quinta-feira, 24 de julho de 2025

COMO BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO

 

COMO BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO

Jr.18.1-23

Introdução: diante dos olhos do profeta um vaso requintado começou a tomar forma. Então subitamente, para surpresa de Jeremias, o vaso se quebrou nas mãos do oleiro. Deus pode transformar um vaso quebrado, em um vaso novo.

 I DESCE A CASA DO OLEIRO

1-A importância de ouvir a Palavra de Deus (Jr.18.2)

1.      A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo.

2.      Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

3.      E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.

4.      Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

5.      Jeremias 18:2, "Levanta-te e desce à casa do oleiro; lá te farei ouvir as minhas palavras", é um chamado à ação que instrui o profeta a buscar a revelação de Deus na experiência prática do trabalho do oleiro. 

6.      O texto bíblico mostra que Deus usa a imagem do oleiro e do barro para ilustrar Sua soberania e poder sobre a vida do homem, assim como a capacidade de transformar e restaurar. 

7.      Ei! Existem muitos crentes que até querem fazer a vontade de Deus, mas não estão dispostos a se colocar na posição certa.

8.      A obra de Deus deve ser feita como Ele quer, na posição que Ele quer.

9.      Quando estamos em qualquer posição que não seja de pé, nosso campo de visão e nosso raio de ação ficam limitados.

10.   Só enxergamos e alcançamos aquilo que está bem próximo.

11.   Não conseguimos ver além da superficialidade das circunstâncias.

 2-A Casa do Oleiro (Jr.18.6)

1.      Jeremias 18:5, na Bíblia, apresenta a metáfora do oleiro e do barro, onde Deus, como o oleiro, tem o poder de moldar a nação de Israel (e, por extensão, cada indivíduo) como o barro em suas mãos. 

2.      O texto enfatiza a soberania de Deus e Sua capacidade de agir conforme Sua vontade, tanto para construir quanto para destruir, mas também demonstra Sua disposição de mudar Seus planos caso haja arrependimento e mudança de comportamento por parte do povo.

3.      A soberania de Deus: O versículo destaca o poder de Deus sobre a criação, comparando a nação de Israel a barro nas mãos do oleiro, mostrando que Ele tem a capacidade de moldar e transformar segundo Seu propósito. 

4.      O arrependimento e a mudança de planos: Deus demonstra que Seus planos não são imutáveis. 

5.      Se uma nação se arrepender de seus maus caminhos, Ele pode mudar de ideia e poupá-la do castigo planejado. 

6.      O processo de transformação: O texto sugere que, assim como o oleiro molda o barro, Deus está constantemente trabalhando na vida das pessoas, moldando-as e transformando-as para Seus propósitos. 

7.      A importância da submissão: O exemplo do oleiro e do barro convida à reflexão sobre a necessidade de submissão à vontade de Deus e à Sua direção em nossas vidas. 

8.      A mensagem de esperança: Apesar da ameaça de destruição, a passagem também transmite uma mensagem de esperança, mostrando que o arrependimento pode levar à restauração e à mudança. 

9.      Em resumo, Jeremias 18:5 nos ensina sobre a soberania de Deus, Seu poder de transformação, a importância do arrependimento e a necessidade de submissão à Sua vontade. 

 3-Apenas barro (Jr.18.10)

1.      Jeremias 18:10 descreve a soberania de Deus sobre a vida das pessoas, comparando-as a barro nas mãos do oleiro. 

2.      Se uma pessoa faz o mal e não ouve a voz de Deus, Ele se arrependerá de fazer o bem que tinha planejado. 

3.      O versículo destaca a importância da obediência e da escolha entre o bem e o mal, mostrando que Deus age de acordo com as ações humanas. 

4.      A passagem bíblica Jeremias 18:10 foi escrita durante o reinado de Jeoaquim, por volta de 605 a.C.

5.      O destinatário da mensagem de Deus é o povo de Judá.

6.      Deus pretendia fazer o bem em favor do povo de Judá, mas isso dependia da obediência deles.

7.      "Fazer o que eu reprovo" significa desobedecer aos mandamentos de Deus.

8.      O destinatário poderia desobedecer a Deus ao adorar outros deuses, cometer injustiças e violar os mandamentos divinos.

9.      Deus se arrependeria do bem que pretendia fazer em favor do destinatário porque a desobediência deles impediria a realização desse bem.

10.   Isso revela que Deus é um ser que se importa com a obediência e a justiça, e que suas bênçãos estão condicionadas à obediência.

11.   A mensagem principal dessa passagem é a importância da obediência a Deus para receber suas bênçãos.

12.   Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, buscando obedecer aos mandamentos de Deus e evitando a desobediência.

13.   A importância de obedecer a Deus está relacionada à nossa relação com Ele e à nossa vida espiritual, pois a obediência é um sinal de amor e respeito a Ele.

 II UMA BOTIJA QUEBRADA

1-Compre uma botija de oleiro (Jr.19.1)

1.      Jeremias 19, versículo 1, marca o início de uma ação simbólica e profética realizada por Jeremias a mando de Deus. 

2.      O profeta é instruído a comprar uma botija de oleiro, levá-la ao vale de Ben-Hinom, e ali, na presença de líderes e sacerdotes, quebrar o vaso, anunciando a destruição iminente de Jerusalém e do povo de Judá. 

3.      Jeremias 19 continua com o tema do julgamento de Deus sobre Jerusalém e o povo de Judá.

4.      Neste capítulo, Deus ordena a Jeremias que vá e compre um vaso de barro de um oleiro e o leve ao vale de Hinom.

5.      Lá, ele deve proclamar uma mensagem de julgamento contra o povo de Judá. Jeremias obedece à ordem de Deus e vai para o vale de Hinom, que era um lugar associado ao sacrifício de crianças e à idolatria.

6.      Ele quebra a jarra de barro na frente do povo e declara que, assim como a jarra está irremediavelmente quebrada, Deus também destruirá o povo de Judá por causa de sua rebelião contra Ele.

7.      O capítulo termina com Deus declarando que trará julgamento sobre o povo de Judá por causa de sua maldade e idolatria.

8.      Ele adverte que o castigo deles será severo e que eles se tornarão um horror para todas as nações.

9.      Em resumo, Jeremias 19 enfatiza o julgamento de Deus contra o povo de Judá por seu pecado e rebelião.

10.   A jarra de barro quebrada é um símbolo da destruição que virá sobre eles por causa de sua desobediência.

11.   O capítulo serve como uma advertência ao povo de Judá para abandonar seus maus caminhos e buscar o perdão de Deus antes que seja tarde demais.

2-Vale de Homem, Tofete, matança (Jr.19.6)

1.      Jeremias 19:4-6 Profanaram este lugar. 

2.      O povo, através de sua idolatria, impediu que a cidade de Jerusalém fosse o local onde Deus escolheria habitar com seu nome.

3.      A cidade havia se tornado um local de deuses estrangeiros. 

4.      Nunca conheceram, nem eles [...] nem os reis de Judá. 

5.      O verbo conhecer fala de um conhecimento pessoal e íntimo, impossível de se ter com objetos inanimados.

6.      Sangue de inocentes refere-se ao assassinato de crianças por meio de sacrifício (Jr 7.31).

7.      O sacrifício humano era conhecido entre os fenícios, os moabitas e os cananeus.

8.      Essa prática abominável, realizada em nome da adoração religiosa, era expressamente proibida pela aliança (Dt.12.31).

 3-Botija quebrada (Jr.19.11)

1.      Jeremias 19:11 Assim como um vaso se quebra em pedaços quando lançado ao solo, assim também o julgamento de Deus iria despedaçar a cidade e espalhar seus habitantes.

2.      A restauração seria impossível. O número de cadáveres seria muito maior do que o número de sepulturas (Jr 7.32, 33).

3.      Jeremias 19:12, 13 Assim como os moradores de Jerusalém tinham feito do vale do filho de Hinom um local de morte, o Senhor transformaria toda a cidade de Jerusalém em um local de morte (Jr 19: 4-6).

4.      Após as palavras de julgamento que Jeremias falou diante dos ouvidos dos anciãos que foram com ele, ele agora deve quebrar o jarro diante de seus olhos (Jr 19:10).

5.      Ele deve comunicar imediatamente o significado disso em nome do “SENHOR dos Exércitos” (Jeremias 19:11).

6.      O significado é que o que Jeremias fez com a jarra, o SENHOR fará com o povo e a cidade. É o mesmo que o Senhor Jesus fará com as nações (Sl 2:9; Ap.2:27).

III A PRISÃO NO TRONCO

1-A Prisão de Jeremias (Jr.20.2)

1.      Jeremias 20:2 descreve o momento em que o sacerdote Pasur, após ouvir as profecias de Jeremias, reage violentamente, prendendo o profeta no tronco que estava na porta superior de Benjamin, na casa do Senhor. 

2.      Jeremias 20.2 continua o tema da perseguição e sofrimento que Jeremias tem experimentado por seu ministério profético.

3.      O capítulo começa com Pasur, sacerdote e chefe do templo, prendendo Jeremias e colocando-o no tronco no pátio do templo.

4.      O motivo de sua prisão foi sua profecia de julgamento contra Jerusalém, que Pasur percebeu como uma conversa traiçoeira que poderia levar à rebelião.

5.      Enquanto está no tronco, Jeremias lamenta sua situação e clama a Deus, acusando-O de enganá-lo e torná-lo motivo de chacota.

6.      Ele também expressa seu desejo de parar de profetizar, mas reconhece que não pode parar porque a palavra de Deus queima dentro dele como um fogo.

7.      Jeremias também pronunciou uma maldição sobre Pasur, declarando que ele e sua família experimentariam o julgamento de Deus por causa de sua oposição à palavra de Deus.

8.      O capítulo termina com Jeremias mais uma vez expressando sua dor e tristeza pela oposição que enfrenta como profeta, mas afirma sua confiança em Deus e em Seu poder para salvá-lo de seus inimigos.

 2-Desabafo do Profeta (Jr.20.7)

1.      Jeremias 20:7-18 O desespero de Jeremias se aprofunda ao acusar Deus de tê-lo atraído a esse escárnio (Jr 7 10), então ele irrompe em uma expressão de fé e louvor (Jr 11 13), seguida de um novo queixume por seu nascimento e seu chamado (Jr 14 18).

2.      Esse trecho segue quase que literalmente a forma dos lamentos individuais encontrados no livro de Salmos.
Jeremias 20:7 Iludiste-me [...] e iludido fiquei. 

3.      Um jogo de palavras com a intenção de utilizar duas formas do mesmo verbo em hebraico, que significa atrair.

4.      Jeremias afirmou que o Senhor o havia seduzido e que ele havia sucumbido à tentação.

 3-Confiança na Justiça Divina (Jr.20.11)

1.      Jeremias 20:11 A maioria dos salmos de lamento individual contém uma confissão de confiança em Deus (Sl 13).

2.      Jeremias se voltou ao Senhor em oração e louvor em seu momento de maior necessidade. Está comigo. 

3.      Em seu chamado, Deus prometeu que sua presença iria libertar Jeremias (Jr 1.8, 19).

4.       Valente terrível. Deus era o guerreiro poderoso que combatia em favor do profeta. Seus inimigos não prevaleceriam (Jr 20:7, 10), mas tropeçariam e cairiam perante Deus.

5.      A punição deles seria vergonha e confusão perpétua (23.40).

Pr. Capl. Carlos  Borges (CABB) 

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