SODOMA E GOMORRA
Gên.19.15-29
Introdução: Gênesis 19 fala sobre a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra.
O estudo bíblico de Gênesis 19 ainda revela qual foi a origem dos
moabitas e amonitas; dois povos que se levantaram contra Israel na sequência da
história do Antigo Testamento.
1-
Hospedou Deus (Gên.18.2)
1.
Assim
como Ló, Abraão estava ansioso para demonstrar hospitalidade a estes
três visitantes (Gên. 19.2).
2.
Nos
dias de Abraão, a reputação de uma pessoas estava diretamente
relacionada com sua hospitalidade
– O ato de partilhar casa e comida.
3.
Até
mesmos estranhos deveriam ser tratados
como convidados de honra.
4.
Atender
à necessidade de comida ou abrigo de uma
pessoa era uma das formas mais
práticas e imediatas de obedecer
a Deus e também uma maneira
honrada de construir relacionamentos.
5.
Hebreus
13.2 sugere que nós, como Abraão, podemos realmente acolher anjos.
6.
Devemos
ter isso em mente na próxima vez que
tivermos oportunidade de hospedar alguém.
1.
Deus
escolheu Abraão para, por meio dele, estabelecer a verdadeira religião e
cumprir as promessas messiânicas.
2.
Os
mensageiros do céu agora haviam cumprido
uma parte de sua tarefa, que era um recado para Abraão e Sara,
mas agora tinham um trabalho de outra natureza – Sodoma
e Gomorra.
3.
Observemos
a honra que Abraão concede a seus
convidados: ele os acompanhou pelo caminho, como uma pessoa que relutava em
separar-se de tão boa companhia e desejava
demonstrar máximo respeito a
eles.
4.
Observemos
a honra que concederam a ele, pois Deus
honrará aqueles que o honram.
5.
O
Senhor informou a Abraão sobre Seu propósito de destruir Sodoma.
6.
Mas
por que Abraão faria parte do conselho?
7.
Os
judeus sugerem que, porque Deus concedera a terra de Canaã a Abraão e à sua
semente, então Ele não destruiria as cidades que faziam parte dessa terra sem o
conhecimento e consentimento de Abraão.
8.
Abraão
era amigo de Deus, por isso Deus o colocou a par do seu propósito de destruir
Sodoma.
1.
Uma
pergunta que Abraão fez a Deus – mates o justo com o ímpio: Aqui
vemos uma grande fé, e a oração que prevalece é a oração da fé.
2.
Nesse
mundo, os justos estão misturados com os
ímpios.
3.
É
comum que haja alguns maus entre os
melhores, e entre os piores(ímpios), alguns bons: até em Sodoma havia Ló.
4.
Embora
os justos estejam entre os ímpios, ainda assim o justo Deus não irá destruir,
nem irá destruir os justos com os ímpios.
5.
Abraão começou a argumentar
com o Senhor se as cidades poderiam ser poupadas caso houvesse homens justos
entre seus habitantes.
6.
Muito provavelmente Abraão
estivesse preocupado, principalmente, com o seu sobrinho que vivia em Sodoma.
7.
A questão é que naquelas
cidades não havia nem mesmo dez homens justos (Gênesis 18:23-33).
8.
A série de perguntas e respostas entre Abraão
e o Senhor mais uma vez revela o caráter inteiramente justo do castigo divino.
1-A
abrangência do mal (Gên.19.4)
1.
Gênesis 19 também é um
capítulo citado no Novo Testamento para apontar a gravidade do pecado, que
havia nas cidades que foram destruídas, o livramento misericordioso de Deus que
alcançou Ló, e a severidade do juízo de Deus sobre os pecadores.
2.
Os homens de Sodoma eram homossexuais
e mostraram-se bastante perversos e agressivos; estavam determinados a
violentar os viajantes.
3. Dadas estas circunstâncias, Ló mostrou grande
coragem ao convidar os visitantes para ficarem em sua casa, sob sua proteção.
4.
Os varões daquela cidade –
todos eles eram ímpios.
5.
A maldade se tornara
universal, e eles eram unânimes em seus
desejos vis..
6.
Aqueles homens chegaram ao
ápice da maldade e pecaram
excessivamente contra o Senhor.
7.
Agora eles praticam a
iniquidade mais anormal e abominável – um pecado que ainda leva o seu nome , a sodomia.
8.
Um esboço bíblico de Gênesis
19 pode ser organizado da seguinte forma: Ló recebe a visita
de dois anjos em sua casa (Gênesis 19:1-11).
9.
Os anjos do Senhor tiram Ló e sua família de Sodoma
(Gênesis 19:12-22).
10.
A destruição de Sodoma e Gomorra (Gênesis
19:23-29).
11.
A origem dos moabitas e dos amonitas (Gênesis 19:30-38).
12.
Hoje na nossa atualidade, esse pecado ainda é
frequente, principalmente no âmbito masculino.
1.
Abusemos – Ter relações sexuais com eles
(os anjos ).
2.
O verbo em hebraico [hb. yada‘] que
corresponde a conhecer é comumente usado para descrever uma relação sexual
entre um homem e uma mulher (Gn 4.1).
3.
Mas aqui foi usado para descrever uma forma
pervertida de sexo, o homossexualismo (ver Rm 1.18-32, especialmente os v.
26,27).
4.
A origem do
termo sodomita [para descrever o homossexual ativo] vem desta passagem.
5.
O desejo sexuais era forte entre a maioria dos
homens de Sodoma.
6.
Aqueles homens queriam praticar atos sexuais com os
anjos que foram para destruir Sodoma..
7.
Ló, ofereceu suas filhas, eles não quiseram,
queriam os anjos, talvez pelo aspectos de beleza que esses anjos portavam.
1. Quando vemos o relato da destruição de Sodoma e Gomorra em Gênesis
19, sendo Ló, o sobrinho de Abraão seus moradores, devemos lembrar que no capítulo 13 eles foram se aproximando cada vez mais
dessas cidades.
2. Ignorando sua iniquidade e pecado contra Deus, Ló e sua
família foram se achegando até que finalmente estava inseridos no contexto da
perversidade.
3. É possível que eles não soubessem quão grave era a situação de
maldade.
4. De toda forma, mesmo depois que teve ciência disso, Ló e sua
família permaneceu lá.
5. Não tomaram a decisão de sair, isso aconteceu porque provavelmente
os encantos das cidades os atraíram, e mesmo não tendo mergulhado profundo em
suas práticas, eles estavam gostando de estar ali.
6. As lições que aprendemos nesse relatos é que muitas vezes nós nos
aproximamos demais do pecado, e podemos estar na condições de Ló.
3- Materialismo exacerbado
(Gên.19.26)
1. Todos já ouviram falar desta mulher: a Mulher de Ló. A Bíblia não fala
muito sobre ela, mas lemos o suficiente para saber que não queremos ter o mesmo
fim trágico que ela teve: virou uma estátua de sal.
2. Seu marido se chamava Ló era sobrinho de Abraão.
3. O pai dele era irmão de Abraão e morreu antes da família sair de Ur dos
caldeus, e Ló o acompanhou.
4. Abraão e Ló se tornaram homens muito ricos ao ponto de seus rebanhos
aumentarem tanto que tiveram que se separar.
5. Abraão deixou Ló escolher para
onde queria ir e o sobrinho escolheu o que parecia ser a melhor terra e partiu
na direção de Sodoma.
6. Anos passaram e Deus resolveu destruir Sodoma a palavra diz que os
homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Genesis
13.13).
7. Não havia naquela cidade quase nenhuma pessoa justa.
8. Ló recebe em sua casa dois anjos que lhe anunciam a destruição e lhes
dão uma ordem de sair da cidade com sua família: esposa, filhas, genros; e
de não olhar para trás.
9. A mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de
sal – Assim como no exemplo de Sodoma os ímpios
são alertados abandonar sua iniquidade, por meio do exemplo da mulher do Justo Ló os justos são alertados
a não abandonarem sua justiça.
III AS ATITUDES DE LÓ
1-
Suas Escolhas (Gên.19.1)
1.
O fato de Ló estar assentado à porta da cidade
indica que ele era próspero, pois o portão de entrada da cidade era o lugar
onde as pessoas mais velhas se encontravam para fazer negócios (Rt 4.1).
2.
A vida de Ló
estava tão enraizada naquela comunidade que ele havia se tornado um ancião que
participava da administração local.
3.
O fato de Ló inclinar-se com o rosto à terra indica
reverência, humildade e respeito pelos visitantes (Gn 18.2) — daí ser um ato
comumente praticado na adoração a Deus (Gn 22.5; 24-26).
4.
Os anjos apareceram em forma humana (Gn 18.2), e Ló
os saudou como homens.
5.
E disse: Eis agora, meus senhores,
entrai, peço-vos, em casa de vosso servo; e passai nela a noite, e lavai os
vossos pés.
6.
Meu senhor é uma saudação
respeitosa, usada para visitantes especiais.
7. A generosa oferta de hospitalidade de Ló (à moda oriental)foi
provavelmente motivada por sua gentileza para com eles, bem como por seu
conhecimento de que aquela cidade poderia representar certo perigo para
recém-chegados.
8. E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua
casa; e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
9. Esta passagem indica que houve um generoso banquete.
1. Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade
(v. 14).
2. Levanta-te, toma tua mulher e
tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade
(v. 15).
3. No contexto desses versículos levantai-vos e levanta-te significa
apressem-se; saiam antes que seja tarde.
4. Ló, porém, demorava-se.
5. Isto significa que Ló hesitou.
6. Devia estar sentindo-se confuso
com a destruição por vir. Ele e sua família precisaram ser tomados pela mão e
conduzidos para fora de casa pelos anjos.
7. O verbo hebraico traduzido como pegaram pela mão tem o sentido de
pressionar, agarrar. Por que fizeram isto? Porque o Senhor [é] misericordioso.
8. Este é o objetivo principal da
história: revelar a bondade de Deus e Sua graciosa salvação.
1.
Conceberam
as duas filhas de Ló de seu pai – Ló que se manteve sóbrio e casto em Sodoma,
murmurando constantemente sobre a
iniquidade daquele lugar e testemunhando contra ela.
2.
O vergonhoso ato de incesto levou
ao nascimento de duas crianças, cujos descendentes mais tarde trariam grandes
problemas para Israel:
3.
Moabe (de quem descendem os moabitas) e Ben-Ami [de quem descendem os amonitas.
4.
As filhas de Ló – Não se envergonharam.
5.
Os nomes que deram aos seus filhos
demonstram que elas comemoraram a sua concepção.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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