quinta-feira, 26 de setembro de 2024

SALMO 139-SENHOR, TU ME SONDAS


Sl. 139.1-24

Introdução: Chegamos a um dos salmos mais excelentes. Literatura é espiritualidade unem-se para formar uma pérola do Saltério. Eis uma aula para jamais ser esquecida, pois versa sobre os atributos divinos da onisciência, onipresença e onipotência.

Davi fala pelo Espírito de Deus, certamente. Que olhar tão avançado para um homem que nasceu no campo e foi um simples pastor!

I ASPECTOS GERAIS

Autor Titulo e Data

Sobre a autoria, não resta dúvida de que é Davi, o que vemos no título em itálico.

A expressão completa “Ao mestre de canto. Salmo de Davi” ou “Para o mestre de música”. Dravídico.

Um salmo “é um escrito que mostra que estamos perante um hino, o que não devemos esquecer quando lemos o Livro de Salmos”.

 Classificação e poesia

O Salmo 139 é classificado como de confiança e devoção e também um salmo de juízo (v. 19-22).
A poesia é riquíssima neste salmo. Terra e céus são chamados pelo poeta para ilustrar seu pensamento. Davi sobe ao mais elevado e desce às profundidades. Luz e trevas opõem-se e, de repente, anulam-se e tornam-se “a mesma coisa”, (v. 12) Ossos em formação são revelados
 (v. 15). O útero escuro é examinado minuciosamente pela luz do olhar de Deus (v. 16).

 Divisões

O Salmo 139 pode ser dividido em até cinco seções: 1: a onisciência divina (v. 1-6); 2: a onipresença (v. 7-12); 3: o cuidado do Pai conosco (v. 13-16); 4: a providência divina (v. 17-22); 5: oração de encerramento (v. 23-24).
Devido à amplitude desta temática, estudaremos os atributos divinos da onisciência, onipresença e onipotência.

II ONISCIENTE DEUS

1- Sondas e Conheces (Sl. 139.1,2).

1.      “Senhor, tu me sondas e me conheces”.

2.      “Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos”.

3.       O primeiro versículo deste salmo é uma declaração de quanto somente Deus nos conhece profundamente, sejam nossas atitudes visíveis ao mundo, seja o íntimo do nosso coração.

4.      Modernos sistemas de interceptação de conversas não podem se comparar à onisciência divina, pois Deus conhece os nossos pensamentos ainda em formação (v. 2).

5.      Este conhecimento é muito importante para o nosso amadurecimento espiritual.

6.      Não devemos servir ao Senhor apenas à vista dos homens (Ef 6.6).

7.      Invisível aos nossos olhos, Deus acompanha todos os nossos momentos.

8.      Então, como vivemos nessa relação de invisibilidade, sendo Deus espírito (Jo 4.24), a porção “invisível” da nossa vida ganha relevante importância nesse relacionamento entre Senhor e servo (a).

 2-Conheces os meus caminhos (Sl. 139.3,4).

1.      “Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.”

2.      O Deus que “esquadrinha” as nossas atitudes conhece “todos” os nossos caminhos (v. 3).

3.      Esses caminhos são representações físicas, morais e espirituais do nosso passado, presente e futuro.

4.      É assim que Deus conhece a nossa vida: de relance, ele contemplamos no ventre materno e visualiza o nosso dia derradeiro.

5.      Deus tem o desenho perfeito do que somos e vivemos.

6.      É com base neste conhecimento que o Senhor “conhece” cada pessoa deste mundo.

7.      Às vezes, erramos de modo pontual.

8.      Falhamos um dia, um mês e até anos inteiros.

9.      Porém, o Senhor não atenta apenas para estas frações de tempo.

10.    Aquele para o qual um milênio vale um dia conhece nossa vida completa, nossas “obras” (Ap 2.2), muito embora sejamos jovens.

11.    É por este motivo que existem certos “mistérios” na vida de alguns irmãos cujas vidas. Parecem-nos muito errada e desproporcional às bênçãos que recebem de Deus.

12.    Ocorre que vimos apenas um pedaço da história dessa pessoa, e mesmo assim apenas a porção externa, que toca um dos nossos cinco sentidos.

13.    Para Deus, somos como árvores, boas ou más.

14.    A escassez temporária de fruto pode não significar o fim.

15.    Árvores são consideradas “más” quando, pela sua natureza, só produzem frutos ruins ao longo de toda a sua vida (Mt 7.17).

16.    É assim que Deus nos vê.

 3-Ao nosso redor (Sl. 139.5,6).

1.      “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão” (v. 5).

2.      O versículo 5 fala de “cerco”.

3.      Aqui, o termo é bélico, lembrando uma estratégia de guerra.

4.      O salmista cria a imagem de uma pessoa em miniatura que parece “cercada” na terra por uma das mãos de Deus, enquanto a outra mão divina serve de cobertura desses “sítio”.

5.      Embora a imagem passe uma ideia de cerceamento de liberdade, não é isto que o salmista tenta transmitir, porém, parece-nos o máximo que ele conseguiu construir, pois reconhece dificuldade ao lidar com algo tão portentoso:

6.      “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” (v. 6).
Falando de luta espiritual, o apóstolo Pedro afirma que o inimigo está ao nosso derredor
 (1Pe 5.8).

7.      Logo esta construção neotestamentária lança luz sobre o texto do salmista.

8.      Não existe uma ideia opressiva na metáfora do salmo, Salmos 139.5 fala de proteção, livramento, fala da onisciência divina que, a partir deste versículo ainda, avança para tratar do Onipotente.

 III ONIPRESENTE E ONIPOTENTE

1-Tempo e Espaço (Sl. 139.7-12).

1.      “Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também” (v. 8).

2.      Com uma bela construção, Davi trata da onipresença divina (v. 7-12).

3.      Contrastando o mundo natural com Deus Espírito (v. 7), o salmista enaltece ao Senhor.

4.      Sob os olhos de Deus, agora trevas e luz equivalem-se (v. 12).

5.      Agora, ao contrário de um “cerco”, o salmista está livre para ir aonde quiser.

6.      Então, sobe aos céus e desce ao profundo abismo (v. 8); voa com a alvorada e para em mares longínquos, e Deus está em todos os espaços (v. 9).

7.      Para nós, o importante não é apenas a poesia, mas o conhecimento.

8.      Temos um Pai, o nosso Deus não nos está “vigiando” nem tirando nossa “privacidade”:

9.      Deus conhece também o que todos pensam todos os pensamentos que direta e indiretamente influam a nossa vida.

10.    Deus “chega” antes a todos os lugares aonde vamos ou deixamos de ir.

11.    Ele tem o pleno controle de todas as coisas.

12.    Naturalmente, feliz é o homem que serve e deixa-se guiar por esse Senhor do tempo e do espaço.

 2-Onipotente (Sl. 139.139.13-16)

1.      “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (v. 16).

2.      Às vezes, temos a impressão que Deus criou “tudo” no Gênesis e que, a partir dali, todas as coisas seguem de forma mecânica, incluindo a reprodução humana, Falso.

3.      Milênios antes, Davi teve uma compreensão extraordinária do processo da existência desde a fecundação.

4.      Pelo Espírito de Deus, o salmista parece enxergar o que somente modernas máquinas podem ver no processo obstétrico (v. 13-16).

5.      Precisamos olhar assim para Deus, ele é o nosso Pai.

6.      Assim Jesus nos ensinou a procurá-lo (Mt 6.9).

7.       Muitas vezes o olhar coletivo sobre as obras divinas atrapalha-nos.

8.      De repente, Deus criou o mundo e todas as coisas, e nós, em pleno Séc. XXI somos apenas um número perdido nesse exército de bilhões e bilhões de itens.

9.      Não é assim! Deus fez individual e pessoalmente cada um de nós.

10.    Não apenas Adão, você e eu, individualmente, somos obra de Deus, como se o grito divino da Criação continuasse ecoando cada dia de nossa geração.

 3 – “Sonda–me, ó Deus” (Sl. 139.17-24)

1.      “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (v. 23).

2.       “O descrente estremece ao pensar que Deus conhece o íntimo do seu coração, mas o crente diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho de perversidade”“.

3.      Que maravilhosa vida com Deus tem quando, à semelhança do salmista, podemos orar desta forma!

4.      Lembremos, contudo, que isto não fala de perfeição de santidade – que, aliás, só existe em Deus – Trata-se de, quando errar, saber voltar; de reconhecer que temos uma Testemunha fiel seguindo todos os nossos passos.

5.      Trata-se de fervorosamente apresentar o pedido: “Senhor, vê se há em mim algum caminho mau”.

6.      Não permitas que nada que é errado, que se opõe ao Teu caráter, que é repugnante à Tua Palavra ou ofensivo e degradante para mim mesmo, permaneça em mim, ou se refugie em mim.

7.      Esta é uma oração bela e impressionante para o início de cada dia.

8.      Ela é, também, um grande sentimento, que pode nos admoestar no princípio de cada dia.  .

9.      O Céu não é um lugar de homens perfeitos, mas de pecadores regenerados pelo sangue de Jesus (Ap. 5.9).

 10.    APLICAÇÃO PESSOAL- Podemos ocultar muitas coisas dos homens. Mas Deus nos conhece por inteiro, nada lhe é oculto. Faça como Davi: abra voluntariamente o seu coração para Deus. Temos Nele um pai amoroso e misericordioso. Deixe-o sondar o seu coração e endireitar os seus caminhos.

  Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

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