1 Sm. 1-21
Introdução: Samuel se sobressai
e brilha entre outros personagens do seu tempo. A nação ainda estava se
estabelecendo quando Deus o chama para servir num tempo de decadência religiosa,
derrotas militares e falta de referências.
1-Seu Chamado (1 Sm. 3.4).
1. Por
três vezes, Samuel confundiu a voz do Senhor com a voz de Eli.
2. Samuel
já havia ajudado Eli, servindo no tabernáculo, mas ele ainda não conhecia o Senhor
de forma íntima e pessoal.
3. Ele
ainda não tinha ouvido a voz de Deus nem recebi a Palavra do Senhor por divina revelação.
4. A
Arca de Deus era mantida no lugar Santíssimo, o aposento particular do
Tabernáculo onde apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano.
5. Junto
ao lugar Santíssimo ficava o Lugar Santo, um aposento onde era mantida a outra
mobília sagrada do Tabernáculo (o altar do incenso, o pão da presença e o
candelabro0).
6. Do
lado de fora do lugar Santo havia pequenos quartos para os sacerdotes.
7. Provavelmente
Samuel dormia neste local com os outros sacerdotes, apenas a alguns metros da
Arca.
8. Quando
o Senhor chamou Samuel pelo seu nome, ele estava acordado em sua cama.
9. Os
seus pensamentos, sem dúvida, estavam bem direcionados quando o Senhor o
chamou.
1. Justamente provocado
pela má conduta dos sacerdotes, Deus retirou deles suas graciosas aparências.
2. Agora a escuridão reina
no santuário desolado, e nem a visão nem o sonho foram garantidos por muito
tempo.
3. Deus, tendo levantado
Samuel para serviços extraordinários.
4. E logo o preparado, por
sua piedade exemplar, para a comunhão com o seu eu abençoado, começa, ainda
jovem, a se manifestar em Siló.
5. Nota; A piedade primitiva geralmente é favorecida com
concessões especiais de consolos divinos.
6. Fala porque o teu servo Ouve- Podemos
esperar que Deus fale conosco quando nos dispomos a escutar atentamente o que
Ele diz (Hc. 21).
7. Quando
decidimos ler a PALAVRA de Deus e ouvir sua devemos ir disposto, submetendo-nos
à luz e ao poder ordenadores dela.
8. Quanto
mais sereno e tranquilo estiver nosso espírito, mais bem preparado ele estará
para descobertas divinas.
9. Tudo
deve estar em silêncio quando ela fala.
10. O tempo
em que Deus apareceu a ele – na noite em que Eli, afundando abaixo da idade e
das enfermidades, foi retirado para repouso.
11. E Samuel
em algum cômodo próximo a ele, para estar pronto ao chamado de Eli.
12. Nota; Temos que abençoar a Deus pelo
leito de repouso no qual podemos dormir em paz, e mais ainda se, através de
sonhos refrescantes, ele faz com que esse repouso seja duplamente lucrativo
para nossas almas e também para nossos corpos.
1. Os
julgamentos de Deus sobre os demais devem afetar-nos com temor santo.
2. “Quando eu começar darei prosseguimento e
concluirei tudo aquilo que comecei-Samuel reverte à tendência decadente da
liderança que vinha sendo retratada em Juízes”.
3. Samuel representa um tempo de Deus- Na
história de Israel.
4. A
nação precisava renovar-se.
5. Precisava
de um despertamento diante das constantes infidelidades, por isso Deus, de modo
sutil, já iniciara o processo através de uma criança.
6. Deus
sempre tem os seus método e motivos para agir no meio de seu povo.
7. Normalmente
Deus usa as crianças, isto porque Deus começa pelo começo, e não pelo meio.
8. Exemplos
Bíblicos não faltam: Moisés, Sansão e agora Samuel.
9. Quando
nós nos convertemos a Deus, “somos novas criaturas”, então Deus nos reprograma
para sua obra, novo convertido- passa
pelo discipulado, obreiro, diácono, evangelista, missionário, presbítero e
pastor.
10. Em
cada uma dessas fases há muito que aprender, para podermos continuar a fazer a
obra de Deus.
1- Juiz (1 Sm. 7.15)
1. Samuel julgou Israel todos os dias de sua vida –
supõe-se que Samuel tenha vivido cem anos; ele não começou a julgar Israel
antes dos quarenta anos de idade.
2. E se ele tinha cem anos
quando morreu, deve ter sido um juiz sessenta anos e, consequentemente, ocupou
esse cargo durante todo o reinado de Saul.
3. Mas que ele estava
morto antes da última batalha de Saul é evidente nas transações daquele rei com
a bruxa de En-Dor, e provavelmente não muito tempo antes.
4. Samuel foi o profeta daquela época; declarou a
vontade do Senhor e frequentemente dirigia as transações civis e militares do
reino.
5. Samuel parece, em
muitos aspectos, ter sido considerado o governador do povo, enquanto Saul era
visto apenas como o general dos exércitos.
6. Pois, embora Saul fosse
rei nos últimos dias de Samuel, Samuel não deixou de ser juiz, sendo feito pelo
chamado extraordinário de Deus.
1. Sacerdote Fiel-
Refere-se à Zadoque, que era fiel a Deus e a linhagem de Davi e Salomão (1
Rs.1.7,8; 2.26,27 35).
2. A Promessa, eu
lhe edificarei uma casa firme, significa garantir uma longa linhagem de
sucessores fieis.
3. Meu ungido- A casa de Zadoque continuaria a servir os reis ungidos por
Deus perpetuamente, até a chagada daquele que viria (O Messias).
4. O termo sempre aqui pode significar
prolongamento no decorrer da história humana.
5. Os filhos de Zadoque
vão servir no templo messiânico durante o Milênio (Ez. 44.15; 48.11).
6. Nesse sentido, a
substituição do sacerdócio, segundo a ordem de Melquisedeque, pelo levítico
pode ser prenunciada em 1 Samuel 2:35 (ver Hebreus 7).
7. O Sacerdote ouve o povo
e fala com Deus.
8. O Profeta ouve Deus e
fala com o povo.
9. O Atalaia traz a
sentença de Deus para o povo.
1. Essa
foi com certeza a aparte mais brilhante do ministério de Samuel, pois, como diz
o texto bíblico, Deus não deixou “nenhuma de todas as suas palavras cair por
terra” (1 Sm. 3.19).
2. V.
20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel fora estabelecido para
ser um profeta do SENHOR.
3. As
cidades de Da e Berseba essencialmente marcavam as fronteiras norte e sul de
Israel, respectivamente, distanciadas entre si cerca de 186 quilômetros (2Sm
3:10; 24:2).
4. v.
21 E o SENHOR apareceu novamente em Siló; pois o SENHOR revelou-se a Samuel em
Siló pela palavra do SENHOR.
5. Samuel
tinha demonstrado uma prontidão para receber e seguir a palavra de Deus.
6. E
assim o Senhor apareceu novamente em Siló, enquanto nos dias da infidelidade de
Eli Ele não se manifestava (v. 1).
1-Intercessão (1 Sm. 12.23)
1. Será
que é pecado deixar, os de orar uns pelos outros?
2. As
palavras do Senhor indicam que sim.
3. Suas
atitudes ilustram duas responsabilidades do povo de Deus: (1) deveríamos orar
de forma consistente uns pelos outros (Ef. 6.18) e (2) deveríamos ensinar os
outros o caminho certo para chegar a Deus(2 Tm. 2.2).
4. Samuel
discordava do pedido dos israelitas por um rei, mas assegurou-lhes que continuava a orar por eles, e ensiná-los.
5. Podemos
discordar das pessoas, mas não devemos
parar de orar por elas.
6. Para
o profeta, a ausência de oração era uma falta, um pecado.
7. Na
realidade, a vida de Samuel ilustra a importância que ele dedicava à oração (1 Sm.
7.5; 1 Ts. 5.17; Tg. 5.16).
8. Embora
ele estivesse deixado as suas atribuições de juiz em Israel, Samuel prometeu
ensinar o povo.
2-Reforma consistente (1 Sm.3.18).
1. O
homem bom deseja conhecer toda a vontade de Deus, seja ela a favor dele ou
contra ele.
2. Samuel
transmitiu fielmente a mensagem, e Eli a aceitou com humildade.
3. Este
não questionou a integridade de Samuel, não se zangou com ele nem fez qualquer
objeção contra a justiça da sentença.
4. Esta sentença severa é
do soberano Senhor do mundo, que tem o direito absoluto de dispor de mim e de
todas as suas criaturas.
5. Quem é de maneira
especial o governante do povo de Israel, a quem ele pertence apropriadamente
para punir todas as minhas ofensas.
6. Cujo castigo, portanto,
aceito.
7. Essa foi uma resposta
piedosa e nobre, e mostra que Eli tinha um profundo senso da soberania divina
sobre ele, e toda a submissão implícita e voluntária que ele devia a todos os
decretos de Deus, por mais duros que tivessem sobre ele.
1. Assim,
Samuel cresceu, e Jeová estava com ele, e não deixou nenhuma de suas palavras
cair no chão, ou seja, não deixou nenhuma palavra por cumprir que Ele falou
através de Samuel.
2. Samuel
foi considerado digno de confiança, ou aprovado (ver Números 12:7) como um
profeta de Jeová.
3. E
o Senhor continuou a aparecer em Siló; pois Ele se revelou lá para Samuel “na
palavra de Jeová”, ou seja, através de um anúncio profético de Sua palavra.
4. Estes
três versículos formam a transição do chamado de Samuel para o seguinte relato
de seus trabalhos proféticos em Israel.
5. Ao
final de 1 Samuel
3:21, crescer é um imperativo bíblico e também para a vida.
6. Não
há opções, quem não se desenvolver já está em processo de morte.
7.
Mark Twain disse”: “ Muita gente fala em mudar o mundo, mas ninguém fala em mudar a si mesmo”.
8. Realmente,
nós só podemos mudar o mundo quando nós conseguirmos mudar a nós mesmo.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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