terça-feira, 12 de janeiro de 2021

OS ESPIAS E RAABE

 

Js.2.1-24

Introdução: Em Josué 2 vemos que dois espias são enviados a Jericó para conhecê-la. Chegando lá, se hospedaram na casa de uma mulher prostituta, chamada Raabe, contudo eles foram vistos, e pela manhã a ordem do rei chegou até sua casa determinando que ela entregasse os homens. Mas contrariando a ordem do rei, Raabe os escondeu e negou que eles estavam ali.

Quando os servos do rei finalmente se foram, Raabe declarou aos espias que a fama do Deus de Israel havia chegado até ali. Eles sabiam que o Senhor havia destruído o Egito, aberto o Mar Vermelho e como derrotou Seom e Ogue.

De acordo com o relatório de Raabe, os moradores de Jericó estavam desanimados e tinham certeza que o Senhor os entregaria em suas mãos. Então, ela implorou que eles tivessem misericórdia dela e de sua casa. E eles consentiram.

 I ESPIAS ENVIADOS A JERICÓ

1-Só dois espias (Js.2.1-23)

1.      Por que Josué enviou espias secretamente?

2.      Pelo que sabia ele atacaria uma cidade altamente  fortificada e usaria tática de guerra convencionais.

3.      Ele precisava de informações estratégicas sobre Jericó par a batalha que seria  travada.

4.      Mas ele também sabia que isto poderia suscitar criticas dos outros líderes.

5.      Além do mais, da última vez que os espias foram enviados, os relatórios causaram problemas desastrosos (Nm.13.1-14.4).

6.      Josué não queria prosseguir sem informações, ele também não desejava que as pessoas falhassem e questionassem sua sabedoria e habilidade para liderar  a nação.

 2-Observar a terra e Jericó (2.1b)

1.      Por que os espias pararam na casa de Raabe, a prostituta?

2.      Era um bom local para colherem informações  sem serem questionados.

3.      A casa de Raabe possuía a localização ideal para uma rápida fuga, pois fora construída sobre os muros da cidade (Js.2.15).

4.      Deus conduziu os espias até a casa de Raabe, porque sabia que ela o temia e que seria um instrumento para a vitória dos israelitas sobre Jericó.

5.      O Senhor costuma usar pessoas com fé simples para realizar seus grandes PRÓPOSITOS, não importa o tipo de passado que elas tenham tido ou quão insignificante possam parecer.

6.      Raabe não permitiu que seu passado a impedisse de desempenhar o novo papel que Deus tinha para ela.

 3-Prudência (Js. 2.23)

1.      O retorno seguro deles (os espias) foi um incentivo para Josué.

2.      Deus providenciou para eles uma amiga tão boa como Raabe em um país inimigo e, apesar da fúria do rei  de Jericó e da ânsia  dos perseguidores, eles voltaram  em paz.

3.      Esse foi um exemplo do grande cuidado de Deus por eles pelo bem de Israel, que poderia  assegurar  o povo  da orientação  divina  e do cuidado  sob o qual estavam.

4.      Assim, aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Num.

5.      Contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera.

6.      E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra em nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós.

 II A PROSTITUTA RAABE

1-A casa de Raabe (Js.2.1c)

1.      Não sabemos como eles passaram o Rio Jordão, mas eles entraram em Jericó, que ficava a 11 ou 12 quilômetro do rio.

2.      Ao procurarem ali uma pousada conveniente, eles foram direcionados para a casa de Raabe, chamada de prostituta. – uma mulher que já tivera má fama, mas havia se arrependido se concertado.

3.      Se esses espias fossem para qualquer outra casa, eles, certamente, seriam traídos e condenados à morte sem misericórdia.

4.      Deus sabia onde havia uma amiga que seria fiel aos espias, embora eles não soubessem, e conduzi-os até lá.

5.      Assim, o que nos parece mais contingente e acidental, muitas vezes, foi enviado pela provisão divina para servir aos grandes fins.

6.      E os que fielmente, reconhecem a Deus em seus caminhos serão orientados com Seu olho (Jr. 36.19, 26).

 2-Espias Protegidos (Js.2.6)

1.      Escondidos entre as canas do linho­ – Ela os escondeu  em cima do telhado da casa, que era plano, e  os cobriu com canas  de linho, de modo que, se os oficiais  fossem lá para procurá-los, os espias  não fossem descobertos.

2.      Este texto descreve que, mesmo Raabe sendo Cananéia e prostituta, creu no Deus de Israel, e se alinhou com os desígnios Dele.

3.       Muitos ouviram do Deus de Israel, mas somente Raabe creu em Seus propósitos.

4.       Raabe esconde os espias para que não fossem captura dos pelo rei de Jericó.       

 3- O medo em Jericó (Js. 2.11)

1.      Deus em cima nos céus e em baixo na terra - Ela faz profissão de sua fé em Deus e na Sua promessa, talvez, não se tenha achado tão grande fé (considerando todas as coisas), não,   em Israel.

2.      Como a fé desta mulher de Canaã, que acredita  no poder de Deus e em Seu domínio sobre todo o mundo.

3.      “Jeová vosso Deus, a quem adorais, e invocais, está tão acima  de todos os deuses que Ele é o único Deus verdadeiro, Ele é um Deus  em cima nos céus  e embaixo  na terra, e é servido pelos exércitos de ambos.”

4.      O povo de Canaã estava apavorado pelos rumores das noticias sobre as conquistas do povo de Deus (Israel).

5.      E Raabe sabia disso, pela sua pratica da prostituição, e em conserva com seus clientes, foi amealhando informações privilegiadas, talvez com as noticias mais recentes ela tenha optado por renunciar as suas praticas e procurado dar um novo norte a sua vida.

 III MARAVILHOSA GRAÇA

1-Pedido de Raabe (Js.2.12)  

1.      Beneficência (....)à casa de meu pai – Raabe os incumbiu de levar ela e seus parentes debaixo de sua proteção, para que não perecessem na destruição de Jericó.

2.      O fato de ela ter sido  tão solicita  para interceder  por si mesma diante dos israelitas e cortejar  a beneficência  deles  era uma prova de sinceridade e da força  de sua fé sobre a revolução  que se aproximava de seu país.

3.      Os que, realmente, acreditam na revelação divina sobre a ruina dos pecadores, e na concessão da terra celestial para Israel de Deus, terão diligência para fugir da ira  vindoura  e tomar  posse da vida eterna, unindo-se a Deus e ao Seu povo.

4.      Ela previu a derrota de seu país, e  crendo nisso, intercedeu a tempo pelo  favor dos vencedores.

 2-Cordão Escarlate ( Js.2.18)

1.      Os espias deram a Raabe um cordão de fio de escarlata [vermelho vivo] para pendurar na janela como um símbolo do acordo que fizeram.

2.       Sendo assim, o exército de Israel identificaria a casa dela e pouparia todos em seu interior.

3.       Aliás, a cor do cordão é indiscutivelmente importante, pois representa a cor do sangue da expiação (Êx 12.7,13).

4.      Além de aludir à história de Tamar, quando o fio vermelho foi amarrado ao pulso do primeiro filho (Gn 38.28,30).

5.       Ambas as mulheres, Raabe e Tamar, foram ancestrais não israelitas de Jesus (Mt 1.3,5).

6.      Um dia para os antigos israelitas poderia significar qualquer período do dia. Assim, a expressão três dias poderia fazer referência a algum turno de cada um dos três dias.

 3-Relatório cheio de fé (Js. 2.24)

1.      O senhor nos tem dado- Todos os habitantes do pais  pensaram  que ficariam  de pé, no entanto, desmaiaram  diante de nós, pois eles não têm sabedoria para ceder  nem coragem para lutar.

2.      Verdadeiramente o Senhor tem dados em nossas mãos toda a terra, é tudo nosso,  nada temos  de fazer, de fato, senão  tomar posse.

3.      O pavor  dos pecadores  é, muitas vezes, o presságio de sua queda.

4.      Se resistirmos aos nossos inimigos  espirituais, eles fugirão diante de nós, de isso  irá nos  encorajar a esperar  que, no devido tempo, seremos  mais que vencedores.    

    Pr.Carlos Borges (CABB)       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário