HEBREUS E TIAGO
Hb 1.1-4
Introdução: Quem trocaria um lustroso carro novo por
outro velho e enferrujado, ou um refulgente anel de diamante por uma peça de
bijuteria pretejada? Somente uma pessoa insensata faria negócios como esses! O
livro de Hebreus foi escrito
para pessoas que estavam em perigo de fazer exatamente uma tal troca assim.
Eram cristãos pensando em deixar seu relacionamento com Cristo para voltar a
viver sob a Lei de Moisés. O escritor de Hebreus
estava determinado a mostrar aos seus leitores que escolha idiota seria essa!
I HEBREUS
1-Autoria e destinatário
2-Conteúdo
3-Esboço de Hebreus
I HEBREUS, A SUPERIORIDADE DE
CRISTO
1-Autoria e destinatários.
·
O autor de Hebreus não se identificou
pelo nome, no livro.
·
Ele conhecia Timóteo (13:23) e possuía sólido
entendimento do Velho Testamento.
·
Muitos
estudantes da Bíblia acreditam que foi Paulo quem escreveu Hebreus, mas
outros argumentam que esse autor não era um dos apóstolos (veja 2:3).
·
Provavelmente, o máximo que podemos concluir
com certeza é que o autor era inspirado.
·
Em vista do tema do livro, é improvável que o
autor tivesse deixado de mencionar a destruição do templo, no ano 70 d.C., se
esse evento tivesse ocorrido ao tempo da escrita.
·
Uma vez que ele não citou esse evento para
apoiar seus argumentos (veja 10:25 para uma possível referência), podemos
aceitar que ainda não tivesse acontecido, e uma data próxima de 65 d.C. pode
ser aceita para a escrita de Hebreus.
2-Conteúdo
·
Hebreus foi escrito claramente para
ouvintes conhecedores das Escrituras do Velho Testamento e, especialmente dos
rituais de sacrifícios da Velha Lei.
·
É evidente que os leitores pretendidos eram
judeus cristãos (por exemplo, 3:1; 4:14-16). Eles tinham sofrido alguma
perseguição, como resultado de sua fé e alguns, provavelmente desanimados por
suas tribulações ou em dúvida sobre seu compromisso com Cristo, estavam
pensando em voltar para o judaísmo.
·
Outros já
tinham deixado de reunir-se com seus irmãos (10:19-39).
·
Como no
caso da identidade do autor, não podemos dizer com certeza onde estas pessoas
viviam, mas muitos estudantes da Bíblia favorecem Jerusalém ou Roma como
possíveis destinos para a epístola (veja 13:24).
·
Como foi sugerido no início deste artigo, o tema
de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo.
·
O autor argumenta que Jesus é superior aos
anjos, Moisés, Josué e Arão (capítulos 1, 3, 4 e 7, respectivamente).
·
Não
somente Jesus é um Legislador e Sumo Sacerdote superior, mas sua aliança é
superior à Aliança Mosaica (capítulos 8-10). De fato, “melhor” é a palavra
chave do livro (1:4; 7:22; 8:6, etc).
·
O tema de Hebreus é a superioridade de
Jesus Cristo.
·
Jesus não
é só um outro porta-voz; Ele é muito superior em natureza aos profetas que o
precederam. Ele não é somente Criador e Redentor (Hebreus 1:2-3); Ele é também
Divindade.
·
Ele não é a mesma pessoa que o Pai, mas ele é a
“expressão exata” do Pai e, assim, participa da natureza eternal do Pai.
3-Esboço de Hebreus
I.
Superioridade de Cristo –Hb 1.1 a 4.13
II.
Superioridade do sacerdócio de Cristo – Hb 4.14
a 10.18
III.
Heróis da fé –Hb 10.19 a 12.13
IV.
Vida cristã inabalável – Hb 12.14 a 13.25
II TIAGO
1-Autoria e Destinatários
2-Conteúdo
3-Esboço do Tiago
TIAGO, OS PADRÕES DO HOMEM
PIEDOSO
1-Autoria e Destinatários
·
Alguns data da carta de princípios dos anos 60.
Há indicações, no entanto, que ele foi escrito antes de 50 dC:
·
O autor identifica-se como Tiago (1:01),
ele era provavelmente o irmão de Jesus e líder do concílio de Jerusalém (Atos
15).
·
Quatro
homens no NT têm este nome. O autor desta carta não poderia ter sido o apóstolo
Tiago, que morreu muito cedo (d.C 44) tê-la escrito.
·
Os outros
dois homens chamados Tiago não tinham nem estatura, nem a influência que o
autor desta carta tinha.
·
Tiago foi um dos vários irmãos de Cristo,
provavelmente o mais velho já que ele lidera a lista em Mt
13:55.
·
No
começo, ele não acreditava em Jesus e até o desafiou e incompreendido sua
missão (Jo
7:2-5). Mais tarde ele se tornou muito proeminente na igreja:
·
Ele foi um
dos indivíduos selecionados para Cristo apareceu depois de sua ressurreição (1 Coríntios 15:07;).
·
Paul, em sua visita pós-conversão Jerusalém pela
primeira vez, viu Tiago (Gl 1:19).
·
Paul fez o mesmo em sua última visita (At 21.18).
·
Quando Pedro foi resgatado da prisão, ele disse aos
seus amigos para dizer Tiago (At 12.17).
2-Conteúdo
·
Os beneficiários são identificados
explicitamente apenas em Tg 1:01:
"as doze tribos dispersas entre as nações."
·
Alguns sustentam que essa expressão se refere
aos cristãos em geral, mas o termo "doze tribos" que mais
naturalmente se aplica aos cristãos judeus.
·
Além
disso, um público judeu seria mais consentâneo com a natureza, obviamente judeu
da letra (por exemplo, o uso do título hebraico para Deus, kyrios
Exércitos, "Todo-Poderoso", Tg 5:04).
·
Que os
destinatários eram cristãos resulta Tg 2:01;
Tg 5:7-8.
Tem sido sugerido plausível que estes eram os crentes da igreja primitiva de
Jerusalém que, após a morte de Estevão, se espalharam até a Fenícia, Chipre e
Antioquia da Síria (ver Atos
8:1).
·
Isso
explicaria as referências de Tiago para ensaios e opressão, seu conhecimento
íntimo dos leitores e da natureza autoritária da carta.
·
Como
líder da igreja de Jerusalém, Tiago escreveu como pastor para instruir e
incentivar o seu povo disperso em face de suas dificuldades.
·
Tiago continua sua série de provas pelas quais
seus leitores podem avaliar se sua fé é viva ou morta.
·
Tiago não quer dizer que uma pessoa é salva pelas
obras (ele afirmou que a salvação é um dom gratuito de Deus – cf. Tg 1.17-18).
·
Tiago quis dizer que existe um tipo de fé aparente
que é morta e não salva (Tg 1.14,17).
3-Esboço de Tiago
I – Sabedoria e prática- Tg
1.1-27
II – Acepção de pessoas e fé
sem obras - Tg 2.
III – Maneira de falar e
contenda – Tg 3; 4.1-17
IV – Riqueza, paciência e
oração da fé Tg. 5.
Ev.Carlos Borges(CABB)
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