Gal.5.1.26
Introdução: Como dissemos Gálatas foi escrito para
auxiliar os cristãos da Galácia a resistir aos falsos mestres que pregavam que
só era salvo quem acrescentava à fé em Cristo, o mérito humano da obediência à
lei. Estamos refletindo no capítulo 5.1-26.
I LIBERTOS PARA A LIBERDADE
1-Éramos Escravos (do
Pecado-Gal. 5.1)
1.
Nós
devemos essa liberdade a Jesus Cristo.
2.
Por
seus méritos, Ele satisfez as demandas da Lei imperfeita, por Sua
autoridade como Rei, Ele nos
libertou das obrigações daquelas
ordenanças impostas sobre s judeus.
3.
É nosso
dever ficarmos firmes, constantemente e
fielmente fixados ao Evangelho e
não(permitirmos) ser persuadido para voltar a Lei de Moisés.
4.
Que
liberdade é esta que temos em Cristo Jesus que nos livrou da lei?
5.
Seria,
porventura, para nos esbaldarmos em pecado para que a graça de Cristo
superabunde?
6.
Paulo
mesmo dá a resposta e nos diz que Cristo não é ministro do pecado, mas da
justiça.
2-Legalismo é voltar a escravidão
(Gal.5.3)
1.
A literatura judaica na época de Paulo algumas
vezes se referia à submissão à instrução da lei como estando debaixo do jugo da
lei.
2.
Paulo estava preocupado que seus leitores gentios
não deixassem a lei ocupar o lugar de Cristo na vida deles (Mt. 11.29; At 15.10
.
3.
Em Rm
14.1-5-Éramos escravos e fomos libertados por Cristo para a liberdade.
4.
Considerar
Cristo e a circuncisão como necessários para a salvação é o equivalente a negar
a suficiência de Cristo para a salvação.
5.
Aceitar a
circuncisão como exigência para a salvação significa não apenas admitir um
padrão de obras de justiça que não pode ser alcançado.
6.
Mas também
rejeitar o que Cristo realizou.
7.
É um retorno
ao domínio do pecado e à maldição da lei.
3- Legalismos é cair da graça
(Gal.5.4).
1. Ao construir sua esperança nas palavras da
Lei, eles anularam sua esperança em Cristo, pois Ele não será o Salvador daqueles
que não admitem e confiarem nele como seu único Salvador.
2.
Assim, todos
os que procuram se justificar diante de Deus pelas obras da lei, separaram-se
de Cristo e da graça, caíram.
3.
Ou seja,
estavam renunciando à graça de Deus, pois não mais confiavam nela.
4.
Aqueles
que são escolhidos em Cristo serão protegidos de renunciar ao evangelho, e
Paulo continuava confiante que ao menos alguns na Galácia dariam ouvidos às
suas advertências (Rm.14.10).
5.
Todavia,
pode ter havido alguns que aparentavam ser membros de Cristo, mas demonstraram
não o ser de fato ao abandonar o evangelho (Rm 11.22; 1Jo 2.19).
6.
Por essa razão,
a Escritura nos exorta a "com diligência cada vez maior, confirmar a
vossa vocação e eleição" (2Pe 1.10) e a viver de maneira a manifestar
a presença do Espírito dentro de nós (5.16-6.10; 2Pe 1.5-11).
II LIBERDADE PARA FAZER O BEM
1-Liberdade cristã não é para
pecar (Gal.5.13a)
1.
Ficar
firme na liberdade na qual Cristo os libertou.
2.
Mas Ele
queria que tivessem cuidado para não
tomarem ocasião para se satisfazerem
nas afeições e praticas
corruptas, particularmente as que
pudessem servir de base para desavenças e contendas entre eles.
3.
Aquele que
acredita em Jesus Cristo e demonstra a seja circuncidado ou não realidade de
sua fé mediante uma vida santificada está salvo, quer.
4.
Aquela
mudança na forma de pensar tinha de ter alguém por trás que os estava desviando
da simplicidade do Evangelho.
5.
Como poderia
ainda Paulo estar sendo perseguido se ele pregasse a circuncisão?
6.
Paulo pode
estar se referindo à sua vida antes da conversão, ou pode estar refutando uma
falsa acusação de seus oponentes, que diziam que ele pregava a necessidade da
circuncisão para a salvação quando estava com os apóstolos em Jerusalém, mas
deixava de lado essa exigência quando em companhia de gentios (Gal.1.10).
2-Liberdade é fraternidade (
Gal.5.13b)
1.
O amor é o
resumo da lei, o amor a Deus , o amor ao próximo.
2.
Essa seria uma boa
evidência da sinceridade deles na
religião e também o meio mais provável de desarraigar as dissenções e divisões.
3.
A indignação
de Paulo foi resultado de ter observado cristãos novatos serem desviados. Jesus
usou palavras de advertência semelhantes para aqueles que ousassem levar outros
a errar (Lc 17.1-2).
4.
Será que
deveríamos pecar porque quanto mais pecamos, mas a graça de Deus será
magnificada em nosso perdão?.
5.
Nós fomos
chamados para essa liberdade, em Cristo Jesus – Rm.14. 13.
6.
Paulo faz um
resumo de toda a lei – Gal.5.14.
7.
Paulo diz
que Cristo não anulou a lei; pelo contrário, afirmou-a.
8.
Cristo não aboliu a lei; antes, cumpriu-a (Mt.
5.17).
3- Liberdades cristã vai além da
Lei (Gal.5.14)
1.
Muitos aspectos
externos da lei tais como as prescrições sociais e alimentares, devem ser
reinterpretadas à luz da obra de Cristo.
2.
Mas as exigências morais da lei continuam a
afirmar a vontade de Deus quanto ao comportamento dos cristãos (Rm 8.2-8;
13.8-10).
3.
Novamente a BEG recomenda a leitura e a
reflexão em seu excelente artigo teológico "Os três usos da Lei", em
SI 119 – pedagógico civil e moral.
4.
Quando não
somos motivados pelo amor, tornamo-nos críticos de nossos semelhantes.
5.
Paramos de
procurar o que há de bom e vemos somente
as suas falhas, logo, a unidade dos crentes é quebrada.
6.
Você já
criticamos alguém pelas costas?
7.
Jesus
ordenou que amassássemos ao nosso próximo como a nós mesmos (Mt.22.39).
8.
Enfim – vs.
14 - toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a
si mesmo" - Mt. 19.19; Rm 13.10; 1Co 13.
III ANDAR NO ESPIRITO RESOLVE O CONFLITO
1-Conflito entre carne e espirito
(Gal.5.16).
1.
B. O poder
do Espírito Santo (5.16-6.6)-Dos vs. 5.16 aos 6.6 verá Paulo discorrendo sobre o poder do Espírito.
2.
Paulo havia
acabado de chamar a atenção dos gálatas para agirem com responsabilidade em sua
a liberdade em Cristo, mas como obedeceriam à vontade de Deus se não estavam
sob o jugo e as restrições do legalismo?
3.
Confiar no
Espírito Santo é o único caminho para viver para Cristo.
4.
Paula dá a
dica, em forma imperativa – vs. 16 – “andai no Espírito”.
5.
O Espírito
Santo habitando dentro do cristão é um sinal de que somos herdeiros das
promessas da aliança dadas a Abraão (3.14; 4.6; 5.5).
6.
A presença do Espírito também é um sinal de
que no último dia Deus irá declarar o cristão como sendo justo (vs. 5; 2Co
1.22; 5.5).
7.
Já a carne,
ou "natureza pecaminosa", desejava o contrário.
8.
Paulo disse em 6.13 que os agitadores da
Galácia procuravam circuncidar os gálatas para "se gloriarem na vossa (dos
gálatas) carne".
9.
Em 2.16 ele
diz que "ninguém será justificado" pelas obras da lei.
10.
Paulo usava
a palavra "carne" em pelo menos três sentidos:
1. Um primeiro,
mais geral, se refere simplesmente à humanidade;
2. Um segundo,
mais reduzido, se refere ao aspecto físico da vida humana;
3. Um terceiro,
ainda mais restrito, especialmente quando colocado em contraste com o
"Espírito", se refere à natureza humana decaída e pecaminosa, que
inclui tanto a mente como a alma.
2- As obras da carne
( Gal. 5.19-21)
1.
A questão
principal é que aqueles que não demonstrarem a influência do Espírito na
própria vida não terão parte na consumação do reino de Deus que acontecerá
quando Cristo retornar.
2.
Já no vs.
22, contrastando com as obras da carne, Paulo fala do fruto do Espírito – não
“frutos”, mas fruto.
3.
Em outras passagens, Paulo utilizou a metáfora
da produção agrícola para descrever a conduta dos cristãos (Rm 6.22; Ef 5.9; Fp
1.11).
4.
Do mesmo
modo, João Batista pregou que o verdadeiro arrependimento produziria
"fruto" visível de mudança de comportamento (Mt. 3.8; Lc 3.8).
5.
O amor
produzido pelo Espírito é tal qual o amor de Cristo. Ele vai muito além do
desempenho da autojustiça legalista (Lc 10.25-37).
3-O Fruto do Espirito (Gl
5.22.23).
1.
O fruto
do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós.
2.
O
Espírito produz certos traços de caráter que são encontrados na natureza de
Cristo.
3.
São
subprodutos de Seu controle sobre a nossa vida – Conseguiremos obtê-los se tentarmos
alcançara-los sem sua ajuda?. Claro que não.
4.
Devemos
conhecê-lo, ama-lo, lembra-lo e imita-lo.
5.
Com
resultado, cumpriremos o principal
propósito da Lei – amar a Deus e aos nossos semelhantes.
6.
Qual
dessas QUALIDADES nos gostaríamos que o
Espirito santo produzisse em nós.?
OBRAS DA CARNE |
FRUTO DO ESPÍRITO |
Imoralidade sexual. Impureza. Libertinagem. Idolatria. Feitiçaria. Ódio. Discórdia. Ciúmes. Ira. Egoísmo. Dissensões. Facções. Inveja. Embriaguez. Orgias. E coisas semelhantes. Gálatas 5:19-21 |
Amor. Alegria. Paz. Paciência. Amabilidade. Bondade. Fidelidade. Mansidão E domínio próprio.
Gálatas 5:22.23 |
(7-Nós que
pertencemos a Cristo, crucificamos a carne, com todas as suas paixões e desejos
– vs. 24; veja ainda 2.20; 6.14; Rm 6.6.) Para o povo de Cristo, a cruz quebrou o jugo da lei da condenação
(2.19).
8-Os cristãos devem, pela fé,
reconhecer a realidade da nova união com Cristo em sua morte e, além disso,
reconhecerem também que foram elevados a uma nova vida no Espírito de Cristo.
Pr. Carlos Borges (CABB)
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