domingo, 6 de março de 2022

SODOMA E GOMORRA

 

SODOMA E GOMORRA

Gên.19.15-29

Introdução: Gênesis 19 fala sobre a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. O estudo bíblico de Gênesis 19 ainda revela qual foi a origem dos moabitas e amonitas; dois povos que se levantaram contra Israel na sequência da história do Antigo Testamento.

 I  AS ATITUDES DE ABRAÃO

1- Hospedou Deus (Gên.18.2)

1.      Assim como Ló, Abraão  estava ansioso para  demonstrar hospitalidade  a estes  três visitantes (Gên. 19.2).

2.      Nos dias de Abraão, a reputação de uma pessoas estava  diretamente  relacionada  com sua hospitalidade – O  ato de partilhar casa e comida.

3.      Até mesmos estranhos deveriam  ser tratados como convidados de honra.

4.      Atender à necessidade de comida ou abrigo de uma  pessoa era uma das formas  mais práticas  e imediatas  de obedecer  a Deus  e também uma maneira honrada de construir  relacionamentos.

5.      Hebreus 13.2 sugere  que nós, como Abraão, podemos  realmente acolher anjos.

6.      Devemos ter isso em mente na próxima  vez que tivermos oportunidade de hospedar alguém.

 2- Foi Amigo de Deus (Gên.18.17)

1.      Deus escolheu Abraão para, por meio dele, estabelecer a verdadeira religião e cumprir as promessas  messiânicas.

2.      Os mensageiros  do céu agora haviam cumprido uma parte  de sua  tarefa, que era um recado para Abraão e Sara, mas  agora  tinham um trabalho de outra natureza – Sodoma e Gomorra.

3.      Observemos a honra que Abraão concede  a seus convidados: ele os acompanhou pelo caminho, como uma pessoa que relutava em separar-se  de tão boa companhia  e desejava  demonstrar  máximo respeito a eles.

4.      Observemos a honra que concederam a ele, pois Deus  honrará aqueles que o honram.

5.      O Senhor informou a Abraão sobre Seu propósito de destruir Sodoma.

6.      Mas por que Abraão faria parte do conselho?

7.      Os judeus sugerem que, porque Deus concedera a terra de Canaã a Abraão e à sua semente, então Ele não destruiria as cidades que faziam parte dessa terra sem o conhecimento e consentimento de Abraão.

8.      Abraão era amigo de Deus, por isso Deus o colocou a par do seu propósito de destruir Sodoma.

 3- Intercedeu pela cidade (Gên.18.25)

1.      Uma pergunta que Abraão fez a Deus – mates o justo com o ímpio: Aqui vemos uma grande fé, e a oração que prevalece é a oração da fé.

2.      Nesse mundo, os justos  estão misturados com os ímpios.

3.      É comum que haja alguns maus  entre os melhores, e entre os piores(ímpios), alguns bons: até em Sodoma  havia Ló.

4.      Embora os justos estejam entre os ímpios, ainda assim o justo Deus não irá destruir, nem irá destruir os justos com os ímpios.

5.      Abraão começou a argumentar com o Senhor se as cidades poderiam ser poupadas caso houvesse homens justos entre seus habitantes.

6.      Muito provavelmente Abraão estivesse preocupado, principalmente, com o seu sobrinho que vivia em Sodoma.

7.      A questão é que naquelas cidades não havia nem mesmo dez homens justos (Gênesis 18:23-33).

8.       A série de perguntas e respostas entre Abraão e o Senhor mais uma vez revela o caráter inteiramente justo do castigo divino.

 II SOCIEDADE SEM LIMITES

1-A abrangência do mal  (Gên.19.4)

1.      Gênesis 19 também é um capítulo citado no Novo Testamento para apontar a gravidade do pecado, que havia nas cidades que foram destruídas, o livramento misericordioso de Deus que alcançou Ló, e a severidade do juízo de Deus sobre os pecadores.

2.      Os homens de Sodoma eram homossexuais e mostraram-se bastante perversos e agressivos; estavam determinados a violentar os viajantes.

3.       Dadas estas circunstâncias, Ló mostrou grande coragem ao convidar os visitantes para ficarem em sua casa, sob sua proteção

4.      Os varões daquela cidade – todos eles eram ímpios.

5.      A maldade se tornara universal, e  eles eram unânimes em seus desejos vis..

6.      Aqueles homens chegaram ao ápice da maldade e pecaram  excessivamente contra o Senhor.

7.      Agora eles praticam a iniquidade mais anormal e abominável – um pecado que ainda leva  o seu nome , a sodomia.

8.      Um esboço bíblico de Gênesis 19 pode ser organizado da seguinte forma: Ló recebe a visita de dois anjos em sua casa (Gênesis 19:1-11).

9.      Os anjos do Senhor tiram Ló e sua família de Sodoma (Gênesis 19:12-22).

10.    A destruição de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:23-29).

11.    A origem dos moabitas e dos amonitas (Gênesis 19:30-38).

12.    Hoje na nossa atualidade, esse pecado ainda é frequente, principalmente no âmbito masculino.

 2- Ausência de Limites  Morais (Gên.19.5)

1.      Abusemos – Ter relações sexuais com eles (os anjos ).

2.      O verbo em hebraico [hb. yada‘] que corresponde a conhecer é comumente usado para descrever uma relação sexual entre um homem e uma mulher (Gn 4.1).

3.      Mas aqui foi usado para descrever uma forma pervertida de sexo, o homossexualismo (ver Rm 1.18-32, especialmente os v. 26,27).

4.       A origem do termo sodomita [para descrever o homossexual ativo] vem desta passagem

5.      O desejo sexuais era forte entre a maioria dos homens de Sodoma.

6.      Aqueles homens queriam praticar atos sexuais com os anjos que foram para destruir Sodoma..

7.      Ló, ofereceu suas filhas, eles não quiseram, queriam os anjos, talvez pelo aspectos de beleza que esses anjos portavam.

1.      Quando vemos o relato da destruição de Sodoma e Gomorra em Gênesis 19, sendo Ló, o sobrinho de Abraão seus moradores, devemos lembrar que no capítulo 13 eles foram se aproximando cada vez mais dessas cidades.

2.      Ignorando sua iniquidade e pecado contra Deus, Ló e sua família foram se achegando até que finalmente estava inseridos no contexto da perversidade.

3.      É possível que eles não soubessem quão grave era a situação de maldade.

4.      De toda forma, mesmo depois que teve ciência disso, Ló e sua família permaneceu lá.

5.      Não tomaram a decisão de sair, isso aconteceu porque provavelmente os encantos das cidades os atraíram, e mesmo não tendo mergulhado profundo em suas práticas, eles estavam gostando de estar ali.

6.      As lições que aprendemos nesse relatos é que muitas vezes nós nos aproximamos demais do pecado, e podemos estar na condições de Ló.

 

3- Materialismo exacerbado (Gên.19.26)

1.      Todos já ouviram falar desta mulher: a Mulher de Ló. A Bíblia não fala muito sobre ela, mas lemos o suficiente para saber que não queremos ter o mesmo fim trágico que ela teve: virou uma estátua de sal. 

2.      Seu marido se chamava Ló era sobrinho de Abraão.

3.      O pai dele era irmão de Abraão e morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló o acompanhou. 

4.      Abraão e Ló se tornaram homens muito ricos ao ponto de seus rebanhos aumentarem tanto que tiveram que se separar.

5.       Abraão deixou Ló escolher para onde queria ir e o sobrinho escolheu o que parecia ser a melhor terra e partiu na direção de Sodoma. 

6.      Anos passaram e Deus resolveu destruir Sodoma a palavra diz que os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Genesis 13.13).

7.      Não havia naquela cidade quase nenhuma pessoa justa.

8.      Ló recebe em sua casa dois anjos que lhe anunciam a destruição e lhes dão uma ordem de sair da cidade com sua família: esposa, filhas, genros; e de não olhar para trás. 

9.      A mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal – Assim como no exemplo de Sodoma os ímpios são  alertados  abandonar sua iniquidade, por  meio do exemplo  da mulher do Justo Ló os justos  são alertados  a não abandonarem  sua  justiça.

 

 

III AS ATITUDES DE LÓ

1- Suas Escolhas (Gên.19.1)

1.      O fato de Ló estar assentado à porta da cidade indica que ele era próspero, pois o portão de entrada da cidade era o lugar onde as pessoas mais velhas se encontravam para fazer negócios (Rt 4.1).

2.       A vida de Ló estava tão enraizada naquela comunidade que ele havia se tornado um ancião que participava da administração local.

3.      O fato de Ló inclinar-se com o rosto à terra indica reverência, humildade e respeito pelos visitantes (Gn 18.2) — daí ser um ato comumente praticado na adoração a Deus (Gn 22.5; 24-26).

4.      Os anjos apareceram em forma humana (Gn 18.2), e Ló os saudou como homens.

5.      E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo; e passai nela a noite, e lavai os vossos pés. 

6.      Meu senhor é uma saudação respeitosa, usada para visitantes especiais.

7.      A generosa oferta de hospitalidade de Ló (à moda oriental)foi provavelmente motivada por sua gentileza para com eles, bem como por seu conhecimento de que aquela cidade poderia representar certo perigo para recém-chegados. 

8.      E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram. 

9.      Esta passagem indica que houve um generoso banquete.

 2-Consequencia Danosa (Gên.19.14)

1.      Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade (v. 14).

2.       Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade (v. 15).

3.      No contexto desses versículos levantai-vos e levanta-te significa apressem-se; saiam antes que seja tarde. 

4.      Ló, porém, demorava-se.

5.      Isto significa que Ló hesitou.

6.       Devia estar sentindo-se confuso com a destruição por vir. Ele e sua família precisaram ser tomados pela mão e conduzidos para fora de casa pelos anjos.

7.      O verbo hebraico traduzido como pegaram pela mão tem o sentido de pressionar, agarrar. Por que fizeram isto? Porque o Senhor [é] misericordioso.

8.       Este é o objetivo principal da história: revelar a bondade de Deus e Sua graciosa salvação.

 3-Um Final Desastroso (Gên.19.36)

1.      Conceberam as duas filhas de Ló de seu pai – Ló que se manteve sóbrio e casto em Sodoma, murmurando constantemente  sobre a iniquidade daquele lugar e testemunhando contra ela.

2.      O vergonhoso ato de incesto levou ao nascimento de duas crianças, cujos descendentes mais tarde trariam grandes problemas para Israel:

3.      Moabe (de quem descendem os moabitas) e Ben-Ami [de quem descendem os amonitas.

4.      As filhas de Ló – Não se envergonharam.

5.      Os nomes que deram aos seus filhos demonstram  que elas comemoraram  a sua concepção.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário