Hb.7.1-19
Introdução: Neste capitulo (7), encontramos a maior concentração de
informações sobre o sum Sacerdote Melquisedeque, é um personagem misterioso,
que não tem genealogia nem
1-Um personagem Misterioso(Hb.7.1)
1. Em Hebreus 7, o autor nos diz quem foi Melquisedeque.
2. Um sacerdote sem: “pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de
dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus”.
3. Desta forma, a figura sacerdotal de Melquisedeque é aplicada a Jesus.
4. Isto ocorre porque a lei sacerdotal colocava apenas os filhos de
Levi como herdeiros do sacerdócio, no entanto o Filho de Deus é descendente da
tribo de Judá.
5. Melquisedeque, rei e sacerdote ao mesmo tempo, prefigurou a unidade
da verdadeira realeza e sacerdócio,
cumprida em Cristo.
6. Salém, nome antigo da cidade de
Jebus.
7. O autor de
Hebreus continua mostrando como e porquê o sacerdócio de Jesus, segundo a
linhagem de Melquisedeque é superior ao de Levi.
8. Cristo Jesus
foi nomeado pelo próprio Deus Pai, como sacerdote de uma
aliança superior, perfeito e único para todo o sempre.
1. Sem pai, sem mãe, sem genealogia.
Gênesis, um livro com muitas genealogias, não tem nenhuma para Melquisedeque.
2. O autor não está dizendo que Melquisedeque
nasceu sem pai e mãe, o que seria um absurdo, apenas que não existe nenhum
registro de seu nascimento nas genealogias de Gênesis.
3. Essa descrição de Melquisedeque prefigura o
sacerdócio eterno de Jesus.
4. E tal como ele, Jesus é tanto
Sacerdote como Rei, pertencendo a um sacerdócio de justiça independente do de
Arão.
5. Alguns comentaristas referem-se a essa
passagem com a suposição de que Melquisedeque seria uma manifestação
pré-encarnada de Jesus, o que é improvável, pois, como o autor afirma aqui
claramente, ele é semelhante ao Filho de Deus, não o mesmo que Ele.
6.
A validade
da descendência sacerdotal tinha de ser estabelecida antes de um sacerdote assumir o oficio.
7.
A
principal referência no A. T a
Melquisedeque, Gn.14.18-20, nada diz sobre a sua linhagem.
8.
Melquisedeque,
a quem Deus designou como rei e sacerdote, prefigura a
realeza e sacerdócio divinos e eterno de
Cristo.
3- Recebeu dízimo de Abraão
(Hb. 7.4)
1. Melquisedeque
foi grande porque Abraão deu a ele os dízimos.
2. No texto
grego, a palavra patriarca é enfática. A grandeza de Abraão,
aquele que possuía as promessas de Deus (v. 6), ressalta a posição ainda maior
de Melquisedeque, o sacerdote de justiça.
3. Melquisedeque
era não apenas superior a Abraão, mas superior ao sacerdócio levítico de duas
maneiras.
4. Primeiro, os
sacerdotes levíticos eram homens comuns, que morrem, e, deste modo, diferentes
sacerdotes representavam o povo em diferentes épocas.
5. Melquisedeque, pelo contrário, vive, no
sentido de que o Antigo Testamento não registra sua morte (v. 3).
1-Levi vs Judá (Hb.7.14)
1.
Aquele de quem estas coisas se dizem é o
Senhor, que se levantou de outra tribo, a de Judá.
2.
De
acordo com a lei, a tribo de Judá não tinha a ver com o sacerdócio.
3.
O
argumento se baseia no Salmo 110.4 (Hb 5.6).
4.
Se o Antigo Testamento dizia que outro
sacerdote de outra tribo estava por vir é porque, claramente, aquela aliança
estava por ser substituída.
5. Pois é bem conhecido que o nosso Senhor
descende de Judá, tribo da qual Moisés nada fala quanto a sacerdócio.
6. O que acabamos de dizer fica ainda mais
claro quando aparece outro sacerdote semelhante a Melquisedeque,
7. Alguém que se tornou sacerdote, não por
regras relativas à linhagem, mas segundo o poder de uma vida indestrutível.
8. Porquanto sobre ele é afirmado: “Tu
és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.
2-Lei vs. Graça (Hb.7.18-19)
1. A
ordenança anterior é revogada, porque era fraca e inútil (pois a Lei não havia
aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual
nos aproximamos de Deus.
2. Pois há realmente um cancelamento , ou revogação, etc.
3. Como o discurso do apóstolo depende dessa dobradiça,
de que a Lei, juntamente com o sacerdócio havia terminado, ele explica a razão
pela qual deveria ter sido abolida, mesmo porque era fraco e inútil.
4. E ele fala assim em referência às cerimônias, que não
tinham nada de substancial nelas, nem em si mesmas algo disponível para a
salvação.
5. Pois a promessa de favor anexada a eles, e o que
Moisés em todos os lugares testifica que Deus seria pacificado por sacrifícios
e que pecados seriam expiados, não pertenciam adequadamente a sacrifícios, mas
eram apenas aventureiros para eles.
6. Pois, como todos os tipos tinham uma referência a
Cristo, dele derivavam toda a sua virtude e efeito; antes, por si mesmos nada
valeram ou nada fizeram; mas toda a sua eficácia dependia somente de Cristo.
7. Lembremos então que a Lei é inútil, quando separada de
Cristo.
8. E ele também confirma a mesma verdade, chamando-a
de mandamento anterior; pois é um ditado bem conhecido e comum
que as leis anteriores são revogadas por estas.
1.
Um tema que se destaca em Hebreus é o enorme contraste que o
autor estabelece entre o sacerdócio levita do Antigo Testamento.
2.
Com todas as suas inadequações, e a perfeita suficiência do
sacerdócio de Cristo.
3.
O autor de Hebreus vê na estranha figura de Melquisedeque, no
Antigo Testamento, um prenúncio do sacerdócio de Jesus.
4.
Melquisedeque era rei e sacerdote, assim como Jesus.
5.
Ele demonstrou ser superior a Abraão (ancestral de Levi) ao
abençoá-lo e receber dele o dízimo.
6.
Ele aparece no relato de Gênesis sem nenhuma ascendência nem
posteridade, simbolizando a eternidade de Jesus.
7.
O sacerdócio de JesusOra,
daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em
seu ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio
permanente. (Hebreus 7.23-24).
8.
Um tema
que se destaca em Hebreus é o enorme contraste que o autor estabelece entre o
sacerdócio levita do Antigo Testamento, com todas as suas inadequações, e a
perfeita suficiência do sacerdócio de Cristo.
9.
O autor de
Hebreus vê na estranha figura de Melquisedeque, no Antigo Testamento, um
prenúncio do sacerdócio de Jesus.
10.
Melquisedeque
era rei e sacerdote, assim como Jesus.
11.
Ele
demonstrou ser superior a Abraão (ancestral de Levi) ao abençoá-lo e receber
dele o dízimo.
12.
Ele
aparece no relato de Gênesis sem nenhuma ascendência nem posteridade,
simbolizando a eternidade de Jesus.
13.
Então,
quais eram as inadequações do sacerdócio levítico do Antigo Testamento?
14.
Primeiro, o sacerdócio levítico era efêmero.
15.
Os
sacerdotes do antigo Testamento não podiam permanecer no ofício para sempre, já
que eram mortais, mas Jesus “vive para
sempre” (v. 24).
16.
Novamente,
“[ele] vive sempre para interceder por eles” (v. 25). Nada jamais poderá
interromper ou acabar com o seu sacerdócio.
17.
Segundo, o sacerdócio levítico tinha um caráter pecaminoso.
18.
O sistema do Antigo Testamente apresentava um
defeito evidente.
19.
Antes de
oferecer sacrifícios pelo povo, os sacerdotes
precisavam oferecer sacrifícios por eles mesmos.
20.
Jesus, no entanto, não tinha nenhum pecado que
exigisse reparação.
21.
O
versículo 26 contém uma declaração maravilhosa acerca da incorruptibilidade de
Jesus: “Santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos
céus”.
22.
Terceiro, os sacrifícios precisavam ser
oferecidos dia após dia. Todos os sacrifícios tinham um caráter temporário e precisavam ser oferecidos continuamente.
Jesus, no entanto, ofereceu-se a si
mesmo como sacrifício, de uma vez por todas.
III JESUS, O
SACERDOTE PERFEITO E ETERNO
1-Sacerdote Eterno (Hb.7.21)
1.
Para
aqueles sacerdotes foram feitos sem juramento – Os sacerdotes levíticos foram
separados e consagrados sem que seu ofício lhes fosse confirmado por um
juramento da parte de Deus.
2.
Eles
a receberam por descendência regular e, quando chegaram à idade adequada,
entraram nela, é claro. Jesus recebeu seu cargo por nomeação especial, e
isso foi assegurado a ele por um juramento.
3.
A
palavra “juramento” está na margem “juramento”.
4.
Este é
o significado apropriado da palavra grega, mas o sentido não é materialmente
variado.
5.
Mas
isso com um juramento – Este
sacerdote, o Senhor Jesus, tornou-se sacerdote em virtude de um juramento.
6.
Cristo é
apresentado como o “sumo sacerdote” dos cristãos (cf. 7.21).
Entretanto, mais adiante Jesus é descrito como “o sacrifício” por nossos
pecados (Hb 9.26,28; 10.10). O que é ele então?
7.
Jesus é
corretamente representado por essas duas figuras. Ele é nosso sacerdote
por dirigir-se a Deus em favor do homem. Contudo, ele é nosso sacrifício por
ter oferecido a si mesmo na cruz por nossos pecados. Ele é o ofertante e também
a oferta; é o que sacrifica e o que é sacrificado. Ele “a si mesmo se ofereceu”
(Hb 7.27).
1. Santo, inculpável, sem mácula, separado dos
pecadores–Jesus é santo porque é sem pecado, inocente pois a Ele nenhuma culpa
ser atribuída, e sem manchas por ter sido uma vítima imaculada em seu sacrifício perfeito pelos pecados.
2. É de um sumo sacerdote como este que
precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima
dos céus.
3. Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem
necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios
pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando
a si mesmo se ofereceu.
1. Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a
homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o
Filho perfeito para sempre.
2. Alguns
interpretam este Melquisedeque como uma figura pré-encarnada do próprio Senhor
Jesus, mas há quem discorde por causa de alguns problemas, como por exemplo
como ele poderia ser semelhante ao Filho? Ora, não seria semelhante, mas seria
o próprio Filho.
3. Como dissemos,
o eterno sumo sacerdócio de Cristo é muito superior ao sumo sacerdócio
temporário dado a Arão e a sua família.
4. Dos vs.
4.14 ao 7.28, veremos que Cristo é superior a Arão.
Pr. Capl.Carlos Borges (CABB)
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