quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ROCHA INABALÁVEL

Mt 16.13-19
v  Jesus após ser abandonado por muitos dos seus discípulos (não os apóstolos), Jesus de súbito interroga seus apóstolos –“Que dizem os homens ser o Filho do Homem (Mt 16.13b).
v  Houve várias respostas, como João Batista, Elias ou algum profeta que ressuscitou (Lc 9.19).
v  Mas, foi à resposta de Simão (Pedro), -“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt16. 16b), esta foi à resposta mais certa, e aprovada por Jesus.
v  A resposta de Pedro, não veio do conhecimento humano, mas Divino (Espírito Santo).
v  Jesus chama Simão de Pedro (Petros – pequena pedra, pedregulho).Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18).
v  A afirmação de Jesus que sobre esta pedra (rocha)- refere-se a si mesmo – Sua igreja seria edificada em Cristo.
v  A igreja está edificada sobre a ROCHA (o próprio Cristo), e não sobre Pedro, como querem alguns.
v  Paulo fala sobre isso –”Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (I Co 3.11)”.
v  Quando Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra sua igreja, estava afirmando que o inferno ou diabo, os demônios, o mal não conseguirão derrubar a igreja, pois esta sempre prevalecerá.
v  As chaves do Reino ou autoridade para realizar a vontade de Deus foram entregue a Pedro, pois ali ele representava os apóstolos devido a sua resposta correta ao questionamento de Jesus.
v  Isso não quer dizer que ele era o primeiro Pontífice e que a Bíblia ensina sucessão apostólica, pois essa autoridade era para todos, não somente para um (Mt 18.18).
v  Jesus pediu aos seus discípulos que se calassem sobre sua posição, isto porque a visão do Messias que Israel tinha era deturpada e errônea, já que esperavam um Messias político que usaria a força para quebrar o jugo do Império Romano.
v  Cristo daquele momento em diante, começou a preparar os apóstolos para sua morte, informando que ia a Jerusalém onde sofreria muito nas mãos dos chefes religiosos (Mt 16.21).
v  Pedro, ao ouvir tais informações sobre a paixão e morte de Jesus, manifestou-se contrário e é duramente repreendido por Jesus (Mt 16.22,23).
v  Devido ao seu temperamento e falta de discernimento, Pedro deixou-se influenciar pelo inimigo de Deus.
v  Jesus ao se dirigir a Pedro repreende a Satanás. Ele claramente  está ciente de que Pedro é o agente  que está sendo usado para tentar o Senhor a não aceitar  a sua morte expiatória.
v  Nesta hora, Pedro fora o veículo usado pelo adversário, mas não estava possesso por ele, pois a Bíblia jamais afirmou a possibilidade de um crente ser possesso.
v  Acreditamos sim que ele influenciou o apóstolo a ser uma pedra de tropeço
v  `Precisamos estar bem alerta para não sermos influenciado pelo nosso adversário e sermos uma pedra de tropeço na vida de alguém,devemos ser uma pedra de edificação e não tropeço.
v  A igreja é instituição divina e nós somos patrimônio desta igreja, se a igreja é de Jesus, logicamente que somos também.

 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário