Fp.3.1-21
Introdução:
Prossigo para o alvo para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Vários termos usados nesta declaração contêm ideias que Paulo acabou de
mencionar.
O
capítulo contrasta a confiança em "obras da lei" com a confiança
somente em Cristo, enfatizando a necessidade de "esquecer as coisas que
para trás ficam" e "avançar para o que está adiante".
1-Roubaram
a alegria Cristã (Fp.3. 1a.)
1. Estudos
sobre Filipenses 3:1 frequentemente enfatizam a importância da alegria em
Cristo, que não depende das circunstâncias, e a segurança que o evangelho
oferece.
2. Esse
versículo, onde Paulo diz que é seguro para eles que ele repita o que já
escreveu, é visto como um convite para se apegar às mesmas verdades do
evangelho, em vez de buscar novidades ou confiar na própria sabedoria.
3. A
alegria é uma força espiritual que proporciona segurança e perseverança diante
dos desafios.
4. Alegria
no Senhor: A alegria centralizada em Cristo é uma alegria que não se
abala com as circunstâncias, sendo uma força para enfrentar as lutas e
tribulações com paz e contentamento.
1. Paulo
desejava muito que os filipenses resistissem ao legalismo assim como ao
antinomianismo (3.17-4.1).
2. Eles
precisavam viver na vida presente com os olhos fixos no objetivo do seu futuro,
no retorno de Cristo.
3. Na
segunda parte da seção principal dessa carta, Paulo direcionou a atenção para
os muitos erros que haviam entrado na igreja em Filipos.
4. Sua
discussão se divide em três sessões: preocupação com os legalistas (3.1-11), a
necessidade de progredir na vida cristã (3.12-16) e a preocupação a respeito
dos libertinos (3.17-4.1).
5. Elas
gerarão a seguinte divisão, conforme a BEG, que estaremos seguindo: A. Contra
os legalistas (3.1-11) – veremos agora; B. Vivendo agora para
o futuro (3.12-16) – veremos agora; C. Contra os libertinos
(3.17-4.1) – começaremos a ver agora.
1.
Estudos sobre Filipenses 3.1-21 focam na
advertência contra falsos mestres (3:1-11) e na exortação para "prosseguir
para o alvo" (3:12-21).
2.
O capítulo contrasta a confiança em "obras
da lei" com a confiança somente em Cristo, enfatizando a necessidade de
"esquecer as coisas que para trás ficam" e "avançar para o que
está adiante".
3.
O estudo também destaca a esperança futura dos
crentes, que são cidadãos do céu e aguardam a glorificação do corpo através de
Cristo.
4.
Foco
em Cristo: A alegria e
a segurança vêm de se aprofundar em Cristo e sua obra, não de obras próprias ou
sabedoria humana.
5.
Repetição
como ferramenta pedagógica: A
repetição da mensagem é um recurso para fortalecer os crentes, garantindo que a
verdade central seja internalizada e que não se desviem.
6.
Justificação
pela fé: A alegria e a
capacidade de perseverar nas dificuldades estão conectadas à justificação que
se recebe em Cristo, que dá a segurança para continuar mesmo em meio à
dor.
1-Circuncisão
e nobre nascimento (Fp.3.5a)
1. Não
eles, os cães, mas nós é que somos a circuncisão.
2. Em resposta aos judaizantes (aqueles na igreja
visível que insistiam em manter a lei mosaica juntamente com a fé em Cristo
como um meio de assegurar santidade e aceitação diante de Deus)
3. E
sua ênfase errônea com relação ao rito da circuncisão, Paulo afirmou que os
cristãos são a verdadeira circuncisão (ou seja, a verdadeira Israel espiritual;
cf. GI 3.6-4.7).
4. Os
da verdadeira circuncisão, não da carne, mas do coração – vs. 3: - São os
que adoram pelo Espírito de Deus.
5. Os
que se gloriam em Cristo Jesus.
6. Os
que não têm confiança alguma na carne.
7. Isso
está em nítido contraste com "confiança na carne".
8. Como
empregado por Paulo, esse termo – carne - muitas vezes engloba tudo o que é
natural e humano (p. ex., Ef 6.5, onde no grego é traduzido
"terreno").
9. Nesse
versículo – vs. 3 -, entretanto, o ato físico da circuncisão é que está sendo
considerado (v.5; cf. GI 6.12-15).
1. Esses
versículos – vs. 4 a 6 - listam as sete maiores realizações de Paulo nos seus
dias como legalista.
2. Circuncidado
no oitavo dia de vida: Paulo havia sido circuncidado de acordo com Gn. 17.12.
3.
Pertencente ao povo de Israel.
4.
Pertencente à tribo de Benjamim: Paulo,
anteriormente Saulo de Tarso, pode ter sido nomeado pelo rei Saul, também um da
tribo de Benjamim (1 Sm 9.1-2).
5. Verdadeiro
hebreu: Ou hebreu de hebreus.
6. Essa
expressão pode indicar que o hebraico (ou aramaico) era falado em sua casa (At
6.1; 22.2), diferenciando-o de outros judeus de Diáspora que não mais falavam
a(s) língua(s) de sua herança étnica.
7. Quanto
à lei, fariseu: A vida de Paulo era de escrupulosa obediência à lei, que
incluía tanto a Tora como as tradições farisaicas elaboradas sobre ela (At
22.3; 26.5; GI 1.14).
3-Perseguidor da igreja (Fp.3.6)
1. Quanto
ao zelo, perseguidor da igreja.
2.
Quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
3. Essa
frase também pode ser traduzida "quanto à justiça estabelecida na lei, ou
requerida pela lei" (cf. o v. 9), irrepreensível.
4.
Essa não era uma declaração de pureza absoluta
(Rm 7.7-13), mas de fundamental fidelidade ao estilo de vida que o Antigo
Testamento prescrevia.
5.
A obediência de Paulo à lei era louvável, mas a
sua "confiança" resultante (a palavra é repetida três vezes nos vs.
3-4) era pecaminosa, tudo isso para Paulo, antes era lucro, mas agora, não.
Paulo obviamente não estava pensando nas suas transgressões à lei, mas na sua
escrupulosa obediência aos seus mandamentos (vs. 6).
6.
Por causa de Cristo aquilo que lhe parecia
lucro, ele agora considerava perda.
7.
A decisão foi ainda mais significativa porque
ele (pelo menos em parte) havia renunciado a uma virtude (muitas vezes, é mais
difícil renunciar a uma virtude do que a um vício).
1-Justificado
por Cristo (Fp.3.9)
1.
Estudos sobre Filipenses 3.9 geralmente se
concentram na substituição da justiça própria pela justiça que vem de Deus
através da fé em Cristo.
2.
O versículo destaca que a verdadeira justiça não
é resultado da obediência à lei, mas um presente recebido pela fé, que
substitui as obras e os méritos pessoais.
3.
Isso significa que os cristãos não
precisam se preocupar em provar seu valor, pois a salvação e a justiça são
garantidas por Cristo.
4.
Principais temas de estudo:
5.
Justiça de Deus vs. Justiça própria: O
estudo aprofunda a distinção entre a justiça que vem do esforço humano (a
justiça que "procede da lei") e a justiça que é um dom de Deus,
obtida somente pela fé em Cristo.
6.
O valor da fé sobre as obras: Paulo,
após descrever suas credenciais como fariseu, declara que tudo isso se tornou
perda por causa do valor inestimável de conhecer a Cristo. A fé em Cristo
é apresentada como o único caminho para ser encontrado nele, com a justiça
baseada na fé.
7.
Perdão e novas oportunidades: O
versículo é visto como libertador, pois a justiça que vem de Cristo não falha e
garante a salvação, permitindo que o cristão viva livre da angústia de tentar
ser justo por conta própria.
8.
Foco em Cristo: O estudo ressalta
que o objetivo final não é alcançar a perfeição por meio das próprias forças,
mas "ser achado nele", ou seja, ter uma identidade firmada em Cristo
através da fé.
2-Prosseguia
para o alvo (Fp.3.14)
1.
Estudos sobre Filipenses 3:14, que diz
"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus", focam na perseverança e no objetivo final da vida cristã.
2.
A análise destaca que o "alvo" é
Cristo e a recompensa é a vida eterna, um chamado celestial que deve levar o
cristão a esquecer o passado (pecados e fracassos) e a focar em avançar na fé e
na santificação.
Principais
pontos de estudo:
1. O
"alvo" é Cristo: O objetivo final e o prêmio da jornada
cristã são a vida em comunhão com Cristo Jesus.
2. A
corrida espiritual: O versículo compara a vida cristã a uma corrida,
onde é preciso manter o foco para não perder a velocidade e a direção.
3. Esquecer
o passado: É essencial "esquecer as coisas que ficaram para
trás", não se prendendo a pecados, fracassos ou orgulho, mas confiando no
perdão divino.
4. A
busca pela santificação: A caminhada cristã implica um progresso
contínuo em direção à santificação e a um relacionamento mais próximo com
Deus.
5. O
prêmio celestial: O prêmio é a certeza da vida eterna com Deus, um
chamado celestial que motiva a perseverança.
1. Filipenses
3:21 é um versículo que fala sobre a transformação final e gloriosa do
corpo dos crentes, que ocorrerá pelo poder de Jesus Cristo.
2. O
versículo descreve que Jesus transformará o "corpo da humilhação" ou
"corpo abatido" dos fiéis para que seja conforme o seu "corpo
glorioso".
3. Essa
transformação está ligada ao seu poder de sujeitar todas as coisas a si mesmo e
representa a esperança da vida eterna e a ressurreição para um novo corpo sem
pecado.
Pontos-chave dos estudos sobre Filipenses 3:21:
4. A
transformação gloriosa: O versículo ensina que os crentes terão seus
corpos, atualmente limitados e sujeitos ao pecado e à morte, transformados em
um estado glorioso e perfeito.
5. O
poder de Cristo: Essa transformação não será um esforço humano, mas
será realizada pelo "eficaz poder" de Cristo, que é o mesmo poder que
o capacita a subjugar todas as coisas sob seu domínio.
6. A
esperança do crente: A passagem está ligada à esperança da volta de
Cristo e à sua promessa de renovação e vida eterna.
7. Os
crentes devem viver com essa expectativa, sabendo que sua verdadeira pátria é o
céu.
8. Conexão
com o contexto da carta: O versículo conclui o argumento de Paulo em
Filipenses 3, que contrasta a esperança de Cristo com as tentativas humanas de
justificação pela lei, Paulo enfatiza que a verdadeira esperança está na
ressurreição e na conformidade com Cristo.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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