quinta-feira, 27 de março de 2014

A IGREJA DE ÉFESO( Ap. 2.1-11)



Introdução:Aquele que anda no meio dos sete castiçais de ouro(as sete igrejas)é Jesus,Ele tem em sua  destra as sete estrelas(os mensageiros das igrejas), indicando seu poder  e autoridade sobre as igrejas e seus líderes.


*         V.1-A igreja de Éfeso havia se tornado muito grande e orgulhosa, e a mensagem de Jesus lembraria a todos  que somente Ele  é a cabeça do corpo de crentes, a igreja.
*         V.2- Durante um longo período, a igreja de Éfeso havia se  recusado terminalmente  a tolerar o pecado entre seus membros.
*         Mas isso não era fácil em uma cidade conhecida por práticas sexuais imorais associadas à adoração a deusa Ártemis(ou Diana).
*         Também vivemos tempo de pecado amplamente disseminado e de imoralidade sexuais.
*         Tornou-se popular ter a mente “aberta” em relação a muitos tipos de pecados, que são chamados de “escolha pessoal” ou “ estilo de vida  alternativo”.
*         Mas quando o corpo de crente de uma comunidade, a  igreja local, começa a tolerar a presença do pecado no seu ambiente, ele está baixando o nível de seus padrões e comprometendo o testemunho dessa igreja perante Deus e o mundo.
*         Lembre-se de que a aprovação de Deus é infinitamente mais importante do que a aprovação do mundo.
*         Cristo elogiou  a igreja de Éfeso por: 1-Trabalhar com afinco.2-Perseverar com paciência.3-Não tolerar pessoas más. 4- Examinar com cuidado as alegações dos falsos apóstolos.5-Sofrer sem desistir.  
*         Toda igreja deveria ter essa característica, mas esses esforços devem nascer de nosso amor por Jesus Cristo.
*         Na batalha que enfrentamos para manter um ensino sadio e a pureza moral e doutrinária, é possível perder essa espírito caridoso.
*         Um conflito prolongado pode  enfraquecer ou destruir nossa paciência e nosso afeto.
*         Ao defender a fé, procure proteger-se contra  qualquer estrutura ou rigidez que possa enfraquecer o amor.
*         Quando perdemos de vista  a gravidade do pecado, começamos  a perder  a emoção do perdão(2 Pe.1.9).
*         Para Jesus tirar o castiçal do lugar, significa que a igreja teria deixado ser efetiva.(perdeu finalidade).
*         Assim como os castiçais no Templo com seus sete braços, produziam  a iluminação necessária para os sacerdotes pudessem enxergar, as igrejas  devem produzir luz  para as comunidades que estão ao seu redor.
*         Jesus preveniu que sua luz poderia se extinguir. De fato o próprio Senhor Jesus extinguiria qualquer luz que não  cumprisse os seus propósitos.
*         A igreja de Éfeso precisava arrepender-se de seus pecados.
*         Eles não odiavam as pessoas, apenas seus atos pecaminosos, devemos aceitar e amar as pessoas, porém nos recusarmos  a tolerar qualquer ato iníquo.
*   O mundo precisa de cristãos que defendem a verdade de Deus e indiquem às pessoas a forma correta de viver.

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário