Hb. 11.1-22
Introdução: A construção gramatical deste versículo no
texto original traz a seguinte mensagem: “Fé significa que estamos dando substância
às coisas esperadas, e provamos estas ainda que não sejam vistas”.
“Ora, a fé significa que temos confiança total nas coisas que esperamos,
significa ter certeza de coisas que não. “É a certeza de que o que nós
esperamos está nos aguardando, ainda que não o possamos ver adiante de nós.”
1-A
Definição da Fé (Hb. 1.1)
1.
Os
destinatários desta carta parecem ter sido cristãos judeus.
2.
Eles
eram bem versados nas Escrituras, e
professavam a fé em Cristo.
3.
Porém
, seja através da dúvida, da perseguição
u do falso ensino, podem ter estado em perigo de desistir de sua fé cristã e retornar ao judaísmo.
4.
“Crença em Deus” significa
acreditar que há um Deus; esse é o conceito mais simples de fé em Deus. podemos ver.” Que é a
fé? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer
5.
Mais ainda, acreditar que há um Deus não é o
mesmo que crer verdadeiramente em Deus; antes é um tipo de fé simples com
fortes implicações religiosas.
6.
Fé verdadeira em Deus significa experimentar
as palavras e a obra de Deus com base na crença de que Deus é soberano sobre
todas as coisas.
7.
Assim você será libertado de seu
caráter corrupto, cumprirá o desejo de Deus e virá a conhecer Deus.
8.
Somente por meio de tal jornada
se poderá dizer que crê em Deus.
9.
Autor:
Há muitas controvérsias sobre o autor dessa epistola, mas pelo estilo e algumas
colocações, há a suspeita que esta epistola tenha sido escrita por Paulo.
2-A
Origem da Fé (Hb. 11.2)
1.
Nos
dias do AT, Deus usou muitas abordagens para enviar suas mensagens ao
povo.
2.
Ele
falou com Isaias em visões(Is.6), com Jacó em sonho (Gn.
28.10.22), e em Abraão e Moisés
pessoalmente(Gn.18; Êx31.18).
3.
Os
judeus familiarizados com essa histórias não teriam considerado difícil acreditar que Deus ainda estava revelando sua vontade,
mas para eles era surpreendente pensar
que Deus relevou a si mesmo falando através de seu Filho Jesus Cristo.
4.
Jesus
é o cumprimento e a culminação da revelação de Deus através dos séculos.
5.
Quando
o conhecemos, temos tudo o que precisamos para ser salvos dos nossos pecados e
ter um relacionamento perfeito com Deus.
6.
Os antigos são os fiéis do tempo do
Antigo Testamento. Testemunho se refere à aprovação
7.
de Deus. Ele os considerou justos por
causa da fé que manifestaram (v. 4,5,7).
3-O Poder da Fé (Hb. 11.3)
1.
Mundos. Pela fé entendemos que o nosso Deus, invisível, criou
esse vasto universo.
2.
Aquele que se aproxima de Deus.
3.
A palavra aproximar é usada
repetidamente em Hebreus para se referir ao privilégio de chegar perto de Deus
(Hb 4.16; 7.25; 10.1,22).
4.
Aqui o autor de
Hebreus explica que a fé é obrigatória àqueles que se aproximam do Senhor (Hb
10.22).
5.
Galardoador. Deus dá a
recompensa, o galardão, àqueles que o buscam e que praticam boas obras no poder
do Espírito Santo (Ap 22.12).
6. Subjetivamente, a fé está
convencida do que Deus promete certamente cumprirá.
7.
No
entanto, para os santos do Antigo Testamento que
receberam a promessa de coisas que não viram, a fé pode ser definida como: acreditar mesmo
quando não se vê completamente.
8.
Por
acreditarem nas promessas de Deus e agirem de acordo com elas, foram elogiados
por sua fé.
9.
Para
eles, a recompensa da fé foi um dia ver o que sempre acreditaram.
II
OS EXEMPLOS DE FÉ
1-Abel,
Enoque, Noé e Abraão (Hb.11.4-10)
1. O sacrifício de Abel foi aceitável a Deus por causa
de sua fé, ele foi então declarado justo.
2. Caim
oferecera seus sacrifícios sem fé (Gn 4) Abel ainda fala pelo seu exemplo, pois
seu ato justo ficou registrado nas Escrituras.
3. Noé nunca tinha visto (v. 1) o dilúvio que Deus lhe revelou. Ainda assim,
acreditou em Deus e deu toda a atenção a Seus avisos.
4. Sua fé não só o salvou da
inundação, mas também do juízo de Deus, pois se tornou herdeiro da justiça.
5. Abraão não sabia para onde ia, mas depositou sua total confiança em
Deus.
6. Fé significa entrar obedientemente no desconhecido (v. 1).
7. Abraão agiu assim, e Deus o considerou justo por causa disso (Gn 15.6;
Rm 4-1-12).
2- Sara, Isaque, Jacó e José (Hb.11.11-22)
1.
Embora o livro de Gênesis não fale
explicitamente, Sara evidentemente acreditava que nada era difícil para o
Senhor (Gn 18.15).
2.
Como resultado, Deus a abençoou
com o filho prometido, apesar de ela estar fora da idade de conceber.
3.
Como as estrelas do céu, e como a areia [...]
na praia do mar.
4.
Essa comparação costumava ser ridicularizada quantitativamente
pela ignorância humana com relação às estrelas.
5.
Hoje, os astrofísicos reconhecem a real
legitimidade numérica nessa admirável comparação das estrelas do céu com os
grãos de areia da praia do mar.
6.
Todos estes se referem a Abraão, Sara, Isaque e
Jacó (v. 8,9,11), que morreram antes de tomar posse da terra ou ver qualquer
outra das provisões do concerto de Deus.
7.
Apesar
disso, persistiram na fé até o fim de sua vida terrena. Estrangeiros e
peregrinos na terra. Esses homens e mulheres de fé sabiam que este mundo é
temporário e que seu lar eterno seria junto a Deus.
8.
Quando Abraão foi
provado, creu que Deus, se necessário, podia fazer Isaque dos mortos
ressuscitar (Gn 22.5).
9.
O incidente é uma
metáfora do que Deus tem feito por nós. Isaque não seria tão bom se morto, de
modo que Deus providenciou um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar (Gn
22.9-14). Para Deus, tudo é possível. É Ele o Todo-poderoso, e Seu Filho
triunfou sobre a morte (Jo 11.38-44; 1 Co 15.54-57; Ap 1.18).
3-Moisés, Josué, Raabe e outros (Hb.11.23-38)
1.
Os pais de Moisés tiveram fé em Deus, sem temerem a
opressão de Faraó.
2.
Moisés creu em Deus ao recusar
alta posição na corte de Faraó.
3.
Em vez disso, escolheu sofrer com seu povo,
abandonar o Egito e aceitar a Páscoa.
4.
Para Moisés, teria sido grave
pecado abandonar o povo de Deus (Hb 10.25).
5.
Deixou o Egito. Alguns comentaristas interpretam isso como uma referência à fuga
de Moisés para Midiã.
6.
No entanto, a menção de não temendo a ira do
rei se encaixa melhor com os acontecimentos do Êxodo.
7.
Naquela ocasião, Moisés mostrou
verdadeira coragem e fé resoluta no Senhor (Êx 14.13,14).
8.
Deus ordenou a Moisés que o povo
israelita aspergisse sangue nos umbrais de suas portas.
9. Moisés creu na palavra de Deus, e o povo deu também atenção e obedeceu à
advertência; como resultado, os primogênitos de todas as famílias judias foram
salvos (Êx 12.1-13).
10.
Pela fé Moisés
foi escondido por três meses....Pela fé Josué
viu a queda dos muros de
Jericó...Pela fé Raabe, a meretriz,
não foi destruída com os desobedientes.
III A
HERANÇA DA FÉ
1-Venceram pela fé (Hb. 11.33-34)
1. Hebreus 11: 33-34. Que através da fé subjugou reinos – como
Josué, os juízes, Davi e outros; justiça forjada – Viveu vidas
justas e santas, e administrou a justiça com imparcialidade, 1 Samuel
12: 3-5 .
2. Promessas obtidas – Nomeadamente, de
misericórdias específicas, como Sara, Ana, Manoá e os profetas em geral, tanto
para si mesmos, quanto para entregar a outros.
3. Parou a boca dos leões – Pela
fé deles prevaleceram com Deus para fazê-lo, como Daniel, Daniel 6:
22
4. Extinguiu a violência do fogo –
Como Sadraque, Mesaque e Abednego, Daniel 3.
5. Ele não diz que extinguiram o fogo, que Isso
pode ser feito por meios naturais, mas eles decolaram, restringiram a
violência, o poder do fogo em relação a si mesmos.
6. O fogo continuou quieto e reteve seu poder ardente, pois
matou os homens que os lançaram na fornalha.
7. Mas, pela fé, desarmaram seu poder de se machucar, de modo
que nenhum cabelo de suas cabeças foi chamuscado.
8. Para esses exemplos, de onde a natureza da fé aparece
claramente, os mais antigos são subordinados (por uma transposição e em ordem
invertida) que recebem luz deles.
2-Não Alcançaram as Promessas
(Hb.11.39)
1.
O
texto em Hebreus 11 tem sido chamado de “Galeria
dos Heróis da Fé”.
2.
Sem
dúvida o autor surpreendeu seus leitores com a seguinte conclusão: esses poderosos heróis judeus não receberam a recompensa completa por parte de Deus, por
que morreram antes da vinda de Cristo.
3.
No
plano de Deus, tanto estes quanto os cristãos ( que estavam suportando também
muitas provações) seriam recompensados
juntos.
4.
Uma
vez mais, Hebreus mostra que o cristianismo
oferece um caminho melhor que o judaísmo.
5.
A fé supera todos os
impedimentos, afeta as melhores coisas, alcança o melhor e inverte, por seu
poder milagroso, o próprio curso da natureza.
6.
Contudo, é necessário observar uma coisa pelo
leitor, a saber, que esses dignos celebrados não são representados pelo
apóstolo como justificados por sua fé.
7.
Mas apenas como realizando
milagres e ações heroicas e valentes por ele: nem são todos elogiaram sua boa
conduta em geral.
3-Prromessa do nascimento e
volta do Messias (Hb.11.40)
1.
Algo melhor. Eles tinham fé no cumprimento final das promessas
eternas na aliança (v. 13).
2.
Veja Introdução: Temas Históricos e Teológicos.
3.
Algo melhor. Eles tinham fé no cumprimento final das promessas
eternas na aliança (v. 13). Veja Introdução: Temas Históricos e Teológicos.
4. Além de nós. A fé dos santos do AT esperava a salvação prometida, ao passo que
a fé daqueles após Cristo olha para o cumprimento da promessa.
5. Ambos os grupos são caracterizados pela fé genuína
e são salvos pela obra expiatória de Cristo na cruz (cf. Ef 2:8,9).
6. Existe uma solidariedade entre os crentes (ver Hb
12.23).
7. Os crentes d A.T e do N.T serão glorificados
juntos.
8. Não somos apenas
um no corpo de Cristo com todos
os que estão vivos, mas somos também um com todos aqueles que já viveram.
9. É necessária a participação de todos para que
sejamos perfeitos Nele.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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