Jz.20.1-20
Introdução: Em Juízes 20 vemos que todas as tribos de Israel ficaram
sabendo do que aconteceu a mulher do
levita, e indignados levantaram 400 homens prontos para a batalha, para
ouvir o relato da boca do viúvo sobre como tudo começou.
Tendo ouvido, eles decidiram ir até a tribo de Benjamim para executar
os infratores, mas os benjamitas não quiseram entrega-los. Por causa disso,
houve grande batalha entre eles e da tribo de Benjamim morreram 25 mil homens valentes.
O LEVITA E A SUA CONCUBINA
1-A concubina de Judá (Jz.19.1)
1.
Neste capítulo de Juízes 20 estudo, veremos que os israelitas se
congregaram, em Mispa.
2.
Todos os príncipes e todas as tribos, de modo que havia
quatrocentos mil homens, em pé.
3.
Então, o levita, marido
da concubina que havia sido morta, relatou todo o ocorrido no capítulo
anterior.
4.
Todo o povo se levantou, como se um homem só fosse e
organizaram-se para sair a pelejar contra Gibeá, de Benjamim.
5.
Os filhos de Benjamim não quiseram ouvir os seus irmãos e saíram
contra os israelitas, na defesa de Gibeá.
6.
Então, os israelitas foram a Betel consultar a Deus sobre quem
subiria primeiro contra Benjamim, sendo que o Senhor indicou Judá.
7.
Assim iniciou-se a peleja, porém, vendo que os benjamitas
prevaleciam, Israel consultou a Deus mais vezes, o qual orientou que
mantivessem a peleja, vez que entregaria os benjamitas e, assim se sucedeu.
8.
No capítulo anterior foi narrado o caótico contexto social,
político e religioso que predominava naquele período em que não havia rei em Israel.
9.
Havia um levita que tomou uma concubina para si.
10. Esta, após ter sido
aborrecida, abandona o marido e torna para seu pai.
11. O levita, então, vai até seu
sogro para retomar a mulher e, após ser alegremente recebido, resolve partir,
mesmo após seu sogro insistir para que permanecesse um pouco mais.
Não havia Reis em Israel, em função disso cada um fazia o que queria, e o resultado foi: 1-Caos Social ;2-Caos Político ; 3 Caos Religioso.
1. Mas os homens não deram
ouvidos a ele – é evidente, a partir de Juízes 19: 5 do próximo capítulo, que todos
os detalhes desse assunto não estão relacionados.
2. O levita, resolutamente empenhado em defender sua
própria castidade, provavelmente não encontrou outra maneira de salvar isso e
sua vida, além de desistir de sua concubina ( que vive em concubinato) e, portanto, de dois males escolheu o
mínimo.
3. A mulher não quis ir até eles; mas o marido sem graça
a forçou a ir, a fim de salvar seu próprio corpo.
4. Eles abusaram dela- Deus retribuiu à concubina ao
permitir que aqueles homens perversos abusassem
indignamente dela.
5. O castigo foi resposta
ao pecado de concubinato( concubinato-
união livre e estável entre duas pessoas solteiras que vivem juntas como se
fossem casados).
6. Luxúria foi o pecado
dela, e luxúria(atração pelos
prazeres carnais) foi seu castigo.
7. Ele podia ter pouco amor por ela, e essa era a causa
da separação deles antes.
8. Os homens de Gibeá que desejavam abusar do corpo do levita; o levita que desejava salvar seu corpo às custas da modéstia, reputação
e vida de sua esposa.
9. E o velho que desejava salvar seu hóspede às custas da
violação de sua filha.
10. São todos os personagens que a humanidade e a modéstia
desejam ser enterradas no esquecimento eterno.
11. Quando o dia começou a brotar –
Sua tormenta não suportava toda a luz do dia; e eles dispensaram a pobre mulher
quando o dia começou a clarear.
1- A sexualidade bestial tem um preço muito alto; 2-Sexo não é ferramenta de trabalho ; 3-A Síndrome sodomita, se repete com pequenas mudanças.
1. Nunca tal se fez, nem se viu –Ele dividiu o corpo em 12 partes – de acordo com os
ossos, conforme a leitura de alguns, ou seja, pelas juntas – e enviou uma
aparte para cada tribo.
2. Dentre as tribos incluiu até mesmo Benjamim,
com a esperança de que alguns homens
dali se comovessem a participar da punição por tamanha perversidade e o
fizessem com mais vigor, pois fora cometido por homens de sua própria tribo.
3. Parece algo muito cruel mutilar um cadáver
que, por ter sido tão indignamente desonrado, merecia ser enterrado com
decência.
4. No entanto, o objetivo do levita tinha como alvo
não somente representar o ato bárbaro
que haviam cometido contra a sua esposa – para a qual teria sido melhor ser
cortada em pedaços do que ser abusada como foi –mas também de expressar sua
ardente inquietação e, desta forma, instigar o mesmo sentimento nos outros.
5. Todos aqueles que viram os pedaços do cadáver e foram informados sobre o assunto tiveram os
mesmos sentimentos em relação àquilo.
6. O certo é que os fatos em si, desencadeou
uma revolta que culminou com a guerra
entre as tribos e o saldo foi 25.000 mortes.
II VINGANÇA CONTRA BENJAMIM
1- O conselho dos Israelitas (Jz.20.1)
1. O significado de Juízes 20 relata que o ataque
contra o levita e sua concubina, no capítulo 19, resultou na guerra civil entre
Benjamim e o restante de Israel.
2.
Planos para castigar os moradores de Gibeá
3.
Soldados de todo o Israel se reuniram para atacar Gibeá (Juízes 20:1-11). Portanto
os governantes de Gibeá não fizeram nenhuma tentativa de punir os assassinos, e
também os líderes de Benjamim ficaram do seu lado.
4.
Benjamin decidiu lutar contra as outras onze
tribos.
5.
Os israelitas foram ao lugar de adoração, em Betel,
e ali perguntaram a Deus, qual das tribos atacaria primeiro a tribo de
Benjamim, e o Senhor respondeu, que seria a tribo de Judá (Juízes 20:12-18).
6. No
começo, a batalha correu bem para os benjamitas.
7. Como
eles conheciam o terreno do país melhor do que os israelitas, e nessas regiões
montanhosas o maior número de Israel não tinha grande vantagem.
8. Além
disso, os benjamitas estavam lutando pela vida de seu povo e por sua terra
natal.
9. Já
os israelitas não compartilhavam de tais interesses pessoais.
10. Além
disso, os israelitas podem estar confiantes demais com seu exército muito maior
(Juízes 20:18-25).
11. Somente
quando os israelitas ficaram desesperados e se voltaram para Deus com sinceridade e total dependência, Deus prometeu a eles vitória (Juízes
20:26-28).
12.
Apesar da garantia da ajuda de Deus, os
israelitas tiveram que planejar seu ataque cuidadosamente e executá-lo
adequadamente para serem vitoriosos.
2- Guerra civil (Jz.20.10)
1. Deus intencionalmente permitiu
que Israel fosse derrotado duas vezes
antes de conceder-lhes a vitória.
2. Havia uma importante lição a ser aprendida sobre como obter a bênção de Deus.
3. Mesmo sendo justa a causa – remover
a iniquidade de Israel – o Senhor
exige arrependimento e humildade, especialmente considerando que toda a nação
era merecedora da ira de Deus.
4. Há um grande contraste entre o ultraje moral exibido em Gibeá e a
completa falta de preocupação de Israel com todos os anos de aberta idolatria que eles praticaram.
5. Sua punição contra a Gibeonitas
foi a completa destruição de toda a vida e da propriedade, mas tal julgamento
havia sido prescrito apenas para o pecado de idolatria (Dt 13:12-18)!
6. Na sua hipocrisia, eles não perceberam que haviam sido mais diligentes na destruição de seus irmãos pelos pecados
deles do que foram em buscar expiação pelos seus próprios pecados e
extirpá-los do seu meio.
7. Que isso sirva de lição para nós!
8. Antes de corrigirmos
a outros devemos corrigir a nós
mesmos.
1. A cidade de Gibeá, o ninho da lascívia ( luxúria), foi destruída em primeiro lugar.
2. O exército no campo de batalha
foi bem aniquilado.
3. Aqueles que escaparam do campo de batalha foram
perseguidos e eliminados na fuga, até mesmo aqueles que se demoraram em casa foram envolvidos na ruína.
4. Desta forma, de toda a tribo de
Benjamim, ao que parece, ninguém permaneceu vivo, salvo 600 homens que se abrigaram na
penha de Rimom e ficaram naquela
região durante quatro meses.
5. Este evento de Gibeá é
mencionado duas vezes pelo profeta Oseias como sendo o inicio da corrupção de Israel e um padrão para tudo que se seguiu.
6. Mui profundamente se corromperam, como os dias
de Gibeá(Os.9.9).
7. Desde
os dias de Gibeá pecaste (Os.10.9).
8. É
acrescentado que a peleja em Gibeá
contra os filhos da perversidade não
(isto, é não a principio)
surpreendeu-os.
1- O preço da arrogância é muito elevado ; 2-Em meio ao caos Deus pode agir.
III CONSEQUÊNCIA DO GENOCÍDIO
1-O problema dos juramentos (Jz.21.1).
1. Por
mulher aos benjamitas.
2. Quando se encontrarem e tomarem conhecimento
do acontecido, os israelitas fizeram
outro juramento solene.
3. Nenhum
dos milhares ali presentes nem qualquer um daqueles que estavam sendo
representados por eles (sem o objetivo de vincular a posteridade).
4. Deveria,
podendo evitar, casar-se com a filha de
um benjamitas.
5. A
exemplo de Jefté, juramentos
inconsequentes, sempre colocaram Israel
diante de grandes dilema.
6. Tendo
perdido a referência do caráter de Deus
e igualado o seu padrão moral aos dos
povos cananeus, as soluções que encontraram
para esse dilemas foram as piores
possíveis.
2- Soluções mais problemáticas
(Jz.21.23)
1. Então, os israelitas se lembraram da festa anual do Senhor em Siló, ao norte
de Betel, a leste da estrada que vai de Betel a Sequem, e ao sul de Lebona,
onde haveria muitas mulheres e
mandaram para lá os benjamitas.
2. Dizendo. “Vão, escondam-se nas
vinhas e fiquem observando, quando
as moças de Siló forem para as danças, saiam correndo das vinhas e cada um de
vocês apodere-se de uma das moças de Siló e vá para a terra de Benjamim”.
3. Quando os pais ou irmãos delas se
queixarem a nós diremos: Tenham misericórdia deles, pois não
conseguimos mulheres para eles durante a guerra, e vocês são inocentes, visto
que não lhes deram suas filhas.’” (Juízes 21:19-22)
4. E assim fizeram os benjamitas.
5. Cada um deles escolheu uma esposa entre as moças que estavam dançando e a levou embora e
voltaram para a sua terra, construíram de novo as suas cidades e ficaram
morando ali.
6. Enquanto isso, os
outros israelitas saíram, e cada um voltou para a sua tribo, sua
família e suas terras (Juízes 21.23-34).
3-Transição dos Juízes para o Reinado (Jz. 21.25)
1.
O último
versículo diz: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia
certo.” (Juízes 21:25).
2.
Esta
descrição da época não precisava ser negativa, pois o povo não ficou sem Deus nem
sem lei.
3.
Se cada um tivesse achado reto fazer a vontade do Senhor, Israel teria evitado
muito sofrimento.
4.
Mas quando acharam reto fazer o errado, trouxeram sobre si a ira de Deus.
5.
Está historia
está se repetindo em nosso dias, muitos estão fazendo as coisas erradas,
achando que estão a fazendo a coisa certa, porém para Deus, o errado é errado é
o certo é certo.
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