segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A SEXUALIDADE NO PLANO DE DEUS


1 Co. 7.1-5
Introdução: Em alguns lugares do mundo, o HOMOSEXUALISMO tem sido ostensivamente anunciado como um estilo de vida “alternativo”. Entretanto a Bíblia declara que tais práticas constituíram pecado (desobediência a Deus).
É considerado pecado porque choca-se com os princípios de SEXUALIDADE que Deus estabeleceu para os seus servos (as), Deus determinou que a sexualidade humana deveria ser praticada monogâmica e de natureza heterossexual (um homem e uma mulher). Sexualidade- Conjunto dos fenômenos da vida sexual.

I SEXUALIDADE NO CASAMENTO
1-Expressão de amor (1 Co 7.3)
·       Deus criou o homem e a mulher, e colocou órgãos genitais diferentes em cada um deles. Criou também os hormônios: no homem, a testosterona, e na mulher, o estrógeno.
·       Foram criados por Deus de modo especial e com funções específicas. No homem, são o pênis, os testículos, os canais deferentes, os canais ejaculadores, o escroto, a próstata e as glândulas bulbouretrais. Na mulher, são os ovários, as trompas, o útero e a vulva.
·       Deus criou a sexualidade no homem e na mulher para despertar neles a vontade de unir os seus corpos e satisfazer os seus desejos mais íntimos (1 Coríntios 7.32-34).
·       Quando Deus estava criando todas as coisas, em Gênesis 1.10,12, 18, 21,24, verificamos esta declaração: “E viu Deus que era bom”.
·       Porém, ao criar o homem à sua imagem e semelhança, Ele viu que era muito bom. Isto significa que tudo quanto Deus fez no homem é muito bom. Concluímos, então, que o sexo e a intimidade dentro dos princípios sagrados são muito bons, porque foram instituídos por Deus.
           O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte (forma) a mulher, ao marido (1 Co. 7.3).

2-Procriação
·       Deus quis, na sua soberania, que o homem participasse DIRETAMENTE da obra da Criação, através da procriação, dando-lhe instrumentos maravilhosos que são os órgãos e o instinto sexual. Nesse plano, observamos os seguintes aspectos, dentro da vontade de Deus.
·       O uso dos órgãos sexuais é privativo dos casados. A ordem de crescer e multiplicar foram dadas a um casal, Gn 1.27,28. Deus não achou bom que o homem vivesse só, Gn 2.18,24; Sl 68.6; 113.9.
·       O homem é convidado a desfrutar o sexo com a sua mulher, Ct 4.1-12.2) A relação sexual do cristão. - Sua natureza foi prevista por Deus, Gn 1.27-28; 2.24. Portanto, não era, nem é e nem será pecado dentro dos princípios de Deus, Hb 13.4.
·       Sua finalidade foi da procriação, Gn 1.27, 28; da satisfação (bem-estar, prazer, gozo), Dt 24.5; Pv 5.18-23; Ec 9.9; Ct 4.1-12; 7.1-9; do ajustamento mútuo entre marido e mulher, 1 Co 7.1-7: a) O princípio da prevenção (v.2).
·       O princípio do direito mútuo (ou do dever) (v.3) O princípio da autoridade mútua (v.4), O princípio do hábito (v. 5).
·       Sua funcionalidade foi para ser exclusiva, Gn 2.24; Pv 5.17; alegre, Pv 5.18); santa, Hb 13.4; natural, Ct 2.6; 8.3 (isto é, sem acessórios).

II VIDA SEXUAL SAUDÁVEL
1-Unidade do casal
·       Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou. Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares.
·        E além da infelicidade que isto produz em seus corações, ainda há a questão do mau testemunho dado e da vida espiritual que é prejudicada.
·        Penso que este é um assunto que merece nossa atenção, pois o princípio de viver em unidade é algo que não apenas produzirá maior realização emocional no relacionamento, como também liberará sobre o casal as bênçãos de Deus.
·       É importante que consigamos visualizar o que a unidade do casal pode produzir em suas vidas, e então seremos desafiados a preservá-la.
·       Também entenderemos porque o Diabo, o adversário de nossas almas, luta tanto contra ela. Jesus nos ensinou que a unidade e concordância permite Deus agir em nossas vidas.

2-Reciprocidade (1 Co. 7.3,4)
·       Na gramática da língua portuguesa estas expressões são qualificadas como pronomes de reciprocidade. Estes pronomes expressam relacionamentos mútuos e obrigações recíprocas entre indivíduos dentro de um grupo.
·       A Bíblia é o manual do fabricante para o crente, e por ser a obra literária mais completa que existe, ela oferece orientações para todas as áreas de nossa vida, e não seria diferente em relação às atividades sexuais, nessa área, também, ela nos oferece orientações.
·        A bestialidade, a zoofilia, a pederastia, o homossexualismo e outras impurezas não estão no projeto original de Deus para o ser humano. Somente a mulher pode satisfazer o apetite sexual do homem e vice-versa.
·       E, somente dentro do plano do casamento é que essa satisfação torna-se agradável a Deus. A única ligação capaz de unir corpo, alma e espírito é o casamento entre um homem e uma mulher. Somente a sabedoria divina foi capaz de juntar duas pessoas tão distintas e idealizar que ambos se tornassem UMA SÓ CARNE.
·       A atividade sexual, além de propiciar prazer, tem como objetivo a procriação. Faz parte do projeto original de Deus que o homem seja pai e que a mulher seja mãe.
3-Proteção do casamento
·       O AMOR é a proteção que blinda o casamento contra todo mal. O verdadeiro amor é capaz de amar o dobro ‘ainda mesmo’ que haja problemas. O amor que vem de Deus é incondicional e sacrificial, mesmo se a pessoa tiver defeitos ou problemas porque “o amor cobre multidão de pecados” (I Pedro 4.8).
·       Em I Coríntios 13 o apóstolo Paulo deixa uma lista de coisas que são contrárias ao amor e podem ser descritas como formas de mal: ciúmes, vanglória, soberba, egoísmo, inconveniência, irritação e ressentimentos (I Coríntios 13.4-6). Tudo isso deve ser vencido com amor.
·       Por que a perseverança na oração protege contra interferências negativas? Porque quando a pessoa ora a Deus constantemente, sabe qual é a vontade do Senhor e não se deixa levar por qualquer opinião ou palavra negativa. Tome cuidado com pessoas que tentam interferir no seu casamento e nunca pare de orar.
·       Cada pessoa tem um temperamento e todos têm alguma coisa que aborrece ou algum medo que acabam atrapalhando o relacionamento, mas no amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (I João 4.18).

III SEXUALIDADE EXTRACONJUGAL
1-Filhos prejudicados
·       Os filhos ficam prejudicados, visto que filhos de pais solteiros não têm o privilégio de contar com o apoio do pai e mãe juntos para cuidar deles. Geralmente, filhos assim são negligenciados e nem recebem o carinho merecido dos seus genitores.
·       O aumento do aborto, o que contraria diretamente ao 6º mandamento da lei de Deus: “Não Matarás” (Êx 20.13). Muitas mulheres solteiras optam por interromper a gravidez, ao invés de darem à luz um filho que venha crescer fora do convívio do casal.
·       Por não ser uma atitude correta, o aborto frequentemente gera terríveis sentimentos de culpas e um intenso conflito espiritual e a pesado sofrimento emocional e moral, além de uma grande revoltas dos familiares.
·       A proliferação de doenças veneras. Pessoas que mantêm relações sexuais com parceiros eventuais, fortuitos, correm o risco de contrair doença como sífilis, hepatite tipo B e AIDS. Essas enfermidades, se não tratadas corretamente, pode também prejudicar o feto, causando-lhe distúrbios físicos e mentais.
·       O adultério é o relacionamento sexual de uma pessoa casada com alguém que não seja sue cônjuge. É também chamado de relações extraconjugais.

2-Aumento do aborto
·       Muitos abortos são produzidos de relações extraconjugais, onde as partes envolvidas querendo esconder os resultados, em comum acordo, praticam o aborto (assassinato de infante).
·       Aborte é crime, porque é praticado contra inocente indefeso, visando encobertar alguma situação incomoda (se livrar de um erro cometido).

3-Proloferação de doenças
·       Historicamente as doenças sexualmente transmissíveis foram denominadas de doenças venéreas em alusão a Vênus. Na mitologia grega, Vênere, uma das denominações de Vênus, era a deusa grega do amor.
·        Há relatos de sinais clínicos dessas doenças em diversas descrições bíblicas (BARRAVIERA; BARRAVIERA, 2003), sendo que muitos homens e mulheres padeceram em consequência de suas complicações.
·       Os microrganismos que causam as DSTs, não fazem parte da microbiota dos genitais humanos. Dentre as dezenas de bactérias, fungos, vírus e protozoários que causam as DSTs.

3-Cicatrizes emocionais
·       Mas em meio a essa lambança emocional, existe um coração que sofre com as marcas e dores. As cicatrizes chegam para ficar. Não é raro se ver olhos marejados por lembranças que ainda doem, de pessoas que sofreram por se entregar facilmente e outras por se iludirem.
·       As cicatrizes sempre lembram alguém. E quando você está só no seu quarto, no banheiro ou na frente do espelho as cicatrizes vêm à tona. Quando alguém que você confiou te traiu e você o/a vê com outra (o) as cicatrizes doem.

IV PECADOS SEXUAIS PERDÃO
1-Adultério
·       O primeiro sinal é falta de carinho e afeto na conversa e relacionamento cotidianos com o cônjuge. A comunicação começa a limitar-se a frases como: “Tive um péssimo dia no escritório hoje”;
·       “Já pagou a conta do dentista?”, ou, pior ainda: “Você já gastou todo o dinheiro que lhe dei no mês passado?”; “Se você não comprar logo uma geladeira nova, eu simplesmente vou parar de cozinhar”.
2-Fornicação
·       A palavra fornicação, apesar de ser bem conhecida no meio evangélico, só aparece na Bíblia Almeida versão Revista e Corrigida, nos versículos de At 15. 29 e I Co 5.1.
·       Segundo o dicionário Almeida, fornicação significa "relações sexuais ilícitas (At 15.29, RC)”.
·       A palavra Ilícita, segundo o mesmo dicionário, significa "Que é contra a lei ou a moral (Mt 5.32, RA)". Juntando as definições, podemos definir fornicação como "relação sexual feita de forma imoral e contra a lei de Deus".
·       Essa palavra grega deu origem às palavras pornografia e pornô, em português. Quando a Bíblia foi traduzida, a palavra PORNEIA foi substituída por fornicação, imoralidade sexual, impureza, relações sexuais ilícitas. Assim, todas as vezes que no original grego aparecer à palavra PORNEIA, vou destacá-la para você.

3-Homossexualismo
·       Desde os primórdios da humanidade, as sociedades convivem com os mais variados tipos de comportamentos sexuais. O relato bíblico da Criação em Gn 1 e 2 mostra que Deus formou o homem e a mulher para viverem em comunhão íntima, tornando-se “uma só carne”.
·       Porém o pecado infiltrou-se nos relacionamentos sexuais entre os seres humanos de tal forma que hoje a sociedade convive com uma variação enorme de perversões sexuais, tais como: narcisismo, homossexualismo, masturbação, sadismo, masoquismo, exibicionismo, pedofilia, gerontofilia, fetichismo, travestismo, incesto, pluralismo, necrofilia, bestialidade, zoofilia, voyeurismo, sexopatia acústica, renifleurismo, coprofagia, frotterurismo, entre outros. 
·       Encontra-se a declaração de Paulo nas seguintes palavras:
 “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro." Romanos 1:26-27.

Pr. Carlos Borges(CABB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário