Rt. 2.1-23
Introdução: Em Rute 2 vemos como
a bondade do Senhor começa a interferir na vida de Noemi e Rute.
A parir da disposição de Rute
para colher espigas nos campos, exercendo o direito do órfão e das viúvas de
apanharem o que caísse no campo, algo que era lei em Israel. O Senhor Deus
abriu generosamente portas para eles.
1-Rute colhe alimentos (Rt. 2.2).
1. (Deixa-me ir ao campo – Aparentemente, a
iniciativa de Rute é simplesmente a de manter Noemi e a si própria com vida,
seguindo um costume codificado em Levítico 19.9,10 e 23.22).
2. Como
as pessoas pobres, Rute e Noemi receberiam alguma ajuda.
3. No
entanto, algo muito maior lhes aconteceu.
4. Um
indício disso é dado no triste pedido de Rute para apanhar espigas “atrás
daquele que me favorecer”.
5. A
história delas já era bem conhecida em toda a comunidade, e quando ela estava
colhendo, chegou Boaz, a quem a Bíblia chama de homem valente e poderoso.
6. Ele
era um bom homem, amado por seus servos e temente ao Senhor.
1. Por casualidade entrou- Parece que ela
chega por coincidência ao campo do seu parente, porém Deus está dirigindo os
eventos.
2. Rapidamente
Boaz percebeu a presença de Rute no campo, e foi pessoalmente falar com ela,
sobre como sua atitude com Noemi era nobre e que o seu desejo era o de que Deus
o abençoasse.
3. Ele
foi generoso com ela, dando-lhe muito mais do que a Lei exigia e ordenou a seus
servos que permitisse que ela colhesse em todo o campo.
4. Rute
agradeceu a generosidade de Boaz com muita humildade.
5. Quando
Rute voltou, estava abastada (suprida do necessário).
6. Noemi
comeu se fartou e ainda sobrou muita comida.
7. Intrigada,
ela perguntou onde Rute havia colhido – no campo de Boaz, respondeu ela.
8. Noemi
exaltou ao Senhor por isso, e lembrou que Boaz era um de seus resgatadores.
9. Isto
significava que caso ele desejasse, poderia pedir ao ancião de Israel para
exercer o direito de resgate e casar com Rute.
1. O
caráter nobre de Boaz é mostrado em seu cuidado para com seus trabalhadores.
2. Até sua saudação a eles era em nome do Senhor,
e Boaz os conhecia bem o bastante para reconhecer uma estranha em seu meio.
3. Sua
pergunta não tinha como objetivo o nome de Rute, e sim seus relacionamentos: De
quem é esta donzela?
4. A
resposta do servo salientou duas vezes que ela era estrangeira.
5. Sem
ter sido questionado, ele também deu testemunho do trabalho diligente dela no
sol quente.
6. É
modesta, pois pediu permissão por algo que podia ser considerado seu direito.
7. É
trabalhadora, tendo ficado ocupada desde a manhã.
1-Boaz conversa com Rute (Rt. 2.8).
1. O
caráter nobre de Boaz é demonstrado mais uma vez em suas palavras bondosas a
Rute. Colher podia ser perigoso, principalmente para uma moça estrangeira, e
Boaz deu instruções para garantir sua segurança.
2. Ele
também permitiu que ela bebesse a água que seus moços tinham trazido,
poupando-a da longa caminhada até o poço.
3. A
resposta de Rute foi se prostrar, como sinal de respeito por alguém que lhe era
superior em classe social.
4. Sendo uma moabita, Rute facilmente poderia ter sido
ignorada por Boaz, mas ele a notou e foi bondoso para com ela.
5. Os eventos se desdobram rapidamente quando Boaz atende
ao pedido e oferece a Rute proteção e sustento(v.8,9).
6. Ela reconhece a bondade de Boaz em seu favor, ela que
era uma “estrangeira” sem merecimento (v.10).
7. Somente então (v.11) a narrativa oferece algum indicio
da ação providencial de Deus.
8. Boaz já sabe que Rute não era uma estrangeira comum.
9. Ela buscara “refugio” sob as “asas” do Senhor, dele
recebe a sua recompensa (v.12).
10. A lealdade de Rute a Deus, embora ela fosse
estrangeira, virá a ser um elemento essencial
no grande plano divino da
redenção.
1. Coma
o pão e mergulhe o seu pedaço no vinagre – Rute 2:14. Coma o pão e mergulhe o seu pedaço no vinagre.
2. No termo pão compreende-se toda a provisão que foi
feita para os ceifeiros, com os quais eles tinham vinagre para o molho, sendo
muito refrescante e refrescante nas estações quentes, como o tempo da colheita
havia.
3. Ele alcançou o milho ressecado dela – que era uma comida
comum e sem importância naqueles países, como aparece em 2 Samuel 17:28.
4. Boaz, ou o criado colocado sobre os ceifeiros, deu-lhe isso.
5. Não é menosprezo para
a melhor mão chegar aos necessitados.
6. E ela sentou-se junto aos ceifeiros.
7. Não com ou entre eles, mas a alguma pequena distância,
como alguém inferior a eles.
8. E Boaz disse-lhe: Na hora da refeição, venha para cá e coma
do pão, e mergulhe o seu pedaço no vinagre. E ela se sentou ao lado dos
ceifeiros: e ele alcançou seu milho seco, e ela comeu, e foi suficiente, e foi
embora.
1.
Até
entre as gavetas deixai-a colher.
2.
Normalmente
os rebuscadores colhiam apenas as espigas que não estivessem atadas em molhos.
Boaz, entretanto, fez provisão especial para Rute.
3.
Tirai
também dos molhos algumas espigas. JPS traduz: "Tirai algumas para ela".
4.
Os
segadores foram instruídos a que cuidassem de Rute de maneira especial (sem que
ela o soubesse).
5.
Ela
tinha o direito legal de apanhar tudo o que acidentalmente caísse ao chão.
6.
Os
segadores deixaram de propósito abundância de espigas para ela apanhar.
7.
Debulhou
o que apanhara.
8.
Quando
a quantidade era pequena, era debulhada por meio de um bastão que batendo nas
espigas separava os grãos da palha.
9.
E
foi quase um efa (17,62 l) de cevada.
10.
Isto
era aproximadamente três selamins, uma medida para grãos.
11.
Seria
suficiente para o sustento de Rute e Noemi durante cerca de cinco dias.
1-Rute faz Relatório a Noemi (Rt. 2.18).
1.
Os
personagens no livro de Rute são
notórios exemplos de excelentes pessoas.
2.
Boaz
foi além do intento da lei da respiga,
ao demonstrar sua bondade e generosidade.
3.
Ele não
só deixou Rute trabalhar em seu campo, como também mandou que seus ceifeiros deixassem que
alguns grãos(espigas) caíssem propositadamente.
4.
Através
dessa ação, ele ajudou uma necessitada.
5.
Com
que frequência você vai além dos padrões
para prover aos menos afortunados? Faça mais do que mínimo pelos outros.
6.
Além
da grande quantidade de cereais que trouxe, um gesto afetuoso de Rute animou
Noemi (v.18).
7.
O
gesto faz lembrar o dia quando elas chegaram a Belém, quando Noemi reclamara de
ter voltado pobre, com as mãos vazias (Rt.1.21).
8.
Rute,
depois de um dia de colheita no campo de cevada (cf. Rt.1.22), coloca comida
pronta nas mãos de Noemi, além da cevada que supriria a casa dela por muitos
dias.
9.
Entusiasmada,
Noemi fazia uma pergunta atrás da outra para Rute (v.14).
10.
Queria
saber de todas as novidades.
1. “Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja
ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os
vivos nem para com os mortos. Disse-lhe Noemi: Esse homem é nosso parente
chegado e um dentre os nossos resgatadores.”
2.
Percebendo a mão de Deus, Noemi fez uma oração
pedindo ao Senhor, o justo juiz, que recompensasse aquela pessoa pelos seus
atos de bondade.
3.
Rute
respondeu que havia trabalhado na parte do campo que era de Boaz.
4.
De
novo, Noemi pede uma específica bênção do Senhor sobre Boaz.
5.
Reconhece
que Jeová não deixou a Sua benevolência para com ela e Rute, nem para com os
maridos e filhos já falecidos.
6.
Noemi
reconhece o Senhor como o supremo agente da bênção e diz que Boaz era merecedor
de uma recompensa.
7.
A providência divina toma forma na vida do
crente por meio das ações humanas, e é assim que podemos ver que a graça de
Deus pode se apresentar com um rosto humano.
8.
Embora
Rute não reconhecesse a direção divina, Deus este com ela a cada passo.
1. “Assim, passou ela à companhia das servas de
Boaz, para colher, até que a sega da cevada e do trigo se acabou: e ficou com a
sua sogra.”
2.
A conversa entre a sogra e sua nora se mantém
animada! Rute conta a Noemi que Boaz lhe deu até mesmo permissão de continuar
respigando ali até o fim da colheita (v.8,9).
3.
A pronta reação de Noemi foi de concordância; e
reforçou que, ficando na companhia das servas de Boaz, estaria protegida.
4.
Tanto Noemi
como Boaz demonstram intenção de proteger Rute.
5.
Assim foi feito e Rute permaneceu junto das
servas de Boaz no campo de cevada até terminar a colheita.
6. O tema da colheita está presente nos dois primeiros
capítulos de Rute.
7. O primeiro com o começo da colheita e o segundo
capítulo com o fim (Rt.1.22; Rt.2.23).
8. “Mas, a atitude de Rute, o consentimento de Noemi e a
benevolência de Boaz explicitam a graça de Deus” (Rt.1.16; Rt.2.2;Rt. 2.8).
9.
Somos
desafiados a sermos um canal da providência divina para indicar às pessoas o
caminho da verdadeira esperança, nos tornamos o rosto da graça de Deus para
elas.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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