Ef.1-1-23
Introdução: O próprio Consolador enviado
se interpõe como garantia da herança que recebemos. O penhor deve ter valor
equivalente à dívida contraída, e nós que estamos em Cristo já recebemos o que é superior a própria
herança: o Espírito Santo de Deus! Que garantia! Que segurança!
Os cristãos foram selados com o Espírito Santo da promessa, o que é superior a
própria herança. Mas, por que fomos selados? A resposta é: Para redenção da
possessão adquirida por Deus. Descanse em Cristo!
1-Abencoada e Celestial (Ef.13)
1.
A frase “o qual nos abençoou cm todas as bênçãos
espirituais ns lugares celestiais em Cristo”, isto significa que, através
de Cristo, recebemos todos os
benefícios de conhecer a Deus.
2.
Fomos
escolhidos para receber a salvação, perdoados e depois adotados como seus
filhos, recebemos os dons do Espírito Santo, o poder de fazer a vontade divina
e a esperança da vida eterna com Cristo.
3.
Como temos um
intimo relacionamento com Ele, podemos gozar agora dessa benção.
4.
Os “lugares Celestiais” mostram que essas bênçãos são
eternas e atemporais( que não varia em
função do tempo), elas vêm do Reino Espiritual de Cristo, e não do reino
terreno da deusa Ártemis.
5.
Existe a igreja física (a que nós vemos) e a
igreja espiritual ( que só Deus sabe quem pertence a ela).
6.
Na igreja física, nós podemos observar,
situações incomodativa, como fofocas,
porfias (disputas),divisões e outras mazelas.
7.
Porém na igreja espiritual, está sob o
domínio do Espirito Santo, nesta igreja há amor,
paz, longanimidades, bondade, comunhão, temor( reverência) e tremor(medo da sua
justiça) a Deus.
3. ‘Em
Cristo’ é um recurso se estilo, onde a ideia completa ‘estar em Cristo’ para
ser uma ‘nova criatura’ passa a ser resumida assim: “aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo
Jesus:” ( Ef 1:1 e 4).
4. Quando o apóstolo Paulo diz ’em Cristo’, ele está
apontando a nova condição do cristão por ser uma nova criatura.
5. A nova
criatura, por ter sido criada segundo Deus em verdadeira justiça e santidade (
Ef 4:24 ), é santa e fiel.
6. ‘Em Cristo’ é
um tipo de ‘contração’ linguística para apontar de modo resumido a condição da
nova criatura diante de Deus.
7. Nós não somos santo como Cristo é, mas, com relação ao
sistema mundano, nós somos sim santo.
1. E nos predestinou para filhos de adoção por
Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
2. “E nos elegeu nele (…) para que fossemos santos e
irrepreensíveis…”
3. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo…”
4. Na Lei Judaica, um filho adotado, tem os mesmos direitos de um
filho legitimo.
5. Como a Bíblia tem alguma semelhança com as Leis Judaicas, Paulo ao
escrever Éfesios ele usa a expressão “adoção”, nós temos a história de Rute
(remidor aparentado-Boaz), Jesus nosso remidor.
6. O
apóstolo aponta neste verso outra bênção adquirida por aqueles que estão em
Cristo: a predestinação.
7. Porém a Bíblia demonstra que só os que estão em Cristo
é que são predestinados.
8. Paulo
continua demonstrando que ele e os cristãos de Éfeso eram alvos das bênçãos de
Deus.
9. Se
houver dúvidas sobre quem são os predestinados, basta perguntar: Quem são os
predestinados?
10. E Paulo arremata: nós! Nós quem? Paulo e os
santos que estavam em Éfeso.
1-A Igreja é herdeira de Deus (Ef.1.11)
1. Em
Cristo fomos feitos herança!
2. E
Paulo demonstra de que maneira os cristãos foram feitos herança: por meio da
Predestinação.
3. Os
cristãos foram predestinados conforme o propósito de Deus e segundo a vontade
de Deus feitos herança. Como?
2-A Igreja é para Louvor de Deus (Ef.1.12)
1. Já o versículo doze demonstra que Deus levou a efeito
a sua vontade com o objetivo de sermos para louvor da sua glória.
2.
Observe que
o louvor difere da adoração.
3.
Paulo adora,
ou bendiz ao Senhor pelas bênçãos recebidas, porém estas mesmas bênçãos
constituem-se em louvor à graça e glória de Deus.
4.
Este é Deus
quem promove, e aquele se refere ao reconhecimento do homem.
5.
Adoração e louvor diferem quanto à essência.
6.
A obra de
Deus (que faz do pecador homem criado em verdadeira justiça e santidade), é que
enaltece (verdadeiro louvor) a glória do Senhor!
7.
Mas, o ato
misericordioso de arrancar o pecador das garras do pecado, concedendo-lhe
bênçãos espirituais, promove louvor à sua tão maravilhosa graça proposta no
evangelho.
8.
Sobre quem o
apóstolo estava falando?
9.
Incrédulos ou
crentes?
10.
A resposta é clara: nós os que primeiro
esperamos em Cristo!
11.
Só aquele que
espera na graça revelada em Cristo serve de louvor à glória e graça de Deus, o
descrente não serve a este propósito.
3-A Igreja é selada com o
Espírito Santo (Ef.1.13).
1.
O Espírito
Santo da Promessa-E Ele nos torna santo.
2.
Por ele, os
fiéis são selados , isto, é, separado e
apartado para Deus, distinguidos e marcado com Sua propriedade.
3. Há uma mudança de contexto do versículo treze em
diante.
4. O apóstolo Paulo passa da adoração a Deus à
conscientização dos cristãos.
5. Observe o recurso utilizado por ele para continuar
a carta quando muda de contexto.
6. Até o versículo doze Paulo utiliza a primeira
pessoa do plural (nós) demonstrando a unidade dos cristãos; ao passar a
conscientização, Paulo utiliza a segunda pessoa do plural (vós).
7.
Paulo tinha convicção
do que ele havia recebido em Cristo (salvação e bênçãos), e queria que os
cristãos de Éfeso também possuíssem esta certeza.
8.
Daí o fato de ele utilizar a segunda pessoa do
plural na narrativa.
9.
O que ocorre é
simples: após ouvir a palavra do evangelho, e crer em Cristo, a palavra da
verdade torna-se o evangelho da salvação.
10.
Todos que ouvem e
creem são salvos em Cristo.
1-Orar por espírito de sabedoria e revelação. (Ef.1. 17)
1. Paulo pede a Deus algumas coisas que os cristãos em
Éfeso ainda não possuíam.
2. Se Paulo ora
fazendo esta petição, é porque ele considera uma necessidade premente a ser
satisfeita.
3. Apesar de já serem idôneos e participantes das bênçãos
eternas pela união com Cristo, havia a necessidade de sabedoria e revelação
(espiritual).
4. Paulo não pede para si, mas pelos os cristãos de
Éfeso, que lhes fossem dados sabedoria e revelação.
5. Por meio de
Cristo os cristãos conheciam a Deus, ou antes, foram conhecidos por Ele “Mas agora, conhecendo a Deus,
ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos
fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?” ( Gl 4:9 ).
6.
Paulo, ao
falar ‘espírito’ de sabedoria e revelação, estabelece aí distinção entre a sabedoria humana e a sabedoria que só é alcançada quando
revelada pelo Espírito Santo de Deus.
2-Orar por um coração
iluminado (Ef.1.18)
1. A sabedoria e a revelação vinda de Deus dá luz ao
entendimento do novo homem gerado em Cristo.
2. Por mais que Paulo procurasse conscientizar os
cristãos das bênçãos recebidas, o pleno esclarecimento só é alcançado em
plenitude através do conhecimento de Deus ”… em seu conhecimento…” (v.
17).
3. Conhecimento aqui não é ‘saber’, ou estar ‘ciente
de’.
4. O ‘conhecimento’ que
Paulo faz referência diz de união intima, assim como quando o homem e a mulher
tornam-se um (conheceu o homem a mulher).
5. Ou seja, quando a Bíblia diz que um homem conheceu
uma mulher, é porque os dois se tornaram um.
6. Diz de conhecimento íntimo e inviolável.
1. A medida que os homens recebem sabedoria, revelações e são iluminados pelo Espírito de Deus, vão
compreendendo mais e mais a riqueza dessa herança e a suprema grandeza do Seu poder.
2. Paulo expressa isso utilizando termos
superlativos, como: suprema grandeza do
Seu poder e eficácia da força do Seu poder.
3. Difícil coisa é levar uma alma a crer em
Cristo, a arriscar tudo em Sua justiça e na esperança da vida eterna.
4. É somente por meio de uma poder sobrenatural
que opera isso em nós.
5. Cristo não está apenas na posição mais elevada do
universo, mas ele está lá como o representante dos crentes (Ef 2.6; Col 3.3),
governando o universo em benefício (ou seja, para o bem) de sua igreja.
Pr. Carlos Borges (CABB)
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