quinta-feira, 2 de março de 2023

O CAOS RELIGIOSO DE ISRAEL

 


Jz.20.1-20

Introdução: Em Juízes 20 vemos que todas as tribos de Israel ficaram sabendo do que aconteceu a mulher do levita, e indignados levantaram 400 homens prontos para a batalha, para ouvir o relato da boca do viúvo sobre como tudo começou.

Tendo ouvido, eles decidiram ir até a tribo de Benjamim para executar os infratores, mas os benjamitas não quiseram entrega-los. Por causa disso, houve grande batalha entre eles e da tribo de Benjamim morreram 25 mil homens valentes.

 

O LEVITA E A SUA CONCUBINA

1-A concubina de Judá (Jz.19.1)

1.      Neste capítulo de Juízes 20 estudo, veremos que os israelitas se congregaram, em Mispa.

2.      Todos os príncipes e todas as tribos, de modo que havia quatrocentos mil homens, em pé.

3.      Então, o levita, marido da concubina que havia sido morta, relatou todo o ocorrido no capítulo anterior.

4.      Todo o povo se levantou, como se um homem só fosse e organizaram-se para sair a pelejar contra Gibeá, de Benjamim.

5.      Os filhos de Benjamim não quiseram ouvir os seus irmãos e saíram contra os israelitas, na defesa de Gibeá.

6.      Então, os israelitas foram a Betel consultar a Deus sobre quem subiria primeiro contra Benjamim, sendo que o Senhor indicou Judá.

7.      Assim iniciou-se a peleja, porém, vendo que os benjamitas prevaleciam, Israel consultou a Deus mais vezes, o qual orientou que mantivessem a peleja, vez que entregaria os benjamitas e, assim se sucedeu.

8.      No capítulo anterior foi narrado o caótico contexto social, político e religioso que predominava naquele período em que não havia rei em Israel.

9.      Havia um levita que tomou uma concubina para si.

10.    Esta, após ter sido aborrecida, abandona o marido e torna para seu pai.

11.    O levita, então, vai até seu sogro para retomar a mulher e, após ser alegremente recebido, resolve partir, mesmo após seu sogro insistir para que permanecesse um pouco mais.

Não havia Reis em Israel, em função disso cada um fazia o que queria, e o resultado foi: 1-Caos Social ;2-Caos Político ; 3 Caos Religioso. 

   2-Abuso sexual em Gibeá (Jz.19.25)

1.      Mas os homens não deram ouvidos a ele  é evidente, a partir de Juízes 19: 5 do próximo capítulo, que todos os detalhes desse assunto não estão relacionados.

2.      O levita, resolutamente empenhado em defender sua própria castidade, provavelmente não encontrou outra maneira de salvar isso e sua vida, além de desistir de sua concubina ( que vive em concubinato) e, portanto, de dois males escolheu o mínimo.

3.      A mulher não quis ir até eles; mas o marido sem graça a forçou a ir, a fim de salvar seu próprio corpo.

4.      Eles abusaram dela- Deus retribuiu à concubina ao permitir que aqueles homens perversos abusassem  indignamente  dela.

5.      O castigo foi resposta ao pecado de concubinato( concubinato- união livre e estável entre duas pessoas solteiras que vivem juntas como se fossem casados).

6.      Luxúria foi o pecado  dela, e luxúria(atração pelos prazeres carnais) foi seu castigo.

7.      Ele podia ter pouco amor por ela, e essa era a causa da separação deles antes.

8.      Os homens de Gibeá que desejavam abusar do corpo do levita; o levita que desejava salvar seu corpo às custas da modéstia, reputação e vida de sua esposa.

9.      E o velho que desejava salvar seu hóspede às custas da violação de sua filha.

10.    São todos os personagens que a humanidade e a modéstia desejam ser enterradas no esquecimento eterno.

11.    Quando o dia começou a brotar – Sua tormenta não suportava toda a luz do dia; e eles dispensaram a pobre mulher quando o dia começou a clarear. 

1- A sexualidade  bestial tem um preço  muito alto; 2-Sexo não é ferramenta de trabalho ; 3-A Síndrome sodomita, se  repete com pequenas mudanças.

 2Violencia sem precedente (Jz.19.30)

1.      Nunca tal se fez, nem se viu –Ele dividiu o corpo em 12 partes – de acordo com os ossos, conforme a leitura de alguns, ou seja, pelas juntas – e enviou uma aparte para cada tribo.

2.      Dentre as tribos incluiu até mesmo Benjamim, com a esperança de que alguns  homens dali se comovessem  a participar  da punição por tamanha perversidade e o fizessem com mais vigor, pois fora cometido por homens de sua própria tribo.

3.      Parece algo muito cruel mutilar um cadáver que, por ter  sido tão indignamente  desonrado, merecia ser enterrado com decência.

4.      No entanto, o objetivo do levita tinha como alvo não somente representar  o ato bárbaro que haviam cometido contra a sua esposa – para a qual teria sido melhor ser cortada em pedaços do que ser abusada como foi –mas também de expressar sua ardente inquietação e, desta forma, instigar o mesmo sentimento nos outros.

5.      Todos aqueles que viram os pedaços do cadáver  e foram informados sobre o assunto tiveram os mesmos sentimentos em relação àquilo.

6.      O certo é que os fatos em si, desencadeou uma revolta que culminou com a guerra entre as tribos e o saldo foi 25.000 mortes.

 1-O preço do ato bárbaro teve um preço muito alto 25.000 mortos; 2- É possível que os autores da barbárie tenham  na guerra. 

II VINGANÇA CONTRA BENJAMIM

1- O conselho dos Israelitas (Jz.20.1)

1.      O significado de Juízes 20 relata que o ataque contra o levita e sua concubina, no capítulo 19, resultou na guerra civil entre Benjamim e o restante de Israel.

2.      Planos para castigar os moradores de Gibeá

3.      Soldados de todo o Israel se reuniram para atacar Gibeá (Juízes 20:1-11). Portanto os governantes de Gibeá não fizeram nenhuma tentativa de punir os assassinos, e também os líderes de Benjamim ficaram do seu lado.

4.      Benjamin decidiu lutar contra as outras onze tribos. 

5.      Os israelitas foram ao lugar de adoração, em Betel, e ali perguntaram a Deus, qual das tribos atacaria primeiro a tribo de Benjamim, e o Senhor respondeu, que seria a tribo de Judá (Juízes 20:12-18).

6.      No começo, a batalha correu bem para os benjamitas.

7.      Como eles conheciam o terreno do país melhor do que os israelitas, e nessas regiões montanhosas o maior número de Israel não tinha grande vantagem.

8.      Além disso, os benjamitas estavam lutando pela vida de seu povo e por sua terra natal.

9.      Já os israelitas não compartilhavam de tais interesses pessoais.

10.    Além disso, os israelitas podem estar confiantes demais com seu exército muito maior (Juízes 20:18-25).

11.    Somente quando os israelitas ficaram desesperados e se voltaram para Deus com sinceridade e total dependência, Deus prometeu a eles vitória (Juízes 20:26-28).

12.    Apesar da garantia da ajuda de Deus, os israelitas tiveram que planejar seu ataque cuidadosamente e executá-lo adequadamente para serem vitoriosos. 

 1-Um ato sexual que provocou uma guerra; 2-A concubina possivelmente era natural (nascida) em Judá ; 3-Quando nas nas nossas lutas, que saiamos do nosso orgulho ou pretensão e devemos pedir a Deus para gerenciar nossa vida, então tudo correrá bem  

2- Guerra civil (Jz.20.10)

1.      Deus intencionalmente permitiu que Israel fosse derrotado duas vezes antes de conceder-lhes a vitória.

2.      Havia uma importante lição a ser aprendida sobre como obter a bênção de Deus.

3.       Mesmo sendo justa a causa – remover a iniquidade de Israel – o Senhor exige arrependimento e humildade, especialmente considerando que toda a nação era merecedora da ira de Deus.

4.      Há um grande contraste entre o ultraje moral exibido em Gibeá e a completa falta de preocupação de Israel com todos os anos de aberta idolatria que eles praticaram.

5.      Sua punição contra a Gibeonitas foi a completa destruição de toda a vida e da propriedade, mas tal julgamento havia sido prescrito apenas para o pecado de idolatria (Dt 13:12-18)!

6.      Na sua hipocrisia, eles não perceberam que haviam sido mais diligentes na destruição de seus irmãos pelos pecados deles do que foram em buscar expiação pelos seus próprios pecados e extirpá-los do seu meio.

7.       Que isso sirva de lição para nós!

8.       Antes de corrigirmos a outros devemos corrigir a nós mesmos.

   1-Nossas causas tem que obedecerem os ditames de Deus; 2-Arrependimento e humildade  são necessário para mover o coração de Deus, não importa as circunstâncias.  

  3-Benjamim é arrasada (Jz.20.48)

1.      A cidade de Gibeá, o ninho da lascívia ( luxúria), foi destruída  em primeiro lugar.

2.      O exército no campo de batalha foi bem aniquilado.

3.      Aqueles  que escaparam do campo de batalha foram perseguidos e eliminados na fuga, até mesmo aqueles que se demoraram  em casa foram envolvidos na ruína.

4.      Desta forma, de toda a tribo de Benjamim, ao que parece, ninguém permaneceu vivo, salvo 600 homens que se abrigaram  na penha de Rimom e ficaram  naquela região durante  quatro meses.

5.      Este evento de Gibeá é mencionado duas vezes pelo profeta Oseias como sendo o inicio da corrupção de Israel e um  padrão para tudo que se seguiu.

6.      Mui profundamente  se corromperam, como os  dias  de Gibeá(Os.9.9).

7.      Desde os dias de Gibeá pecaste (Os.10.9). 

8.      É acrescentado que a peleja  em Gibeá contra os filhos da perversidade  não (isto, é não a principio) surpreendeu-os.

1- O preço da arrogância é muito elevado ; 2-Em meio ao caos Deus pode agir.

III CONSEQUÊNCIA DO GENOCÍDIO

1-O problema dos juramentos (Jz.21.1).

1.      Por mulher aos benjamitas.

2.       Quando se encontrarem e tomarem conhecimento do acontecido, os israelitas fizeram  outro  juramento solene.

3.      Nenhum dos milhares ali presentes nem qualquer um daqueles que estavam sendo representados por eles (sem o objetivo de vincular a posteridade).

4.      Deveria, podendo evitar, casar-se com a filha de um benjamitas.

5.      A exemplo de Jefté, juramentos inconsequentes, sempre colocaram Israel  diante de grandes  dilema.

6.      Tendo perdido a referência do caráter de Deus e igualado o seu padrão moral aos dos povos cananeus, as soluções que encontraram  para esse dilemas  foram as piores  possíveis.

 1-Os juramentos  não podem ser emocionais ou precipitados; 2-quando abdicamos do caráter de Deus em nossa vida, o caos espiritual toma conta 

2- Soluções mais problemáticas (Jz.21.23)       

1.      Então, os israelitas se lembraram da festa anual do Senhor em Siló, ao norte de Betel, a leste da estrada que vai de Betel a Sequem, e ao sul de Lebona, onde haveria muitas mulheres e mandaram para lá os benjamitas.

2.      Dizendo. “Vão, escondam-se nas vinhas e fiquem observando, quando as moças de Siló forem para as danças, saiam correndo das vinhas e cada um de vocês apodere-se de uma das moças de Siló e vá para a terra de Benjamim”.

3.      Quando os pais ou irmãos delas se queixarem a nós diremos: Tenham misericórdia deles, pois não conseguimos mulheres para eles durante a guerra, e vocês são inocentes, visto que não lhes deram suas filhas.’” (Juízes 21:19-22)

4.      E assim fizeram os benjamitas.

5.      Cada um deles escolheu uma esposa entre as moças que estavam dançando e a levou embora e voltaram para a sua terra, construíram de novo as suas cidades e ficaram morando ali.

6.       Enquanto isso, os outros israelitas saíram, e cada um voltou para a sua tribo, sua família e suas terras (Juízes 21.23-34).

1-O amor  fraternal não pode ser extinto apesar dos problemas, por maus graves que sejam; 2-Para não haver  a extinção total dos benjamitas  houve uma saída  humanitária 


3-Transição dos Juízes para o Reinado (Jz. 21.25)

1.      O último versículo diz: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” (Juízes 21:25).

2.       Esta descrição da época não precisava ser negativa, pois o povo não ficou sem Deus nem sem lei.

3.       Se cada um tivesse achado reto fazer a vontade do Senhor, Israel teria evitado muito sofrimento.

4.       Mas quando acharam reto fazer o errado, trouxeram sobre si a ira de Deus.

5.      Está historia está se repetindo em nosso dias, muitos estão fazendo as coisas erradas, achando que estão a fazendo a coisa certa, porém para Deus, o errado é errado é o certo é certo. 

 1-Obedecer é muito melhor do que sacrificar; 2-Quando achamos  que errado é certo e certo é errado, atraímos a ira de Deus. 

Pr. Capl. Carlos Borges(CABB).

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