, pois os animais  que eram inferiores com relação ao homem criado, cada um tinha seu companheiro, logo o homem também deveria ter uma companheira..
4.      A tarefa de cuidar do Paraíso não deveria  ficar só nas costa de Adão, até mesmo  porque Adão estava "trabalhando" para o Senhor", e cabia a Eva a providencia do preparo  da alimentação ( que era a base de frutas e hortaliças) era uma alimentação saudável.
5.      O cuidado dos filhos  também vinha na mesma direção, Eva se encarregaria da alimentação e cuidado higiênico, e Adão se encarregaria da instrução, espiritual e manuseio e cuidado do ambiente  onde viviam.

3-A Grande Comissão
1.      Com o advento da queda, que foi protagonizada pela mulher, pelas persuasivas mentiras  da serpente e posteriormente estendida a Adão.
2.      Deus então em um ato de redimir a falha cometida constituiu a mulher para ser também a protagoniza(instrumento usado por Deus) a respeito da redenção da humanidade, constituindo a mulher a grande comissão de geradora do descendente que iria ferir a cabeça da serpente(Gn3.15).
3.      A mulher  nessa grande comissão recebeu de Deus o papel  coadjuvante no plano da eterna salvação.
4.      A mulher tornou-se uma peça muito importante no plano de Deus que é a preservação da espécie humana(1 Tm.2.15).
5.      QUER SABOREANDO O MEL OU A ACIDEZ DO VINAGRE, SENDO HONRADAS  OU SOFRENDO A VERGONHA DE AFRONTAS , ELAS  TEM SE POSTADO COMO VERDADEIRAS ANCORAS  QUE SUSTENTAM O NAVIO NO DIA DE TEMPESTADE


             Pr.Carlos Borges CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário