quarta-feira, 13 de julho de 2022

MOISÉS VOLTA AO EGITO E CONFRONTA FARAÓ


Êx.3.1-22

Introdução: Êxodo 3 é o capítulo da Bíblia que registra a convocação de Moisés para libertar o povo de Israel do Egito. O estudo bíblico de Êxodo 3 mostra como Deus se revelou a Moisés no Horebe, no meio de uma sarça ardente.

Por isso Êxodo 3 é um capítulo essencial para a compreensão do restante da Escritura, pois não apenas introduz o início dos acontecimentos que culminaram na saída dos israelitas do Egito, mas também explica que todas as coisas estavam sendo governadas por Deus. Nesse sentido Êxodo 3 prova que Moisés de fato foi a pessoa que o próprio Deus escolheu para liderar o êxodo e ser o grande legislador de Israel.

 I MOISÉS

1-O Deus que encontra (Êx.3.2)

1.      Êxodo 3 começa com Moisés apascentando o rebanho de seu sogro no deserto na região do Sinai.

2.      Apesar de árida, parece que aquela região mantinha algum tipo de pastagem que servia para o sustento dos rebanhos dos povos nômades.

3.      O texto bíblico diz que em certo momento Moisés chegou ao “monte de Deus, a Horebe” (Êxodo 3:1).

4.       Essa designação obviamente antecipava o fato de que aquele monte seria o local onde Deus haveria de se manifestar de forma especial, como num santuário, na história que estava por vir.

5.      Aquele era o Monte Sinai, também chamado de Monte Horebe na Bíblia.

6.      A Bíblia diz que naquele monte o Anjo do Senhor apareceu numa chama de fogo, no meio de uma sarça.

7.      Então Moisés percebeu que a sarça ardia em chamas, mas não se consumia (Êxodo 3:2).

8.      O aconteceu naquele monte foi uma teofania, ou seja, uma manifestação visível de Deus.

9.      Em algumas passagens bíblicas do Antigo Testamento o Anjo do Senhor é o próprio Senhor se manifestando a alguém de modo visível( Teofania)e  especial.

10.    Inclusive, a sarça que ardia, mas não se consumia, era um testemunho da autossuficiência infinita de Deus.

11.     Naquela sarça, o Deus que é transcendente se revelou de forma pessoal no meio do fogo para falar com Moisés.

12.     Inclusive, o fogo muitas vezes é usado no texto bíblico como símbolo da presença santa de Deus.

 2-O Deus que vê e ouve (Êx.3.9)

1.      Depois disso o Senhor falou a Moisés que havia visto a aflição de seu povo no Egito.

2.      Ele havia ouvido o clamor dos israelitas e estava atento ao sofrimento deles (Êxodo 3:7).

3.       Então havia chegado o momento de Deus livrar o seu povo escolhido da mão dos egípcios e fazê-lo subir à Terra Prometida, uma terra produtiva e farta, uma terra que mana leite e mel (Êxodo 3:8).

4.      Porém, Deus deixou claro que aquela não era uma terra deserta. ao contrário, era uma terra ocupada por vários povos: os cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus (Êxodo 3:8).

5.      Aqui não podemos nos esquecer de que Israel era apenas um povo escravizado numa terra estranha.

6.       Então como os israelitas seriam capazes de invadir e conquistar a terra de povos fortemente estabelecidos?

7.       Esta questão desaparece diante do fato de que o próprio Deus havia “descido” para livrar o seu povo e conduzi-lo à terra de sua promessa (Êxodo 3:8).

 3-O Deus que envia(Êx.3.10)

1.      Então Deus disse a Moisés que haveria de enviá-lo a Faraó para que ele pudesse tirar os filhos de Israel do Egito.

2.       É interessante notar a particularidade com que Deus disse a Moisés: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3:10).

3.      Perceba que Deus não diz a Moisés: “para que tires o seu povo”, mas diz: “para que tires o meu povo”.

4.      Aquele empreendimento não era de Moisés, era do próprio Deus.

5.      Moisés seria apenas um instrumento guiado pelo verdadeiro Libertador.

6.      A princípio Moisés se sentiu incapaz de participar da tarefa para a qual estava sendo comissionado.

7.       Por isso ele disse: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Êxodo 3:11).

8.      Mas tudo isso não era sobre Moisés, mas sobre Deus.

9.      A importância não estava sobre a pessoa de Moisés, mas sobre a pessoa d’Aquele que estava chamando Moisés.

 II FARAÓ

1-Um Falso deus (Êx.7.5)

1.      É importante saber que Êxodo 7 continua de forma natural a narrativa dos capítulos anteriores do livro de Êxodo.

2.       Em Êxodo 5 lemos a respeito da primeira vez que Moisés e Arão se apresentaram diante de Faraó e pediram que ele permitisse que os israelitas pudessem ir ao deserto cultuar ao Senhor.

3.      Mas o mesmo capítulo revela que Faraó não apenas se recusou a liberar os israelitas, como também aumentou a carga de trabalho sobre eles.

4.       Isso, obviamente, gerou descontentamento nos israelitas.

5.      Consequentemente, Moisés também desanimou do seu chamado.

6.      Porém, no capítulo seguinte, Êxodo 6, Deus falou com Moisés e mais uma vez lhe garantiu que haveria de livrar os israelitas do Egito de forma milagrosa.

7.      Então no final do capítulo 6 o comissionamento de Moisés é reafirmado pelo Senhor, que também ordenou que ele falasse novamente a Faraó.

8.      É nesse ponto que a narrativa de Êxodo 7 tem início.

 2-Os magos de Faraó (Êx.7.11)

1.      O texto de Êxodo 7 começa registrando as palavras do Senhor a Moisés na terra do Egito. Os primeiros versículos de Êxodo 7 é basicamente um resumo da missão de Moisés no Egito.

2.      E enfatiza que realmente Moisés havia sido escolhido por Deus para a missão de liderar a saída dos israelitas daquelas terras.

3.       No texto bíblico o Senhor diz: “Vê que te constituí como Deus sobre Faraó” (Êxodo 7:1).

4.      Isso significa que Moisés estava agindo na qualidade de embaixador de Deus no Egito.

5.      As palavras de Moisés eram as palavras de Deus.

6.      Como estes sábios e mágicos conseguiam  fazer os mesmos milagres de Moisés?

7.      Uma vez que a adoração aos deuses do inferno fazia parte de sua religião, alguns de seus feitos  envolviam truques  ou ilusionismo, e outros utilizavam o poder satânico.

8.      Ironicamente, sempre que imitavam um milagre de Moisés, a  situação apenas se agravava.

9.      Se os magos fossem  tão poderosos como Deus, teriam revertido, e não duplicado, as pragas.

 3-Coração Endurecido (Êx.7.3a)

1.      E eu vou endurecer. Como a expressão é um tanto severa, muitos comentaristas, como eu disse antes, esforçam-se para suavizá-la.

2.       Por isso, alguns tomam as palavras em conexão: “Endurecerei o coração do Faraó multiplicando meus sinais”.

3.      Como se Deus estivesse apontando a causa externa de sua obstinação.

4.      Mas Moisés já declarou, e a seguir repetirá, que a mente do rei foi endurecida por Deus de outras maneiras além de Seus milagres.

5.      Quanto ao significado das palavras, não tenho dúvidas de que, pela primeira cláusula, Deus armou com firmeza o coração de Seu servo(Moisés).

6.      Para poder resistir ousadamente à perversidade do tirano.

7.      E depois lembra que ele tem o remédio na mão.

8.      Assim, então, acho que essa passagem deve ser traduzida: “De fato, endurecerei o coração do Faraó, mas multiplicarei meus sinais”

9.      Como se tivesse dito sua dureza não será um obstáculo para você, pois os milagres serão suficientes para superá-la. 

 III  OS ADIVINHOS IMITAM OS SINAL E A PRAGA

1-A Vara que se torna serpente (Êx.7.12)

1.      Deus realizou um milagre ao transformar  o cajado de Arão em serpente, e os magos de Faraó fizeram o mesmo através do ilusionismo ou feitiçaria.

2.      Embora os milagres nos ajudam a crer, é perigoso confiar somente neles.

3.      Satanás pode imitar algumas partes  do trabalho de Deus e enganar as pessoas.

4.      Faraó prestou atenção ao milagre, e não à mensagem.

5.      Podemos evitar este erro fazendo da Palavra de Deus a base da nossa fé.

6.      Nenhum milagre  de Deus endossaria qualquer ensinamento contrário a Sua Palavra.

7.      Ele (Deus) não apenas retira a graça de Seu Espírito, mas entrega a Satanás aqueles a quem ele sabe merecer a cegueira da mente e a obstinação do coração.

8.      Enquanto isso, a culpa de qualquer um dos males recai sobre os próprios homens, que voluntariamente se cegam e com uma vontade que é como loucura, são levados,  apressadamente a pecar contra Deus.

 2-As águas em sangue (Êx.7.17)

1.      Deus transformou dramaticamente  as águas do Nilo em sangue para mostrar a Faraó quem ele era.

2.      Algumas vezes você também gostaria de ver sinais e milagres para poder certificar-se sobre Deus?

3.      Ele tem dado a você o milagre da vida  eterna através da fé, algo que Faraó nunca obteve.

4.      Este é um grande milagre e, embora menos evidente no momento, é tão extraordinário como a transformação da água em sangue.

5.      O anseio por sinais espetaculares pode nos fazer ignorar os milagres  mais singelos  que Deus  realiza a cada dia.

6.      Algumas pessoas tentam encontrar uma explicação natural para esse acontecimento.

7.       Mas o texto bíblico não permite qualquer outra interpretação que não seja aquela que coloca esse fenômeno como um ato de Deus.

8.       Inclusive, o texto diz: “Nisto saberás que eu sou o Senhor: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangue” (Êxodo 7:17).

9.       É fácil perceber neste versículo que seria o próprio Deus quem realizaria aquele milagre.

10.    Hapi-Era o deus egípcio do rio Nilo, que fertilizava as suas margens com as cheias anuais. Acreditava-se que este deus vivia rodeado de deuses-crocodilo e deusas-rã ao pé das cataratas do Nilo, numa caverna.

 3-Imitações feitas pelos  magos (Êx7.12,22)

1.      E os mágicos – o fizeram – mas se toda a água do Egito foi transformada em sangue por Moisés, onde os mágicos conseguiram a água que transformaram em sangue?

2.      Esta pergunta é respondida em Êxodo 7:24 .

3.      Os egípcios cavaram ao redor do rio em busca de água para beber, e parece que a água obtida por esse meio não era tão sangrenta quanto a do rio: nessa água, portanto, os mágicos poderiam operar.

4.       Novamente, embora uma comissão geral tenha sido dada a Moisés, não apenas para transformar as águas do rio (Nilo) em sangue, mas também as de seus córregos, rios, lagoas e lagoas; no entanto, parece bastante claro em Êxodo 7:20.

5.      Que ele não avançou até agora, pelo menos em primeira instância; pois afirma-se que apenas as águas do rio se transformaram em sangue.

6.      Posteriormente, a praga sem dúvida se tornou geral.

7.       No início, portanto, desta praga, os mágicos poderiam obter outra água para imitar o milagre; e não seria difícil para eles, com truques de malabarismo ou com a ajuda de um espírito familiar (pois não devemos abandonar a possibilidade desse uso), dar-lhe uma aparência sangrenta, um cheiro fétido e um gosto ruim. 

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)


 

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