Jz.9.1-21
Introdução: Em Juízes 9 temos o relato da vida de Abimeleque, um homem
mau, ganancioso e assassino. De maneira extremamente covarde ele assassinou seus 70 irmãos, com a ajuda de seguidores desocupados e maus,
para se tornar o único líder de sua
tribo. Porém, isso desagradou ao Senhor, e com o tempo Abimeleque colheu
o fruto de sua maldade (v.56)
1- A Cidade (Jz.9.1)
1. Com
a morte de Gideão, Abimeleque queria
tomar o lugar de seu pai.(Jerubaal é outro nome de Gideão).
2. Para
que esse plano funcionasse, ele foi a cidade de Siquém, a terra natal de sua
mãe, para buscar apoio, ele tinha parentesco com os siquemitas.
3. Estes
seus parentes eram cananeus e ficariam
felizes em se unirem-se contra Israel.
4. Siquém
era uma importante cidade, uma encruzilhada para as rotas de comercio e uma
ligação natural entre a planície e o vale do Jordão.
5. Quem
quer que a controlasse dominaria todo
aquele território.
1. Os
lideres políticos ocupavam a maior parte
das religiões pagãs, tais como a adoração de Baal-Berite.
2. Os
governantes costumavam extrapolar e
chegavam a ponto de contratar prostitutas para o templo com a finalidade de
maiores lucros.
3. Em
muitos casos o sistema era estabelecido e apoiado pelo governo para que as
ofertas pudessem financiar os projetos comunitários.
4. A
religião tornara-se um negócio lucrativo.
5. No
culto israelita, esta prática era estritamente proibida.
6. O
sistema religioso de Deus era projetado para uma atitude proveniente do
coração, não de planos calculados e oportunidades de negócios.
7. Ele
era também designado a servir as pessoas
e ajudar os necessitados, não para oprimir os pobres.
8. A
sua fé é genuína e sincera, ou está baseada em conveniência, conforto e
disposição?
1. Abimeleque
foi declarado rei de Israel em Siquém, local de outros eventos bíblicos.
2. Esta
cidade foi uma das primeiras paradas de Abraão quando da sua chegada em Canaã(Gn.12.6,7).
3. Quando
Jacó ali viveu, dois de seus filhos mataram todos os homens porque o filho do
rei estuprara Diná, sua irmã Gn.34).
4. Os
ossos de José foram enterrado ali (Js.24.32), Israel renovou sua aliança com Deus naquele local ((Js.24),
e o reinado de Israel foi dividido nesta cidade(1 Rs.12).
5. Deus
determinou julgar Abimeleque, bem como aqueles que o apoiavam.
6. A
arrogância, a desobediência, a desonestidade e o egoísmo desse homem o
desqualificavam para liderar o povo de Deus, mas ele governou sobre os homens (
povo) de Siquém durante 3 anos(Jz.9.22).
1-O Monte Gerizim (Jz.9.07)
1. Na
parábola de Jotão as árvores
representavam os 70 filhos de Gideão, e o espinheiro fazia a papel de
Abimeleque.
2. Este
era o objetivo do filho sobrevivente de Gideão.
3. Uma
pessoa produtiva estaria muito ocupada
se fizesse o bem para querer se aborrecer com os problemas políticos.
4. Por
outro lado, uma pessoa imprestável
ficaria feliz em aceitar a honra – mas seria destruída pelas pessoas sobre quem reinava.
5. Assim
como o espinheiro.
6. Abimeleque
não podia oferecer uma verdadeira proteção ou segurança a Israel.
7. A
parábola do Jotão tornou-se uma
realidade quando Abimeleque destruiu a cidade de sua mãe(Jz.9.45), queimou a
“Torre de Siquém”, a cidade de Bete-Milo (Jz.9.46-49), e foi morto finalmente
morto em Tebas(Jz.9.53,54).
1. Jotão, o
irmão que escapou, advertiu os siquemitas em uma parábola do problema que eles
trariam sobre si mesmos.
2. Os
homens bons são comparados às boas árvores: estão preocupados demais em prestar
serviços úteis e honrosos para se incomodarem em buscar poder.
3. Em contraste, Abimeleque é como um espinheiro:
ele não pode dar abrigo nem proteção.
4. E assim
como um espinheiro pode pegar fogo facilmente e queimar uma floresta,
Abimeleque seria o meio de destruição dos siquemitas (Juízes 9:7-21).
5. No
devido tempo, surgiram problemas entre Abimeleque e os Siquemitas.
6. Por
assalto a rodovias, os siquemitas criaram uma atmosfera de insegurança e
desordem, ao mesmo tempo roubando Abimeleque de seus impostos.
7. Quando surgiu uma ocasião adequada e
Abimeleque estava em outra cidade, um grupo de Siquemitas conspirou para
derrubá-lo.
8. O
administrador-chefe em Siquém fingiu estar do lado deles, mas secretamente
enviou notícias a Abimeleque. Abimeleque veio rapidamente e derrubou a rebelião
(Juizes 9:22-41).
1.
As
árvores convidadas pelas outras árvores foram a oliveira, a figueira e a
videira, todas árvores úteis, frutíferas, vistosas e formosas.
2.
O espinheiro aceitou e ofereceu abrigo às suas
sombras!
3.
Que
sombra tem um espinheiro?
4.
Ele
conclui apelando para a justiça, o bom-senso e para Deus que eles estavam sendo
injustos e desleais ao assim deixarem Abimeleque reinar sobre eles e os acusou
de assassinato e desprezo a Gideão e sua prole que muito tinha feito por eles.
5. Em fim, lança-lhes uma maldição a fim de que
a destruição começando por Abimeleque destrua Siquém, a casa de Milo e depois a
casa de Milo e Siquém destruam Abimeleque.
6. Três
anos durou seu reinado, até que Deus enviou um mau espírito entre Abimeleque e
os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque.
1-A conspiração de Gaal (Jz.9.28)
1.
As
palavras proféticas de Jotão começaram a se cumprir e logo a destruição seria
terrível entre ambas as partes.
2.
Os de
Siquém começam a armar emboscadas e trazem grandes transtornos a Abimeleque.
3.
Também
se levanta Gaal, filho de Ebede, com seus irmãos (Gaal era um descendente de
Hamor, pai de Siquém - vs. 28.
4.
Que
também buscou o direito de reinar com base em seus antepassados) e se ajunta
aos de Siquém e se preparam para uma grande rebelião com Gaal no comando,
querendo claramente com isso usurpar o trono ilegítimo de Abimeleque.
5.
Zebul
ouve as palavras atrevidas de Gaal e sua afronta contra ele e passa as
informações do tumulto a Abimeleque e a confusão está armada e a destruição
começará.
1.
Abimeleque
junta quatro tropas com ele, provavelmente da mesma estirpe que montara as
primeiras, pagando desocupados, mercenários e outros homens violentos para lhe
servirem.
2.
Então,
e sai contra Siquém e a aniquila e bem assim começa a aniquilar todos os seus
inimigos.
3.
Até que
numa perseguição, já perto do final e de sua conquista e triunfo, estando
próximo de uma torre forte, na entrada, quando estava prestes a por fogo na
porta, uma mulher pega uma pedra de moinho(uma mó) e de lá de cima da torre
lança a pedra e arrebenta o crânio de Abimeleque.
4.
Seu
ferimento foi muito grave e ele estava para morrer e não quis morrer pelas mãos
de uma mulher e pede para seu moço que conduzia as suas armas que o matasse
ali.
5.
Ele
obedece e o transpassa com sua espada pondo assim um fim nesta triste e
lamentável história de terror.
6.
Fora
em cima de uma pedra que Abimeleque matou os seus irmãos e foi justamente uma
pedra que quebrou a sua cabeça (crânio).
7.
Tanto
ele, Abimeleque como Saul são benjamitas e tentaram governar todo o Israel.
1. Depois
de Abimeleque, se levantou, para livrar Israel… Estas
palavras sugerem que, apesar da maldade do reinado de Abimeleque, ele fez
alguma coisa para livrar Israel dos inimigos estrangeiros ou pelo menos
reprimi-los.
2. Tola [ou
“Tolá”, cf NVI]. Surgindo entre os juízes menores, de quem poucos detalhes
ficavam preservados.
3. Evidentemente,
estes juízes pouco se destacaram na defesa da nação ou na expulsão dos
opressores.
4. Mais provável seria que tivessem sido líderes
civis, que julgavam casos importantes entre as tribos e cidades.
5.
Nos dias de Davi, o clã de Tola era
conhecido por formar homens de valor (1Cr 7:1, 2).
6.
Julgou a
Israel. Além do fato de ele ter julgado a
Israel por 23 anos, nada mais é relatado sobre o governo de Tola.
7.
Evidentemente não houve grande batalhas
com invasões inimigas durante o período de seu governo.
8.
Administrar bem uma nação em tempos de paz não
é menos louvável que acompanhar em guerras e vencer inimigos.
9.
Apesar do bom trabalho realizado
enquanto julgou a Israel, nenhuma menção escrita como reconhecimento a Tola
ficou registrada.
10.
A afirmação: “Depois da morte de Abimeleque, o
governo dos juízes que temiam ao Senhor serviu durante algum tempo para impedir
a idolatria” indica que ele
temia ao Senhor
11.
Jair…
trinta filhos… trinta jumentos… trinta cidades. Sinais de riqueza e
de posição. Antes da época de Salomão, quando os israelitas ainda não
possuíam cavalos, ter um jumento era sinal de riqueza e, assim, de honra e
dignidade.
12.
Esse
fato está registrado, possivelmente, para mostrar as ricas bênçãos de um homem
que tinha 30 filhos e todos eles alcançaram a honra e a distinção de ser chefes
ou governantes.
13.
Jair… julgou a Israel.
14.
Estas
palavras nunca foram aplicadas ao cruel Abimeleque.
15.
A
respeito dele somente se afirmou que ele “reinou” sobre Israel.
16.
O
governo de Jair deve ter sido equilibrado e benéfico como o de outros juízes.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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