quarta-feira, 4 de setembro de 2024

SALMO 119-A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

 


Sl. 119.97-105

Introdução: Foi Composto quando do retorno do povo de Israel após seu demorado exilio na Babilônia. É o Salmo mais longo dos cento e cinquenta que compõem o Saltério. Está redigido em forma de acróstico: cada estrofe de oito versos inicia-se com uma das vinte e duas letras do alfabeto hebraico.

 

I BÊNÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

1-Purifica o jovem (Sl. 119.9).

1.      O profeta disse no AT que o Senhor diz ao povo eis que apresenta pra você dois caminhos um de vida e outro de morte e então qual vocês escolhem?

2.      Não existe meio termo nas coisas de Deus ou você é Filho de Deus e servo de Cristo ou Filho do diabo e servo do mundo!

3.      Quase todos os versículos deste salmo falam em manter-se santo, puro, sem mácula, sem pecado ou longe do pecado, afastado do pecado, observando atentamente a Palavra de Deus.

4.      Nos dias de hoje existem muitos atrativos que chamam a atenção dos jovens, movimentos de festas que atraem os olhares dos adolescentes.

5.      Há alguns anos ouvi dizer de uma pulseira que os jovens de algumas escolas estavam usando, e estas pulseiras que os jovens de algumas escolas estavam usando, e estas eram definidas por cores, e cada cor representava um grau de intimidade em que a pessoa estava disposta a se entregar.

6.      Por exemplo, se uma menina estivesse com uma pulseira cor amarela, ela estava disposta a beijar qualquer rapaz que tivesse uma pulseira amarela.

7.      Se for a cor preta, então, além de beijar, eles poderiam ir além, e manterem relações sexuais.

8.      Não sei se as cores são estas mesmas, e se representam o beijo e o sexo, respectivamente, é só um exemplo.

 2-Protege do Pecado (Sl. 119.11).

1.      Guardo no coração as Tuas Palavras, para eu não pecar contra ti.

2.      O jovem precisa conhecer a palavra, e ter ela não somente no entendimento, mas precisa viver a palavra, praticar a palavra, por isso precisamos incentivar os jovens a ter a palavra no coração dizendo não aos convites dos “amigos” que não conhecem a Deus, a se distanciarem dos falatórios inúteis, piadas indecentes, pornografia.

3.      Um dia um pai contou que seu filho, que estudava em uma escola bem tradicional, havia recebido um “pen driver” com fotos de uma colega sem roupa.

4.      Na hora ele ficou sem ação, mas veio um outro colega dele e pegou o “pen driver” para ver.

5.      Ele ficou livre dessa tentação por guardar no coração a Palavra de Deus.

6.      Seremos constantemente bombardeados por tentações, das mais variadas formas, mas precisamos nos manter limpos, puros, e saber que ser tentado não é pecado, mas ceder a tentação sim.

 3-Desvenda os Olhos (Sl. 119.18).

1.      Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua Lei.

2.      Muitas vezes não estamos enxergando direito, precisamos que o Senhor limpe os nossos olhos da sujeira do mundo.

3.      Ligamos a televisão e só enxergamos sensualidade, nos comerciais, nos programas.

4.      Precisamos estar mais sensíveis a Deus, a voz de Deus por isso precisamos enxergar aquilo que só o Senhor pode nos mostrar, através da Sua Palavra, através do Espírito Santo revelando a palavra Rhema diretamente ao nosso coração, desvendando aquilo que por si só não enxergamos.

5.      Às vezes achamos que estamos bem com Deus, e não enxergamos as raposinhas rondado o nosso coração, minando a nossa lavoura.

 II AMOR À PALAVRA DE DEUS

1-Companheiro dos que Amam a Palavra (Sl. 119.63).

1.      “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.” Francis Bacon (1561-1626 – filósofo, escritor, cientista e político).

2.      Existe, sem sombra de dúvida, um fator muito forte na vida de cada pessoa: a influência que ela recebe dos outros ou mesmo a que ela exerce sobre os outros.

3.      Muitas comportamentos são aprendidos e ajustados devido às influências do contexto familiar, religioso, estudantil, profissional etc.

4.      Há também a influência que se recebe por meio das artes, da literatura, dos meios mais recentes da comunicação tecnológica e on-line.

5.      Devido a grande tragédia ocorrida no início da história humana, que foi a entrada do pecado, ao comer o homem e sua mulher do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desde então tanto as comunicações como os relacionamentos podem acontecer para o bem ou para o mal.

6.      Na questão das amizades, isto é notório. 

7.      O mais dramático, é que em todas as épocas, o mal sempre parece ser mais forte e violento.

8.      É até curioso observar este princípio do mal e da corrupção em algo bem simples, como o de colocar um tomate apodrecido numa caixa de tomates bons.

9.      O que acontecerá?

10.    Todos se corrompem.

11.     A influência do mal é muito evidente.

12.     Façamos o contrário: Coloquemos um tomate bom numa caixa de tomates podres.

13.    O que acontecerá?

14.    Não preciso nem dizer. - O mal tende a estragar os bons, e o bom no meio dos maus se estraga da mesma maneira. 

 2-Para Sempre a Palavra (Sl. 119.89).

1.      O Salmista possui inabalável certeza de que a Palavra de Deus não é como a palavra dos homens que muda constantemente.

2.       A Palavra de Deus é firme, constante e segura.

3.      A Palavra de Deus está firmada para sempre.

4.      E esse fato tem implicações tremendas sobre a vida de todos os seres humanos, quer eles gostem disso ou não!

5.      Obediência à Palavra de Deus implica em bênção ao passo que desobediência produz graves consequências.

 3-Quanto amo a Tua Lei (Sl. 119.97).

1.      Oh, como eu amo a tua lei!.

2.      Isso inicia uma nova divisão do Salmo, indicada pela letra hebraica Mem (Them A expressão aqui: “Como amo a tua lei”, implica amor intenso).

3.      Como se um homem estivesse surpreso com o fervor de sua própria emoção.

4.      Seu amor era tão ardente que era incrível e maravilhoso para si mesmo.

5.      Talvez maravilhoso que ele, um pecador, ame a lei de Deus.

6.      É maravilhoso que ele jamais tenha sido levado a amar uma lei que se condenou.

7.      Quem refletir sobre quais são seus sentimentos por natureza em relação à religião, ficará maravilhado com o fato de que ele a ama.

8.      Todos os que são verdadeiramente religiosos devem estar tão cheios de amor a ela, que será difícil para eles encontrar palavras para expressar a intensidade de sua afeição.

 III PROTEÇÃO E ALEGRIA DA PALAVRA

1-Lâmpada para os meus pés (Sl.119.105)

1.      O Salmo 119:105 diz "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho"

2.      Este versículo ensina que a palavra de Deus ilumina os passos que damos e se torna uma luz permanente para o caminho que construímos a partir dela.

3.      A palavra de Deus pode dar direção a cada passo e luz de sabedoria para construir um caminho protegido das ilusões humanas, mas guiado na verdade que dá a vida.

4.      Quando alguém anda na escuridão a chance de tropeçar é muito grande.

5.      Quando se tem luz para poder enxergar onde se pisa, os passos se tornam muito mais firmes e a caminhada muito mais segura.

6.      Na vida espiritual o princípio é o mesmo. Somente a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés; somente as Escrituras fornecem a iluminação necessária que nos possibilita caminhar sem tropeçar nas trevas.

7.      A identidade do salmista que escreveu o Salmo 119 é desconhecida.

8.      Mas ele era alguém que reconhecia o valor e a importância do ministério da Palavra.

9.      Ele entendia que o uso prático da Palavra de Deus durante sua caminhada na fé era essencial para uma vida de acordo com a vontade do Senhor.

10.     Por isso ele declara: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra”.

2-A Palavra de Deus é Justa (Sl.119.137)

1.      O Salmo 119:137 é uma das mais importantes passagens deste salmo, pois fala da justiça de Deus e de Suas decisões.

2.      O versículo diz: “Justo és tu, ó Senhor, e retos são os teus juízos”.

3.       Neste versículo, o autor (que é geralmente atribuído ao Rei Davi) reconhece que a justiça de Deus é imutável.

4.      Ele também reconhece que os juízos de Deus são sempre justos, equitativos e inquestionáveis.

5.      Este versículo também destaca o fato de que Deus é o único Juiz.

6.      A justiça de Deus é a única justiça real.

7.      É o único que pode julgar sempre corretamente.

8.      Ele é soberano e não pode ser corrompido ou manipulado.

9.      As decisões que Deus toma são únicas e não podem ser julgadas por ninguém, pois somente Deus tem conhecimento de todos os fatos.

 3-Paz e Louvor pela Palavra de Deus (Sl.119.165)

1.      O tema geral é a retidão da lei divina.

2.      Esta passagem, na verdade, oferece um resumo muito bom do todo.

3.      O que é interessante e importante, eu acho, é o uso da palavra amor em vez de obedecer.

4.      As pessoas muitas vezes obedecer à lei divina por medo, e enquanto isso é uma escolha melhor do que ignorar a lei.

5.      Não faz sondar a profundidade de apoio disponíveis para aqueles que realmente entendem que a lei não é um teste ou punição, mas um guia amoroso.

6.      É quando “amar” a lei de Deus, totalmente abraçar o amor que ele representa, que ele pode expressar em nossas vidas como uma sensação de segurança absoluta de que tudo está trabalhando em conjunto para o bem.

7.      Isso não significa que não teremos desafios e dias escuros.

8.      Mas isso não significa que vamos passar por até as sombras mais escuras sem tropeçar no medo e incerteza, e nós sabemos que sempre há um poder para expressar bem através de nós.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário