quarta-feira, 19 de março de 2025

CASA DE ORAÇÃO, IDOLATRIA, JEJUM E SÁBADO

 

ISAÍAS 56 a 58-


Introdução: Eles não tinham esquecido as ordenanças, o sistema de sacrifícios. Parecia que estavam praticando a justiça social se deleitavam em avizinhar-se de ELOHIM. Aparentemente, eram pessoas devotas. Mas nos capítulos 56 a 59, Deus faz um chamado à restauração da ADORAÇÃO, à renúncia da IDOLATRIA e à pratica de um jejum GENUINO e transformador.

 

I CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS

1- Minha casa (Is.56.7)

1.      Um aspecto necessário e essencial da casa de Deus é a Oração.

2.      Deus deseja ter um relacionamento profundo e pessoal com o seu povo, desenvolvido por meio de consistente oração, adoração sincera, intercessão abnegada (isto é, oração pela situação e pelas necessidades de outro), e grande atenção em aplicar os princípios de Deus à sua vida.

3.      Jejus citou este versículo quando obrigou os comerciantes e cambistas a deixarem o templo de Deus (Mc.11.17).

2-Casa de Oração (Is.56.7b)

1.      O "santo monte" se refere ao Monte Sião em Jerusalém.

2.      "Dar alegria em minha casa de oração" significa trazer alegria e satisfação aos adoradores que se reúnem na casa de Deus.

3.      "Esses" se referem a todos os povos que buscam a Deus e o adoram.

4.      "Holocaustos" e "sacrifícios" eram ofertas de animais que eram apresentadas a Deus como um ato de adoração e arrependimento.

5.      Deus aceitaria esses holocaustos e sacrifícios como uma expressão de fé e arrependimento dos adoradores.

 3- Para todos os povos (Is.56.7c)

1.      A história começa no século VI a.C., quando o rei Nabucodonosor II de Babilônia conquistou Jerusalém e destruiu o templo de Salomão.

2.      Os judeus foram levados cativos para a Babilônia, onde ficaram por 70 anos.

3.      Durante esse tempo, muitos judeus se adaptaram à cultura babilônica e perderam sua identidade religiosa.

4.      No Antigo Testamento Israel era conhecido como nação sacerdotal, mediando entre Deus os povos da terra.

5.      "Todos os povos" se referem a todas as nações e povos do mundo.

6.      O propósito da casa de oração de Deus é fornecer um lugar para adoração e comunhão com Deus.

7.      Essa passagem se relaciona com a salvação e a redenção, pois mostra que Deus é acessível a todos os povos e que a adoração a Deus é um meio de se aproximar dele.

8.      Podemos aplicar essa passagem às nossas vidas hoje, buscando adorar a Deus em espírito e em verdade, independentemente de nossa origem ou cultura.

 II ALERTA CONTRA A IDOLATRIA

1-Idolatria é infidelidade espiritual (Is.57.3)

1.      O capítulo 57 do livro de Isaías começa com o profeta pronunciando uma condenação sobre os líderes de Israel e Judá.

2.      Estes líderes que abusaram de seu poder e liderança para satisfazer seus próprios desejos mundanos e egoístas.

3.      No versículo 3, ele então diz: “Mas vocês, aproximem-se, filhos de maldição, geração de perjuros!”.

4.      Esta passagem tem um significado profundo que deve ser compreendido para entender o contexto de todo o capítulo.

5.      Primeiro, Isaías acusa os líderes de Israel e Judá de viverem em pecado.

6.      Refere-se a eles como “geração de perjuros”, ou seja, pessoas que violaram seus votos e promessas ao Senhor.

7.      Esses líderes, em vez de honrar o Senhor e servi-lo, em vez de buscar seu conselho e direção, optaram por servir aos seus próprios desejos e interesses.

8.      Enquanto faziam isso, agiam como se a bondade divina não tivesse alcance algum sobre eles, como se seu pecado não tivesse consequências.

 2-A idolatria e suas consequências (Is.57.13)

1.      A "coleção de ídolos" se refere a qualquer coisa que colocamos acima de Deus em nossas vidas, como dinheiro, poder, fama, etc.

2.      Os ídolos são feitos de materiais frágeis e não têm poder real para nos salvar.

3.      Fazer de Deus o nosso refúgio significa confiar nele completamente e buscar sua ajuda em todos os momentos.

4.      Receber a terra por herança significa receber bênçãos e prosperidade de Deus.

5.      O "santo monte" pode se referir a Jerusalém ou ao céu.

6.      O homem mencionado na passagem é aquele que confia em Deus e faz dele o seu refúgio.

7.      O homem que confia em Deus receberá a terra por herança porque Deus é fiel em cumprir suas promessas.

8.      Aqueles que confiam em ídolos serão desapontados e não terão salvação.

9.      Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de confiar em Deus em vez de confiar em coisas materiais.

10.   A mensagem geral da passagem é que Deus é o único que pode nos salvar e devemos confiar nele completamente.

 3-Só o Senhor é Deus (Is.57.15)

1.      O "Alto e Sublime" é uma referência a Deus.

2.      "Habito num lugar alto e santo" significa que Deus é santo e habita em um lugar elevado e santo.

3.      "Habito também com o contrito e humilde de espírito" significa que Deus também está presente com aqueles que são humildes e contritos de espírito.

4.      Um espírito humilde e contrito é aquele que reconhece sua própria fraqueza e dependência de Deus e está disposto a se arrepender de seus pecados.

5.      "Dar novo ânimo ao espírito do humilde" significa renovar a esperança e a força daqueles que confiam em Deus.

6.      "Novo alento ao coração do contrito" significa trazer conforto e alívio para aqueles que se arrependem de seus pecados.

7.      Podemos ser humildes e contritos de espírito ao reconhecer nossa necessidade de Deus e nos arrependermos de nossos pecados.

8.      Podemos receber novo ânimo e novo alento através da oração, leitura da Bíblia e comunhão com outros cristãos.

9.      Ter um espírito humilde e contrito é importante porque nos permite nos aproximar de Deus e receber sua graça e misericórdia.

10.   Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje ao buscar uma vida de humildade, arrependimento e confiança em Deus.

 III O JEJUM E O SÁBADO

1-O Jejum ritual e vazio (Is.58.3)

1.      Isaías 58:3 é um versículo bíblico que registra a resposta do Senhor ao povo que perguntava por que Ele não reconhecia o seu jejum. 

2.      O que diz o versículo: "Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes?" (Isaías 58:3).

3.      O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos.

4.      Que recebam em casa os pobres que estão desabrigados.

5.      Que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.

6.      “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.

 2-O Jejum verdadeiro (Is.58.6)

1.      O jejum é para santificar a carne e colocá-la debaixo do domínio do Espírito Santo.

2.      Só assim a pessoa se fortalece espiritualmente; em outras palavras, o jejum é para quebrar as barreiras da carne: “Disseram-lhes eles:

3.      Os discípulos de João e bem assim os dos fariseus frequentemente jejuam e fazem orações; os teus, entretanto, comem e bebem.

4.      Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo?

5.      Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim, jejuarão” (Lc.5: 33-35).

6.      Por isso, Jesus disse aos fariseus que Seus discípulos não precisavam jejuar como os outros enquanto Ele estivesse com eles, pessoalmente, porque a luz do Espírito estava ali sobrepujando a carne, mas quando Ele se fosse, teriam que buscá-la por si mesmos através do Consolador que deixaria com eles.

7.      Muitos servos de Deus na bíblia fizeram jejum em momentos difíceis de suas vidas para receberem a direção, a revelação e a libertação de Deus.

8.      Moisés ficou em jejum quarenta dias e quarenta noites no Monte Sinai para receber os mandamentos de Deus (Êx.24: 18 – as primeiras tábuas da Lei; Êx.34: 28 – as segundas tábuas da Lei).

9.      Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horebe, onde se escondeu numa caverna e ouviu a voz de Deus (1 Rs.19: 8-9). 

10.   Ester fez um jejum de três dias antes de ir à presença do rei Assuero para suplicar pela sua vida e pela de seu povo (Et 4: 16-17; Et 5: 1).

11.   Neemias também jejuou e orou a Deus quando soube do estado de destruição de Jerusalém (Ne 1: 4). Esdras jejuou junto ao rio Aava pedindo a ajuda de Deus em sua jornada até Jerusalém para ministrar no templo que havia sido construído (Ed 8: 21-23). 

12.   Daniel ficou em jejum por vinte e um dias até receber a revelação sobre uma visão que tivera e que envolvia grande conflito (Dn 10: 1-3; 13), pois falava de tempos longínquos e de poderosos reinos que viriam

 3-O Sábado (Is.58.13)

1.      Isaías 58:13-14 ensina que o sábado deve ser guardado como um dia santo, em que se deve descansar e não trabalhar.

2.       O objetivo é que esse dia seja uma fonte de alegria e bênçãos. 

3.      Como não buscar a Deus: Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra. (Isaías 58.13-14).

4.       Para o judeu, o sábado (Shabat) era o dia de adoração, para nós gentios é o domingo, no dia da ressurreição de Jesus Cristo (primeiro dia da semana).

5.      É possível buscar a Deus sem glorificar a Deus.

6.      Se nós quisermos que nossa busca honre a Deus, devemos buscá-lo pela alegria na comunhão com ele.

7.      Considere o Shabat como uma ilustração disso.

8.      O Senhor repreende o seu povo por buscar “a sua própria” vontade no seu dia santo.

9.      Mas o que Deus quer dizer?

10.   Que eles estão se deleitando em seus interesses e não na beleza do seu Deus.

11.   Ele não repreende o seu prazer. Ele repreende a fraqueza desse prazer.

12.   Eles se mantinham nos interesses seculares e, portanto, os honravam acima do Senhor.

13.   Observe que chamar o Shabat “deleitoso” é paralelo a chamar o dia santo do Senhor de “digno de honra”.

14.   Isso simplesmente significa que você honra aquilo em que se deleita.

15.   Ou você glorifica aquilo em que tem prazer.

16.   O deleite e a glorificação de Deus são um só.

17.   Seu eterno propósito e nosso eterno prazer estão unidos.

 Pr. Cap. Carlos Borges (CABB) 

 

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