quinta-feira, 14 de março de 2019

SAUL: O REI DESASTROSO



1 Sm 15.19-22
Introdução: Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era filho de Quis e pertencia a tribo de Benjamim. Saul foi escolhido como rei quando os israelitas pediram pela monarquia. A história de Saul na Bíblia está registrada em livro de 1 Samuel (capítulos 9-31).
O nome Saul significa “pedido”, do original Sha’ul. Alguns intérpretes sugerem que esse significado transmite o sentido de “pedido de Deus”. Outros personagens bíblicos também aparecem com esse mesmo nome.


I QUEM FOI SAUL
1-O Primeiro Rei de Israel
·        Saul em hebraico significa “Pedido de Deus”. Saul era da tribo de Benjamin, seu pai chamava-se Quis.
·        Saul aparece na narrativa bíblica como um jovem camponês da cidade de Gibeá.
·        Ele é descrito como um homem de físico imponente, o mais formoso entre os israelitas (1 Samuel 9:2).
·        A sequência da narrativa bíblica sobre a história de Saul mostra que ele era valente e muito corajoso.
·        Na época em que Saul vivia, o povo de Israel era liderado pelo profeta Samuel, o último dos juízes de Israel.
·         Samuel já havia envelhecido, e combinado às frequentes ameaças de nações vizinhas, especialmente dos filisteus, os israelitas começaram a pedir por um rei.
·        Eles desejavam ter um líder-guerreiro que, segundo eles, pudesse livrá-los de qualquer investida inimiga.
·        Quando os israelitas desejaram e pediram por um rei, eles rejeitaram a liderança divina através do ministério de Samuel.
·        É verdade que antes de Saul, já estava nos planos de Deus conceder um rei a Israel (cf. Gênesis 17:16; 49:10).
·        Por esse motivo a Lei de Moisés já trazia a regulamentação da futura monarquia em Israel (Deuteronômio 17:14-20).

2-Alguém que começou bem (1 Sm9. 21).
·        A Bíblia diz que Saul estava procurando algumas jumentas de seu pai que haviam se desgarrado quando se encontrou com Samuel.
·         O profeta profetizou que Saul seria rei e o ungiu secretamente na terra de Zufe.
·         Mais tarde, Samuel confirmou a escolha de Saul como rei apresentando-o publicamente ao povo em Mispá (1 Samuel 9:1-10:25).
·        Tão logo o rei Saul já mostrou toda sua habilidade como líder e valoroso guerreiro.
·        Quando Saul assumiu a realeza sobre Israel, lutou contra os seus inimigos em redor: moabitas, amonitas, edomitas, o rei de Zobá e os filisteus (1º Samuel 14.47).
·        Quando o rei de Amom, Naás, sitiou Jabes-Gileade, Saul liderou um exército que destruiu os amonitas.
·        Essa campanha militar impressionou o povo, e os israelitas celebraram o reinado de Saul em Gilgal (1 Samuel 11).
·        De acordo com a narrativa bíblica, é possível mencionar três grandes erros cometidos pelo rei Saul.
·         Em primeiro lugar, o rei Saul tentou usurpar o ofício sacerdotal.
·         Antes da batalha contra os filisteus, Saul se mostrou impaciente e ofereceu sacrifício em Gilgal.
·        Quando Samuel chegou até ele, o rei Saul escutou a primeira profecia de que havia sido rejeitado por Deus como rei, e que o Senhor já estava providenciando um “homem segundo o seu coração” (Samuel 13:7-14).
·        Em segundo lugar, o rei Saul desobedeceu mais uma vez ao Senhor quando desprezou a ordem divina para destruir todos os amalequitas.
·        Saul resolveu poupar o rei Agague bem como o melhor dos animais daquele povo conquistado.

2- Experiências com Deus (1 Sm 10.2-6)
·        Como entender que Saul era cheio do Espírito Santo e ainda assim cometeu atos tão malignos?
·        Ao longo do A.T, o Espírito de Deus “vinha sobre” uma pessoa temporariamente para que o Senhor pudesse usá-la em seus grandes atos.
·        Isto acontecia com frequência aos juízes de Israel quando eram chamados por Deus para libertar a nação (Jz3. 8-10).
·        Porém, às vezes, no A T. o Espírito Santo até mesmo vinha sobre pessoas incrédulas para habilitá-las a realizar tarefas incomuns (Nm 24; 2 Cr. 36.22,23).
·        Saul, em seus primeiros anos como rei, era uma pessoa diferente (1 Sm. 10.1-10) como resultado do trabalho do Espírito Santo nele.
·        Mas o seu orgulho crescia na mesma medida de seu poder.
·        Após algum tempo, ele se recusou a buscar a Deus, então o Espírito Santo o deixou (1 Sm 16.14).
·         Assim como Saul muitos crentes, após receberem o batismo com o Espírito Santo em suas vidas, na medida em que essas pessoas vão crescendo na obra do Senhor.
·        Numa falta de visão espiritual, vão permitindo que o orgulho ou a vangloria, lhe turve a visão espiritual.
·        O Espírito Santo de Deus se ausenta delas, e então elas começam a criar as suas próprias manifestações do “espírito santo”, então surge às heresias.

II SEUS ERROS
1- Arrogância (1 Sm 13.9)
·        O que é arrogância? – É a atitude de uma pessoa que tem soberba, altiva, insolente e petulante.
·        Quantas pessoas, talvez por falta de vigilância, agem assim na casa de Deus.
·        São pessoas que tiveram o privilegio de serem agraciadas por Deus com o batismo no, ou com o Espírito Santo, mas, agem de maneira diferente, trocam a humildade por altivez, e vangloria.
·        Saul agiu assim, era Rei, mas, ao invés de esperar pelo sacerdote Samuel, se autodenominou  sacerdote, e foi fazer sacrifícios, que era tarefa de Samuel( Sacerdote).
·        Nesse cenário Saul mesmo ofereceu holocaustos a Deus e logo após o término Samuel chegou e reprovou a atitude de Saul.
·        O fato da reprovação não era simplesmente poder ou não oferecer holocausto, mas sim demonstrar a  não obediência a Deus, o pecado de Saul nesse caso foi imaginar que poderia fortalecer a situação de Israel contra os filisteus enquanto ao mesmo tempo, descumpria a Palavra do Senhor, mediante as instruções de Samuel dadas anteriormente.
·        Isto era contra a lei de Deus (Dt. 12.5-14) e as instruções de Samuel (1 Sm. 10.8).
·        Assim como Saul, nosso verdadeiro caráter espiritual é revelado diante das nossas dificuldades.
·        Os métodos que utilizamos para alcançar nossos objetivos são tão importantes quanto à realização dos mesmos.

2- Desobediência a Palavra (1 Sm. 15,11).
·        Ao poupar a vida do rei Agague e tomar o melhor dos espólios, Saul estava seguindo os seus próprios desejos.
·        Ao invés de servir como agente do Juízo de Deus, resolver agir dentro do seu próprio contexto.
·        Talvez ele quisesse ganhar prestígios, trazendo para casa os espólios dos amalequitas.
·        Saul foi insensato, pois não obedeceu a ordem do Senhor e como consequência ele não iria mais seguir governando, pois Samuel lhe afirmou que Deus já havia escolhido um novo rei, um “homem segundo o seu coração”.
·        Diante de todo o cenário e da continua desobediência de Saul, a palavra do Senhor veio a Samuel nestes termos: “Arrependo-me de haver promovido Saul à realeza, porquanto ele se afastou de mim e não seguiu as minhas orientações” (1º Samuel 15.11).
·        Quando confrontado por Samuel, Saul se desculpou por sua desobediência e culpou o povo.
·        Ele também procurou justificar-se poupando ao melhor das ovelhas, e das vacas, sugerindo que pretendia oferece-las em sacrifício.

3- Inveja (! Sm. 18.8)
·        Saul se indignou muito.
·        Saul viu que as habilidades e os feitos de Davi ofuscavam a sua importância como rei.
·        Para Saul, pareceria não faltar mais honra alguma a Davi.
·        Exceto o próprio trono.
·        Ironicamente, isso era o que Deus já havia determinado.
·        Saul começou a olhar para Davi com suspeita, procurando por qualquer sinal de traição ou razão para desconfiança.
·        Qualquer que seja o caso aqui, Deus estava julgando Saul por sua desobediência anterior.
·        Na nossa atualidade, vemos que a inveja, em algumas circunstancia, permeia no meio do povo de Deus, quando há ciúmes nos trabalhos para o Senhor.

III SEU FIM
1-Não reconheceu seus erros (15.20).
·        Mesmo Samuel tendo dado a Saul uma nova chance de corrigir as coisas com Deus, ele persistia em afirmar sua inocência.
·        Obedecer é melhor do que sacrificar, Samuel enfatizou que a sinceridade e a obediência eram pré- requisitos para uma adoração que agradava a Deus.
·        A desobediência a Deus são paredes espirituais, que nos separam de Deus e suas benesses.
·        O arrependimento de Deus está relacionado ao profundo lamento de ver seu projeto desandar.
·        Não por sua infidelidade ou falta de compreensão, pois Deus tem todo o controle e permanece fiel, mas sim pelas escolhas erradas que o ser humano, dotado do livre arbítrio, insiste em fazer.

2- Abandonou a sua fé (1 Sm.28.7)
·        Samuel já havia morrido e Saul havia expulsado de Israel todos os médiuns e aqueles que consultavam espíritos, porém sabia muito bem onde encontra-los.
·        Nesse tempo os filisteus se juntaram e armaram acampamento para “novo ataque” enquanto Saul reunia todos os israelitas e erguia seu acampamento em Gilboa.
·         Saul sentiu grande pavor e temeu por sua vida, diante disso consultou o Senhor, mas o Senhor não lhe deu nenhuma resposta, pois não respondia mais as suas orações.
·        Saul, ao procurar uma feiticeira, para obter uma resposta para suas indagações, pois o Profeta Samuel havia falecido, ele estava abdicando de sua fé em Deus.

3- Foi desqualificado (1 Sm. 15.28).
·        O rasgo acidental da orla do manto de Samuel, ocasionado por Saul, quando o profeta se virava para sair, serviu de sinal de que Deus havia rasgado o reino de Israel (tirado das mãos de Saul).
·        Incidentemente semelhante está registrado em 1 Rs. 11.30.
·        O próximo que iria receber o reino de Israel era Davi 1 Sm. 16.11-13.
·        Davi foi ungido com azeite.
·        O ritual religioso consagrou Davi para o reinado
·        Foi dado a Davi o poder, pelo Espírito Santo, para a função de liderar o povo de Deus, da mesma forma que havia sido dado a Saul (1 Sm. 10.10).

Pr. Carlos Borges( CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário