Êx.3.1-22
Introdução: Êxodo 3 é o capítulo da Bíblia que registra
a convocação de Moisés para libertar o povo de Israel do Egito. O estudo
bíblico de Êxodo 3 mostra como Deus se revelou a Moisés no Horebe, no meio de
uma sarça ardente.
Por isso Êxodo 3 é um capítulo essencial para a compreensão do restante
da Escritura, pois não apenas introduz o início dos acontecimentos que
culminaram na saída dos israelitas do Egito, mas também explica que todas as
coisas estavam sendo governadas por Deus. Nesse sentido Êxodo 3 prova que Moisés de fato foi a pessoa que o próprio Deus
escolheu para liderar o êxodo e ser o grande legislador de Israel.
1-O Deus que encontra (Êx.3.2)
1. Êxodo
3 começa com Moisés apascentando o rebanho de seu sogro no deserto na região do
Sinai.
2. Apesar
de árida, parece que aquela região mantinha algum tipo de pastagem que servia
para o sustento dos rebanhos dos povos nômades.
3. O
texto bíblico diz que em certo momento Moisés chegou ao “monte de Deus, a Horebe” (Êxodo 3:1).
4. Essa designação obviamente antecipava o fato
de que aquele monte seria o local onde Deus haveria de se manifestar de forma
especial, como num santuário, na história que estava por vir.
5. Aquele
era o Monte Sinai, também chamado de Monte Horebe na Bíblia.
6. A
Bíblia diz que naquele monte o Anjo do Senhor apareceu numa
chama de fogo, no meio de uma sarça.
7. Então
Moisés percebeu que a sarça ardia em chamas, mas não se consumia (Êxodo 3:2).
8. O
aconteceu naquele monte foi uma teofania, ou seja, uma manifestação
visível de Deus.
9. Em
algumas passagens bíblicas do Antigo Testamento o Anjo do Senhor é o próprio
Senhor se manifestando a alguém de modo visível( Teofania)e especial.
10. Inclusive,
a sarça que ardia, mas não se consumia, era um testemunho da autossuficiência
infinita de Deus.
11. Naquela sarça, o Deus que é transcendente se
revelou de forma pessoal no meio do fogo para falar com Moisés.
12. Inclusive, o fogo muitas vezes é usado no
texto bíblico como símbolo da presença santa de Deus.
1. Depois
disso o Senhor falou a Moisés que havia visto a aflição de seu povo no Egito.
2. Ele
havia ouvido o clamor dos israelitas e estava atento ao sofrimento deles (Êxodo
3:7).
3. Então havia chegado o momento de Deus livrar o
seu povo escolhido da mão dos egípcios e fazê-lo subir à Terra Prometida, uma
terra produtiva e farta, uma “terra
que mana leite e mel” (Êxodo 3:8).
4. Porém,
Deus deixou claro que aquela não era uma terra deserta. ao contrário, era uma
terra ocupada por vários povos: os
cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus (Êxodo 3:8).
5. Aqui
não podemos nos esquecer de que Israel era apenas um povo escravizado numa
terra estranha.
6. Então como os israelitas seriam capazes de
invadir e conquistar a terra de povos fortemente estabelecidos?
7. Esta questão desaparece diante do fato de que
o próprio Deus havia “descido” para
livrar o seu povo e conduzi-lo à terra de sua promessa (Êxodo 3:8).
1. Então Deus disse a
Moisés que haveria de enviá-lo a Faraó para que ele pudesse tirar os filhos de
Israel do Egito.
2. É interessante notar a particularidade com que
Deus disse a Moisés: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para
que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3:10).
3. Perceba
que Deus não diz a Moisés: “para
que tires o seu povo”, mas diz: “para
que tires o meu povo”.
4. Aquele
empreendimento não era de Moisés, era do próprio Deus.
5. Moisés
seria apenas um instrumento guiado pelo verdadeiro Libertador.
6. A princípio Moisés se
sentiu incapaz de participar da tarefa para a qual estava sendo comissionado.
7. Por isso ele disse: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito
os filhos de Israel?” (Êxodo
3:11).
8. Mas tudo isso não era
sobre Moisés, mas sobre Deus.
9. A importância não
estava sobre a pessoa de Moisés, mas sobre a pessoa d’Aquele que estava chamando
Moisés.
1-Um
Falso deus (Êx.7.5)
1. É
importante saber que Êxodo 7 continua de forma natural a narrativa dos
capítulos anteriores do livro de Êxodo.
2. Em Êxodo 5 lemos a respeito da
primeira vez que Moisés e Arão se apresentaram diante de Faraó e pediram que
ele permitisse que os israelitas pudessem ir ao deserto cultuar ao Senhor.
3. Mas
o mesmo capítulo revela que Faraó não apenas se recusou a liberar os israelitas,
como também aumentou a carga de trabalho sobre eles.
4. Isso, obviamente, gerou descontentamento nos
israelitas.
5. Consequentemente,
Moisés também desanimou do seu chamado.
6. Porém,
no capítulo seguinte, Êxodo 6, Deus falou
com Moisés e mais uma vez lhe garantiu que haveria de livrar os israelitas do
Egito de forma milagrosa.
7. Então
no final do capítulo 6 o comissionamento de Moisés é reafirmado pelo Senhor,
que também ordenou que ele falasse novamente a Faraó.
8. É
nesse ponto que a narrativa de Êxodo 7 tem início.
1. O
texto de Êxodo 7 começa registrando as palavras do Senhor a Moisés na
terra do Egito. Os primeiros versículos de Êxodo 7 é basicamente um resumo da
missão de Moisés no Egito.
2. E
enfatiza que realmente Moisés havia sido escolhido por Deus para a missão de
liderar a saída dos israelitas daquelas terras.
3. No texto bíblico o Senhor diz: “Vê que
te constituí como Deus sobre Faraó” (Êxodo 7:1).
4. Isso
significa que Moisés estava agindo na qualidade de embaixador de Deus no Egito.
5. As
palavras de Moisés eram as palavras de Deus.
6. Como
estes sábios e mágicos conseguiam fazer
os mesmos milagres de Moisés?
7. Uma
vez que a adoração aos deuses do inferno fazia parte de sua religião, alguns de
seus feitos envolviam truques ou ilusionismo, e outros utilizavam o poder
satânico.
8. Ironicamente,
sempre que imitavam um milagre de Moisés, a
situação apenas se agravava.
9. Se
os magos fossem tão poderosos como Deus,
teriam revertido, e não duplicado, as pragas.
1. E eu vou endurecer. Como a expressão é um tanto severa, muitos comentaristas, como eu
disse antes, esforçam-se para suavizá-la.
2. Por isso,
alguns tomam as palavras em conexão: “Endurecerei o coração do Faraó
multiplicando meus sinais”.
3. Como se Deus estivesse apontando a causa externa de
sua obstinação.
4. Mas Moisés já declarou, e a seguir repetirá, que a
mente do rei foi endurecida por Deus de outras maneiras além de Seus milagres.
5. Quanto ao significado das palavras, não tenho dúvidas
de que, pela primeira cláusula, Deus armou com firmeza o coração de Seu servo(Moisés).
6. Para poder resistir ousadamente à perversidade do
tirano.
7. E depois lembra que ele tem o remédio na mão.
8. Assim, então, acho que essa passagem deve ser
traduzida: “De fato, endurecerei o coração do Faraó, mas multiplicarei meus
sinais”
9. Como se tivesse dito sua dureza não será um obstáculo
para você, pois os milagres serão suficientes para superá-la.
1-A Vara que se torna serpente (Êx.7.12)
1. Deus
realizou um milagre ao transformar o
cajado de Arão em serpente, e os magos de Faraó fizeram o mesmo através do
ilusionismo ou feitiçaria.
2. Embora
os milagres nos ajudam a crer, é perigoso confiar somente neles.
3. Satanás
pode imitar algumas partes do trabalho
de Deus e enganar as pessoas.
4. Faraó
prestou atenção ao milagre, e não à mensagem.
5. Podemos
evitar este erro fazendo da Palavra de Deus a base da nossa fé.
6. Nenhum
milagre de Deus endossaria qualquer
ensinamento contrário a Sua Palavra.
7. Ele (Deus) não apenas retira a graça de Seu Espírito,
mas entrega a Satanás aqueles a quem ele sabe merecer a cegueira da mente e a
obstinação do coração.
8. Enquanto isso, a culpa de qualquer um dos males recai
sobre os próprios homens, que voluntariamente se cegam e com uma vontade que é
como loucura, são levados, apressadamente
a pecar contra Deus.
1. Deus
transformou dramaticamente as águas do
Nilo em sangue para mostrar a Faraó quem ele era.
2. Algumas
vezes você também gostaria de ver sinais e milagres para poder certificar-se
sobre Deus?
3. Ele
tem dado a você o milagre da vida eterna
através da fé, algo que Faraó nunca obteve.
4. Este
é um grande milagre e, embora menos evidente no momento, é tão extraordinário
como a transformação da água em sangue.
5. O
anseio por sinais espetaculares pode nos fazer ignorar os milagres mais singelos
que Deus realiza a cada dia.
6.
Algumas pessoas tentam encontrar uma explicação
natural para esse acontecimento.
7.
Mas o
texto bíblico não permite qualquer outra interpretação que não seja aquela que
coloca esse fenômeno como um ato de Deus.
8.
Inclusive, o texto diz: “Nisto saberás que eu sou o Senhor: com este bordão que tenho na
mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangue” (Êxodo
7:17).
9.
É fácil
perceber neste versículo que seria o próprio Deus quem realizaria aquele
milagre.
10.
Hapi-Era o deus egípcio
do rio Nilo, que fertilizava as suas margens com as cheias anuais.
Acreditava-se que este deus vivia rodeado de deuses-crocodilo
e deusas-rã ao pé das cataratas do Nilo, numa caverna.
1. E os mágicos – o fizeram – mas se toda a água do Egito
foi transformada em sangue por Moisés, onde os mágicos conseguiram a água que
transformaram em sangue?
2. Esta
pergunta é respondida em Êxodo 7:24 .
3. Os
egípcios cavaram ao redor do rio em busca de água para beber, e parece que a
água obtida por esse meio não era tão sangrenta quanto a do rio: nessa água,
portanto, os mágicos poderiam operar.
4.
Novamente, embora uma comissão geral tenha
sido dada a Moisés, não apenas para transformar as águas do rio (Nilo) em
sangue, mas também as de seus córregos, rios, lagoas e lagoas; no entanto,
parece bastante claro em Êxodo 7:20.
5. Que ele não avançou até agora, pelo menos em primeira
instância; pois afirma-se que apenas as águas do rio se transformaram em sangue.
6. Posteriormente,
a praga sem dúvida se tornou geral.
7. No início, portanto, desta praga, os mágicos
poderiam obter outra água para imitar o milagre; e não seria difícil para eles,
com truques de malabarismo ou com a ajuda de um espírito familiar (pois não
devemos abandonar a possibilidade desse uso), dar-lhe uma aparência sangrenta,
um cheiro fétido e um gosto ruim.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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