quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A REVELÂNCIA DA IGREJA



                                                   AMensagem Bíblica Autêntica

Os cultos de libertação, de vitória financeira, de determinação da bênção –modismo religioso que tem atingido diversas igrejas – têm, com suas  mensagens superficiais, corrompido a igreja  neste século XXI. Salomão escreveu, milênios atrás, em Proverbios(29.18) –“Não havendo profecia, o povo se corrompe, mas bem- aventurado é o que guarda a Lei”. Isso significa que a igreja  só se torna  relevante quando tem como alicerce a Palavra  de Deus de modo que sua membresia não seja corrompida pelo modismo religioso.
                                                 
                                                   A mensagem na vida de Cristo
A vida humana de Cristo é lembrada  não somente pelas suas ações, mas também pelas suas  mensagens, as quais  romperam a resistências do tempo e ecoam no século XXI, provocando o mesmo impacto que causou nos seus ouvintes no deserto da Palestina. Sua  bandeira  era um Reino  que ele  inaugurava e Sua mensagem, os valores éticos desse Reino. Naquela época em que os romanos dominavam os judeus, Jesus dirigia sua mensagem aos seus  compatriotas que, na busca de privilégios, apoiavam os opressores e saqueavam os bens  dos próprios irmãos.
Outra face deste mesmo cenário no tempo de Cristo era a exploração religiosa. Os líderes da religião judaica, comprometidos com os dominadores, enganavam a massa simplória utilizando os ritos sagrados dos judeus para ter  enriquecimento ilícito.. Essa  situação foi combatida  por Cristo no “Sermão da Montanha”, registrado em Mateus(5). Naquela ocasião, o Mestre, assistido por uma  multidão, enfatizou a justiça, confrontou o legalismo presente na prática religiosa daquela época e estabeleceu um padrão de retidão para os que queriam participar do Reino.
O perigo da igreja neste século XXI é lidar com cada  crente em Jesus como se fosse um fiel  cliente, e se esquivar do compromisso ético que os seguidores de Cristo devem ter ao pregar a justiça e a fé. Uma igreja  que assimila o modelo de Cristo e Sua  mensagem se incomoda com a maldade, com a injustiça e com a exploração. Nessa geração pós-moderna, em que o interesse de diversas denominações evangélicas é ser servir o homem, cabe resgatar a práxis do kerigma (proclamação) de Cristo.

                                                       A Mensagem Reveladora do Amor
O ministério de Cristo caracteriza-se pelo profundo zelo à retidão e pelo amor  intenso  às pessoas. Em  várias ocasiões, os escritores  dos Evangelhos evidenciam  essa características mostrando  Cristo indignando-se  com algo  que dizia  respeito à tirania da religião sem misericórdia ou da  hipocrisia ritualística, como era  o caso  dos mestres da lei e dos fariseus, a quem ele chamou de “sepulcros caiados”(Mt.23.27). A mensagem  de amor de Cristo tinha  também  um forte apelo à misericórdia. Isso  de dava tanto com os que estavam de fora  e precisavam  ser alcançados, como com os de dentro para o desenvolvimento da comunhão.

                                                    Mensagem de  Forma Expositiva na Igreja  
A mensagem expositiva  na homilética significa que o texto  sagrado é explicado em análise  profunda, ou seja, uma análise  exegética, histórica, cultural e gramatical do texto sagrado. Essa exposição pública das Escrituras, no poder do Espírito, tem  importância incalculável para a reforma e o crescimento do povo de Deus, mas a Igreja tem perdido essa mensagem porque dá trabalho para elaborá-la  e o pregador acha mais fácil fazer analogia do texto e pregar temas  atuais do que explicar o que Deus quis dizer com aquelas palavras. Uma  mensagem que não está baseada na Bíblia perde sua importância. Quando isso ocorre, indubitavelmente, sobram apenas ideias  do pregador que tem como principal objetivo agradar ao público com suas palavras de autoajuda.


                                                    
                                                 A Mensagem Expositiva e sua Interpretação
A Bíblia tem sobrevivido, ao longo dos séculos, a milhares de desafios. Só o fato de ela ter sido  escrita por mais de 40(quarenta) homens inspirados por Deus durante  1.500 anos. Isso é fantástico e sobrenatural. Como pode esses homens escrever um livro tão sublime que contenha uma ordem cronológica tão perfeita e que tenha durado tantos séculos permanecendo guardada por sacerdotes  e profetas de Deus, e ao ser juntado pela igreja  todos os livros  é encontrado um único bloco de uma mensagem  só que é divina com começo, meio e fim.
É interessante que a pagina escrita da Bíblia exerce  profunda influência no homem, pois  existe  nela uma palavra que é  dirigida ao leitor, mas que exige dele um esforço. O homem sente-se  desafiado, mas ao mesmo tempo fascinado com a possibilidade de interpretar corretamente o texto, não tanto pelo conteúdo da palavra, mas pela necessidade da sua decifração, e é essa condição que mantém a Bíblia  século após século.
Diante dessa necessidade de decifrar as Escrituras Sagradas, cabe ao pastor  realizar estudo de forma  mais profunda, de modo que elas sejam explicadas ao público de forma  expositiva, como outros grandes pregadores fizeram no passado. Qualquer um pode ter uma queda por estudar a Interpretação  Bíblica. É bem verdade que qualquer um  pode ter sua opinião até mesmo desanimadora a respeito de Metodologia Científica da Pesquisa Bíblica. Mas é impossível  que haja  Interpretação Bíblica que respeite a intenção do autor sem utilizar a metodologia científica da pesquisa. Se quiser ouvir exatamente o que o autor de qualquer livro da Bíblia  quis dizer, e disse, lá, onde e quando  vivia, não há outra saída: é preciso ir  para a sintaxe e a história e expor os significados teológicos.

                                             A Mensagem Devocional na vida dos Membros da Igreja
Para que alguém seja um homem ou mulher  de Deus é preciso ser também um homem ou mulher da Palavra de Deus. Para isso, é necessário disciplina no estudo bíblico e disponibilidade de tempo para examinar com responsabilidade o texto  sagrado e pesquisá-lo até  que tenha encontrado o seu verdadeiro sentido para a época em que foi  escrito e logo a seguir descobrir aquilo que o texto  ensina para os dias atuais.
Cada crente  em Jesus deveria  ter esse mesmo desejo de estudar  a Bíblia  todos os dias, pois isso, com certeza, diminuiria a tarefa pastoral de ter que resolver  conflitos diários gerados por crentes imaturos que não conhecem a Palavra de Deus e prejudicam o bom nome  e o bom andamento da Santa Igreja de Cristo. Quando a igreja tiver mais prazer  em estudar profundamente  as Escrituras, ou seja, fazer mais o devocional diário, não terá mais tempo para dar atenção a fofocas, divisões, contendas, disputas pelo poder, murmurações  contra sua liderança e não dará mais lugar a Satanás em seus corações.
Somente assim  a Igreja poderá ser relevante e um canal de bênção em sua comunidade. “Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca.” Jó 23.12. A versão original diz  “escondi no estomago,” com isso queria dizer  que o alimento da alma era mais importante  do que o alimento físico.
Mateus(4.1) confirma  a importância  da mensagem divina com o seguinte registro: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Estudiosos dizem que o ser humano é aquilo que come. Isso também é verdade na área  espiritual. Se os ingredientes  espirituais corretos, os quais podem  ser encontrados somente  na Bíblia, são negligenciados, então o lado espiritual ficará  deficiente e mal nutrido. Como resultado, estará espiritualmente  fraco e vulnerável.
Se a Igreja se alimentar sempre da Palavra de pura Deus, desenvolverá o apetite por ela e falará como o salmista Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?Sl 421,2.
Era  assim que Jesus sentia quanto a Palavra de Deus, e essa é a atitude que deve ser imitada pela igreja se quiser manter-se fiel ao Criador.



                                            A Mensagem Bíblica e as Falsas  Doutrinas
No mundo  existem  inúmeras igrejas e diversas doutrinas , mas a Bíblia é uma só. O que acontece é que os leitores das sagradas escrituras não tem lido a Bíblia  como deviam, não tem pesquisado a fundo como fizeram os bereanos  Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.AT 17.11
Essa comunidade, que teve  o privilégio de ouvir a pregação do grande apóstolo Paulo, só aceitou  as palavras  do apóstolo como verdadeira depois de pesquisar e analisar as Escrituras. O escritor e médico Lucas, também  cita essa comunidade como sendo um povo que tinha prazer no estudo da Palavra de Deus( At.17.10,11).
Essas citações mostram  a importância da aquisição de amplo conhecimento da Bíblia pela igreja. É esse conhecimento que impede que falsos ensinamentos se instalem entre os membros da congregação. Infelizmente, nos dias de hoje, muitas pessoas, por falta de um devocional adequado, querem ler a Bíblia como se fosse uma caixinha de promessa para cada dia, um amuleto mágico repleto de vitórias e magias novas a cada manhã para superar as crises deste mundo. Por isso muitos cristãos estão desiludido na fé.

                                                 A Mensagem – Teoria  e Prática
O cristianismo, em muitos  seguimentos, tornou-se  heresia através dos anos porque muitas pessoas desprezam o conhecimento bíblico e consideram o líder  maior que  a Bíblia. A prática  sem a teoria permite que a igreja cresça, mas sem estudo não há conhecimento e solidez na permanência desse crescimento. A teoria sem prática existe quando pessoas se enchem de conhecimento bíblico, pregam muito amor  ao próximo, mas em casa maltratam sua família; ensinam sobre santidade, são capazes de chorar  diante de toda  a igreja, porém, fora da igreja, bebem, fumam e vivem em constante imoralidade. Isso se pode chamar de brincar com Deus. E com Deus não se brinca, como ensina Hebreus 10.30,31: Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Desse modo, quando se conhece a Bíblia e não pratica, é melhor  que nunca a tivesse conhecido do que a ter conhecido e não vivê-la. Jesus disse:  Se sabeis estas coisas, bem-aventurado sois se a praticardes” Jo.13.17.
                                               
                                                 Teoria e Prática de Mãos Dadas     
A ênfase básica da teoria e da prática é mostrar que o crescimento cristão não ocorre  sabendo as medidas da Arca de Noé ou conhecendo as palavras gregas, mas pelo meio do conhecimento da Palavra e da prática das verdades bíblicas, Lucas 6.47-49 registra: 47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante:48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Essas palavras mostram que a teoria e a prática das Sagradas Escrituras são alicerces espirituais da igreja, os quais a tornam inabalável diante das tempestades. Uma igreja construída  sobre uma fundação inadequada, só prática  ou só teoria, nunca  alcançará a altura que Deus deseja e corre risco de caminhar para a EXTINÇÃO na terra.

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário