sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

JOSUÉ,UM LIVRO DE CONQUISTA

 

Js.1.1-18

Introdução: Em seguimento das palavras de Deus, Josué dirige-se ao povo e dá-lhe instruções a fim de que se prepare para atravessar o Jordão no espaço de três dias (1:10-15). A isto segue-se a resposta do povo, cuja fonte recaía obviamente na Palavra de Deus (1:16-18). A revelação de Deus deve sempre ser seguida de uma resposta que tenha em conta a Sua Palavra inspirada.

 II O LIVRO DE JOSUÉ

1-Titulo e autor (Js.1.1)

1.      Josué é o autor de parte do Livro de Josué, porém o final do Livro que provavelmente foi escrito pelo sacerdote Finéias, uma testemunha de todos esses eventos.

2.      Na vida real, os grandes liderem, são raros, com frequência, homens e mulheres são escolhidos para posição de liderança.

3.      Porém, vacilam ou deixam de agir.

4.      Outros abusam do poder para satisfazerem seus egos, ocasião em que  oprimem seus subordinados e desperdiçam  recursos.

5.      Porém, sem lideres  fiéis, éticos e eficientes, as pessoas vagueiam.

 2-Transção de liderança (Js.1.2)

1.      A comissão de Josué dá-se apenas após a morte de Moisés (versículos 1-2).

2.       Isto é significante.

3.      A missão de Josué e a continuação dos propósitos de Deus quanto a introduzir Israel na terra prometida, por certas razões tipológicas, chegam somente depois do falecimento de Moisés. Por quê?

4.      O discurso de Deus encorajando Josué é alentador e tenro, e garantia Seu cuidado, Sua proteção e Sua presença, além de estimular a obediência a Sua Lei.

5.      Aquelas palavra do Senhor para Josué serviam como motivação e mostravam a Graça de Deus com Seu servo.

6.      É impossível alcançarmos o verdadeiro sucesso se estivermos distante da vontade de Deus.

 3-Temática Teológica (Js.1.8)

1.      A palavra meditar significa  muito mais do que uma contemplação.

2.      A ideia é a de que um individuo deve refletir sobre a Palavra  de Deus de uma forma profunda, considerando suas verdades de forma pessoal e aplicar a sua vida( Sl. 1,2,3).

3.      Ele disse que, para ser bem sucedido, Josué  deveria:

·        Ser forte e corajoso porque a tarefa  seguinte não seria fácil.

·        Obedecer a Lei de Deus.

·        Ler e estudar constantemente o Livro da Lei ( a Palavra de Deus).

4.   Para ser bem sucedido, siga as palavras de Deus a Josué.

5.  Você pode não ter sucesso de acordo com os parâmetros do mundo, mas  será uma benção aos olhos de Deus – e a sua opinião dura para sempre. 

 II DEUS PREPARA JOSUÈ

1-Um Líder preparado (Js.1.1)

1.      Quarenta anos atrás ( após completar o luto pela morte de Moisés), os israelitas tiveram a oportunidade de entrar na Terra Prometida, mas  não confiaram  no poder de Deus.

2.      Como resultado, o Senhor não permitiu que entrassem na terra, mas fez que peregrinassem pelo deserto até que toda geração desobediente  morresse.

3.      Durante suas peregrinações pelo deserto, alguns israelitas cumpriram a Lei de Deus.

4.      Também ensinaram a nova geração a obedecer ao Senhor, para que pudessem  entrar na Terra Prometida( também chamada de Canaã).

5.      A medida que as crianças  cresciam, eram constantemente lembradas  que a fé  e a obediência  a Deus trariam  vitória, enquanto  que a descrença e a desobediência causariam tragédia.

6.      Quando a última pessoa da antiga  geração morreu( com a exceção de Josué e Calebe) e a nova  geração tornaram-se adulta, os israelitas preparam-se para  reivindicara a tão aguardada Terra Prometida. 

 2-Uma Promessa (Js.1.9)   

1.      Josué sucedeu Moisés  como líder de Israel.

2.      Que qualificações ele precisou ter para se tornar  o líder de uma nação?

3.      Deus o escolheu (Nm.27.18-23).

4.      Ele era uma das testemunhas oculares vivas das dez pragas  e da saída do Egito.

5.      Ele foi  ajudante de Moisés  por 40 anos.

6.      Dos 12 espias , só ele e Calebe  mostraram confiança de que Deus os ajudaria  a conquistar a terra. 

7.      Como uma disputa estava prestes a ser travada com numerosos inimigos bélicos, era necessário, portanto, inspirar Josué com especial confiança.

8.      Josué, portanto, é ordenado a contemplar, na assistência prestada a Moisés, o futuro assunto das guerras que ele deveria empreender sob a mesma orientação e proteção. 

9.      E, de fato, a desconfiança que surge da ansiedade desperta em nós sentimentos tão tumultuosos que, com a menor aparência de perigo, nos agitamos e nos atormentamos miseravelmente até ter certeza de que Deus estará conosco e mais do que suficiente para nossa proteção.

 3-Uma Responsabilidade ( Js.1.9)

1.      Seja forte e corajoso foi a declaração de encorajamento que Josué escutou do próprio Deus.

2.       Ao dizer que Josué devia ser forte e corajoso, Deus estava animando e fortalecendo o líder hebreu que havia recebido a responsabilidade de conduzir o povo de Israel na conquista da Terra Prometida.

3.      Esse encorajamento é tão importante e emblemático que Deus o repete três vezes seguidas a Josué (Josué 1:6-9).

4.       De fato essas palavras certamente foram muito significativas a Josué.

5.       Deus lhe falou que ele deveria ser forte e corajoso num momento decisivo de sua vida.

6.      Moisés, o homem que havia sido usado por Deus como instrumento para libertar o seu povo do Egito, havia morrido.

7.       A situação realmente era complicada, pois aos olhos humanos Israel tinha ficado sem liderança justamente na ocasião que deveria ser o clímax de uma história de quatro décadas de peregrinação.

8.      Se a vida no deserto tinha sido difícil, o desafio em Canaã parecia ser ainda mais complicado.

9.       Como uma caravana que era basicamente nômade, poderia tomar as equipadas e protegidas cidades canaanitas?

10.    E pior, tendo acabado de lamentar a morte de sua maior referência?

11.    Foi nesse contexto que Deus levantou Josué como instrumento para fazer o seu povo herdar a terra que Ele havia prometido a Abraão.

12.    Por isso a exortação “seja forte e corajoso” foi muito apropriada.

 III JOSUÉ PREPARA O POVO

1-A Preparação (Js.1.10)

1.      O discurso de Deus encorajando Josué é alentador e tenro, e garantia Seu cuidado, Sua proteção e Sua presença, além de estimular a obediência à Sua lei.

2.      Aquelas palavras do Senhor para Josué serviam como motivação e mostravam a graça de Deus para com Seu servo, algo que continua válido nos dias de hoje.

3.      É impossível alcançarmos o verdadeiro sucesso se estivermos distantes da vontade de Deus.

4.   Muitas pessoas pensam que a prosperidade  e o sucesso são decorrentes  do poder, de contratos pessoais  influentes  e um desejo inexorável  de prosseguir.

5.      Porém a estratégia para a prosperidade ensinadas por Deus  a Josué  é contrária  a tais  critérios.

6.  Ele disse que, para ser  bem-sucedido, Josué  deveria 1-Ser forte corajosos porque  haveria momentos que demandasse muita coragem e fé em Deus. 2-Também deveria levar em conta a Lei de Deus, onde estaria todo o segredo da prosperidade em todos as ações  do povo de deus. 3- Ter que estudar a Palavra de Deus, onde está inserida a sua vontade,  que é o guia espiritual do Povo Dele.

 

­2- Obediência (Js.1.16)

1.      Se o povo tentasse conquistar a Terra Prometida do seu próprio jeito(sem a orientação de Deus), o resultado seria um caos.

2.      Para que a enorme tarefa  de conquista a terra fosse completa, todos  deveriam concordar com os planos do líder  e estarem dispostos  a apoia-lo e obedecer-lhe.

3.      Se desejamos completar a as tarefas  que Deus  nos tem dado, devemos  concordar  completamente com o seu  plano, nos comprometermos a obedecer-lhe e praticar os sues princípios pondo-os em pratica.

4.      Concordar com os planos de Deus significa saber qual é (como se encontra na Bíblia) e leva-lo a sério diariamente.

 3-Desobediência (Js.1.18)

1.      O povo respondeu a Josué de forma calorosa, entusiasmada, refletindo os elementos de esforço e ânimo que Deus colocara a cargo de Josué nos versículos 1 a 9.

2.      Compare o versículo 5 com o 17, e note também a quarta ocorrência da exortação: esforçaste e tem bom ânimo (v. 6,7,9).

3.      O comprometimento de obediência e lealdade a Josué certamente deve ter encorajado grandemente o novo líder.

4.      De seu acampamento em Moabe, os israelitas se prepararam para entrar na terra que o SENHOR lhes deu para que a possuíssem .

5.      Esta foi a terra que Deus prometeu conceder aos descendentes de Abraão (Js.13.14; Js.14.-1 ).

6.      Os limites dela foram cuidadosamente definidos por Moisés (Nm 34.1-12).

7.      Agora, sob a liderança de Josué, o povo deveria partir e tomar posse de Canaã. 1.17,18.

8.       Senhor, teu Deus, seja contigo.

9.       Estas palavras dos israelitas mostraram a aceitação do povo em ter Josué como novo líder.

10.     O povo usou os mesmos termos que o próprio Deus pronunciou quando prometeu estar com o substituto de Moisés.

             Pr. Carlos Borges (CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário