quarta-feira, 26 de novembro de 2014

REVERÊNCIA A DEUS -PARTE I

Introdução: Reverencia é a atitude própria de quem se coloca de forma humilde ante algo muito maior. É a virtude que impede as pessoas de quererem agir como deuses, esquecendo que são somente humanas.
Reverencia tem a ver com ficar maravilhado ante alguma coisa que torna a pessoa pequena, que a faz perceber a extensão das suas limitações. O profeta Isaías, quando se viu diante de Deus, ficou aterrorizado e disse (capítulo 6, versículo 5): “... Aí de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei...”  

QUEM É DEUS? 

Deus. Nenhuma pessoa ou coisa é superior a Ele. Ele sozinho tem plena autoridade. Ele está acima de tudo.
A palavra “Deus” pertence legitimamente a um único Ser somente, embora o homem tenha cometido o erro de tentar adorar idéias e imagens de pedra, madeira e barro, feitas por homens. Somente um Ser é Deus; unicamente Ele é objeto de toda adoração verdadeira. Qualquer adoração prestada a outro ser que assim se defina, quer seja imaginário quer seja vivo, é falsa.
Se quiséssemos explicar em poucas palavras a honra devida a Deus, não encontraríamos palavras mais grandiosas nem expressão mais simples do que as de 1 Timóteo 1:17: “... ao rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém”.

Ele pode ser conhecido

Deus, que criou o universo em toda a sua imensidão e detalhes criativos, pode ser conhecido por nós. Ele nos conta sobre si mesmo, e também nos revela muito mais. Deus nos convida a ter um relacionamento com Ele, onde podemos conhecê-lo pessoalmente. Não somente podemos aprender sobre Ele, como podemos conhecê-lo, intimamente. “Não se glorie o homem sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. (Jeremias 9:23, 24) NVI
Ele é Acessível
Deus nos convida a conversarmos com Ele e deixá-lo saber de tudo o que nos preocupa. Nós não precisamos consertar as nossas atitudes primeiras.  Também não precisamos ser educados, teologicamente corretos ou santos. É da própria natureza de Deus ser amável e receptivo quando vamos até Ele. “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade”. (Salmos 145:18) NVI
Ele é Criativo
Tudo o que nós fazemos é formado por materiais existentes ou construído com coisas que já foram criadas. Deus tem a capacidade de falar e trazer coisas à existência. Não somente as galáxias e as formas de vida, mas também soluções para os problemas de hoje. Deus é criativo e é desejo Dele que saibamos disso e confiemos em Seu poder. “Proclamarão o glorioso esplendor de tua majestade, e meditarei nas maravilhas que fazes.” (Salmos 145:5) NVI
“… De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmos 121:1, 2) NVI
Ele é Honesto
Assim como uma pessoa que compartilha com você seus pensamentos e sentimentos, Deus claramente nos conta sobre si mesmo. A única diferença que existe é que Ele é sempre honesto. Tudo o que Ele conta sobre si mesmo, ou sobre nós, é uma informação confiável. Mais verdadeiro do que nossos sentimentos, pensamentos e percepções, Deus é completamente preciso e honesto no que diz. Nós podemos confiar completamente em cada promessa que Ele nos faz, pois Ele cumpre. Nós podemos conhecê-lo com base em sua palavra.
“A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.”

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmos 119:130, 105) NVI
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário