domingo, 9 de agosto de 2020

O EVANGELHO

 

Rm. 1.1-7

Durante séculos o povo de Israel  esperava pelo cumprimento das promessas  de Deus concernente à vinda  do Messias e do  Reino  de Deus. O nascimento de Jesus aconteceu  em cumprimento a essas promessas. Logo, a notícia de  seu nascimento era inegavelmente, uma notícia alvissareira. À luz  disso, podemos  concluir que o sentido original  do termo evangelho é o de notícia alvissareira a respeito da providência de Deus para a salvação dos pecadores, que se realizou com aa vinda de seu Filho ao mundo.

 

I PALAVRA EVANGELHO

1-Etimologia-

1-      Curiosamente, a palavra grega para “evangelho”, euangelion, foi originalmente usada para descrever as “boas novas” da vitória militar trazida de um mensageiro ao seu comandante.

2-       Em seguida, passou a significar simplesmente uma mensagem “boa”.

3-       Os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as “Boas Novas” de Jesus Cristo e Sua salvação.

4-      Sabendo então qual o significado da palavra evangelho, resta-nos entender o que realmente é o Evangelho. 

5-      Talvez a definição mais clara e objetiva sobre o que é o Evangelho, foi registrada pelo Apóstolo Paulo, escrevendo sua Carta aos Romanos, ao dizer que o Evangelho “é o poder de Deus para salvar” (Rm 1:16).

  

II OS QUATRO EVANGELHOS

2-A Natureza dos Evangelhos

a)      Mateus, Marcos, Lucas e João, são a base do Novo Testamento; é impossível  compreender a este sem os quatros evangelhos.

b)      Os evangélicos sinóticos – Os três primeiros  evangelhos são chamados de sinóticos. Este nome vem de duas palavras  gregas syn -  que significa “com” e opsis “ótica, vista em suma o significado real é  Sinótico se refere ao resumo breve que possui o mais importante de determinada coisa, ou seja, é uma forma de resumir as principais ideias de um texto.

A palavra “sinótico” quer dizer !visão conjunta”. Isto se aplica a Mateus, Marcos e  Lucas porque  eles são uma sinopse da vida de Jesus. Eles contêm muitas  semelhanças entre si no conteúdo e na apresentação.


3- O Evangelho de João

1-      Enquanto os sinóticos  registram o ministério incessante e intenso do Senhor Jesus, as parábolas, os milagres e todos os demais  feitos do Mestre, João preocupou-se  mais  em descrever os discursos profundos e abstratos  de Jesus, revelando a sua deidade absoluta.

2-      O propósito é mostrar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que a fé em seu nome dá a todo o que Nele crê a vida eterna.

 

III A PROMESSA DE DEUS

1-O resumo do evangelho

1-      O capitulo 1  da epístola ao Romanos é uma síntese do evangelho; é a mais bela de todas as introduções das epístolas  paulinas. Em tão poucas palavras, diz tudo o que o homem precisa saber  sobre Jesus.

2-      Essas poucas palavras  falam da origem  divina  e humana de Jesus, e descrevem o plano  de Deus para a redenção da humanidade.

 

2- O plano de Deus

1-      O evangelho não é algo surgido  de improviso, pois Deus o havia prometido desde “antes dos tempos  dos séculos” (Tt.1.2).

2-       ABíblia diz  que Deus o prometeu “ pelos seus profetas nas Escrituras Sagradas” (Rm1.2). O messias foi sendo revelado  de maneira  sutil e progressiva.

3-      Cada profeta apresentou um perfil do Salvador, até  que a revelação se consumou na sua vinda.

4-      Mateus inicia o seu evangelho associando o Messias aos dois maiores pilares do Antigo Testamento: Abraão e Davi ( Mt.1.1) O apóstolo Paulo ressalta, aqui, a realiza do Filho do homem (Rm 1.4).

 

IV O EVANGELHO QUE SALVA

1- O caráter universal do evangelho

1-      A Bíblia diz que todos os homens  são pecadores e precisam reconciliar-se com Deus(Rm. 3.23); 5.12).

2-       Não existe  salvação sem Jesus (At.4.12). ele mesmo disse : “Ninguém vem ao Pai se não for por mim( Jo.14.6).

3-      No  livro de Atos, encontramos  o Espírito Santo impulsionando os cristãos no trabalho da pregação do  evangelho.

4-       O alcance do evangelho, em tão pouco tempo, foi  extraordinário.

5-      É o cumprimento da  ordem de Jesus: “ Até os confins  da terra” (At. 1.8).

 

2-Evangelização

1-      O evangelho é a mensagem de que o mundo tanto carece.

2-      Já faz dois mil anos  que os cristãos vêm pregando esta mensagem, e ela  continua sendo, a cada dia, sempre nova, viva e eficaz.

3-      A evangelização o discipulado e a intercessão são as três principais  colunas do crescimento da igreja.

4-      Cada igreja  deve elaborar projeto , com metas bem definidas , para alcançar  os pecadores.

5-      O apóstolo Paulo diz que o evangelho  salva, mas é preciso permanecer nele(1 Co.15.1,2).

6-      Evangelizar é tarefa de todos os crentes.

 

3- Influencia do evangelho  na legislação da nação.

1-      O evangelho de Cristo tem influenciado muitas nações.

2-      Haja visto a Inglaterra e os Estados Unidos.

3-      Foram nações que herdaram grandes avivamentos  espirituais, ambos  os países garantem, através de legislações  inspiradas na Bíblia, o respeito aos direitos humanos, a preservação da qualidade de vida e a justa distribuição de renda.

4-      Infelizmente, o mesmo não acontece nos países  que se fecharam às Boas Novas de Cristo.

5-      Oremos , pois, a fim de que  o Brasil seja totalmente  evangelizado, pois, feliz é a nação que se acha compromissada com o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário