terça-feira, 5 de março de 2019

RUTE: A MOABITA LEAL



Rute 1.14-18
Introdução: Cinco mulheres foram citadas na genealogia de Jesus (Mt 1:1-17): Tamar, Raabe, Rute, mulher de Urias (Bate-Seba) e Maria. Dentre elas, Rute ganhará um especial destaque neste post, não apenas por ser a única que possui um livro na Bíblia, como também por ter sido peça-chave na história do povo de Israel.
I MULHER E MOABITA
1- O contexto em Israel (Rt. 1.1).
·        Houve uma época na terra de Canaã em que o povo passou por um período de fome e Elimeleque resolveu se mudar com sua família para a terra de Moabe para fugir da fome na terra (Rt 1:1-2).
·         Os Moabitas eram descendentes de Ló (a filha primogênita de Ló teve relações com ele quando este estava embriagado -Gên. 19.37), sobrinho de Abraão, e era um povo que estava sob a maldição.
·        Deus amaldiçoou os moabitas determinando que nenhum deles tivesse permissão para entrar na tenda da congregação até a décima geração (Dt 23:2-6).
·         Rute era moabita e sua história é uma prova da imensa compaixão de Deus para com as pessoas.
·        Elimeleque chegou à terra de Moabe e pouco tempo depois faleceu, deixando a viúva Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom (Rt 1:3).
·        Alguns anos depois, os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa (Rt 1:4), que aprenderam sobre a cultura e a religião do povo de Israel por meio de Noemi.
·        Entretanto, alguns anos mais tarde, Malom e Quilliom também faleceram (Rt 1:5).
·        Diante de tantas tragédias pessoais, Noemi decidiu buscar refúgio em seu próprio povo voltando para as terras de Israel (Rt 1:6).
·        Ao comunicar sua mudança de volta para seu povo à suas noras, Noemi se surpreendeu ao se deparar com a decisão de uma delas. Enquanto Orfa decidiu permanecer em sua terra, Rute resolveu acompanhar Noemi em sua jornada.
·        Mesmo quando Noemi insistiu para que ela ficasse estas foram as suas palavras: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. “Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rt 1:16-17.

2-Um exemplo de Superação (Rt. 2.11).
·        Orfa e Rute representam dois caminhos na carreira cristã.
·         Orfa escolheu voltar para o seu povo e para seus deuses. Rute, porém, escolheu acompanhar sua sogra que, aqui, representa o povo de Deus.
·        Ela foi atraída a Cristo pelas palavras e pelo cuidado de Noemi.
·        Mas o que Rute fez para que sua história virasse um livro da Bíblia em uma época em que as mulheres não estavam em evidência?
·        Rute foi leal à visão que recebera de Noemi e pela sua atitude a história do povo de Israel foi mudada.
·        Ao chegar a Belém de Judá, Rute foi rebuscar espigas nos campos de Boaz, um dos parentes mais próximos de Elimeleque, para suprir a casa de Noemi.
3-O agir sutil de Deus (Rt. 2.12).
·        Aqueles que pela fé, entram debaixo asas da graça podem estar certos de uma recompensa completa por terem feito isso.
·        Desta expressão, os judeus descrevem os prosélitos como alguém que se abriga debaixo das asas da majestade divina.
·        O ato de rebuscar espigas tipifica a experiência inicial de um cristão com Deus.
·         Rute era moabita, viúva e pobre, e, por isso, precisou recorrer aos campos de Boaz para obter seu sustento.
·        Da mesma forma, os novos na fé também devem recorrer a irmãos mais experientes para adquirir sustento, todavia, não podem se acomodar com a situação inicial de “rebuscador”, é necessário sempre buscar mais da palavra de Deus e ter o desejo de ser totalmente saciado.
·        No final da história de Rute há um casamento.
·        Seguindo as tradições da época (A Lei do Levirato – Dt 25:25-28; Rt 4:1-10), Boaz resgatou tudo que pertencia a Elimeleque, a Quilliom, a Malom e tomou Rute como esposa para gerar a descendência de Elimeleque que estava comprometida com a morte de seus filhos.
·        Rute concebeu e deu à luz a Obede.
·        Obede foi avô de Davi.
·         Em Davi nós não só vemos a transição de Juízes para Reis, mas nós também vemos a formação da descendência do Senhor Jesus.


II SEU CARÁTER
1- Lealdade (Rt. 1.17)
·        RUTE estava andando ao lado de Noemi numa estrada que se estendia pelos áridos planaltos de Moabe.
·        Não havia mais ninguém além das duas no meio daquela imensa paisagem.
·        Já era quase noite, e Rute olhava para sua sogra, talvez se perguntando se não seria melhor procurar um lugar para dormir.
·        Rute tinha muito carinho por Noemi e faria todo o possível para cuidar dela.
·        As duas levavam no coração uma grande dor.
·        Noemi era viúva já por muitos anos, mas agora chorava a morte de seus dois filhos, Quiliom e Malom.
·        Rute também estava de luto.
·        Malom era seu marido.
·        Ela e Noemi iam para o mesmo lugar, a cidade de Belém, em Israel.

2- Abandono da Idolatria (Rt. 1.16).
·        Vendo Noemi naquela estrada deserta, Rute não tinha dúvida do que sentia.
·        Seu coração transbordava de amor por Noemi — e pelo Deus a quem ela servia.
·        Assim, Rute disse: “Não instes comigo para te abandonar, para recuar de te acompanhar; pois, aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pernoitares, pernoitarei eu”. Teu povo será o meu povo, e teu Deus, o meu Deus.
·        Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei enterrada.
·        “Assim me faça Jeová e assim lhe acrescente mais, se outra coisa senão a morte fizer separação entre mim e ti.” — Rute 1:16, 17.
·        O povo de Noemi se tornaria seu próprio povo, pois Rute estava disposta a deixar para trás tudo que conhecia em Moabe — incluindo os deuses moabitas.
·        Ao contrário de Orfa, Rute podia dizer com toda a sinceridade que queria que o Deus de Noemi, Jeová, também fosse seu Deus. 

3- Obediência e Submissão (Jz. 3.6).
·        Quando as duas se estabeleceram em Belém, Rute começou a pensar em qual seria o melhor modo de cuidar de si mesma e de Noemi.
·        Ela soube que a Lei que Israel havia recebido de Jeová incluía uma provisão amorosa para os pobres.
·        Eles tinham permissão de entrar nos campos na época da colheita e seguir os ceifeiros, respingando o que fosse deixado para trás e o que crescia nas beiradas dos campos. (Lev. 19:9, 10;  Deut. 24:19-21.).
·        A fé demonstrada por Rute é um excelente exemplo para todos os que lutam pelo sustento nesta época de dificuldades econômicas.
·        Ela não se achava no direito de exigir nada dos outros e, por isso, era grata por tudo que faziam por ela.
·         Não sentia vergonha de trabalhar arduamente por várias horas para cuidar de quem amava, mesmo que fosse num serviço humilde.
·        Com apreço, aceitou e aplicou conselhos sábios sobre como trabalhar com segurança e em boa companhia.
·        O mais importante é que nunca perdeu de vista onde estava seu verdadeiro refúgio — sob a proteção de seu Pai, Jeová Deus.


II SUA RECOMPENSA
1-Seu casamento com Boaz (Rt. 4.13).
·        Uma curiosidade: você sabia que Rute ultrapassa as barreiras para unir?
·         Seu nome significa “amizade”.
·        Essa moabita guerreira, embora viúva de Quiliom, voltou para Israel com a sogra Noemi.
·        Ela se casou com Boaz, que era israelita.
·         Já pensou, que privilégio?
·        Na genealogia de Cristo, em Mateus 1, encontramos cinco mulheres.
·         É interessante o nome de Rute estar lá porque, como uma moabita, que não podia fazer parte do povo de Israel, ela mostrou que se formos leais e confiantes, poderemos ser recompensados. Deus cuida!

2- Bisavó de Davi (Rt. 4.17).
·        Boaz e Rute foram os  bisavós do rei Davi, Rute e uma das antepassadas da família de Jesus.
·        Rute era moabita.
·        Qualquer participação de uma moabita na comunidade de Israel seria vedada por dez gerações, mas ela foi aceita pela obediência e pela fé, características que precisamos para pertencer ao povo de Deus.
·        A opção de seguir ao Senhor é a melhor decisão que podemos tomar na vida.
·        Sempre vale a pena ajudar as outras pessoas.
·        Com certeza, essa é uma recompensa que não falha.
·        Ainda que estivermos sofrendo muito, podemos sentir que Deus estará nos protegendo.

3-Parente de Jesus (Rt. 4.22).
·        V.10 e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas.
·        Jesus não apenas foi o nosso resgatador, mas continua sendo.
·        Ele continua nos redimindo.
·         Ele nos redime todos os dias, colocando o seu manto sobre mim, chamando-me para o seu lado, reconhecendo-me como Sua noiva.
·        Todos os dias, dia após dia, ele continua a nos redimir, e redime a você também.
·         Não somente quando nos convertemos, mas hoje também, salvando-nos da nossa própria estupidez, de nosso próprio pecado, de nossa própria fraqueza.
·        Ele nos adquiriu com o Seu sacrifício no Calvário, e se apresentou para nos resgatar, com o seu próprio sangue.
·        Nós nos tornamos parente de Jesus pela fé quando aceitamos seu sacrifício vicário, nos tornando filho de Deus irmão de Jesus por adoção.
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário