segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

VIDA DE SOLTEIRO

Mt 119.10-12
Introdução: A vida de solteiro, requer uma certa maturidade e pé no chão, pois para muitos uma pessoa solteiro(a), tem problemas ou está enfrentando problema, o que nem sempre é verdadeiro, o que existe é que solteiro(a), enfrenta problema de solteiro(a)e casado enfrenta problema de casado(a), cada um na sua maneira de ser.

II  GRUPOS DE SOLTEIROS
1-Nunca se casaram
·       É comum a má compreensão sobre o assunto de um Cristão ficando solteiro e o que a Bíblia diz sobre crentes nunca se casando.
·        Paulo nos diz em 1 Coríntios 7:7-8: “Porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
·       Note que ele diz que alguns têm o dom de ser solteiro enquanto outros o dom de casamento. Apesar de ser verdade que quase todo mundo acaba casando, não é necessariamente a vontade de Deus para todos.
·        Paulo, por exemplo, não tinha que se preocupar com os problemas e estresses extras que fazem parte de um casamento e/ou família. Ele devotou sua vida por inteiro para proclamar a Palavra de Deus.
·       Ele não poderia ter sido um mensageiro tão útil para todos nós se tivesse se casado.

2-Separados ou viúvos
·       A experiência do divórcio é encarada diferentemente por cada pessoa, dependendo da idade, crise de identidade, capacidade de lidar com o assunto, relacionamento com o Senhor, etc...
·       É quase impossível alguém estar preparado para uma situação dessas. Relacionamentos e sentimentos mudam inesperadamente e a vida torna-se mais "enrolada" devido à complicações legais, traumas emocionais, reviravoltas econômicas, luta por uma nova identidade e auto-estima.
·       Muitas vezes, recebe-se diferentes e confusas influências de filhos, familiares e amigos.
·       Embora não se chegue a morrer devido a um divórcio, é bem provável que o recém-divorciado passe a questionar a validade de continuar vivendo. Apesar do desânimo natural da situação, é necessário continuar.(Mt 19.12; 1 Co 7.7,8,32)
·       Tendo em vista preparar o caminho a seguir, gostaria de chamar a atenção para algumas áreas que possivelmente passarão por dolorosas mudanças, tanto no caso de separação como viuves:1. Relacionamento com a família; 2. Relacionamento com amigos; 3. Solidão; 4. Saúde física.
II A QUESTÃO DO CELIBATO
1-Deus aprova o celibato
·       Em uma visão bíblica e religiosa, porém, é muito mais do que isso. Celibato é a ausência de atividade sexual na vida de um indivíduo. Ocorre geralmente por motivos religiosos, embora qualquer pessoa possa exercê-lo.
·       O celibato pode (e às vezes até deve) ser exercido por apenas um período. Os solteiros devem, com certeza, praticá-lo, bem como os viúvos e separados. Mas também pode ser praticado temporariamente por motivos espirituais (1Co 7.5).
·       Nosso enfoque, aqui, não é o estado de celibato temporário, mas sua prática permanente.
·       Claro que a Bíblia fala em celibato, mas nem tudo o que leva este nome é bíblico. Distorcido ao longo dos anos por influências gnósticas e estranhas, esta prática se tornou, por imposição humana, um “preceito de homens” e “doutrina de demônios” (1Tm 4.1), distante dos critérios de Deus.
·       A Enciclopédia Britânica assim se expressou sobre o assunto: “A ligação entre o cristianismo e o judaísmo e a aceitação do Antigo Testamento pela Igreja cristã, tendia a perpetuar na Igreja primitiva a estima que os hebreus tinham por casar e ter numerosos filhos”. 

·       Dizer que o celibato nunca é bíblico, não é verdade. Podemos encontrar base para ele tanto nos sinópticos quanto nos escritos paulinos.

·       A história, sacralizada como tradição no catolicismo, não é normativa. Há exemplos e afirmações neotestamentária que devem ser levadas em conta. Ignorá-los tem gerado pesados e amargos frutos.


2-Celibato é um dom?
·       O celibato (do latim cælibatus, estado daquele que não é casado ou que é célibe) é, na sua definição literal, o estado de uma pessoa que se mantém solteira1 , sem obrigação de manter a virgindade, podendo ter relações sexuais.
·       No entanto, o termo é popularmente usado para descrever uma pessoa que escolhe abster-se de atividades sexuais.
·       O Celibato é visto de forma diferente por diferentes grupos cristãos. A Bíblia ensina que o celibato é um estado de honra.
·        O apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 7, "É bom para um homem não ter relações sexuais com uma mulher." Mas, devido à tentação de imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido." (versículos 1-2); "Eu desejo que todos sejam como eu sou.
·        Mas cada um tem o seu próprio dom de Deus, um de uma espécie e uma de outro. Para os solteiros e as viúvas digo que é bom para eles permanecer como eu sou.
·        Mas se eles não podem exercer auto-controle, devem casar. Por isso é melhor casar do que queimar com paixão." (1 Co7. 7-9); "Quero que você seja livre de medos.
·       Solteiro o homem está preocupado com as coisas do Senhor, a forma de agradar ao Senhor. Porém, o homem casado está preocupado com as coisas mundanas, como agradar à sua esposa, e seus interesses estão divididos.
·       E a mulher solteira está preocupada com as coisas do Senhor, como ser santa no corpo e espírito. Mas a mulher casada está preocupada com as coisas mundanas, como para agradar o marido. Digo isto para seu próprio benefício, para não estabelecer qualquer restrição sobre você, mas para promover a boa ordem e para garantir o seu indiviso devoção ao Senhor." (1 Co7. 32-35).

3-Celibato e Ministério
·       Segundo a Bíblia o celibato é um sacrifício que jamais Deus propôs aos seus servos, porque a Bíblia é clara ao dizer, “Digno de honra entre todos seja o matrimônio”, (Hebreus 13.4).
·       Na Bíblia há evidências claras que os demais apóstolos eram casados inclusive Pedro, que segundo a igreja católica o papa e seu sucessor (Mateus 8.14; Marcos 1.30; Lucas 4.38; 1 Coríntios 9.5).
·        Portanto isso inclui todos liderem religiosos, sejam, padres, bispos, presbíteros, diáconos, evangelistas, pastores, freiras, etc.
·       Essa tradição do celibato como a Bíblia vem desmascarando foi formulado pela igreja católica, e vai contra os princípios Bíblicos, que diz “E disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gênesis 2.18). “Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois uma só carne?”, (Mateus 19.5).
·       Desde o principio de sua criação, sempre foi o plano de Deus que cada homem tivesse sua mulher, e que cada mulher seu próprio marido, como está escrito (1 Coríntios 7.2).
·       Por isso que escrevendo a Timóteo Paulo aconselhou, “Convém, pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher”, (1 Timóteo 3.2). Da mesma forma são as exigências de Deus, aos diáconos: como diz, “Os diáconos seja maridos de uma só mulher”, (1 Timóteo 3.12).

III ORIENTAÇÕES PRÁTICAS
1-Sua posição  em Cristo
·       Um dos maiores desafios que a igreja do Senhor enfrenta nos dias de hoje, é o de se posicionar verdadeiramente em Cristo Jesus, diante do mundanismo que tem entrado pelas portas da igreja, disfarçado de psicologia, de filosofia, de neurolinguística, de doutrinas humanistas e de muitas atividades e passatempos que são trazidos para dentro da igreja, e que de maneira sutil, vem roubando do povo de Deus o tempo de dedicação à oração.
·       Quando buscamos na Palavra de Deus subsídios para entendermos como de fato devemos nos posicionar com relação a esta grande batalha que enfrentamos, vemos homens e mulheres que nos dão grandes exemplos de servos de Deus que souberam se posicionar com firmeza diante das adversidades, e saíram vencedores como Noé, Davi, Elias, Ruth, Éster. Vemos também no Apóstolo Paulo um grande exemplo, quando ele enfrentava na Igreja de Corinto uma oposição ferrenha à sua autoridade apostólica, e, seus adversários tentavam persuadir a igreja a rejeita-lo. E o apóstolo defende sua autoridade apostólica, e permanece firme na posição à qual o Senhor Jesus o havia chamado e comissionado.

2-Leitura Bíblica e oração
·       A Bíblia é a Palavra de Deus. Isto quer dizer que ela encerra a autorevelação de Deus e expressa toda a vontade de Deus em matéria de fé e conduta — pelo menos tudo o que Deus achou por bem revelar-nos.
·        Significa que não estamos desesperadamente em estado de absoluta desinformação quanto a Deus, quanto à vida e quanto à eternidade.
·       “A prática da oração é a arte de entrar no Santo dos Santos e de se colocar na presença do próprio Deus em espírito, por meio da fé, valendo-se do sacrifício de Cristo, e falar com Deus com toda liberdade por meio da palavra audível ou silenciosa”.
·       Temos, em nossa própria língua, um livro que revela todo o programa de Deus, uma espécie de enciclopédia que expõe toda sorte de informação teológica necessária, um manual de avaliação que mostra a diferença entre o certo e o errado.

3-Desenvolva projetos 
·     Comunicar o evangelho real para a geração digital, desafiando-a para um relacionamento pessoal com Deus.
·     Influenciar as gerações Y/Z para assumirem a identidade cristã como a melhor opção de vida no mundo.
·     Desenvolver um modelo de evangelização para a região estratégica onde a igreja  está localizada
·     Criar eventos facilitadores para comunicar a mensagem do Evangelho.
·     Desenvolver campanhas  que influenciem a família e a sociedade com valores éticos cristãos.
·     Capacitar cada membro da igreja a testemunhar como parte de seu estilo de vida.


Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário