At.8.26-9.9
Introdução: Filipe
acabara de ser o instrumento de uma grande obra em Samaria. Quão grande deve
ser sua surpresa ao receber agora a ordem de deixar o seu campo de trabalho e dirigir-se
a um caminho deserto! Certamente é um lugar estranho para pregar o Evangelho!
Contudo, ele obedece sem discutir.
1-O Avivamento em Samaria (At.8.1)
1. Na
época neotestamentaria Israel estava dividido
em três regiões principais: Galileia, ao norte; Samaria, no centro; e a Judeia,
ao sul.
2. A
cidade de Samaria havia sido a
capital do Reino do Norte, antes deste
ser conquistado pela Assíria em 722 a.C.
3. Durante
o domínio babilônico, o rei assírio
levou muitos cativos, deixando em apenas as pessoas pobres e estrangeiros.
4. Estes
se casaram com os judeus, e os descendentes dessa união se tornaram conhecidos
como samaritanos, considerados mestiços
pelos judeus “puros” do Reino
do Sul, Judá.
5. O
resultado disso foi um intenso ódio entre os dois grupos.
6. Mas
o próprio Senhor Jesus foi a Samaria (Jo.4), e ordenou que seus seguidores divulgassem
lá as Boas Novas.
1. Os
samaritanos tinham uma expectativa sobe a vinda do Messias (Jo.4.25).
2. Felipe
lhes conta que Cristo já veio e que eles são bem vindos a ele.
3. Os
milagres eram inegáveis.
4. Eles
ouviam as palavras que ele falava com autoridade, e viam os seus maravilhosos efeitos imediatamente.
5. A
perseguição forçou os cristãos a saírem de suas casas em Jerusalém, e juntos com eles foram as boas
Novas.
6. Às
vezes Deus faz sentir incomodados para que mudemos.
7. Talvez
não desejemos experimentar tal sensação, mas o desconforto pode ser benéfico
para nós.
8. Porque
Deus pode trabalhar através de nossa dor.
9. Quando
fomos tentados a reclamar sobre as circunstâncias incomodas ou dolorosas, pare
e pergunte se não seria Deus, nos
preparando para uma tarefa especial.
1. Quando
Filipe anunciou a Jesus Cristo, os seguidores de Simão o deixaram, creram no
Salvador e passaram a ser batizados.
2. Lucas, o autor de Atos, observa: “O
próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de
perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados” (At 8.13).
3. Depois de
observar a poderosa e sobrenatural habilidade dos apóstolos de conceder o
Espírito Santo aos crentes em Samaria, através da imposição das mãos, Simão
começou a cobiçar o mesmo poder (At 8.18-19).
4. Quando
tentou comprá-lo do apóstolo Pedro, recebeu uma das mais severas repreensões
encontradas no Novo Testamento (At 8.20-23).
5. A
descrição bíblica termina com Simão implorando a Pedro para rogar ao Senhor em
seu nome, esperando escapar das consequências da condenação que Pedro lançou
sobre ele (At 8.24).
6. A frase tudo tem um Preço parece ser verdade em
nosso mundo de subornos e
materialismo.
7. Simão
pensou que pudesse comparar o Poder do Espírito Santo., mas Pedro o repreendeu severamente.
8. O único
caminho para receber o poder de Deus
está em fazer o que Pedro ensinou a Simão –afastar-se
do pecado, pedir perdão a Deus e ser cheio do seu Espírito.
1- O Espírito sopra onde quer (At. 8.26)
1. Filipe, personagem
principal do nosso texto, depois de liderar um grande avivamento em Samaria com
pregação, curas, libertações de espíritos imundos, conversões
e batismo.
2. Felipe foi
surpreendentemente convocado para uma missão completamente diferente da que
estava fazendo.
3. Evangelizar uma pessoa.
4. Aquilo que pareceu ser uma
mudança de rota foi na verdade a reafirmação de um princípio que
permeia todas as Escrituras Sagradas.
5. Deus é uma pessoa e chama pessoas
particularmente para receberem a salvação em Jesus e desenvolverem com Ele um
relacionamento pessoal que, essencialmente, envolve comunhão e missão.
6. Por isso, nesta manhã, o
Espírito Santo oferece-nos uma oportunidade singular para discernirmos os
princípios fundamentais que nos ajudarão a PERSEVERAR NA MISSÃO DE EVANGELIZAÇÃO.
1. A narrativa de Lucas, nos
mostra quem era Felipe, para nos fazer compreender quem era esse homem
que obedeceu a ordem do Espírito Santo.
2. Singularidade racial (v. 27) – ele era “etíope” (atual
Sudão) – um representante
do continente africano.
3. Singularidade social (v. 27) – “eunuco” =
“castrado” (Mt 19:12), “alto oficial de Candace”,
“superintendente de todo o seu tesouro” , um homem de grande
importância na equipe econômica real, uma espécie de ministro das finanças.
4. Singularidade espiritual (v. 27) – “… que viera adorar em
Jerusalém” – tinha interesse nas manifestações comunitárias de espiritualidade
e, mais do que isto, “… vinha lendo o profeta
Isaías” (v. 28).
5. Esse Eunuco – tinha um grande
interesse na Palavra de Deus, logo ele tinha avidez por conhecer a Deus,
através de sua Palavra.
6. Lucas diz que o Espírito
Santo, que levara Filipe e aquele etíope para o deserto, diz a Filipe de forma
direta, clara, inequívoca e desafiadora: “aproxima-te deste carro e
acompanha-o” (v. 29).
7. O princípio missionário
aqui é muito claro: a evangelização é um
movimento do Espírito que atua no cristão.
8. O Espirito Santo atua em
pessoas específicas que precisam da
graça de Deus revelada em Jesus.
9. Também concomitantemente,
atua em pessoas específicas preparando-as para estabelecerem um diálogo que
viabilize uma genuína transformação espiritual.
Que impede que eu seja batizado?
1. Tendo ouvido a mensagem do sacrifício de Cristo pelos
pecados, o eunuco respondeu com convicção, demonstrando a atuação do Espírito
Santo.
2. Irineu, um dos pais da Igreja que viveu entre 130—202
d.C., escreveu que o eunuco voltou à Etiópia e tornou-se um missionário entre
seu próprio povo.
1. O Espírito do Senhor arrebatou a
Filipe, e não o viu mais o eunuco [...] E Filipe se achou em Azoto.
2. A palavra grega traduzida por
arrebatou também é usada em 1 Tessalonicenses 4.17, uma alusão ao arrebatamento
da Igreja.
3. Mesmo que a partir dessa passagem só seja
possível dizer que Filipe foi do deserto a Azoto, a terminologia indica um
transporte milagroso.
1-Quem era Saulo
(At.9.1-23)
1. Talvez este seja o homem mais conhecido como
representante do cristianismo, além de ser de fundamental importância para a
história da igreja.
2. Saulo, seu nome aramaico na comunidade judaica em Jerusalém.
3. Paulo, a forma romana de seu nome, ecoa nos livros de
teologia.
4. Também de filosofia.
5. Ele também é o homem que mais escreveu sobre doutrina
no Novo Testamento.
6. Treze cartas são de sua autoria.
7. Paulo foi o
primeiro teólogo da igreja e foi chamado por alguns de seu segundo fundador.
8. Era natural de Tarso, uma importante cidade da
Cilícia, e era cidadão romano, título que herdou de seu pai ou de algum parente
que prestou serviços ao império e como recompensa ganhou a cidadania.
1. Foi a caminho para praticar mais um de seus atos
perseguidores que Saulo encontrou Jesus de forma singular e definitiva.
2. Quase no fim de sua viagem de 240 km, ele viu e ouviu
o Senhor Jesus ressurreto.
3. Posteriormente,
esse fato foi muito importante para conferir autoridade apostólica a Paulo.
4. A pergunta feita ao perseguidor lhe mostrou quanto o
Senhor prezava, amava e era unido com a Sua igreja.
5. Ele não
perguntou por que Paulo perseguia a igreja, mas sim porque O perseguia.
6. Saulo não sabia quem estava falando com ele. Então,
ouviu o Senhor responder: “Eu
sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9.5).
7. Após a resposta, o novo convertido foi instruído
quanto ao que fazer. Todos à sua volta ouviam a voz, mas não viram ninguém.
8. Além disso, ouviram o som, mas não compreenderam o que
a voz havia dito.
9. Levantando-se
do chão, Paulo estava cego.
10. Ele deveria seguir viagem, levado por outros para a
cidade, onde aguardaria a pessoa que lhe diria o que lhe convinha fazer (At
9.6).
1. A recepção de Paulo na igreja foi um pouco diferente.
2. Ele jejuou,
orou e esperou por três dias antes que obtivesse alguma explicação para tudo àquilo
que aconteceu com ele.
3. Essa atitude de Paulo mostra sua rápida transformação.
4. Claro que, como
fariseu, orava e jejuava, mas agora era diferente.
5. Esperou calmamente que o Senhor lhe enviasse uma
resposta e, enquanto isso, apenas jejuou e orou.
6. Como diz Stott, “o rugido do leão foi transformado em
balido de cordeiro”.
7. Seu relacionamento com Deus foi transformado.
8. Deste ponto em diante, ocorreu a Saulo a maior mudança
de toda sua vida – em relação à igreja.
9. Assim que se sentiu
fortalecido com a acolhida de Judas e Ananias, Saulo saiu pregando na cidade,
causando espanto e confusão em todos os judeus, e passou a ser perseguido.
10. Alguns deles tramaram a morte de Saulo, que saiu
fugido em um cesto pela muralha da cidade.
11. A igreja a qual odiara passou a ser objeto de um amor
apaixonado e contagiante.
12. Saulo também mudou seu relacionamento com os judeus.
13. Em vez de
concordar com eles sobre o Messias, passou a demonstrar que Jesus era o Cristo
que eles ainda esperavam.
14. Não existe conversão genuína em que não
haja mudanças de comportamento e de relacionamento para com Deus, com a
igreja e com o mundo.
15.
Ensinemos essa verdade tão importante e tão ausente nas pregações evangélicas de
hoje.
Pr. Carlos
Borges (CABB).
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