quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

SABEDORIA PARA A MULHER CRISTÃ

 


Pv. 31.10-31

Introdução: A esposa virtuosa é um ideal a ser buscado sempre, o que não significa que tenhamos pessoas perfeitas ou que a falta de alguns dos PREDICADOS aqui descritos desqualifique a ESPOSA dentro do seu próprio CONTEXTO ou funcione como um FARDO a ela imposto.

 I MULHER VIRTUOSA

1-O Valor da Mulher Virtuoso (Pv. 31.10).

1.      Este(s) versículo (os) descreve(m) a esposa e mãe ideal.

2.      Uma mulher de caráter extraordinário.

3.      Toda a sua vida se centra na honra e na reverência a Deus (v.30).

4.      Na compaixão pelos necessitados (vs.19 e 20).

5.      Na fidelidade e no AMOR pela sua FAMÍLIA (v.27).

6.      Esta passagem não é arrogante com as mulheres, nem as retrata de maneira CONDESCENDENTE (complacência, que cede aos seus sentimentos) e certamente não descreve uma pessoa de pouca força de vontade ou incapaz.

7.      Esta passagem considera as capacidades e responsabilidades de uma MULHER com respeito e honra EXTREMAMENTE alto.

8.      Esta mulher é MÃE e trabalha ARDUAMENTE, tem grandes REALIZAÇÕES e demonstra um EQUILÍBRIO apropriado entre INDEPENDÊNCIA e LIGAÇÃO com a família.

 2-Integralidade da Mulher Pv. 31.11)

1.      Dentro de casa, no trabalho, na igreja, nas relações sociais e em todas as esferas da vida, a confiança é uma virtude nobre e que deve compor o caráter da mulher cristã.  

2.       Não é possível medir seu valor dentro dos padrões humanos.

3.       Ela conhece a si mesma e cresce constantemente em graça e conhecimento.

4.      Confiável – uma pessoa digna de receber confiança é sincera e leal, antes de tudo.

5.      Em resumo, ser virtuosa nos dias de hoje requer autoconhecimento, AUTODISCIPLINA e a PRÁTICA CONSTANTE DE VIRTUDES COMO EMPATIA, RESPONSABILIDADE e GRATIDÃO.

6.       Lembrando de que ser virtuosa não significa ser perfeita, mas sim buscar constantemente o crescimento e agir de acordo com seus valores.

7.      A palavra “VIRTUOSA” no hebraico é “CHAYIL”, significa FORÇA, PODER, EFICIÊNCIA, RIQUEZA, HABILIDADE.

8.      Para cumprir um PROPOSITO de UMA CRISTÃ, é preciso que a mulher ( e os homens) se coloque diante de  Deus e revejam  muitos de seus  conceitos, se consagrem e abram mão de muitas manias e costumes que muitas vezes não condizia com a condição de uma vida CRISTÃ.

 3- Estabilidade  emocional da mulher  virtuosa (Pv. 31.12).

1.      Ela lhe faz bem, e não o mal (ao seu marido).

2.      Ela é consistente em sua conduta para com o marido, sempre buscando seus melhores interesses.

3.      Todos os dias de sua vida; nos tempos bons ou ruins, no início da primavera do afeto jovem e nos últimos anos do declínio da idade.

4.      Seu amor, baseado em princípios elevados, não conhece mudança ou diminuição.

5.      A Bíblia nos fala que o amor é fruto do Espírito Santo.

6.      O amor na semelhança de um fruto deve ser alvo permanente de certos cuidados, como regá-lo, fertilizá-lo, limpá-lo de pragas, ervas daninhas, podá-lo dos galhos e folhas excessivas, etc.

7.      Esses cuidados estão diretamente relacionados com a forma de tratar os desentendimentos e principalmente os ressentimentos, ou a falta de comunicação, de lembrar-se de datas importantes, de tratar com gestos e palavras carinhosas.

8.      Devemos  aprender que até nas discussões deve haver leveza.

9.      Isso não é uma benção?

10.    Se esse cuidado não ocorrer, o fruto estraga murcha e perde sua razão de ser.

11.    A medida é sempre preventiva, porque funciona como vacina, que pode evitar que com o passar dos anos o casal regrida e relaxe no trato um com o outro.

12.    No romantismo, na obediência ao plano de Deus para o casamento.

13.    Então sentimentos estranhos começam a se manifestar (Ef. 4:27), como atração por outras pessoas, pensamentos lascivos e de adultério encontram terreno fértil (Is. 59:4 ao 7), até que a relação começa a ruir lentamente.

 II  ATIVIDADES DA MULHER VIRTUOSA

1-Na Produção de Bens (Pv. 31.13-16).

1.      Ela busca lã e linho – para encontrar emprego para seus servos, e não permitir que eles passem seu tempo sem lucro. 

2.      E trabalha de bom grado com as mãos Ela os encoraja a trabalhar pelo seu exemplo; que era uma prática comum entre princesas naquelas primeiras eras.

3.       Não que seja dever de reis e rainhas usar operações manuais, mas são deveres de todas as pessoas, as maiores, exceto as de melhorar os seus talentos, e particularmente o tempo, que é um dos mais nobres, para o serviço daquele Deus a quem eles devem prestar contas e o bem daquela comunidade à qual eles estão relacionados. 

4.      Ela traz sua comida de longe Com a venda de seus produtos caseiros, ela compra os produtos mais escolhidos que vêm de países distantes.

5.      Uma mulher virtuosa não precisa que tudo seja feito para ela. Ela busca a matéria prima para fazer coisas úteis ou valiosas para a sua família.

6.      Ela é uma trabalhadora disposta – alegre e contente; e ela tem INICIATIVA para trabalhar muito por si só. Ela não precisa ser CUTUCADA.

7.      Tendo considerado o potencial da propriedade e o preço correto para um retorno lucrativo, ela gasta suas preciosas reservas para adquirir a propriedade.

8.      Ela é decisiva e arrojada; ela consegue discernir o futuro e é corajosa; ela é criativa e empreendedora (hj isso é uma raridade).

 2-Suas Realizações Sociais (Pv. 31.21-25).

1.      Ela não tem medo da neve De qualquer lesão do clima.

2.      Pois sua casa está vestida de escarlate (ou roupas quentes) ela providenciou o suficiente, não apenas pela necessidade deles, e pela defesa contra o frio e outros inconvenientes, mas também pelo deleite e ornamento. 

3.      Ela faz coberturas de tapeçaria – para os móveis de sua casa. 

4.      Suas roupas são de seda e púrpura – o que era muito agradável para sua alta qualidade, embora isso não justifique o luxo em trajes que agora é comum entre pessoas de classes muito mais baixas, tanto por riqueza quanto por dignidade. 

5.      O marido dela é conhecido observado e respeitado, não apenas pelo seu próprio valor, mas pelo bem da esposa; quando ele está sentado entre os anciãos, etc. – Em conselho ou julgamento. 

6.      E entrega cintos Curiosamente forjados de linho e ouro, ou outros materiais preciosos que, nessas partes, eram usados? Tanto por homens quanto por mulheres. 

7.      Força e honra Força de espírito, magnanimidade, coragem, atividade; são suas roupas seu ornamento e glória.

8.      E ela se alegrará no tempo vindouro Ela vive em constante tranquilidade mental, a partir de uma justa confiança na graciosa providência de Deus.

 3-Seus Valores Sociais (Pv. 31.26-27).

1.      Mulher agente transformadora - As escrituras descrevem a mulher com a palavra “transformar” (no hebraico – Banah – na tradução literal “construir”).

2.      Essa mulher tem força, caráter, atua em sua comunidade.

3.      A influência das mulheres, rainha mãe na vida da família. filhos, marido, amigas é conhecida na cultura judaica, sendo até hoje famosa a forte presença das mães judias na vida dos seus filhos, motivo as vezes de brincadeiras e sátiras também.

 4.      A mulher apresentada em Provérbios 31 tem características que nos impactam, e o que mais  chama a atenção diz respeito à coragem e a sabedoria de se permitir ser instrumento de mudança na vida dos que a rodeiam.

5.      Ela consegue equilíbrio entre relacionamentos e responsabilidades.

6.      Precisamos aprender como ela ensinar com amor, paciência e dedicação a filhos, família, amigos, a aconselhar mediante a palavra de Deus que aplicamos na nossa própria vida e cujos resultados avaliamos com humildade e misericórdia para com o próximo.

 III  LOUVOR QUE ELA RECEBE

1-Louvor da sua Família (Pv. 31.28).

1.      Mas levantam-se (seus filhos) significa que os filhos dessa mulher tornam-se adultos e saem de casa para ter uma vida que traz honra bênçãos e crédito para ela.

2.      A vida dos filhos passa a ser um louvor ao trabalho e mérito dela.

3.      A vida dos filhos passa a ser um louvor ao trabalho e mérito dela.

4.      Os filhos de Pv. 31 prestam a mais alta homenagem à mãe.

5.      Pontos essenciais do amor da mãe que é uma benção para a família:

6.      A mãe zela.

7.      A mãe reparte seu amor diariamente com os filhos por meio do dom dos elementos básicos alimento, roupa, abrigo e descanso.

8.      O seu lar é um abrigo onde à família pode descansar e saber que o que é paz. Zelo materno também significa difundir o dom do tempo.

9.      Cada minuto que passamos com nossos filhos é muito importante.

10.    Os pequenos necessitam de muito tempo, 50% do desenvolvimento do caráter e da personalidade da criança ocorre por volta dos 3 anos de idade e 75% por volta dos 5 anos.

11.    Nossos filhos também necessitam do nosso tempo quando crescem.

 2- O louvor do Marido (Pv. 31.29).

1.      O versículo enfatiza a superioridade da mulher virtuosa em relação a outras mulheres, destacando suas qualidades e virtudes.

2.      Ele nos lembra da importância de valorizar e reconhecer as mulheres que se destacam por sua sabedoria, integridade e dedicação.

3.      6 coisas que uma mulher nunca deve fazer em um relacionamento: (1)-Ter um ciúme desesperador e exagerado. Ciúme é sinônimo de insegurança e medo; (2)-Criar neuras e paranoias; (3)-Agir sem pensar; (4)-Abrir mão de sua vida pessoal: (5)-Depositar muita expectativa no outro lado; (6)-Aceitar menos do que merece.

4.      Uma pessoa virtuosa é aquela que realiza o bem de acordo com suas inclinações mais íntimas.

5.      É ser e agir sempre direcionado ao que é bom e justo.

6.      A palavra virtude diz de excelência ou perfeição moral.

7.      Os virtuosos são aqueles que evitam o mal e conduzem sua vida na busca dos verdadeiros valores.

3-Ela Teme ao Senhor (Pv. 31.30-31).

1.      “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade” (Pv 31.30,31 NVI).

2.      Os padrões de beleza têm-se elevado a tal ponto que quase ninguém mais se enquadra na categoria do “bonito” e as pessoas que conseguem alcançar esse patamar sofrem o que jamais precisariam sofrer em uma sociedade que cultivasse os valores divinos.

3.      Por isso, o último alerta que a sábia mãe de Lemuel dá para as mulheres tem relação com o apego à beleza, dizendo-lhes que “a beleza é enganosa e a formosura é passageira”.

4.      Além de ser a constatação da inevitabilidade do envelhecimento e da perda do vigor da juventude, essa afirmação tem uma intenção maior que simplesmente informar a respeito de um fato.

5.      Sendo a beleza algo passageiro, seu desejo é que a mulher virtuosa não se apegue a ela demasiadamente, mas tenha objetivos e valores mais elevados, ainda que o mundo ande em outra direção.

  Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário