quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CARACTERISTICA DE UMA IGREJA VERDADEIRA

 


1 Ts.1.1-10

Introdução: A permanência de Paulo e seus companheiros em Tessalônica foi curta devido a perseguição dos judeus (At 17.1-10). Apesar do pouco tempo entre os tessalonicenses, surgiu entre eles uma igreja que se tornou firme e se desenvolvia de forma saudável.

 I A CARTA

1-Autoria e data (1 Ts.1.1a)

1.      Paulo foi a autoria da carta, que escreveu ao Tessalonicenses por volta do ano 51 d.C. em Tessalônica.

2.      Depois de algum tempo, Paulo envia até eles Timóteo, com o propósito de confirmá-los na fé e exortá-los, bem como obter notícias sobre o estado da fé deles.

3.      As notícias que Paulo recebeu por meio de Timóteo foram bastante confortadoras, a ponto dele, ao escrever esta carta (possivelmente a primeira epístola de autoria de Paulo, escrita em cerca de 50 ou 51 d.C.), manifestar alívio pelo estado em que aquela igreja se encontrava (1Ts 3.1-10). 

4.       Apesar das perseguições e do pouco tempo de fé, essa igreja apresentava evidências de ser uma genuína Igreja de Cristo.

5.      Havia nela características que a identificava e a distinguia como uma igreja saudável.

 

2-A Cidade e a Igreja (1 Ts.1.1)

1.      Paulo entrou debaixo da orientação do Espírito de Deus.

2.      De Filipos dirigiu-se a Tessalônica, distante 150 km.

3.       Era uma cidade de maioria grega, tendo entre os seus cidadãos alguns convertidos ao judaísmo. Eram os chamados “gregos devotos” (At 17.4).

4.      O apóstolo escolhia os lugares mais estratégicos para que o evangelho se propagasse com maior velocidade.

5.      É o caso de Tessalônica, a maior, mais influente e a capital da Macedônia.

6.      Enquanto viajava, ele passou por outras cidades (Anfípolis e Apolônia), mas foi em Tessalônica que se estabeleceu e pregou por mais tempo (At 17.2).

7.       Não significa, obviamente, que as demais fossem indignas do Evangelho.

8.      Paulo alcançava as maiores cidades e as transformava em centros de evangelismo na região.

9.      Tessalônica, modernamente, tem o nome de Salonica e é a segunda maior cidade da Grécia, com 250 mil habitantes.

3-O Tema (1 Ts.1.10

1.       O tema (1.10) E para guardardes dos céus o seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

2.      Embora houvesse outros objetivos, o tema principal da carta aos Tessalonicenses é “esperança diante da volta do Senhor Jesus”.

3.      Todos os seus cinco capítulos fazem referência à volta de Cristo e à importância desse evento para os santos (1.10; 2.19; 3.13; 4.13-18; 5.1-11,23).

4.       De fato, o tema do retorno do Senhor Jesus é superlativo para o salvo.

5.      Essa é a nossa esperança.

6.       Como bem afirma o hino 300 da Harpa Cristã: “Nossa esperança é Sua vinda; o Rei dos reis vem nos buscar…”.

7.      A importância dessa carta alcança os nossos dias e aquece os nossos corações.

8.      Essa esperança pertence ao povo de Deus.

9.       O mundo não a tem.

10.     Qual a esperança do mundo?

11.     Qual a esperança do não salvo ao morrer?

12.     Não existe.

13.    É bem verdade, como veremos posteriormente, que os ensinamentos de Paulo sobre a vinda de Cristo geraram alguns problemas, mas graças a isso temos essa carta.

-II AS MARCAS DA IGREJA

1-Fé (1 Ts.1.3 a)

1.      Reconhecimento de Paulo: Paulo e seus companheiros (Silvano e Timóteo) constantemente davam graças a Deus pelo testemunho dos tessalonicenses, mencionando-os em suas orações.

2.      O fato de ele lembrar-se continuamente demonstra o impacto e a visibilidade dessa fé ativa.

3.      Contexto dos Três Pilares: Este versículo faz parte de uma tríade fundamental na epístola e na teologia paulina: a fé operosa (trabalho), o amor abnegado (esforço) e a esperança perseverante (firmeza).

4.      Juntos, esses três elementos caracterizam uma vida cristã madura e exemplar, mesmo em meio a sofrimentos e perseguições.

5.      Em resumo, 1 Tessalonicenses 1:3a ensina que a fé autêntica é demonstrada através de obras e ações, sendo a base para uma vida de amor e esperança perseverante em Cristo. 

 2-Amor e Esperança (1 Ts.1.3 b)

1.      Amor e Esperança (1.3b) Da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

2.      O apóstolo soma à palavra amor a abnegação.

3.      O amor nas Escrituras nunca se limita a um sentimento, mas à ação.

4.      As pessoas não salvas vivem para si mesmas.

5.      O crente é chamado a um amor abnegado.

6.       Amor abnegado“, diz um comentarista, traz a ideia de trabalho exaustivo e labor intenso.

7.       Nosso amor a Cristo e ao próximo não é verborrágico, mas de atitudes e ações concretas.

8.       Essas duas virtudes juntas, com a anterior, lembram-nos 1 Coríntios a famosa trilogia apresentada em  1 Coríntios 13.13: fé, esperança e amor:

9.      Lá a ênfase está no amor, aqui na esperança da volta de Jesus.

10.     Devemos observar nas três virtudes mencionadas que a ênfase está naquilo que resulta delas, ou seja, uma fé que produz obras, um amor que se doa exaustivamente e uma esperança que produz firmeza e perseverança

 3-Poder do Espirito Santo (1 Ts.1.5)

1.       Poder do Espírito Santo (1.5) Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.

2.      Paulo foi um pregador que confiava no poder do Espírito Santo.

3.      Ele pregava, mas sabia que, sem o poder de Deus, suas palavras não teriam o poder de converter ninguém.

4.       Ninguém é salvo pela eloquência ou pela sabedoria humana.

5.       Sem a ação do Espírito de Deus, não existirá conversão autêntica.

6.      Pode haver adesão numérica. Somente o Espírito Santo pode aplicar a obra da salvação no coração do pecador.

7.      Tão importante quanto a obra de Jesus na cruz é a do Espírito Santo iluminando a mente do pecador.

8.      Como disse Spurgeon: “É mais fácil ensinar um leão a ser vegetariano do que converter um pecador sem o poder do Espírito Santo”.

9.      O homem sem Cristo está morto em seus pecados e somente um poder maior do que a morte pode salvá-lo.

10.    Esse poder vem do Espírito Santo.

11.     Conhecimento é importante, mas não é suficiente.

 III A VERDADEIRA CONVERSÃO

1-Abandono dos ídolos (1.9a) 

1.      Pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus.

2.      As pessoas em geral testemunharam a mudança ocorrida nos tessalonicenses e o abandono dos ídolos.

3.      A conversão deles foi verdadeira e completa.

4.       Não há salvação sem arrependimento e mudança de vida.

5.      Arrependimento, ser autêntico, abrange duas coisas: tristeza por causa do pecado e um desejo por completa mudança de vida.

6.      Jesus Cristo precisa ser aquele em torno do qual organizamos nossa vida, agenda, prioridades, esperanças e anseios.

7.       Se isso for direcionado a outro nome ou coisa, tornamo-nos idólatras.

8.      Nem toda idolatria implica em adorar imagens físicas ou estátuas, seja de que material for.

9.       Por isso, João não diz: “filhinhos, guardai–vos das estátuas”, mas sim: “filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo 5.21).

10.    Ídolos nem sempre são representados como objetos físicos diante dos quais nos prostramos.

11.    A idolatria moderna é bem mais sutil e perigosa.

12.    Nunca tivemos tantos ídolos como na atualidade.

13.    Os ídolos modernos são disfarçados, porém cumprem o mesmo papel que no passado: tomar o lugar de Deus como o único a ser adorado.

14.    Nossa sociedade eleva pessoas questionáveis à condição de ídolos.

15.    Como já dito, o coração humano sem Cristo é uma fábrica de ídolos.

16.    O poder econômico é o grande ídolo de nossa geração e o mais adorado no mundo. Homens matam, morrem, sacrificam a vida, a família e a alma no altar de Mamom.

17.   Quando alguém se converte, o dinheiro deixa de ser a fonte da sua identidade e realização e torna-se apena

 -2-Servir ao Deu vivo (1 Ts.1.9 b)

1.      Para servirdes o Deus vivo e verdadeiro

2.      Uma das palavras para identificarmos um cristão autêntico é conversão.

3.      Mas daí surge uma pergunta: converteu-se do que para o que?

4.      Nesta carta, Paulo diz que os tessalonicenses se converteram dos ídolos para servirem ao Deus vivo e verdadeiro.

5.       O contraste é proposital.

6.      Os ídolos que dantes serviam não tinham vida (totalmente incapazes de alguma coisa) e eram deuses falsos.

7.      Agora, eles servem ao Deus vivo e verdadeiro.

8.       Ninguém é salvo para a ociosidade, daí Paulo dizer que eles foram salvos para servir a Deus.

9.      Alguém ilustrou isso dizendo que o reino de Deus é como um navio onde não há lugar para passageiros ou turistas, apenas para a tripulação.

10.    Conversão conduz ao serviço.

11.    Como se espera que o crente aguarde o retorno de Cristo? Servindo!

 3-Livramento da Ira (1 Ts.10) -

1.      E para guardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura

2.      O apóstolo conclui este, como fará com todos os demais capítulos: falando da volta de Cristo.

3.      O crente deve aguardar com alegria esse glorioso momento.

4.      A segunda coisa dita é que estamos livres da ira vindoura.

5.      A expressão “ira vindoura” é interpretada por alguns como uma referência às dores e angústias que sobrevirão aos habitantes da terra роr ocasião da volta de Jesus.

6.      Essa vinda não significará terror para o crente.

7.       Ele não tem do que se preocupar.

8.       Já estará na glória com o seu Senhor.

9.       Outros veem essa expressão como uma referência à ira de Deus sobre o pecado, a qual foi derramada sobre Cristo na cruz.

10.   Dela, todos os que Nele creem já estão livres, pois nenhuma condenação há para os que creem em Jesus.

11.    Para os incrédulos ela permanece, conforme Jo. 3.36: “…o que, todavia, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.


Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

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