Sl. 139.1-24
Introdução: Chegamos a um dos salmos mais excelentes.
Literatura é espiritualidade unem-se para formar uma pérola do Saltério. Eis
uma aula para jamais ser esquecida, pois versa sobre os atributos divinos da
onisciência, onipresença e onipotência.
Davi fala pelo Espírito de Deus, certamente.
Que olhar tão avançado para um homem que nasceu no campo e foi um simples
pastor!
I ASPECTOS GERAIS
Autor Titulo e Data
Sobre a autoria, não resta dúvida de que
é Davi, o que vemos no título em itálico.
A expressão completa “Ao mestre de canto. Salmo de
Davi” ou “Para o mestre de música”. Dravídico.
Um salmo “é um escrito
que mostra que estamos perante um hino, o que não devemos esquecer quando lemos
o Livro de Salmos”.
Classificação e poesia
O Salmo 139 é classificado como de confiança e
devoção e também um salmo de juízo (v. 19-22).
A poesia é riquíssima neste salmo. Terra e céus
são chamados pelo poeta para ilustrar seu pensamento. Davi sobe ao mais elevado
e desce às profundidades. Luz e trevas opõem-se e, de repente, anulam-se e
tornam-se “a mesma coisa”, (v. 12) Ossos em formação são revelados
(v. 15). O útero escuro é examinado
minuciosamente pela luz do olhar de Deus (v. 16).
Divisões
O Salmo 139 pode ser dividido em até cinco seções: 1: a
onisciência divina (v. 1-6); 2: a onipresença (v. 7-12); 3: o
cuidado do Pai conosco (v. 13-16); 4: a providência divina (v. 17-22); 5:
oração de encerramento (v. 23-24).
Devido à amplitude desta temática, estudaremos os
atributos divinos da onisciência,
onipresença e onipotência.
II ONISCIENTE DEUS
1- Sondas e Conheces (Sl. 139.1,2).
1. “Senhor, tu me
sondas e me conheces”.
2. “Sabes quando
me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos”.
3. O primeiro versículo deste salmo é uma
declaração de quanto somente Deus nos conhece profundamente, sejam nossas
atitudes visíveis ao mundo, seja o íntimo do nosso coração.
4. Modernos
sistemas de interceptação de conversas não podem se comparar à onisciência
divina, pois Deus conhece os nossos pensamentos ainda em formação (v. 2).
5. Este
conhecimento é muito importante para o nosso amadurecimento espiritual.
6. Não devemos
servir ao Senhor apenas à vista dos homens (Ef 6.6).
7. Invisível aos
nossos olhos, Deus acompanha todos os nossos momentos.
8. Então, como
vivemos nessa relação de invisibilidade, sendo Deus espírito (Jo 4.24), a
porção “invisível” da nossa vida ganha relevante importância nesse
relacionamento entre Senhor e servo (a).
2-Conheces os meus caminhos (Sl. 139.3,4).
1. “Esquadrinhas
o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.”
2. O Deus que
“esquadrinha” as nossas atitudes conhece “todos” os nossos caminhos (v. 3).
3. Esses caminhos
são representações físicas, morais e espirituais do nosso passado, presente e
futuro.
4. É assim que
Deus conhece a nossa vida: de relance, ele contemplamos no ventre materno e
visualiza o nosso dia derradeiro.
5. Deus tem o
desenho perfeito do que somos e vivemos.
6. É com base
neste conhecimento que o Senhor “conhece” cada pessoa deste mundo.
7. Às vezes,
erramos de modo pontual.
8. Falhamos um
dia, um mês e até anos inteiros.
9. Porém, o
Senhor não atenta apenas para estas frações de tempo.
10. Aquele para o qual um milênio vale um dia conhece
nossa vida completa, nossas “obras” (Ap 2.2), muito embora sejamos jovens.
11. É por este motivo que existem certos “mistérios”
na vida de alguns irmãos cujas vidas. Parecem-nos muito errada e
desproporcional às bênçãos que recebem de Deus.
12. Ocorre que vimos apenas um pedaço da história
dessa pessoa, e mesmo assim apenas a porção externa, que toca um dos nossos
cinco sentidos.
13. Para Deus, somos como árvores, boas ou más.
14. A escassez temporária de fruto pode não
significar o fim.
15. Árvores são consideradas “más” quando, pela sua
natureza, só produzem frutos ruins ao longo de toda a sua vida (Mt 7.17).
16. É assim que Deus nos vê.
3-Ao nosso redor (Sl. 139.5,6).
1.
“Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim
pões a mão” (v. 5).
2.
O versículo 5 fala de “cerco”.
3.
Aqui, o termo é bélico, lembrando uma estratégia
de guerra.
4.
O salmista cria a imagem de uma pessoa em
miniatura que parece “cercada” na terra por uma das mãos de Deus, enquanto a
outra mão divina serve de cobertura desses “sítio”.
5.
Embora a imagem passe uma ideia de cerceamento de
liberdade, não é isto que o salmista tenta transmitir, porém, parece-nos o
máximo que ele conseguiu construir, pois reconhece dificuldade ao lidar com
algo tão portentoso:
6.
“Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim:
é sobremodo elevado, não o posso atingir.” (v. 6).
Falando de luta espiritual, o apóstolo Pedro
afirma que o inimigo está ao nosso derredor
(1Pe 5.8).
7.
Logo esta construção neotestamentária lança luz
sobre o texto do salmista.
8.
Não existe uma ideia opressiva na metáfora do
salmo, Salmos 139.5 fala de proteção, livramento, fala da onisciência divina
que, a partir deste versículo ainda, avança para tratar do Onipotente.
III ONIPRESENTE E ONIPOTENTE
1-Tempo e Espaço (Sl. 139.7-12).
1. “Se subo aos
céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”
(v. 8).
2. Com uma bela
construção, Davi trata da onipresença divina (v. 7-12).
3. Contrastando o
mundo natural com Deus Espírito (v. 7), o salmista enaltece ao Senhor.
4. Sob os olhos
de Deus, agora trevas e luz equivalem-se (v. 12).
5. Agora, ao
contrário de um “cerco”, o salmista está livre para ir aonde quiser.
6. Então, sobe
aos céus e desce ao profundo abismo (v. 8); voa com a alvorada e para em mares
longínquos, e Deus está em todos os espaços (v. 9).
7. Para nós, o
importante não é apenas a poesia, mas o conhecimento.
8. Temos um Pai,
o nosso Deus não nos está “vigiando” nem tirando nossa “privacidade”:
9. Deus conhece
também o que todos pensam todos os pensamentos que direta e indiretamente
influam a nossa vida.
10. Deus “chega”
antes a todos os lugares aonde vamos ou deixamos de ir.
11. Ele tem o
pleno controle de todas as coisas.
12. Naturalmente,
feliz é o homem que serve e deixa-se guiar por esse Senhor do tempo e do
espaço.
2-Onipotente (Sl. 139.139.13-16)
1. “Os teus olhos
me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os
meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia
ainda” (v. 16).
2. Às vezes,
temos a impressão que Deus criou “tudo” no Gênesis e que, a partir dali, todas
as coisas seguem de forma mecânica, incluindo a reprodução humana, Falso.
3. Milênios
antes, Davi teve uma compreensão extraordinária do processo da existência desde
a fecundação.
4. Pelo Espírito
de Deus, o salmista parece enxergar o que somente modernas máquinas podem ver
no processo obstétrico (v. 13-16).
5. Precisamos
olhar assim para Deus, ele é o nosso Pai.
6. Assim Jesus
nos ensinou a procurá-lo (Mt 6.9).
7. Muitas vezes o olhar coletivo sobre as obras
divinas atrapalha-nos.
8. De repente,
Deus criou o mundo e todas as coisas, e nós, em pleno Séc. XXI somos apenas um
número perdido nesse exército de bilhões e bilhões de itens.
9. Não é assim!
Deus fez individual e pessoalmente cada um de nós.
10. Não apenas
Adão, você e eu, individualmente, somos obra de Deus, como se o grito divino da
Criação continuasse ecoando cada dia de nossa geração.
3 – “Sonda–me, ó Deus” (Sl. 139.17-24)
1. “Sonda-me, ó
Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (v. 23).
2. “O descrente estremece ao pensar que Deus
conhece o íntimo do seu coração, mas o crente diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece
o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum
caminho de perversidade”“.
3. Que
maravilhosa vida com Deus tem quando, à semelhança do salmista, podemos orar
desta forma!
4. Lembremos,
contudo, que isto não fala de perfeição de santidade – que, aliás, só existe em
Deus – Trata-se de, quando errar, saber voltar; de reconhecer que temos uma
Testemunha fiel seguindo todos os nossos passos.
5. Trata-se de
fervorosamente apresentar o pedido: “Senhor, vê se há em mim algum caminho
mau”.
6. Não permitas
que nada que é errado, que se opõe ao Teu caráter, que é repugnante à Tua
Palavra ou ofensivo e degradante para mim mesmo, permaneça em mim, ou se
refugie em mim.
7. Esta é uma
oração bela e impressionante para o início de cada dia.
8. Ela é, também,
um grande sentimento, que pode nos admoestar no princípio de cada dia. .
9. O Céu não é um
lugar de homens perfeitos, mas de pecadores regenerados pelo sangue de Jesus
(Ap. 5.9).
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário