quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ENOQUE: O HOMEM QUE ANDOU COM DEUS


Gên. 5.18-24
Introdução: A história de Enoque no Gênesis é bastante curta, mas ele se tornou um personagem muito importante nos estudos Judaicos e na Igreja Cristã Siríaca e Etiópia. Mas Deus chama homens e mulheres (jovens) para andar com Ele. Não é um andar na carne e nem numa dimensão física, mas andar no espírito, numa dimensão sobrenatural.


I QUEM FOI ENOQUE
1- Alguém pouco mencionado
·        Enoque é um dos personagens mais conhecidos do Antigo Testamento, apesar das poucas referências acerca dele.
·        Antes de falarmos sobre quem foi Enoque, também é preciso saber que em Gênesis existem dois Enoques, e não podemos confundi-los.
·        O outro Enoque citado em Gênesis é o filho mais velho de Caim (Gn 4:17), que deu nome à cidade edificada por seu pai.
·        Andar com Deus é mais que uma simples prática religiosa, é relacionamento com Deus.
·        Ser cristão é andar com Deus, vivendo conforme os preceitos de Cristo, pois ele é o caminho (João 14.6).
·        Enoque viveu 365 anos, antes de ser trasladado corporalmente ao céu, para estar na presença de Deus. Assim, Enoque, juntamente com o profeta Elias, foram os dois homens do Antigo Testamento que não experimentaram a morte (Gn 5:24; 2Rs 2:1-11).
·        Isso prova que a imortalidade ou a vida após a morte, foi ensinada no primeiro período do Gênesis.


2- Viveu numa geração corrompida (Gn. 6.11).
·        Em meio um tempo de completa devassidão existiu um homem chamado Enoque filho de Jarede e pai de Matusalém. Gn 5:18-21.
·         Opondo-se as atitudes dos seus contemporâneos obteve bom testemunho porque tinha uma intima comunhão com Deus.
·        Enquanto as pessoas estavam ocupadas com as suas atividades, uns pastoreando ovelhas no campo, uns cultivando plantações, uns mercantilizando.
·         Enoque estava face a face com Deus, obviamente tinha as suas funções como os demais, no entanto, passava o dia todo conversando com Deus.
·        Tonou-se amigo de Deus.
·        Diferente de Enoque, quando as pessoas terminavam as suas atividades cotidianas era comum elas se reunirem e fazerem grandes banquetes em suas casas, nessas celebrações pagãs havia muitas coisas abomináveis aos olhos de Deus, porém, Enoque por conhecer a vontade de Deus se desviava de todas essas coisas.


3-Uma figura da Igreja (Gn. 5.24).
·        Enoque não se intimidou e começou a exercer o seu ministério profético na sua época, em seu coração reinou a coragem e o amor por aquele povo.
·        Já na sua mocidade decidiu assumir o risco de morte, assim, prosseguiu nessa ousadia, não por acreditar em suas habilidades para cumprir o seu chamado, mas por crê que Deus o ajudaria em sua missão.
·        Foi que Enoque mesmo correndo risco de ser destruído pela população profetizou dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. Jd 14,15.
·        Assim, como todos aqueles que amaram mais a Palavra de Deus do que a suas próprias vidas Enoque passou a ser perseguido pela população por conta da dureza da mensagem a qual proclamava.
·        Todos os ouvintes da pregação de Enoque endureceram os seus corações e quiseram mata-lo.
·         Porém, pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara.
·         Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. Hb 11; 5,6.


II O QUE APRENDEMOS COM ENOQUE?
1- Intimidade com Deus é progressiva (Gn. 5.22- Gn. 6.8).
·        Intimidade com Deus é algo que toda a humanidade deve buscar, não é algo exclusivo de um grupo, ou povo.
·        Deus ama a toda a humanidade e quer relacionar-se com ela.
·        A distância que hoje existe entre nós e Deus foi criado pelo pecado, contudo o caminho de acesso a Ele foi criado em Jesus Cristo.
·        Em meio a uma humanidade completamente perdida e escrava do pecado, alguém estava se comportando de forma diferente, Noé busca intimidade com Deus.
·        Noé estava na contramão de sua geração. Ele se importava em ser correto diante de Deus. E era.  A “única pessoa justa e íntegra na terra daquele tempo”.
·        Agora todos nós queremos sejamos judeus, quer gentios, por causa daquilo que Cristo fez por nós, temos acesso ao Pai, pelo poder de um só Espírito.
·        “Agora vocês já não são mais estranhos a Deus nem forasteiros, mas sim membros da própria família de Deus e cidadãos que pertencem ao povo dele.” (Efésios 2.18,19).



2-Deus é o objetivo máximo (Gn. 6.24).
·        Sua gloriosa remoção para um mundo melhor.
·        Assim como Enoque não viveu como os demais, ele também não morreu como os demais.
·        Deus o tomou para si.
·        Ele foi transladado para não ver a morte e não foi visto porque o Senhor o transladara.
·        Sempre que um homem bom morre, Deus o toma, buscando-o e levando-o para si.
·        O autor de hebreus acrescenta em relação à Enoque que, antes da transladação, ele alcançara seu testemunho e agradara a Deus.
·        Aqueles cuja conversão no mundo é verdadeiramente santa se sentirão verdadeiramente felizes quando for retirado desse mundo.


3- Andar na contra mão do mundo (Gn. 6.5).
·        Deus observou os ribeiros do pecado que fluíram pela vida dos homens, bem como a largura e a profundidade desse ribeiro.
·        Os opressores eram poderosos homens renomados, e, então, Deus viu que a maldade do homem era grande.
·        A maldade do povo é, de fato, grande quando os mais notórios pecadores são pessoas de renome entre eles.
·        A maldade é grande quando os grandes homens são maus.
·        Deus, o juiz, conhece todos os pecados dos pecadores.
·        Ele observou a fonte do pecado que estava no coração do homem.
·        Qualquer pessoa poderia ver que a maldade do homem era grande, pois eles declararam seu pecado em Sodoma.


III COMO ANDAR COM DEUS
1- Com sinceridade e verdade (Mq. 6.8).
·        Há em nossa época uma grande transgressão de todos os mandamentos de Deus, mas não há certamente maior transgressão do que a da honestidade, da sinceridade e da verdade, em todos os níveis da sociedade.
·        Tão generalizada se tornou a prática da mentira, do roubo e da desonestidade que isto é visto até mesmo nos mais altos escalões, em níveis assombrosos, especialmente na prática da corrupção.
·        E nas classes mais baixas ouve-se falar dos chamados “gatos” de luz, de água, de Tv a cabo, Internet, e de outros serviços, como se fossem coisas muito naturais e normais.
·        A exigência bíblica, constante na Lei de Moisés, conforme determinado por Deus de que se usassem balanças justas e outras medidas justas é violada de todas as formas possíveis e parece ao entendimento comum que pirataria, engano comercial etc é coisa para espertos, e estes são celebrados em vez de serem reprovados.
·        Com isto, há uma grande insensibilidade e indiferença à mentira e desonestidade, exceto somente quando o seu praticante, é ele próprio prejudicado por outros.
·        Se houvesse um verdadeiro respeito à ordenança bíblica, até mesmo os chamados pequenos desvios que são praticados no ambiente de trabalho, como por exemplo, os de lápis, clips, borracha, papel etc, seriam vistos como furtos, como de fato são, pois, do Espirito Santo seria ouvido no coração o seguinte: “Não pegue para si, para uso particular, porque isto não lhe pertence.”.



2- Com submissão radical (Jd. 1.15).
·        A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas, ou negar-se a si mesmo. A maior das exigências é que obedeça.
·        "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." (1 Sm 15.22-23).
·        Diante disso, rejeitar uma ordem de Deus é o mesmo que ir contra o próprio Deus.
·        No Reino de Deus está implícita a Dependência.
·         Dependência a tudo que o Senhor determina, isto é, sendo-lhe completamente submisso.
·         Jesus prega o Evangelho do Reino porque conhece o problema principal do homem: a sua independência para com Deus.



3- Com fé (Hb. 11.5).
·        Na verdade isso significa dizer que muitas de nossas escolhas são baseadas em atos deliberados da nossa própria vontade.
·        Mas quando andamos por fé existe algo diferente, pois trabalha não naquilo que se vê, mas naquilo que não se vê.
·         Tanto que o livro de Hebreus diz que a Fé é a CERTEZA do QUE SE ESPERA e CONVICÇÃO de fatos QUE NÃO SE VÊEM. (Hb 11:1).
·        Quando andamos por fé, nós não somente entramos no sobrenatural de Deus, mas fazemos Sua Vontade e o que lhe agrada, pois assim diz a palavra de Deus.
·        Neste mesmo livro de Hebreus diz a palavra do Senhor que pé Fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Hb 11:3).
·        O verdadeiro crente é aquele que enxerga pelos olhos da fé não atentando para as coisas materiais e temporais que se vê.
·        Aquele que anda pela FÉ espera com certeza na intervenção e provisão divina ainda que sua razão diga que não.

Pr.Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário