domingo, 23 de junho de 2013

HEBREU E TIAGO

HEBREUS E TIAGO
Hb 1.1-4
Introdução: Quem trocaria um lustroso carro novo por outro velho e enferrujado, ou um refulgente anel de diamante por uma peça de bijuteria pretejada? Somente uma pessoa insensata faria negócios como esses! O livro de Hebreus foi escrito para pessoas que estavam em perigo de fazer exatamente uma tal troca assim. Eram cristãos pensando em deixar seu relacionamento com Cristo para voltar a viver sob a Lei de Moisés. O escritor de Hebreus estava determinado a mostrar aos seus leitores que escolha idiota seria essa!

I HEBREUS
1-Autoria e destinatário
2-Conteúdo
3-Esboço de Hebreus

I HEBREUS, A SUPERIORIDADE DE CRISTO
1-Autoria e destinatários.
·         O autor de Hebreus não se identificou pelo nome, no livro.
·         Ele conhecia Timóteo (13:23) e possuía sólido entendimento do Velho Testamento.
·          Muitos estudantes da Bíblia acreditam que foi Paulo quem escreveu Hebreus, mas outros argumentam que esse autor não era um dos apóstolos (veja 2:3).
·          Provavelmente, o máximo que podemos concluir com certeza é que o autor era inspirado.
·         Em vista do tema do livro, é improvável que o autor tivesse deixado de mencionar a destruição do templo, no ano 70 d.C., se esse evento tivesse ocorrido ao tempo da escrita.
·         Uma vez que ele não citou esse evento para apoiar seus argumentos (veja 10:25 para uma possível referência), podemos aceitar que ainda não tivesse acontecido, e uma data próxima de 65 d.C. pode ser aceita para a escrita de Hebreus.

2-Conteúdo
·         Hebreus foi escrito claramente para ouvintes conhecedores das Escrituras do Velho Testamento e, especialmente dos rituais de sacrifícios da Velha Lei.
·         É evidente que os leitores pretendidos eram judeus cristãos (por exemplo, 3:1; 4:14-16). Eles tinham sofrido alguma perseguição, como resultado de sua fé e alguns, provavelmente desanimados por suas tribulações ou em dúvida sobre seu compromisso com Cristo, estavam pensando em voltar para o judaísmo.
·          Outros já tinham deixado de reunir-se com seus irmãos (10:19-39).
·          Como no caso da identidade do autor, não podemos dizer com certeza onde estas pessoas viviam, mas muitos estudantes da Bíblia favorecem Jerusalém ou Roma como possíveis destinos para a epístola (veja 13:24).
·         Como foi sugerido no início deste artigo, o tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo.
·         O autor argumenta que Jesus é superior aos anjos, Moisés, Josué e Arão (capítulos 1, 3, 4 e 7, respectivamente).
·          Não somente Jesus é um Legislador e Sumo Sacerdote superior, mas sua aliança é superior à Aliança Mosaica (capítulos 8-10). De fato, “melhor” é a palavra chave do livro (1:4; 7:22; 8:6, etc).
·         O tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo.
·          Jesus não é só um outro porta-voz; Ele é muito superior em natureza aos profetas que o precederam. Ele não é somente Criador e Redentor (Hebreus 1:2-3); Ele é também Divindade.
·         Ele não é a mesma pessoa que o Pai, mas ele é a “expressão exata” do Pai e, assim, participa da natureza eternal do Pai.

3-Esboço de Hebreus
                 I.            Superioridade de Cristo –Hb 1.1 a 4.13
               II.            Superioridade do sacerdócio de Cristo – Hb 4.14 a 10.18
            III.            Heróis da fé –Hb 10.19 a 12.13
            IV.            Vida cristã inabalável – Hb 12.14 a 13.25
II TIAGO
1-Autoria e Destinatários
2-Conteúdo
3-Esboço do Tiago

TIAGO, OS PADRÕES DO HOMEM PIEDOSO
1-Autoria e Destinatários
·         Alguns data da carta de princípios dos anos 60. Há indicações, no entanto, que ele foi escrito antes de 50 dC:
·         O autor identifica-se como Tiago (1:01), ele era provavelmente o irmão de Jesus e líder do concílio de Jerusalém (Atos 15).
·          Quatro homens no NT têm este nome. O autor desta carta não poderia ter sido o apóstolo Tiago, que morreu muito cedo (d.C 44) ​​tê-la escrito.
·          Os outros dois homens chamados Tiago não tinham nem estatura, nem a influência que o autor desta carta tinha.
·         Tiago foi um dos vários irmãos de Cristo, provavelmente o mais velho já que ele lidera a lista em Mt 13:55.
·          No começo, ele não acreditava em Jesus e até o desafiou e incompreendido sua missão (Jo 7:2-5). Mais tarde ele se tornou muito proeminente na igreja:
·          Ele foi um dos indivíduos selecionados para Cristo apareceu depois de sua ressurreição (1 Coríntios 15:07;).
·         Paulo o chamou de "pilar" da igreja (Gl 2,9).
·         Paul, em sua visita pós-conversão Jerusalém pela primeira vez, viu Tiago (Gl 1:19).
·         Paul fez o mesmo em sua última visita (At 21.18).
·         Quando Pedro foi resgatado da prisão, ele disse aos seus amigos para dizer Tiago (At 12.17).

2-Conteúdo
·         Os beneficiários são identificados explicitamente apenas em Tg 1:01: "as doze tribos dispersas entre as nações."
·         Alguns sustentam que essa expressão se refere aos cristãos em geral, mas o termo "doze tribos" que mais naturalmente se aplica aos cristãos judeus.
·          Além disso, um público judeu seria mais consentâneo com a natureza, obviamente judeu da letra (por exemplo, o uso do título hebraico para Deus, kyrios Exércitos, "Todo-Poderoso", Tg 5:04).
·          Que os destinatários eram cristãos resulta Tg 2:01; Tg 5:7-8. Tem sido sugerido plausível que estes eram os crentes da igreja primitiva de Jerusalém que, após a morte de Estevão, se espalharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria (ver Atos 8:1).
·          Isso explicaria as referências de Tiago para ensaios e opressão, seu conhecimento íntimo dos leitores e da natureza autoritária da carta.
·          Como líder da igreja de Jerusalém, Tiago escreveu como pastor para instruir e incentivar o seu povo disperso em face de suas dificuldades.
·         Tiago continua sua série de provas pelas quais seus leitores podem avaliar se sua fé é viva ou morta.
·         Tiago não quer dizer que uma pessoa é salva pelas obras (ele afirmou que a salvação é um dom gratuito de Deus – cf. Tg 1.17-18).
·         Tiago quis dizer que existe um tipo de fé aparente que é morta e não salva (Tg 1.14,17).


3-Esboço de Tiago
I – Sabedoria e prática- Tg 1.1-27
II – Acepção de pessoas e fé sem obras - Tg 2.
III – Maneira de falar e contenda – Tg 3; 4.1-17

IV – Riqueza, paciência e oração da fé Tg. 5.

Ev.Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário