quinta-feira, 27 de junho de 2013

CRIAR O HABITO DE OUVIR DIARIAMENTE A PALAVRA DE DEUS

CRIAR O HABITO DE OUVIR DIARIAMENTE AS ESCRITURAS
Introdução: OUVIR é diferente de LER. Nós não podemos ler e fazer outras coisas ao mesmo tempo. LER exige nossa atenção total. Nós teremos que abandonar todas as outras coisas que estamos fazendo. Para OUVIR Não. Desde o momento em que nos acordamos, enquanto estivermos, por exemplo, lavando o rosto, tomando banho, arrumando a cama, podemos colher as palavras de Jesus em nosso espírito. Podemos injetar as palavras Dele em nossa mente. A maioria de nós leva uma hora ou mais para iniciar suas atividades profissionais. Isto significa 60 minutos de ação da Santa Palavra de Deus que LAVA nossa mente.

A PALAVRA DE DEUS LIMPA
Vós estais limpo pela Palavra que vos tenho falado. (Jo.15.3)
·         Jesus faz distinção entre os dois tipos de poda: ARRANCAR e LANÇAR fora e limpar os ramos.
·         Os ramos frutíferos são limpos, para que o seu crescimento seja favorecido.
·         Isso indica que algumas vezes Deus nos disciplina, visando fortalecer o nosso caráter e a nossa fé.
·         Mas os ramos que não dão frutos são arrancados do tronco, não somente porque não têm valor, mas também porque muitas vezes influenciam o restante da árvore.
·         Pessoas que não dão frutos para Deus ou que tentam obstruir os esforços daqueles que o estão seguindo, serão tirados da videira e não desfrutarão do poder vivificador do Senhor.

SUA PALAVRA DA ENERGIA
Muitas são, ó Senhor, as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos (Sl 119.156).
·         Os que foram vivificados por seu espírito e graça, enquanto estavam mortos nos delitos e pecados que praticaram,precisam frequentemente que a obra da graça seja reavivada neles, conforme a Palavra da Promessa.
·         Os ímpios além de não cumprirem os estatutos do Senhor Deus, nem sequer procuram conhecê-los, afagam a si mesmos na esperança de irem ao céu, porém, quanto mais tempo persistem no pecado, o céu se afastará deles.

SUA PALAVRA É VIDA
O Espírito é o que vivifica a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito é vida. (Jo.6.63).
·         O Espírito Santo nos dá vida espiritual; sem a obra Dele, não podemos perceber a necessidade que temos de uma nova vida (Jo. 14.17).
·         Toda renovação espiritual começa e termina em Deus.
·         Ele nos revela a verdade, vive dentro de cada um de nós e nos capacita a corresponder a essa verdade.

SUA PALVRA PURUFICA
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua PALAVRA (Sl 119.9).
·         O mundo está se afogando em um mar de impurezas.
·         Para todos os lugares que olhamos encontramos a tentação de viver uma vida ímpia.
·         O salmista fez uma pergunta que nos intriga: Como permanecer puro em um ambiente imundo?Nãopodemos fazer isso sozinho, mas devemos ter mais discernimento e força do que as influências tentadoras que nos cercam.

SUA PALVRA CORRIGE NOS
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ENSINAR, para REDARGÜIR, para CORRIGIR, para INSTRUIR EM JUSTIÇA (2 Tm. 3.16).
·         A bíblia não é uma coleção de história, fábulas, mitos ou ideias meramente humanas a respeito de Deus.
·         Não é um livro humano (embora escritas por mãos humanas, mas, sob a inspiração do Espírito de Deus).
·         A Bíblia é a Palavra de Deus, através do Espírito Santo, Deus revelou sua pessoa e seu plano para certos crentes, os quais escreveram sua mensagem para seu povo (2 Pe. 1.20).
·         Esse processo é conhecido como INSPIRAÇÃO DIVINA.

SUA PALAVRA NOS ADVERTE
Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl 119.11).
·         Esconder a Palavra de Deus em nosso coração é um meio de evitar o pecado.
·         Isto deveria inspirar-nos a memorizar as Escrituras, mas só isto não nos guardará do pecado; também devemos colocar a Palavra de Deus em prática em nossa vida, fazendo dela um guia vital para tudo o que fazemos.

SUA PALVRA TRAZ PAZ
 Muita paz têm os que amam a tua LEI, e para eles não há tropeço (SL 119.165).
·         A sociedade moderna anseia pela paz interior.
·         Neste versículo está uma instrução clara de como alcançá-la.
·         Se amarmos a Deus e obedecemos às suas Leis, teremos abundância de paz.
·         Confiemos em Deus, o único que está acima das pressões diárias da vida e nos dá plena SEGURANÇA.

SUA PALAVRA GERA UMA FELICIDADE QUE NÃO PODE SER EXPLICADA POR NINGUEM.
Tenho vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa (Jo. 15.11).
·         Quando as coisas estão indo bem, sentimos júbilo.
·         Quando as dificuldades chegam, muitas vezes, afundamos-nos na depressão.
·         Mas a verdadeira alegria transcende as ondas gigantes das circunstâncias, vem de um relacionamento consistente com Jesus Cristo.
·         Quando a nossa vida está entrelaçada com a Dele, Jesus nos ajuda a andar sobra às adversidades, sem cair em profundas debilidades, e conduz-nos à prosperidade, sem que nos movamos em soberba ilusória.
·         A alegria de viver com Jesus diariamente nos manterá sensatos, a despeito da dimensão de nossos problemas.


Elaborado por Ev. Carlos Borges(CABB) em 14/11/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário