sexta-feira, 18 de julho de 2025

AS ULTIMAS INSTRUÇÕES AOS SEUS DISCIPULOS

 

Jo.15.1-7-AS ULTIMAS INSTRUÇÕES AOS SEUS DISCÍPULOS.

1.      v.1-EU SOU A VIDEIRA- Nesta ilustração, Jesus descreve a si mesmo como “Videira Verdadeira. E aqueles que se tornarem seus seguidores como as “varas”.

2.       Permanecendo ligados a Ele como a fonte da vida, eles produzem frutos.

V.2-TODA VARA-Jesus fala de duas categorias de ramos: infrutíferos e frutíferos.

3.      (1)-Os ramos que não produzem, ou que pararam de produzir frutos, são aqueles que não tem mais a vida em si mesmo, a vida que vem da fé e do amor duradouro a Cristo.

4.      (2)-Os ramos que produzem frutos são aqueles que tem vida em virtude de sua fé e amor duradouro em Cristo.

5.      V.4-ESTAI EM MIM- Depois que uma pessoa aceita a Cristo e é perdoada, ela recebe o dom da VIDA ETERNA, que é centrado em um relacionamento pessoal com Cristo, e inclui poder do Espírito Santo para sustentar e desenvolver este relacionamento.

6.      Uma vez que este poder é dado, um cristão deve aceitar a responsabilidade de permanecer espiritualmente conectado e dependente de Cristo

7.      (1)-O tempo gasto lendo e estudando a Palavra de Deus para que a sua verdade entre em nossa mente e coração, e que serve continuamente como um guia para as nossas ações.

8.      (2)- A manutenção, de um habito positivo de oração, que envolve ouvir Jesus e receber forças dele.

9.      (3)-OBEDECER, aos seus mandamentos, o que demonstra o verdadeiro amor a Cristo e inclui amar uns aos outros.

10.   V.6-SERÁ LANÇADO FORA, COMO A VARA-A ilustração da videira e dos ramos torna inequivocamente claro que Cristo não ensinou que “uma vez na videira, sempre na videira”.

11.   Jesus deu aos seus discípulos- uma advertência solene, porém amorosa, do fato de ser possível, em ultima instância, que um verdadeiro crente abandone a fé, vire as costas para Jesus e não consiga permanecer em um relacionamento com Ele.

12.   PEDIREIS TUDO O QUE QUISERES-O recebimento das respostas às nossas orações está condicionado à nossa permanência pessoal em Cristo e na Sua Palavra.

13.   É impossível ter uma vida de oração espiritualmente produtiva sem conhecer, crer e viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.

14.   A medida que crescemos  em nosso relacionamento com Ele através do estudo e da aplicação da Sua Palavra, as nossas orações estarão cada vez mais alinhadas com a vontade e com os propósitos de Cristo, e serão mais eficazes  

 Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário