1 Co.11.23-34
Introdução: Quase todas as igrejas que
proclamam seguir a Cristo observam a Ceia do Senhor. O pão e o fruto da videira
são elementos comuns nas assembleias de adoração de vários grupos religiosos.
Mas há diferenças no entendimento a respeito desta comemoração. Neste artigo,
examinaremos o que a Bíblia ensina sobre a Ceia do Senhor para aprender como devemos participar dela hoje em dia.
1-Extremos devem ser evitados (1 Co.1-6).
1.
O apóstolo Paulo não
é um falso crente, um falso cristão, um falso apóstolo ou um falso obreiro que
engana ou perverte a verdade do evangelho de Jesus Cristo.
2.
Não faz da igreja de
Cristo, casa de prostituição espiritual, política e negócios que blasfemam da
santidade do Senhor.
3.
Sendo que, o
apóstolo Paulo, viveu aqui, pelo tempo que lhe coube, as aflições de Cristo,
como um que verdadeiramente tem o Pai e o Filho em si, pelo verdadeiro Espírito
Santo, vivendo pelo verdadeiro evangelho.
4.
Então, o que Paulo
escreve tudo o que foi escrito através dele, é Palavra de Deus.
5.
É que, aqueles que
se levantam e se dizem evangélicos, ao ponto de chamar o apóstolo Paulo de
"careta" ou "ultrapassado".
6.
Para os dias de
hoje, que os líderes de hoje têm mais "visão" (igreja de
visionários), que sorrateiramente, estão substituindo os apóstolos do Cordeiro
e seus fundamentos.
7.
Pelos
"apóstolos visionários da nova era".
8.
Certamente, esses
não têm o Espírito Santo para interpretar as verdades eternas e, nem são
verdadeiros crentes ou irmãos, segundo o evangelho da graça de Jesus Cristo.
1.
Todavia, nem o varão
é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do varão,
assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.”.
2.
Observar que o
versículo 11 inicia com a expressão "Todavia" (no entanto, mas, porém, contudo).
3.
O plano da dimensão
que Paulo dá para este versículo não é no limite da geração de descendências
naturais.
4.
Estão complementando
os versículos, diretamente os versículos 8 e 9, e, mais além, desde antes e da
fundação do mundo, e, incluindo um detalhe que altera qualquer entendimento
natural: “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no
Senhor.”.
5. O que significa: "no Senhor”?
6. Deus é cabeça de Cristo. Cristo é cabeça do varão. O
varão é cabeça da mulher.
Se excluir Deus, exclui também Cristo, pois, Cristo não se separa de Deus Pai.
7.
Então, se um homem
não tem "cabeça" sendo descrente, a mulher descrente, também não
terá, mas, pela lei (do mundo) está debaixo da autoridade do marido.
8.
Se for mulher casada
e convertida e o marido descrente, Cristo é a cabeça, mas, pela lei (de
Cristo), vive debaixo da autoridade do marido.
9.
Se for solteira, a
mulher crente vive debaixo da cabeça que é Cristo e, do pai natural, pela lei
(de Cristo), mas, se o pai é também convertido, Cristo é cabeça e plena
autoridade.
1. No
versículo 13, o apóstolo Paulo faz a pergunta: "Julgai entre vós mesmos: É
decente que a mulher ore a Deus descoberta?”.
2. O
apóstolo, já acrescenta a resposta nos versículos 14 e 15: "Ou não vos
ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter
cabelo crescido?
Mas, ter a mulher cabelo
crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do
véu.”.
3. No
versículo 15, o apóstolo Paulo apresenta a conclusão da progressão temporal do
assunto em foco: O cabelo foi dado em lugar do véu.
4. Se
o cabelo foi dado em lugar significa que o cabelo substituiu o véu no seu
significado e razão de ser.
5. Não
se usa véu porque o cabelo está no lugar dele.
6. O
apóstolo Paulo está mentindo?
7. Tem
como pular esse versículo 15 e dizer que o véu não foi substituído pelo cabelo?
8. Tem
como interpretar de outro modo?
9. Certo
que não.
10. O versículo 15 traz a conclusão do que Paulo
está apresentando.
11. Mas,
se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas
de Deus.”.
12. Contencioso
= Contender = Dicionário » Litigioso; sujeito a dúvidas e reclamações;
controvérsia; disputa; combate; guerra; peleja; esforço para conseguir alguma
coisa.
13. A
frase, "nós não
temos tal costume", está afirmando que: - Que a
igreja não tem o costume de contender?
14. Mas, se alguém quer ser rebelde, desobediente,
ao que eu, apóstolo Paulo ensino, e, que as igrejas devem seguir, nós não temos
essa conduta, esse comportamento ou esse costume de contender, e nem as igrejas
de Deus.
1-Ordenanças (1 Co.11.25)
1. O propósito: "Fazei
isto em memória de mim" (Lucas 22:19).
2. A Ceia do Senhor é nossa
oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos
oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que
comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele
venha" (1 Coríntios 11:26).
3. A Ceia do Senhor não pretende
ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo.
4. É um momento especial no qual os
cristãos refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço
que ele pagou por nossos pecados.
5. Precisamos manter este tema
central do evangelho (1 Coríntios 2:1-2) em nossas mentes.
6. Semelhantemente
também, depois de cear, tomou o copo, dizendo: Este copo é o novo Testamento em meu sangue. Fazei isto todas as vezes
que o beberdes, em memória de mim.
7. Depois de
cear- O pão foi dado aos discípulos durante a festa (compare
com Mateus 26:26), já o cálice,
somente no final.
8. Este cálice é
o novo testamento em meu sangue- O Sangue de Cristo estabelece
uma nova aliança entre Deus e o homem, uma aliança de perdão e graça. ( compare
com Hebreus 8:6-13; 9:15).
9. O
cálice é um selo ou garantia de estarmos inclusos nesta aliança.
1. Porque
pão sem fermento? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias
judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era
permitido entre os judeus (veja Lucas 22:15; Êxodo 12:18-21).
2. Podemos
apreciar mais claramente o significado do pão sem fermento quando consideramos
o significado simbólico do fermento na Bíblia.
3. Não
era permitido fermento nos sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho Testamento
(Levítico 2:11).
4. A ideia de impureza ou pecado é claramente
associada com fermento em vários textos.
5. Por
exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas
(Mateus 16:11-12).
6. Paulo
usou fermento para representar falsa doutrina e corrupção moral (Gálatas 5:7-9,
13,16; 1 Coríntios 5:6-9).
7. É
plenamente adequado, então, que o sacrifico perfeito e sem pecado do próprio
Filho de Deus seja representado por pão sem fermento: "Lançai fora o velho
fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento.
8. Pois
também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
9. Por
isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade
e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade “(1 Coríntios 5:7-8).
1. Jesus não deixou instruções
especificas em relação à frequência da celebração.
2. A páscoa judaica era celebrada
anualmente, mas os primeiros cristãos celebravam a Ceia do Senhor no Dia do
Senhor, isto, é, no Domingo, o dia da ressurreição de Cristo.
3. Pois a Ceia do Senhor não apenas
remete ao passado, mas também aponta para a futura celebração na presença do
Senhor no ultimo dia (Mt. 26.29).
4. O que significa participar
"indignamente"?
5. Cada um que participa da Ceia do
Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira
correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial.
1-Examinar a si mesmo (1 Co.11.28)
1. “Por isso, aquele que comer o
pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do
Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do pão e beba do
cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para
si" (1
Coríntios 11:27-29).
2. A palavra
"indignamente" é frequentemente mal entendida. Ela não descreve a
dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno de
comunhão com Cristo).
3. Esta palavra descreve o
modo de participar.
4. A pessoa que não leva a sério
esta comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando
por não discernir o corpo de Cristo.
5. Por esta razão, devemos ser
muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor.
6. É imperativo que esqueçamos as
preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à morte de Cristo.
7. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero
ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu
significado, condenamo-nos diante de Deus.
1. Sem discernir o corpo – Uma
forma abreviada da expressão “corpo e sangue” usada varias vezes nessa sessão.
2. Discernir inclui reconhecer “o
verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, sob o pão e o vinho”.
3. Também implica no desejo pelo
“perdão dos pecados, vida e salvação” oferecidos no sacramento.
4. Nem todos os que estavam
participando da refeição sacramental em Corinto estavam condenados, - apenas
aqueles que não discerniam o corpo e, portanto, estavam sob julgamento de Deus.
1. Que
era a crença constante da igreja primitiva que o Senhor Jesus retornaria para
julgar o mundo.
2. Que
foi planejado que essa ordenança seja perpetuada e observada até o fim dos tempos.
3. Em
toda geração, portanto, e em todo lugar onde há cristãos, deve ser observado,
até que o Filho de Deus retorne.
4. A
necessidade de sua observância cessará somente quando todo o corpo dos remidos
tiver permissão para ver seu Senhor.
5. E
não haverá necessidade desses emblemas para lembrá-los dele, pois todos o verão
como ele é.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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