Cl.1.1-23
Introdução: Paulo escreveu aos colossenses porque a igreja local havia
sido invadida por falsos mestres que ensinavam que a devoção a Jesus Cristo e a
fidelidade ao ensinamento dos apóstolos de Cristo não eram o suficiente para a
fé e a salvação de um cristão verdadeiro.
Esse falso ensino mesclava “filosofia e “tradição” humanas com o
evangelho, como hoje acontece em algumas “denominações”.
1-Autor, data e local (Cl.1.1)
1.
Autoria e
destinatários: A carta foi
escrita pelo apóstolo Paulo, por vontade de Deus, juntamente com seu
companheiro Timóteo.
2.
Os destinatários
são os "santos e fiéis irmãos em Cristo" na cidade de Colossos.
3.
Estudos sobre
Colossenses 1.1, que abrange a saudação inicial da carta, focam na autoria
(Paulo, com Timóteo), no destinatário (santos e fiéis em Cristo em Colossos) e
na saudação de "graça e paz".
4.
Estabelece o tom
da epístola e já introduz temas como a pessoa de Cristo e a fé cristã.
5.
Esses versículos são a porta de entrada para
os temas centrais da carta, como a suficiência de Cristo para a salvação e a
necessidade de permanecer firme na fé.
6. Introdução ao tema central: Os versículos 1 e 2
funcionam como uma introdução a toda a epístola.
7. O apóstolo Paulo se
estabelece como autor autorizado para combater falsos ensinamentos, proclamando
a suficiência de Cristo.
8. Base para a fé: Esta introdução serve
como base para o restante do estudo de Colossenses, que enfatiza a necessidade
de os fiéis permanecerem "alicerçados e firmes" na fé e no evangelho.
9. Companheirismo e
autoridade: A
inclusão de Timóteo na saudação pode indicar que ele colaborou na escrita ou
era um colega de Paulo, reforçando a autoridade e o apoio por trás da carta.
1.
Colossenses
1:2 é um versículo de introdução que saúda os fiéis em Colossos com graça
e paz, enfatizando que eles são "santos e fiéis irmãos em Cristo".
2.
Ele estabelece a
autoridade de Paulo como apóstolo e sua relação de união com os crentes,
mostrando que todos estão unidos no trabalho para Deus.
3. Chamado à santidade: A expressão "santos
e fiéis irmãos em Cristo" destaca que a comunidade cristã é separada para
Deus e vive em santidade e fidelidade.
4. Autoridade apostólica: Paulo se apresenta como
"apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus", estabelecendo sua
autoridade e o propósito da carta.
5. Reconhecimento da
comunidade:
Ao incluir "o irmão Timóteo" e saudar os "santos e fiéis irmãos
em Cristo", Paulo demonstra união e respeito por eles.
6. Objetivo da saudação: A saudação inicial, com
"graça e paz", é uma forma de estabelecer um tom de proximidade e um
propósito comum, e não de condenação.
7. Fundamento na graça divina: Os elogios a Paulo e aos
crentes não são baseados em seus próprios méritos, mas vêm de Deus, que é a
fonte da graça e da paz.
1.
Estudos sobre
Colossenses 1:23 focam na exortação de Paulo para que os crentes
permaneçam "fundados e firmes na fé", sem se desviar da esperança do
evangelho pregado a toda a criação.
2.
As análises enfatizam a necessidade de se
alicerçar na doutrina cristã para viver de forma santa e imaculada, não se
afastando do evangelho e permanecendo firmes, mesmo diante de falhas.
3.
A passagem também
é vista como a conclusão da argumentação sobre a supremacia de Cristo e a
reconciliação universal operada por Ele.
Análises teológicas e contextuais
1.
A base da fé: O versículo enfatiza a importância da
perseverança e da firmeza na fé, entendendo o evangelho como a esperança que
deve guiar a vida dos cristãos.
2.
Doutrina e
aplicação: A primeira metade da
carta de Paulo (1:1-2:23) é composta de doutrina e a segunda (3:1-4:18) é a
aplicação prática dessa doutrina.
3.
O versículo 1:23 estabelece a base doutrinária
para a vida cristã.
4.
A defesa
contra falsos mestres: O
contexto da carta de Paulo é a luta contra falsos ensinos que tentavam diminuir
a divindade de Cristo. Paulo, por isso, reforça a importância de se firmar na
fé correta.
Implicações para a vida do cristão
1.
A importância
da consistência: A firmeza na fé
não significa ausência de falhas, mas a decisão diária de continuar, buscar
ajuda quando se cai e recomeçar com base na promessa do evangelho.
2.
O
"se" de Colossenses 1:23: O
versículo contém a condição: "se permanecerdes". Alguns estudos
apontam que a reconciliação de todos está ligada à nossa fé e permanência na
verdade de Cristo.
3.
Viver a fé: O versículo incentiva uma vida que é fruto da
redenção, buscando a santidade, a pureza e a ausência de culpa, não se
afastando do que o evangelho pede.
4.
A esperança do
evangelho: A esperança do
evangelho é o fundamento para a vida, e Paulo foi constituído ministro para
pregá-lo a todas as nações, para que todos possam se firmar nele.
5.
Colossenses 1:23 –
Bíblia-Este versículo em outras versões da Bíblia 23 se é que permaneceis na
fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança...
II
A CONDIÇÃO DOS COLOSSENSES
1-Gratidão (Cl.1.3)
1.
Estudos sobre
Colossenses 1.3 se concentram na gratidão de Paulo pela fé, amor e
esperança dos crentes de Colossos, destacando o poder transformador do
evangelho e a importância da doutrina cristã. A passagem serve como um ponto de
partida para entender o contexto da epístola e o chamado aos cristãos para
serem fiéis e perseverantes em sua fé.
Temas principais
2. Gratidão e oração: Paulo
expressa gratidão a Deus pela igreja em Colossos, o que serve de modelo para a
oração cristã de agradecimento e intercessão pelos outros.
3. Poder do evangelho: O
versículo enfatiza que o evangelho tem o poder de transformar vidas, e a fé dos
colossenses é um testemunho desse poder.
4. Fé, amor e esperança: A
passagem descreve as virtudes da igreja, baseadas na fé em Cristo Jesus, amor
pelos santos e esperança na vida eterna.
5. Contexto da carta: Colossenses
1.3 é o início de uma seção que detalha a importância da doutrina cristã para
combater falsas filosofias, como o gnosticismo e o paganismo que ameaçavam a
igreja em Colossos.
6. A suficiência de Cristo: A epístola como um
todo busca fortalecer a igreja, mostrando que a suficiência dos cristãos está
em Jesus Cristo, não em práticas externas ou filosofias humanas.
7. Expansão do cristianismo: O versículo também
reflete sobre o crescimento notável da fé cristã na época, que já havia chegado
a lugares como Colossos.
1.
Estudos sobre
Colossenses 1.9a focam no pleno conhecimento da vontade de Deus por
meio da oração e da sabedoria espiritual, como um caminho para viver de modo
digno do Senhor.
2.
Este conhecimento é visto como uma ferramenta
para combater falsos ensinamentos (gnosticismo), capacitando os crentes a terem
uma fé sólida em Cristo, que é o centro de toda a criação e redenção.
3.
O versículo é parte de uma oração de Paulo
para que os crentes sejam fortalecidos para agradar a Deus, frutificar em boas
obras e serem perseverantes e pacientes.
Pontos-chave para estudo de Colossenses 1.9a:Conhecimento da Vontade de
Deus
1.
É um tema
central. A oração de Paulo visa que os cristãos não apenas conheçam a vontade
de Deus, mas que a transbordem com "toda a sabedoria e entendimento
espiritual".
2.
Combate ao
Gnosticismo: O versículo é uma
resposta direta a ensinamentos gnósticos que afirmavam que o conhecimento de
Deus era restrito a uma elite. Paulo, ao contrário, incentiva todo o corpo de
Cristo a desenvolver esse pleno conhecimento espiritual.
3.
Sabedoria e
Conhecimento: O estudo destaca a
diferença e a relação entre conhecimento e sabedoria. O conhecimento se refere
ao conteúdo, enquanto a sabedoria é a aplicação prática desse conhecimento.
4.
A sabedoria espiritual leva a pessoa a ser
mais santa e evita que o conhecimento torne a pessoa arrogante
·
Propósito do
Conhecimento: O pleno
conhecimento da vontade de Deus é o objetivo principal que leva aos seguintes
frutos: Viver de maneira digna do Senhor. Agradar a Deus em todas
as coisas. Frutificar em toda boa obra Crescer no conhecimento de
Deus. Ser fortalecido com poder para ter perseverança e paciência.
·
Contexto do
Versículo: Paulo escrevia aos crentes
de Colossos, que estavam sendo atacados por falsos ensinamentos que
questionavam a divindade de Cristo.
·
O apóstolo, mesmo
sem ter visitado a igreja pessoalmente, aborda essa ameaça enfatizando a
supremacia e a plenitude de Cristo, especialmente em Colossenses 1.15–23.
1.
Intimidade e
Processo: O estudo de Oséias 6:3
é frequentemente comparado para ilustrar que o conhecimento de Deus é um
processo contínuo, que requer intimidade e prática, resultando em um “conhecimento
preciso e correto” (epigonais).
2.
Objetivos do
Cristão – Colossenses 1:9-12 – O profeta Oséias já tinha ensinado sobre isso
quando escreveu: “... conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...
1.
Ainda falando
sobre a pessoa de Jesus, Paulo prossegue sua carta abordando um aspecto muito
comum dos seus escritos: a real condição de quem nós éramos. Embora a graça de
Deus nos regenere e nos purifique, ela não permite que esqueçamos da onde fomos
tirados.
2.
O apóstolo,
inspirado pelo Espírito Santo, faz questão de lembrar que fomos tirados da “potestade
das trevas”. Quando falamos em trevas, falamos em escuridão.
3.
A ideia trazida
aqui é a de escuridão e solidão profunda. Em outros lugares da Bíblia, trevas
se refere ao pecado e aos deleites desse mundo (cf. João 3.19).
4.
Seja como for,
éramos cidadãos “trevianos”.
5.
Amávamos as
trevas e vivíamos nela com muito prazer. Entretanto, aprouve a Deus olhar para
nós e derramar Sua grande misericórdia.
III
A PRIMAZIA DE CRISTO
1-
Senhor
da criação (Cl.1.15)
1.
Estudos sobre
Colossenses 1:15 focam na supremacia e divindade de Cristo,
interpretando-o como a imagem do Deus invisível e o “primogênito de toda a
criação”.
2.
A passagem é
entendida como uma afirmação de que Ele é eterno, Criador e mais proeminente do
que toda a criação, sendo a preeminência em tudo.
3.
Esses estudos também explicam que
"primogênito" não significa "primeira criatura", mas sim
que Cristo tem uma posição de honra e primazia sobre toda a criação, o que é
reforçado pela sua exaltação como primogênito dentre os mortos.
Pontos centrais dos estudos
·
Imagem do Deus
invisível: Cristo é a
representação perfeita de Deus, permitindo que os humanos O conheçam plenamente
através Dele.
·
Primogênito de
toda a criação: Este termo não
indica que Jesus foi a primeira criatura, pois Ele é o Criador, e não a
criação. Ao invés disso, ele afirma a posição de primazia e preeminência de
Cristo sobre tudo o que foi criado.
·
Criador de
tudo: A passagem afirma que
todas as coisas foram criadas por meio de Cristo e para Ele. Isso significa que
Ele estava presente antes de tudo e é o sustentáculo de toda a criação.
·
Primazia sobre
a igreja: Jesus também é a
cabeça da igreja (o "corpo"), que é o "primogênito dentre os
mortos", tendo a supremacia em todas as coisas, inclusive sobre a
ressurreição.
2-Cabeça da Igreja (Cl.1.18 a)
1.
Colossenses 1:18a
declara que Jesus é a cabeça do corpo, a igreja, e que Ele é
o princípio, o primogênito dentre os mortos,
estabelecendo Sua supremacia para que "em tudo tenha a preeminência".
2.
Estudos sobre o
versículo focam em Sua soberania sobre a igreja e Sua primazia na
ressurreição, como o primeiro entre muitos para a vida eterna, e a divindade de
Cristo.
3. Cristo como cabeça da
igreja: O
versículo estabelece Jesus como a autoridade máxima e fonte de vida para a
igreja, que é descrita como Seu corpo.
4. O "Primogênito"
dos mortos: A
referência a Cristo como "primogênito" dos mortos não significa que
Ele foi o primeiro a ser criado, mas o primeiro a ser ressuscitado para uma
vida eterna. Isso o torna o principal e o primeiro em importância em meio a
todos os ressuscitados.
5. Supremacia em tudo: A frase "para
que em tudo tenha a preeminência" enfatiza que Cristo é superior e tem a
liderança em todas as coisas.
6. Ele é o Criador e o Senhor
de toda a perfeição divina.
7. Divindade e preeminência: Este versículo, junto
com o contexto de Colossenses 1:15-17, é uma evidência crucial para a divindade
de Cristo, que foi o Criador de todas as coisas. A sua primazia na criação e a
sua ressurreição
demonstram a sua supremacia sobre toda a existência.
1.
Estudos sobre
Colossenses 1:20 focam na reconciliação universal realizada por
Cristo através de seu sacrifício na cruz.
2.
O versículo
explica que, por meio do seu sangue, Jesus estabeleceu a paz e reconciliou
"todas as coisas" consigo mesmo, tanto as celestiais quanto as
terrenas.
3.
Essa
reconciliação é a solução para a separação causada pelo pecado, que afetou a
relação do homem com Deus, com o próximo e com a criação.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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