domingo, 2 de março de 2014

CONSCIÊNCIA DO PECADO



O homem viva em perfeita harmonia com Deus. O pecado lhe roubou a paz e lhe trouxe a consciência do erro que havia cometido.

“E ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor, entre as árvores do jardim (Gen.3.8-10).

·         Estes versículos mostram o desejo de Deus de relacionar-se conosco e por que temos medo deste relacionamento.
·         Adão e Eva esconderam-se de Deus quando o ouviram aproximar-se. Deus queria estar com eles, mas, por causa do seu pecado, Adão e Eva tiveram medo de mostrar-se.
·         Jesus Cristo, o filho de Deus, abre-nos o Caminho para renovar o nosso relacionamento com Ele.
·         Nossa resposta natural é o medo porque pensamos não poder viver de acordo com os seus padrões.
“Eis que em iniqüidade nasci, e em pecado me concebeu minha mãe (SL 51.5).
·         Deus nos julga pelo modo como o tratamos.
·         Aqui, dois tipos de pessoas são confrontados:
1.       Os religiosos que sacrificam a Deus, mas estão apenas seguindo um ritual, não honram o Senhor com verdadeiro louvor e gratidão (v.1-15).
2.       Os ímpios têm um coração endurecido para Deus, por causa de suas palavras perversas, e sua vida imoral (v.16-22).
·         Deus pede que os religiosos demonstrem uma genuína gratidão e confiança nEle, e adverte os ímpios  a considerarem suas ações, afim de que Ele não os destrua.
“Se dissermos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós (I Jo. 1.8).

Essa idéia é, na verdade um alto engano e a maior mentira que se pode mencionar.
Muitos querem ser consideradas cristãs, mas não vêem nenhuma necessidade de confessar e se arrepender de pecados seriamente cometidos, visto não crerem ter pecados.
CONSEQUENCIAS DO PECADO
“Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23).
·         Alguns pecados parecem serem maiores do que outros, porque suas conseqüências são mais graves.
·         Por exemplo, matar parece ser maior do que odiar: o adultério parece ser pior do que o orgulho.
·         Todas as iniqüidades nos tornam pecadores e nos afastam da presença de Deus, e nos levando a morte espiritual e eterna,
·         Não podemos classificar o pecado em “grande” e “Pequeno”, pecado não tem tamanho, tem conseqüência.
Assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram (Rom 5.12).
·         Muitos acreditam que não é justo, Deus nos julgar por causa do pecado de Adão.
·         No entanto, cada um de nós confirma a “herança” que recebeu de Adão com erros cotidianos.
·         Temos a mesma natureza pecaminosa de Adão, estamos sempre inclinados a nos rebelar contra Deus.
·         Mas seremos julgados pelo mal que cometemos como pecadores, não precisamos de justiça e sim de misericórdia.
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido para que não possa ouvir, mas vossos pecados fazem separação entre vós e Deus. (Is. 59.1-2).
·         O pecado ofende nosso Deus e separa-nos dEle.
·         Por ser santo, Ele não pode ignorar relevar ou tolerar nossos erros como se fosse algo sem importância.
·         O pecado rompe o relacionamento das pessoas com Deus, erguendo uma parede (separação) que isola aqueles a quem Ele ama.
·         Não é sem razão que essa longa relação de pecados ignóbeis provoca a ira de Deus, e obriga-o a virar o rosto aos homens.
·         As pessoas que morrem levando consigo uma vida de pecados não perdoados ficam eternamente separadas do Criador.
·         O Senhor pode nos salvar se voltarmos para Ele.
·         Já confessou seus pecados a Deus e permitiu que Ele o removesse?


Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário