segunda-feira, 16 de setembro de 2024

SALMO: 121- ELEVO OS OLHOS PARA OS MONTES

 


Sl.121.1-8

Introdução: O Salmo 121 fala do nosso cotidiano, ensinando como devemos viver diligentemente diante de Deus e, assim recebermos  dele proteção e descanso. Aprenderemos que, andando  com Deus, sairemos  e voltaremos em segurança.

 I ASPECTO GERAIS

1-Autor, titulo e data

Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel . Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.

 

2-Classificação

O Salmo 121 é um cântico a Jerusalém, que, em etimologia popular, significa "cidade da paz". O salmo tem duas partes: louvor à cidade e petição por ela. A ambientação do salmo está explícita no início, com peregrinos que chegam à cidade, meta da sua viagem física e espiritual.

 

3-Cantico dos degraus

"Cânticos dos Degraus" pode referir-se a um salmo que liga a poesia à atividade cotidiana, comparando a vida a uma subida íngreme de degraus. O salmo sugere que YHWH tece, socorre e guarda a vida de quem busca nele forças para continuar a caminhar.

 II QUAL A SAÍDA

1-Dê ordens  às Montanhas (Sl.121.1)

1.      "Levanto os meus olhos para os montes... De onde me vem o socorro?"
Salmo 121:1

2.      Ele está, provavelmente, pensando no perigo que os montes poderiam trazer à medida que eles caminhavam. O autor desse salmo está a lidar com o medo.

3.      Um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta, até hoje, é o medo.

4.      Temos medo de perder a saúde, medo de perder dinheiro, medo de perder um familiar, medo de perder a vida...

5.      O medo pode ser paralisante.

6.      Quem está a caminho de algo, não pode se deixar paralisar pelo medo.

7.      O próprio salmista responde à pergunta que ele faz no primeiro versículo.

 2-Primeiro Deus (Sl.121.2)

1.      "O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra."
Salmo 121:2

2.      Aprendemos aqui que, para vencermos o medo, precisamos retirar o nosso olhar dos "montes" (situações adversas), colocando o nosso foco na presença de Deus, que está ao nosso lado nessa caminhada da vida, e nos protege do mal.

3.       A partir do terceiro versículo, podemos ver três características dessa presença protetora de Deus.

4.      Ao refletirmos sobre essas características, podemos encontrar forças para superarmos os nossos medos: A presença protetora de Deus é constante.

 3-Seja um Seguidor de Jesus (Sl.121.3)

1.      Ele não permitira que os teus pés vacilem.

2.      Os pés do homem bom  avançam firmemente pela vereda reta.

3.      Ele não escorregará nem se desviará do reto caminho, caindo e sofrendo algum dano.

4.      Algumas traduções usam aqui o singular: o seu pé não se moverá.

5.      Outras,  têm um desejo  expresso: que seu pé não escorregue.

6.      Está ultima é a melhor tradução do hebraico  original, sendo também a tradução que aparece na Septuaginta e na Vulgata Latina. 

7.      Não dormitará-Era comum entre os pagãos pensar na indiferença  dos seus deuses , os quais estariam dormindo  ou teriam saído de férias, deixando que seus adoradores bocejassem sozinhos com suas desditas.

8.      Algumas vezes, até os hebreus  piedosos pensavam  que Yahweh estaria indiferente a seus sofrimentos. 

 III SEGURANÇA EM NOSSOS DIAS

1-Segurança para Andar (Sl.121.3-4)

1.      "Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!"
Salmo 121:3-4

2.      O nosso Deus não precisa dormir.

3.       Um guarda-noturno, pode até cochilar enquanto faz o seu trabalho.

4.      O nosso Deus não dorme e nem cochila. Ele está sempre alerta.

5.      A presença protetora de Deus é pessoal

6.      Ele é o guardião de Israel e estará sempre de prontidão.

7.      Os peregrinos temerosos podem contar com a ajuda do Senhor.

 2-Segurança para Descansar (Sl.121.5,6)

1.      Tua sombra- Um a ilustração forte sobre a proteção para aqueles que viviam num lugar onde a luz era ofuscante e o calor, ardente. CBASD, vol.3, p. 1019.

2.      Tua sombra à tua direita- Assim como a sombra projetada por uma pessoa a acompanha, assim também é Deus com o Seu povo.

3.      Esta metáfora deriva-se da antiga linguagem dos tratados, e tem implicações próprias de uma aliança. Bíblia de Genebra.

4.      O divino protetor está prontamente disponível (ver Sl 16:8). 

5.      Não te molestará- Nos últimos dias, quando será dada potência ao sol para que queime as pessoas com fogo (Ap 16:8, 9), o povo de Deus encontrará conforto nesta promessa.

6.      A lua- Talvez se refira às febres e às friagens produzidas pelas neblinas noturnas, “regidas” pela lua.

7.      Culturas antigas acreditavam que a luz do luar era prejudicial, de onde veio a expressão “lunático”.

8.      Aquele que se acreditava ter sido exageradamente exposto aos raios da lua .

 3-Segurança contra o Maligno (Sl.121.7,8)

1.      Deus nos livra, segundo o salmista, durante o dia e durante a noite.

2.      O sol não nos fere, tampouco, a lua.

3.      Ele nos guarda nas entradas dos caminhos e nas saídas.

4.      Ou seja, quando levantamos o olhar, percebemos a graça, o amor e a misericórdia de Deus em todos os tempos e em todos os momentos da vida.

5.      Esta é a nossa maior necessidade, de sermos guardados contra o mal.

6.      Temos a história de Pedro que andava com Jesus, ele tinha seu destaque no grupo dos discípulos, porém um dia, o nosso adversário tramou contra Pedro, Jesus revelou isso o nosso adversário queria cirandar, é um termo que Jesus usou par advertir Pedro, que o nosso adversário pediu para cirandar Pedro.

7.       Ele queria afastar Pedro de Jesus, destruir a fé de Pedro e impedir que ele fosse importante no Reino de Deus (Lc.22.28 -34,54-61).

Pr. Capl. Carlos Borges CABB)

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

SALMO 119-A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

 


Sl. 119.97-105

Introdução: Foi Composto quando do retorno do povo de Israel após seu demorado exilio na Babilônia. É o Salmo mais longo dos cento e cinquenta que compõem o Saltério. Está redigido em forma de acróstico: cada estrofe de oito versos inicia-se com uma das vinte e duas letras do alfabeto hebraico.

 

I BÊNÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

1-Purifica o jovem (Sl. 119.9).

1.      O profeta disse no AT que o Senhor diz ao povo eis que apresenta pra você dois caminhos um de vida e outro de morte e então qual vocês escolhem?

2.      Não existe meio termo nas coisas de Deus ou você é Filho de Deus e servo de Cristo ou Filho do diabo e servo do mundo!

3.      Quase todos os versículos deste salmo falam em manter-se santo, puro, sem mácula, sem pecado ou longe do pecado, afastado do pecado, observando atentamente a Palavra de Deus.

4.      Nos dias de hoje existem muitos atrativos que chamam a atenção dos jovens, movimentos de festas que atraem os olhares dos adolescentes.

5.      Há alguns anos ouvi dizer de uma pulseira que os jovens de algumas escolas estavam usando, e estas pulseiras que os jovens de algumas escolas estavam usando, e estas eram definidas por cores, e cada cor representava um grau de intimidade em que a pessoa estava disposta a se entregar.

6.      Por exemplo, se uma menina estivesse com uma pulseira cor amarela, ela estava disposta a beijar qualquer rapaz que tivesse uma pulseira amarela.

7.      Se for a cor preta, então, além de beijar, eles poderiam ir além, e manterem relações sexuais.

8.      Não sei se as cores são estas mesmas, e se representam o beijo e o sexo, respectivamente, é só um exemplo.

 2-Protege do Pecado (Sl. 119.11).

1.      Guardo no coração as Tuas Palavras, para eu não pecar contra ti.

2.      O jovem precisa conhecer a palavra, e ter ela não somente no entendimento, mas precisa viver a palavra, praticar a palavra, por isso precisamos incentivar os jovens a ter a palavra no coração dizendo não aos convites dos “amigos” que não conhecem a Deus, a se distanciarem dos falatórios inúteis, piadas indecentes, pornografia.

3.      Um dia um pai contou que seu filho, que estudava em uma escola bem tradicional, havia recebido um “pen driver” com fotos de uma colega sem roupa.

4.      Na hora ele ficou sem ação, mas veio um outro colega dele e pegou o “pen driver” para ver.

5.      Ele ficou livre dessa tentação por guardar no coração a Palavra de Deus.

6.      Seremos constantemente bombardeados por tentações, das mais variadas formas, mas precisamos nos manter limpos, puros, e saber que ser tentado não é pecado, mas ceder a tentação sim.

 3-Desvenda os Olhos (Sl. 119.18).

1.      Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua Lei.

2.      Muitas vezes não estamos enxergando direito, precisamos que o Senhor limpe os nossos olhos da sujeira do mundo.

3.      Ligamos a televisão e só enxergamos sensualidade, nos comerciais, nos programas.

4.      Precisamos estar mais sensíveis a Deus, a voz de Deus por isso precisamos enxergar aquilo que só o Senhor pode nos mostrar, através da Sua Palavra, através do Espírito Santo revelando a palavra Rhema diretamente ao nosso coração, desvendando aquilo que por si só não enxergamos.

5.      Às vezes achamos que estamos bem com Deus, e não enxergamos as raposinhas rondado o nosso coração, minando a nossa lavoura.

 II AMOR À PALAVRA DE DEUS

1-Companheiro dos que Amam a Palavra (Sl. 119.63).

1.      “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.” Francis Bacon (1561-1626 – filósofo, escritor, cientista e político).

2.      Existe, sem sombra de dúvida, um fator muito forte na vida de cada pessoa: a influência que ela recebe dos outros ou mesmo a que ela exerce sobre os outros.

3.      Muitas comportamentos são aprendidos e ajustados devido às influências do contexto familiar, religioso, estudantil, profissional etc.

4.      Há também a influência que se recebe por meio das artes, da literatura, dos meios mais recentes da comunicação tecnológica e on-line.

5.      Devido a grande tragédia ocorrida no início da história humana, que foi a entrada do pecado, ao comer o homem e sua mulher do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desde então tanto as comunicações como os relacionamentos podem acontecer para o bem ou para o mal.

6.      Na questão das amizades, isto é notório. 

7.      O mais dramático, é que em todas as épocas, o mal sempre parece ser mais forte e violento.

8.      É até curioso observar este princípio do mal e da corrupção em algo bem simples, como o de colocar um tomate apodrecido numa caixa de tomates bons.

9.      O que acontecerá?

10.    Todos se corrompem.

11.     A influência do mal é muito evidente.

12.     Façamos o contrário: Coloquemos um tomate bom numa caixa de tomates podres.

13.    O que acontecerá?

14.    Não preciso nem dizer. - O mal tende a estragar os bons, e o bom no meio dos maus se estraga da mesma maneira. 

 2-Para Sempre a Palavra (Sl. 119.89).

1.      O Salmista possui inabalável certeza de que a Palavra de Deus não é como a palavra dos homens que muda constantemente.

2.       A Palavra de Deus é firme, constante e segura.

3.      A Palavra de Deus está firmada para sempre.

4.      E esse fato tem implicações tremendas sobre a vida de todos os seres humanos, quer eles gostem disso ou não!

5.      Obediência à Palavra de Deus implica em bênção ao passo que desobediência produz graves consequências.

 3-Quanto amo a Tua Lei (Sl. 119.97).

1.      Oh, como eu amo a tua lei!.

2.      Isso inicia uma nova divisão do Salmo, indicada pela letra hebraica Mem (Them A expressão aqui: “Como amo a tua lei”, implica amor intenso).

3.      Como se um homem estivesse surpreso com o fervor de sua própria emoção.

4.      Seu amor era tão ardente que era incrível e maravilhoso para si mesmo.

5.      Talvez maravilhoso que ele, um pecador, ame a lei de Deus.

6.      É maravilhoso que ele jamais tenha sido levado a amar uma lei que se condenou.

7.      Quem refletir sobre quais são seus sentimentos por natureza em relação à religião, ficará maravilhado com o fato de que ele a ama.

8.      Todos os que são verdadeiramente religiosos devem estar tão cheios de amor a ela, que será difícil para eles encontrar palavras para expressar a intensidade de sua afeição.

 III PROTEÇÃO E ALEGRIA DA PALAVRA

1-Lâmpada para os meus pés (Sl.119.105)

1.      O Salmo 119:105 diz "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho"

2.      Este versículo ensina que a palavra de Deus ilumina os passos que damos e se torna uma luz permanente para o caminho que construímos a partir dela.

3.      A palavra de Deus pode dar direção a cada passo e luz de sabedoria para construir um caminho protegido das ilusões humanas, mas guiado na verdade que dá a vida.

4.      Quando alguém anda na escuridão a chance de tropeçar é muito grande.

5.      Quando se tem luz para poder enxergar onde se pisa, os passos se tornam muito mais firmes e a caminhada muito mais segura.

6.      Na vida espiritual o princípio é o mesmo. Somente a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés; somente as Escrituras fornecem a iluminação necessária que nos possibilita caminhar sem tropeçar nas trevas.

7.      A identidade do salmista que escreveu o Salmo 119 é desconhecida.

8.      Mas ele era alguém que reconhecia o valor e a importância do ministério da Palavra.

9.      Ele entendia que o uso prático da Palavra de Deus durante sua caminhada na fé era essencial para uma vida de acordo com a vontade do Senhor.

10.     Por isso ele declara: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra”.

2-A Palavra de Deus é Justa (Sl.119.137)

1.      O Salmo 119:137 é uma das mais importantes passagens deste salmo, pois fala da justiça de Deus e de Suas decisões.

2.      O versículo diz: “Justo és tu, ó Senhor, e retos são os teus juízos”.

3.       Neste versículo, o autor (que é geralmente atribuído ao Rei Davi) reconhece que a justiça de Deus é imutável.

4.      Ele também reconhece que os juízos de Deus são sempre justos, equitativos e inquestionáveis.

5.      Este versículo também destaca o fato de que Deus é o único Juiz.

6.      A justiça de Deus é a única justiça real.

7.      É o único que pode julgar sempre corretamente.

8.      Ele é soberano e não pode ser corrompido ou manipulado.

9.      As decisões que Deus toma são únicas e não podem ser julgadas por ninguém, pois somente Deus tem conhecimento de todos os fatos.

 3-Paz e Louvor pela Palavra de Deus (Sl.119.165)

1.      O tema geral é a retidão da lei divina.

2.      Esta passagem, na verdade, oferece um resumo muito bom do todo.

3.      O que é interessante e importante, eu acho, é o uso da palavra amor em vez de obedecer.

4.      As pessoas muitas vezes obedecer à lei divina por medo, e enquanto isso é uma escolha melhor do que ignorar a lei.

5.      Não faz sondar a profundidade de apoio disponíveis para aqueles que realmente entendem que a lei não é um teste ou punição, mas um guia amoroso.

6.      É quando “amar” a lei de Deus, totalmente abraçar o amor que ele representa, que ele pode expressar em nossas vidas como uma sensação de segurança absoluta de que tudo está trabalhando em conjunto para o bem.

7.      Isso não significa que não teremos desafios e dias escuros.

8.      Mas isso não significa que vamos passar por até as sombras mais escuras sem tropeçar no medo e incerteza, e nós sabemos que sempre há um poder para expressar bem através de nós.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)