Êx.1.1-22
Introdução: O livro de Êxodo começa
onde o livro de Gênesis encerra, com
a mudança dos filhos de Israel para o Egito. A narrativa começa, nos mostrando
que tanto José, como seus filhos e irmãos morreram, e a lembrança de seus bons
serviços na nação se perderam com o tempo.
O
Faraó que está no governo da nação percebe o rápido crescimento dos israelitas
e começa a oprimi-los com escravidão e decretos absurdos.
Deus
se lembra da aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e então decide que chegou a
hora de tirar o Seu povo daquele lugar.
1-Um
Novo Faraó (Êx.1.8)
1.
Êxodo 1: 8 . Agora surgiu um novo
rei, etc. que não conhecia José -Mateus 25:12.
2.
Em Juízes 2:10 ,
é dito: Surgiu outra geração que não conhecia o
Senhor, nem as obras que ele havia feito por Israel.
3.
Isto é, evidentemente, que não considerava o
Senhor; como aqui deve significar que um novo rei, que não considerava José.
4.
Não tinha lembrança agradecida dos serviços
eminentes que prestara ao Egito e era totalmente avesso ao seu sistema
político.
5.
Os caldeus a processam, que não confirmou
os decretos de José.
6.
É provável que esse novo rei seja de outra família;
pois Diodoro nos diz que os antigos reis do Egito foram escolhidos pelo povo,
não tanto em relação ao nascimento quanto ao mérito.
7.
E alguns escritores são de opinião (como já tivemos
ocasião de observar em Gênesis 50:22 ).
1.
Havia níveis diferentes de escravidão no Egito.
2.
Alguns escravos trabalhavam longas horas em buracos de lama enquanto outros possuíam
habilidades como carpinteiros,
joalheiros e artificies.
3.
Apesar
dessas diferenças, todos os escravos
eram severamente vigiados por carrascos
e supervisores inflexíveis, cuja missão era manter os escravos trabalhando o mais rápido possível.
4.
Sua especialidades era tornar miserável a vida do escravo.
5.
Registros
antigos indicam que estas cidades
foram construídas em 1290 a.C, sendo
este o motivo pelo qual alguns estudiosos acreditam ter o êxodo ocorrido no Século XII.
6.
Olhando para outras evidências, no entanto,
alguns estudiosos afirmam que os
hebreus saíram do Egito em 1446 a.C.
1.
Sifrá e Puá devem ter sido supervisoras das
parteiras ou então estas duas receberam
menção especial.
2.
As parteiras hebréias ajudavam as mulheres a dar
à luz e cuidavam do bebê até que a mãe ficasse mais forte .
3.
Quando Faraó ordenou que as parteiras matassem os bebês hebreus do sexo masculino,
ele estava se dirigindo ao grupo errado.
4.
As parteiras
tinham o compromisso de ajudar os bebês a nascer, e não de matá-los.
5.
Estas mulheres mostraram grande coragem e amor para
com Deus arriscando suas vidas ao
desobedecerem à ordem de Faraó.
6.
Essa atitude fez
com que as parteiras fossem questionadas por Faraó.
7.
E diante do rei do
Egito elas responderam que as mulheres hebreias não eram como as mulheres
egípcias.
8.
Elas eram tão
vigorosas que davam à luz antes mesmo de as parteiras chegarem,
impossibilitando que os meninos fossem mortos no momento do parto (Êxodo 1:19).
9.
Com isso a Bíblia
diz que Deus fez bem às parteiras e deu famílias a elas; e o povo de Israel
aumentou e se tornou ainda mais forte (Êxodo 1:20,21).
10.
Então percebendo que suprimir a população
israelita através do assassinato dos meninos no parto não era algo viável,
Faraó ordenou que todos os meninos hebreus que nascessem deveriam ser lançados
no rio Nilo (Êxodo 1:22).
II O NASCIMENTO E EDUCAÇÃO DE MOISÉS
1- Escondendo a Criança (
Êx.2.2)
1. Em Êxodo 2 temos o importante relato do nascimento de Moisés, que
era descendente da tribo de Levi, e filho de Joquebede e Esrom, e tinha Arão e
Miriã como irmãos.
2. Ele foi concebido exatamente em meio ao decreto de morte dos
meninos de Israel, então sua mãe o escondeu por três meses, até que se tornou
insustentável.
3.
Com certeza, sob a direção de
Deus, ela pôs o menino em uma pequena embarcação-caseira e o colocou no rio
Nilo.
4.
Enquanto a correnteza o levava, Miriã sua
irmã, o observava à margem.
5.
Aconteceu que a embarcação
encalhou nos jardins da filha de Faraó, que o encontrou e mesmo percebendo que
era filho dos israelitas, teve piedade dele.
6. Neste instante Miriã apareceu a ela, e lhe perguntou se gostaria
que ela chamasse uma mulher de Israel para amamenta-lo, e a filha de Faraó
consentiu.
7. Miriã trouxe sua mãe, que foi paga para amamentar seu filho até
que desmamou, sendo maior a criança a filha de Faraó lhe deu o nome de Moisés,
porque das águas foi tirado.
8. Vemos o cuidado de Deus nos mínimos
detalhes, no que se refere aos seus propósitos e ao
Seu povo.
9. O fato é que não precisamos
entrar em desespero, mas acreditar.
10. Muitas famílias de Israel estavam em pânico, Joquebede preferiu
crer e agir.
11. Sua fé foi recompensada e
em alguns anos, seu filho será o libertador de Israel.
2-Providencia
Amorosa (Êx.2.3)
1.
Êxodo 2 começa de
forma simples registrando um casamento numa família levita.
2.
Mas aquele não era só mais um casamento hebreu
no Egito.
3.
O fruto daquela união seria usado por Deus
para mudar a história de Israel para sempre (Êxodo 2:1).
4.
Após o casamento,
a mulher concebeu e deu à luz a um filho.
5.
O menino era
muito formoso, e a mulher resolveu esconde-lo por três meses.
6.
Naquele tempo
havia uma ordem de Faraó para que todo menino hebreu fosse lançado no rio para
não fortalecer ainda mais o povo israelita que já era muito numeroso.
7.
Curiosamente em
nenhuma parte de Êxodo 2 os nomes pessoais das pessoas envolvidas na trama são
revelados – com exceção de Moisés.
8.
A mãe, o pai e a
irmã do menino permanecem anônimos.
9.
Apenas mais a
frente, no capítulo 6, o texto bíblico revela que os pais eram Anrão e Joquebede, e a irmã era
provavelmente Miriã (Êxodo 6:20).
1.
O texto de Êxodo
2 diz que a filha de Faraó abriu o cesto e viu o menino que chorava.
2.
Ela entendeu que
se tratava de um menino hebreu, mas mesmo assim teve compaixão dele (Êxodo
2:6).
3.
Da mesma forma
que a família de Moisés permanece anônima em Êxodo 2, o mesmo também ocorre com
a filha de Faraó.
4.
Nenhuma
informação é dada sobre a identidade da filha de Faraó.
5.
Alguns estudiosos sugerem que talvez ela fosse
a rainha de Tutmés II, e que governou o Egito em aproximadamente 1504 e 1483
a.C.
6.
De qualquer
forma, a cronologia do tempo do Êxodo é uma das mais complicadas, e nada pode
ser tido nesse sentido com absoluta certeza.
7.
Após a filha de
Faraó ter encontrado o cesto, rapidamente a irmã do menino entrou em cena.
8.
Ela perguntou se
a filha de Faraó desejava que ela lhe arrumasse uma ama de leite entre as
hebreias que pudesse criar o menino (Êxodo 2:7).
9.
A filha de Faraó
aprovou a ideia, e a irmã do menino, claro, chamou sua própria mãe (Êxodo 2:8).
10.
Assim a mãe do menino teve permissão para
criá-lo, e ainda recebeu um salário por isso (Êxodo 2:9).
1-A
sua Renuncias (Êx.2.11)
1.
Moisés foi
educado no Egito.
2.
O livro de Atos
dos Apóstolos indica que Moisés recebeu uma criação privilegiada na corte
egípcia.
3.
Ele cresceu como
um jovem nobre e promissor na família real (Atos 7:22).
4.
Mas tudo mudou
quando Moisés, já adulto, viu um homem egípcio espancando um hebreu.
5.
Ele se
identificou com o hebreu que pertencia ao seu povo original, e acabou matando o
egípcio agressor.
6.
Ele verificou que não havia ninguém por perto
e enterrou o homem na areia (Êxodo 2:11,12).
7.
Naquele tempo Moisés tinha quarenta anos de
idade (Atos 7:23).
8.
Porém, no dia
seguinte Moisés encontrou dois hebreus brigando.
9.
Então ele questionou um dos homens sobre o
porquê ele estava espancando o seu próximo (Êxodo 2:13).
2-Seu Fracasso Inicial ( Êx.2.12)
1.
A matança do egípcio não deve ser justificada ou atribuída
a uma inspiração divina.
2.
Mas deve ser julgada com referência à provocação, à
impetuosidade do caráter natural de Moisés.
3.
Talvez também aos hábitos desenvolvidos por seu
treinamento na corte do faraó.
4.
O ato
envolveu uma separação completa dos egípcios, mas, longe de acelerar, atrasou
por muitos anos a libertação dos israelitas.
5.
Quarenta
anos de um treinamento muito diferente prepararam Moisés para a execução da
obra designada.
6.
Portanto, parece mais evidente que Moisés veio com
o objetivo de socorrer seus irmãos infelizes e de ajudá-los.
7.
E ajudá-los com sua ajuda, pois, matando o egípcio,
vingou o dano causado de fato a um indivíduo.
8.
Mas tendo influência no nação inteira.
9.
Mas, embora
tenha sido inspirado pelo Espírito Santo com coragem especial para a realização
desse ato, ainda assim foi acompanhado de uma enfermidade, que mostra que ele
não empreendeu sem hesitar o que ainda sabia ser sua vocação.
10.
Na obra de Deus, os seus servos devem estar
preparar para quando o Senhor os chamar,
eles já poderem dar inicio a obra, a continuidade na obra Deus dá a capacitação
necessária, sob a orientação do Espírito Santo.
1.
E Moisés temeu – Ele
viu que os israelitas ainda não estavam preparados para deixar sua escravidão.
2.
E que,
embora Deus o tivesse chamado para ser seu líder, sua providência ainda não
havia aberto o caminho suficientemente.
3.
E se
ele tivesse ficado no Egito, devia ter posto em risco sua vida.
4.
A
prudência, portanto, ditou uma fuga do presente para a terra dos midianitas.
5.
Mas tudo mudou quando Moisés, já adulto, viu um homem
egípcio espancando um hebreu.
6.
Ele se identificou com o hebreu que pertencia ao seu
povo original, e acabou matando o egípcio agressor.
7.
Ele verificou que não havia ninguém por perto e enterrou
o homem na areia (Êxodo 2:11,12).
8.
Naquele tempo Moisés tinha quarenta anos de idade
(Atos 7:23).
9.
Porém, no dia seguinte Moisés encontrou dois hebreus
brigando.
10.
Então ele questionou um dos homens sobre o porquê ele
estava espancando o seu próximo (Êxodo 2:13).
11.
Mas a resposta
do homem foi uma clara reprovação do juízo de Moisés: “Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós?
Pensas matar-me, como mataste o egípcio?” (Êxodo 2:14).
12.
É fácil
perceber que naquele momento qualquer liderança da parte de Moisés sobre Israel
seria rejeitada.
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