terça-feira, 23 de setembro de 2014

ORAR POUPA TEMPO



ORAR POUPA TEMPO
Fp 4.4-7
Introdução: Muitas pessoas acham que orar é perda de tempo, talvez porque suas oração não são respondidas de imediato, ou porque não tem muita certeza que Deus irá responder suas orações, e , em última analise, sabem que o que estão pedindo, não tem respaldo nas Escrituras Sagradas, pois seus petições estão em desacordo com a vontade de Deus.

I O TEMPO EM QUE VIVEMOS
1-Geração velocidade(Lc 10.41,42
Ø  Marta e Maria amavam a Jesus, nessa ocasião ambas  o serviam, porém Marta pensou que o estilo de servir de Maria fosse inferior ao dela.
Ø  Não percebeu que, em seu desejo de servir bem, na verdade, negligenciou a  atenção a seu  convidado.
Ø  As vezes nós estamos tão ocupados fazendo algo para Jesus, que deixamos de passar momentos em comunhão com Ele.
Ø  Não deixemos que nossos serviços se transforme  em algo que vise aos nossos próprios interesses
Ø  Jesus não culpou Marta por estar  preocupada com as tarefas domesticas, Ele pediu que ela estabelecesse  corretamente as prioridades. É possível um serviço a Cristo perder  essências, tornando-se  um mero trabalho cheio de tarefas, totalmente  desprovido de devoção a Deus.

2-Casa de força
Ø  As grandes indústrias que tem grandes produções, elas precisam de um suporte energéticos para poderem dar conta de suas tarefas, pois a energia finda da empresa distribuidoras de energia não é suficiente para tal missão.
Ø  Então o que fazer? Como obter mais energia para dar conta das tarefas diárias? Essas grandes indústrias, lançam mão de um equipamento de grande porte e preço elevado, porém, que compensa o investimento, pois dará a indústria suporte para alavancar sua missão de produzir muito e ganhar muito também.
Ø  O lugar onde esse equipamento é instalado, chama-se CASA DE FORÇA, são pequenos compartimentos, isolados ou anexo as dependência da indústria. Quando a indústria usa os dois tipos de energia(da distribuidora e local), há uma grande redução do custo de energia, porém na falta da energia da distribuidora, a carga fica no GERADOR DE LUZ(e o nome do equipamento que gera luz local).
Ø  Muitas vezes nós somos semelhantes a indústria, as vezes precisamos de energia extra para as nossas necessidades, no plano físico, temos  a alimentação e consumo de água, no plano espiritual, tem a energia fornecida por Deus, para tanto precisamos de uma pequena casa de força, a nossa fé Nele, que nos impulsiona a busca-lo em oração.
Ø  Uma igreja que não tem uma “casa de força”, fica privada dos grandes milagres que Deus pode fazer através de seu Filho amado - Jesus Cristo.

3-Orar Poupa tempo(Is 9.4).
Ø  Vivemos numa grande correria. Mal acordamos, e, ainda estamos manobrando o carro da garagem, e alguém já buzina desesperadamente. tenta nos ultrapassar pela contramão. O mundo pós-moderno é um espaço de velocidade, principalmente do tempo, que voa diante de nós e nos consome.
Ø  A tecnologia nos transformou em máquinas. Um segundo a mais, e relógios de ponto acusarão nosso atraso no emprego, perderemos a viagem com desconto na internet e o começo da aula via satélite. Mais do que nunca, o mundo assevera que tempo é dinheiro e, por isso, não pode ser desperdiçado.
Ø  Como consequência, somos uma geração que pouco ora. Mesmo entre líderes de igrejas, a oração está sendo esquecida. Hoje, temos muitos ministros religiosos correndo de um lado para outro, “trabalhando para Jesus”, porém, sem vida de oração. Para esses cristãos, o servir está acima do ser.
Ø  Em muitos aspectos, somos tentados a priorizar o fazer e negligenciar o momento com Deus. Se temos que realizar alguma coisa no horário da costumeira oração, parece-nos mais prático irmos logo aos fatos. Mas isso é um terrível erro.
Ø  Há uma lei que nunca falha. Ela diz que devemos cuidar do Reino de Deus em primeiro lugar. Então Ele encarrega-se de acrescentar o que precisamos.

II PRIMEIRO O REINO
1-Lei Infalível(Mt 6.33)
Ø  No mundo, a mentalidade é competitiva, cheia de valores errados, prioridades invertidas e, por causa disso, sofremos demasiadamente. Muitas pessoas vivem baseadas na motivação errada.
Ø  Isso é péssimo para o caráter e não agrada o coração do Pai, pois os valores são sempre contrários à Palavra.
Ø   A orientação bíblica é para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e as outras coisas são acrescentadas, mas o que vemos é exatamente o oposto... Primeiro vêm todas as outras coisas e Deus sempre fica por último, quando fica, pois há os que nunca têm tempo reservado para Deus.
Ø  Mas quando somos chamados para fazer parte do Reino de Deus, devemos assumir uma nova postura, nossa motivação não mais pode estar errada.
Ø   Nossos vícios de interesses pessoais não devem tomar o lugar da motivação correta, principalmente o 1º lugar no coração que deve ser para o Reino de Deus.

­2-Vença a ansiedade
Ø  Então, Josafá teve medo, e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá… e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (2Cr 20.3,12).
Ø  Percebamos que todos nós estamos sujeitos a momentos de ansiedade e medo e, como o rei Josafá, precisamos aprender a colocar sempre os nossos olhos em Deus.
Ø  Ainda que tenhamos recebido a Cristo como Salvador, e com Ele o perdão de todos os nossos pecados (1Jo 1.7), continuamos vulneráveis em nossos sentimentos e emoções.
Ø  Já somos novas criaturas (2Co 5.17), mas a nossa velha natureza ainda é suscetível às circunstâncias que nos advêm. Sendo assim, não é anormal ficarmos ansiosos, com medo, desanimados e abatidos.
Ø  O próprio apóstolo Paulo experimentou tais sentimentos em sua vida cristã (2Co 6.4-10; 7.5-6). Mesmo o Senhor Jesus, nos Seus últimos dias, revelou a nós a tristeza do Seu coração (Mc 14.34); contudo, essa tristeza não provém de uma velha natureza no caso de Jesus e nem havia vulnerabilidade Nele.

3-Seu esforço é pouco
Ø  O que determina a paz no barco não é a ausência da tempestade lá fora, mas a presença de Jesus do lado de dentro (Mt 8.23-27).
Ø   Jesus nos prometeu uma paz que o mundo não pode dar ( Jo 14.27), no entanto, afirmou, também, que no mundo teríamos aflições ( Jo 16.33).
Ø   Paz não é a ausência de problemas e aflições, mas é uma dependência completa do cuidado de nosso Pai Celeste.
Ø   Que os recursos espirituais citados neste texto nos ajudem a vencer a ansiedade e o medo. Que o Espírito Santo aplique em nosso coração Filipenses 4.2-8, o que nos fará muito bem.
Ø   Faz-nos bem refletir esta estrofe de um hino que diz: “Com Tua mão segura bem a minha, e pelo mundo alegre seguirei. Mesmo onde as sombras caem mais escuras, Teu rosto vendo, nada temerei”.(HC 33)

III ENTENDA O MECANISMO
1-Padrão Celestial
Ø  MUITOS sabem de cor o Pai-Nosso, a oração modelo que Jesus ensinou a seus discípulos. (Mateus 6:9-13) Toda vez que as pessoas fazem essa oração, se dirigem a Deus como “Pai nosso”. Mas quantas podem dizer que realmente o conhecem?
Ø  E você, conhece bem a Deus? Tem uma relação achegada com ele? Fala com ele, compartilhando suas alegrias e tristezas? Na verdade, o que está envolvido em conhecer a Deus?.
Ø  Deus deseja que nós o conheçamos pelo seu nome, Jeová. Por quê? Porque seu nome representa a pessoa que ele é. Significa literalmente “Ele Causa que Venha a Ser”. Em outras palavras, Jeová se torna o que é preciso para cumprir o Seu propósito. Podemos ilustrar isso da seguinte forma: para cuidar de sua família, um pai se torna o provisor, conselheiro, juiz, negociador, protetor e professor, dependendo das necessidades e circunstâncias da família.
Ø  Da mesma maneira, o nome Jeová nos garante que Deus é plenamente capaz de cumprir Sua vontade em benefício de todos os que o servem, aconteça o que acontecer.
Ø  Deus também mostra que nos ama por ser o “Ouvinte de oração”. (Salmo 65:2)  O apóstolo Paulo explica: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais por meio de Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6, 7). Por fazer orações sinceras a Deus e seguir a orientação que ele provê em sua Palavra, você também pode sentir “a paz de Deus, que excede todo pensamento”.

2-Deixe Deus agir
Ø  Quem é que pode impedir a ação, a operação e o agir de Deus? Quando Deus quer agir, quando Deus quer operar na nossa vida, Ele dá ordem e forma onde existe o caos.
Ø  Você pode estar vivendo momentos de caos na sua vida, de desordem na sua vida, a sua vida pode estar uma bagunça, se você deixar Deus agir na sua vida Ele vai dar forma e ordem e vai transformar para muito bom.
Ø  Quando Deus quer agir, Deus faz na sua vida a mesma coisa que fez com José (Gênesis 37 ao 50) e quem sabe tem pessoas que estão conforme José: traído na sua própria casa, injustiçado quando era fiel e produtivo; esquecido no pior lugar que alguém pode esquecer uma pessoa (na cadeia).
Ø  Quando Deus quer agir, você pode estar vivendo a pior tempestade da sua vida (em todas as áreas da vida). Quem te falou (comparando a nossa vida como uma embarcação) que a presença de Jesus na nossa vida significa ausência de tempestade? A presença de Jesus na nossa vida não significa ausência de tempestade, significa que o barco jamais vai virar. Pode bater onda, pode entrar água, mas o barco NÃO vai virar.
Ø  Quando a gente está no meio de tempestades e Deus age na nossa vida – num momento estava entrando água no barco que estava quase indo a pique, quando Jesus libera uma palavra de poder, houve grande bonança – vem um novo tempo: um tempo de vitória, um tempo de paz, um tempo de segurança, um tempo de tranquilidade.

3-Ore antes
Ø  Sempre que Deus comunicava algo importante a Seu povo, ou sempre que uma decisão importante tinha de ser tomada, antes havia oração, em geral acompanhada de jejum.
Ø  Quando os apóstolos tiveram de escolher um substituto para Judas, estavam reunidos em oração (Atos 1:14). Quando os cristãos da igreja de Jerusalém começaram a enfrentar severa perseguição, oraram por coragem, levantando “juntos a voz a Deus” (Atos 4:24).
Ø  Não é de surpreender, portanto, que Paulo e Barnabé só auxiliassem na organização da liderança das igrejas que fundaram depois de orar e jejuar (Atos 14:23).
Ø  Não podiam permanecer em cada igreja; tinham de seguir adiante. Para que a igreja continuasse a prosperar, eram necessários líderes solidamente cheios do Espírito.
Ø  Assim, Paulo e Barnabé buscaram o Senhor e esperaram por Sua orientação. O resultado foi o crescimento das igrejas, mesmo após a partida de Paulo e Barnabé. 
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário