segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A BUSCA DE DEUS POR ADORADORES



A BUSCA DE DEUS POR ADORADORES
Jo 4.19-24
Introdução: Em muitas igrejas contemporâneas, existe um caos na adoração. A tragédia é tão grande que poucos crentes examinam as Escrituras para encontrar seus preceitos sobre este assunto. Alguns dizem: "Isto parece adoração"; ou: "Isto não é adoração"; ou. "Posso adorar a Deus com esta forma de culto". Entretanto, tais pessoas estão fazendo um julgamento completamente subjetivo quanto à maneira apropriada de adorarmos a Deus. Mesmo aqueles que examinam as Escrituras frequentemente já decidiram que tipo de adoração acham adequada e buscam as Escrituras apenas para encontrar textos que apoiam seu ponto de vista.

O QUE É ADORAÇÃO
·         A primeira coisa a determinar é o significado da palavra "adoração". Muitos têm sua própria ideia a respeito do que ela denota; mas precisamos deixar a Bíblia definir o conceito deste vocábulo. Ela o faz de maneira bem específica.
·         À medida que examinamos as Escrituras, ficamos surpresos com a maneira como elas empregam a palavra "adoração".
·          A Bíblia está cheia de versículos que vinculam a ideia de adorar à de prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. A palavra hebraica Hitawa significa prostrar-se ou curvar-se.
·          Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos; "E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou" (Êx 34.8).
·          "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou" (SI 95.6).
·          "Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" (2 Cr 7.3).
·          "Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono" (Ap 4.10).
·         As expressões "encurvaram com o rosto em terra" ou "curvar-se para a terra" está frequentemente associada à adoração a Deus.
·          Isto não significa que devemos encurvar-nos com o rosto em terra cada vez que adoramos a Deus ou mesmo que isto sempre acontecia em todos atos de adoração mencionados na Bíblia. Essa- é uma atitude simbólica; por esta razão, é importante indagarmos o que significa e qual seu propósito.

SERVIÇO
·         Isto nos leva ao segundo aspecto de adoração encontrado na Bíblia - uma associação entre adorar e servir.
·         Mas adoração envolve mais do que palavras e pensamentos; envolve todo o nosso ser, nossas atitudes.
·         Deus não se satisfaz com adoração se o interior não tiver  mudado(Jo.4.20).
·         A samaritana precisava se acertar com Deus e com sua  santidade antes de adorar de forma correta.
·         Não basta cumprir  um ritual de adoração, querendo sentir Deus sem estar  permeado pela Palavra ou pela Verdade de quem é Deus.
·         A adoração implica  dar a Deus a glória com os lábios e com o estilo de vida, o qual inclui santidade e serviço – É esse tipo de ADORAÇÃO que Deus procura.
·         Quando se oferece essa adoração, Deus é glorificado e o ser humano(adorador) satisfeito.
·         Jesus disse: Que nós não escolhemos servir a  Deus, mas Deus nos escolheu: Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.(Jo 15.16)

PALAVRAS SÃO INSUFICIENTE
·         Adoração envolve mais do que palavras e pensamentos; envolve todo o nosso ser, nossas atitudes.
·         Diante desse amor incondicional de Deus pelo ser humano, só resta a retribuição.
·         A adoração é algo que nasce no coração de Deus para o coração do homem.
·         A adoração está ligada a se humilhar e expressar a  Deus ações de graça diante de tamanho AMOR.
·         A Bíblia  nos mostra que adoração é uma iniciativa  de Deus e não do homem, pois foi Deus quem criou o mundo e tudo que nele existe para que pudesse através dessa criação ser glorificado e adorado.

LOUVOR: OUTRO LADO DA MOEDA
·         Hoje costumamos utilizar a palavra adoração para abranger tudo que ocorre nos cultos públicos. Conforme já vimos, a Bíblia a emprega de maneira bem mais específica, porém ela também utiliza outros vocábulos, dentre estes o mais comum é "louvor".
·         Se adoração transmite a idéia de nos prostrarmos ou nos curvarmos diante de Deus, louvor fala de nos levantarmos perante Ele.
·          Quando louvamos, erguemos nossas cabeças e cantamos ou damos graças a Deus por aquilo que Ele é e tem feito.
·         Dessa forma , a igreja(denominação) se torna o lugar onde muitas pessoas  poderiam se reunir para exaltar  e glorificar o nome de Jesus.
·         Mas, isso acabou levando para a igreja adoradores “esquizofrênicos”, ou seja, de dupla personalidade, pois estariam entrando nela pessoas que jamais  conseguiriam manter fora das quatro paredes essa vida de adoradores, mas sim uma vida mundana baixa aos olhos de Deus.

EM ESPÍRITO E VERDADE 
·         A expressão em “espírito e verdade” mostra que Deus não é um ser físico, limitado pelo tempo e espaço.
·         Ele está presente em todos os lugares e pode ser adorado em qualquer lugar e a qualquer hora(momento).
·         O mais importante não é onde adoramos, mas como adoramos, e essa adoração deve ser subsidiada pelo Espírito Santo(o consolador e instrutor, para assunto concernente a Deus).
·         Se o adoramos em “espírito”, qual o sentido de colocarmos alguma imagem, ou algo representativo diante de nós?.
·         Se o adoramos em “verdade”, significa que Ele é tudo para nós, nada mais o complementa, é só Ele e ele só.
·         O nosso instrumento de adoração, é o nosso coração, sem ele não há a perfeita adoração.
·         Isso explica muitas reuniões “espirituais”, que ao fim do movimento, os integrantes saem mais vazios e frustrados do que quando entraram.

Conclusão
·         Em algum lugar do passado a igreja foi incentivada a silenciosamente divorciar-se da Palavra e do Espírito. Os divórcios são dolorosos, tanto para os filhos como para os pais. Um dos pais geralmente fica com a guarda dos filhos, e o outro só pode vê-los esporadicamente. Isso parte o coração dos pais, e para as crianças geralmente é pior.
·         De forma semelhante, muitos na igreja de hoje se contentam em viver com somente um dos pais.
·          Vivem com a Palavra, e ao Espírito só são permitidas visitas esporádicas. Ele só pode ver e tocar seus filhos de vez em quando.
·          Alguns de seus filhos nem o reconhecem mais. Da mesma forma, outros na igreja vivem somente com o Espírito e permitem que a Palavra os visite só de vez em quando.
·          O Espírito não quer criar os filhos sem a Palavra. Ele sabe que sem a Palavra os filhos se tornam desregrados, e às vezes fogem à boa conduta.
·         Então a igreja se tornou uma família dividida, crescendo com pais separados. Um grupo de filhos se orgulha de sua intimidade com a Palavra, o outro de suas experiências com o Espírito. Cada um se acha melhor do que o outro.
·         Neste meio tempo, a igreja acaba perdendo a sua essência e a sua missão principal, que é a de proclamar pelo poder do Espírito (At 1.8) a Palavra de Deus que é viva e eficaz (Hb 4.12) a um mundo destituído de salvação (Rm3.23).
                   Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário