terça-feira, 3 de junho de 2025

UNIDADE NA IGREJA E NOVA VIDA

 


Ef.4.1-24

Introdução: A riqueza da vocação divina reflete-se na vida dos crentes. Todas as coisas foram-lhes concedidas por Cristo. A partir dessa fonte, sua existência será configurada pelo lema “Digno da vocação.”

 I ELEMENTOS DA UNIDADE

1-A humildade (Ef.4.1,2)

1.      Por isso, eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam

2.      Por isso: Paulo passou três capítulos discursando em detalhes gloriosos tudo o que Deus fez por nós, livremente por Sua graça.

3.      Agora ele nos traz um chamado a viver de maneira justa, mas somente depois de explicar o que Deus fez por nós.

4.      Se comportem de modo digno da vocação que receberam.

5.      Quando nós realmente entendemos o quanto Deus fez por nós, nós vamos querer naturalmente servi-lo e obedecê-lo por gratidão.

6.      Entender quem nós somos é a fundação desse comportamento digno.

7.      Um conselho a todos cristãos a responder a todas as tentações de Satanás apenas com uma afirmação: Eu sou um Cristão”.

8.      A ideia é clara. Nós não nos mantemos dignos para que então Deus nos ame, mas porque Ele nos ama.

9.      Isso é motivado pela gratidão, não do desejo de receber mérito.

10.   . “Todo crente é um filho de Deus, por adoção, na lei judaica o filho adotivo, tem o mesmo direito do filho legitimo.

11.   É tão mais alto do que os reis da terra, Salmo 89:27.

12.   Ele deve, portanto, se comportar de acordo e não manchar seu sangue nobre”.

  2-A mansidão (Ef.4.2)

1.      Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

2.       Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 

3.      Sejam completamente humildes e dóceis.

4.       Um comportamento digno diante de Deus será marcado pela humildade e doçura, não um desejo forçado de defender nossos próprios direitos e avançar com nossos próprios planos.

5.      Antes do Cristianismo a palavra dócil sempre teve uma má associação a ela.

6.      Na mente de muitos ainda tem; no entanto, é uma gloriosa virtude cristã (Filipenses 2:1-10).

7.      Significa que nós podemos ser felizes e contentes quando não estamos no controle ou direcionando as coisas de nossa maneira.

8.      Pacientes, suportando uns aos outros, como Cristo nos tem suportado.

9.       Precisamos disso para que então os erros inevitáveis que ocorrem entre as pessoas na família de Deus não operem contra o plano de Deus de juntar todas as coisas em Jesus – ilustrado pela obra atual Dele na igreja.

10.   Definiu pacientes como o espírito que tem o poder de se vingar, mas nunca o faz.

11.   É uma característica de um coração generoso que perdoa.

 3-A longanimidade (Ef.4.2)   

1.      Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Esta humilde atitude de perdão de um para com o outro naturalmente preenche este dom da unidade do Espírito.

2.      Devemos fazer esforço para conservar esta unidade – nós não a criamos.

3.      Deus nunca nos comanda a criar unidade entre os crentes.

4.      Ele a criou através de Seu Espírito; nosso dever é reconhecê-la e mantê-la.

5.      Esta é uma unidade espiritual, não necessariamente uma unidade estrutural ou confessional. Está evidente na rápida comunhão entre cristãos de diferentes raças, nacionalidades, línguas e classes econômicas.

6.      Podemos entender esta unidade do Espírito ao entender o que ela não é.

7.      Em um sermão sobre este texto, Charles Spurgeon observou algumas das coisas que o texto não diz.

8.      ·Ele não diz: “Esforçar-se para manter a unidade do mal, a unidade da superstição ou a unidade do espírito da tirania”.

9.      ·Ele não diz: “Esforçar-se para manter seus arranjos eclesiásticos por centralização”.

10.   ·Ele não diz: “Esforçar-se para manter a uniformidade do Espírito”.

 II AS BASES DA UNIDADE

1-Um só corpo e um só Espírito (Ef.4.4)

1.      Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

2.      Há um só corpo e um só Espírito.

3.      Nós temos unidade por causa do que temos em comum.

4.      Em Jesus nós compartilhamos um só corpo, um só Espírito, uma só esperança de nosso chamado, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, e um só Pai.

5.      Cada uma dessas áreas em comum é maior do que qualquer possível desavença.

6.      Um batismo: Alguns pensam que porque Paulo diz que há um só batismo a ideia do batismo do Espírito Santo como uma experiência subsequente é inválida.

7.      Mas Paulo apenas fala aqui do batismo pela água que é o token visível do trabalho comum de Deus em todo crente, e, portanto, a base da unidade.

8.      Não há batismos separados para judeus e gentios.

 2-Um só Senhor, uma só fé (Ef.4.5)

1.      Seja a vossa equidade-Somos exortados à candura, à gentileza e a um bom temperamento para com os nossos irmãos.

2.      Julguem caridosamente entre um e outro.

3.      A razão é o Senhor está às portas.

4.      A consideração da chegada do nosso Mestre e do nosso relatório final deve impedir-nos de ferir os nossos conservos (irmãos na fé) e apoiar-nos nos sofrimentos presente e moderar as nossas afeições para o bem exterior

5. ELE se vingará de seus inimigos e recompensará a sua a sua paciência                                                

6.      Deus como Pai é a força unificadora da igreja, pois somos seus filhos, pertencentes à família divina.    

  3-Um só batismo, um só Deus (Ef.4.6)

1.      A concessão de dons espirituais para a igreja.

2.      E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

3.      Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.

4.      Que significa “ele subiu”, senão que também havia descido às profundezas da terra?

5.      Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.)

6.      Foi concedida a graça: Todos nós temos graça concedida a nós conforme a medida do dom de Jesus.

7.      Esta é a base para a distribuição espiritual dos dons de Deus através de Sua igreja: graça, a concessão livre e sem mérito de Deus.

8.      Ninguém merece ou ganhou dons espirituais.

9.      Quando ele subiu em triunfo às alturas: Essa concessão aconteceu (como descrita profeticamente no Salmo 68:18) quando Jesus subiu ao céu. Isto foi evidência do Seu triunfo sobre cada inimigo (a liderança dos cativos muitos prisioneiros).

10.   Bruce sobre a imagem do Salmo 68: “Alguém pode imaginar um líder militar voltando a Jerusalém a frente de seus seguidores, depois de derrotar um exército inimigo e fazer muitos prisioneiros”.

11.   Como Jesus disse, é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei (João 16:7).

III OS DONS PRODUZEM UNIDADE

1- Dom de apóstolo, dom de profecia (Ef.4.11)

1.      Os cargos de liderança espiritual na igreja e seu propósito.

2.      E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres.

3.      Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.

4.      Isto significa que Jesus estabeleceu estes cargos.

5.      Eles são obra e designação de Jesus, não de homens.

6.      Apesar de pretendentes os reivindicar, os cargos em si são uma instituição Divina e não uma invenção humana.

7.      Paulo descreveu quatro cargos (não cinco, como nos comumente conhecidos, embora

8.      erroneamente chamados “os 5 dons ministeriais”).

2-Dom de evangelista (Ef.4.11)

1.      Apóstolos, que são embaixadores especiais do trabalho de Deus, embora não no mesmo sentido autoritário dos apóstolos do primeiro século.

2.      Aqueles apóstolos do primeiro século foram usados para fornecer uma fundação (preservada como o Novo Testamento) como descrita em Efésios 2:20.

3.      Profetas, que falam palavras de Deus em completa consistência com a fundação do Velho e Novo Testamento.

4.      Algumas vezes eles falam em um sentido preditivo, porém não necessariamente, e estão sempre sujeitos ao discernimento e julgamento da liderança da igreja (1Coríntios 14:29).

5.      Assim como os apóstolos, profetas modernos não falam com a mesma autoridade que os profetas do primeiro século que trouxeram a palavra falada fundacional de Deus (Efésios 2:20).

6.      Evangelistas, que são especificamente talentosos a pregar as boas novas da salvação em Jesus Cristo.

 3-O dom de pastor e mestre (Ef.4.11)

1.      Pastores e mestres (ou pastores-mestres; o grego antigo claramente descreve um cargo com dois títulos descritivos).

2.      Que pastoreiam o rebanho de Deus primeiramente (apesar de não exclusivamente) através do ensinamento da Palavra de Deus.

3.      “Ensinar é uma parte essencial do ministério pastoral.

4.      É apropriado, portanto, que os dois termos, pastores e mestres devam ser unidos para denotar uma ordem de ministério”.

5.      Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério: O propósito destes dons de liderança também é claro.

6.      É para que os santos (povo de Deus) sejam equipados para a obra do ministério(serviço), para que então o corpo de Cristo seja construído (expandido e fortalecido).

7.      Preparar também tem a ideia de “acertar”. Esta palavra grega antiga era usada para descrever como colocar ossos quebrados ou consertar redes.

8.       Estes ministérios trabalham juntos para produzir cristãos fortes, consertados e aptos.

9.       O povo de Deus faz a verdadeira obra do ministério. Líderes na igreja possuem a primeira responsabilidade de equipar pessoas a servir e direcionar seus serviços conforme Deus orienta.

10.   O propósito principal da Igreja não é converter pecadores ao Cristianismo, mas aperfeiçoar (completos e maduros) os santos para o ministério e edificação do Corpo”.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

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