quarta-feira, 17 de junho de 2020

O AGIR DE DEUS NO MEIO DA ESCASSES

I Rs.18.20-40

Elias  desafiou o povo a tomar uma posição - a seguir quem fosse o verdadeiro  Deus. Embora os  profetas  de Jezabel gritassem e dançassem  o dia todo para invocar Baal, não houve  resposta. Então, ao pôr do sol, chegou a vez de Elias. Ele preparou  o seu sacrifício e fez uma oração curta e direta. Imediatamente o Senhor Deus  respondeu  lançando fogo do céu. então o povo  de  Israel converteu-se  ao Senhor  e reconheceu que Ele  é o verdadeiro  Deus.
Ìdolos de madeira  ou pedra não são grandes  tentação para nós  hoje. No entanto, para nós, poder, "status", aparência ou possses são tentação bem maiores. Mas  eles são igualmente  sem vida. Quando  tempos de crises  vêm  e desesperadamente  procuramos  uma saída, esses ídolos  não respondem. Eles não podem oferecer-nos  respostas  verdadeiras, orientações  ou sabedoria. Na verdade, eles  afastam-nos do único  e verdadeiro Deus, que é capaz de fazer isto.
Devemos  dedicar-nos  ao Senhor  Deus  e pedir Sua ajuda  as circunstâncias. Não precisamos gritar e dançar para chamar a  atenção  de Deus. Mas em vez disso " no sossego e na sua  confiança, estaria a vossa  força(Is.30.15). Assim  como Elias, podemos  ficar  confiante de que Deus está presente  e é atencioso, quando procuramos honrá-los.   

 At. 11.27-30

Mais de uma séria  escasses de comida  ocorreu durante o reinado do Imperador romano Claudius (d.C. 41-54) devido  a seca que se estendeu por boa parte do império Romano por muitos anos. O resultado da profecia de Àgabo foi  que cristãos da Antioquia decidiram fazer uma contribuição  para os cristãos da Judéia. Os crentes da Antioquia deram o mais generosamente possível  e comprometeram a responsabilidade dessa ajuda  financeira  a líderes  de confiança. Seu amor unificado e apoio oferecido um ao outro eram uma  tangível  demonstração da diferença que Cristo fazia  na vida deles - o povo da Antioquia ficou  motivado a dar generosamente  porque se importavam  com as necessidades do próximo.
Dar generosamente  e com alegria demonstra  uma verdadeira  preocupação com o bem estar do próximo e demonstra  aos de fora  que os cristãos  são pessoas  motivados pelo amor. Como Deus tem chamado você para ajudar  os que estão em necessidade?  Os missionários  estão precisando de opoio? Os pobres  de sua comunide  precisam de alimentos?  E as pessoas  que precisam de tutores  para ajudar  seus filhos a terem uma boa  educação? Há muitas  maneiras  diferente  e criativas  pelas quais  você pode servir o próximo. Por meio de recursos materiais, tempo ou habilidades, leve em consideração como você pode ajudar as pessoas à sua volta.

Lembre-se Deus nunca vai esquecer a sua generosidade ou qualquer ação que tenha feito em favor do seu próximo, lembre-se  "próximo" não está relacionado a distância é sim a  disponibilidade, isto, é, a a oportunidade  momentânea.
A omissão é pecado, se você pode fazer o bem e não faz comete pecado( Tg.4.17) não precisa matar, roubar ou prostituir, para pecador, a omissão também é pecado, e muito grave diante de Deus.  

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário