sábado, 7 de março de 2015

PERVERTENDO O EVANGELHO - PARTE 2


QUAIS SÃO OS FRUTOS  DO  EVANGELHO  PERVERTIDO?


·       Há somente um evangelho verdadeiro: Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6).
·       Observe o emprego dos artigos definidos o e a. Jesus não é uma opção, mas a única alternativa de chegarmos a Deus. Quando este evangelho é pervertido traz consequências sérias. Paulo apresenta três:
·       Apostasia - “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1.6,7)A sentença “estejais passando” (no original grego metatithemi) significa transferir, transportar para outro lugar, remover, com o sentido de uma modificação de mente e coração.
·       Trata-se de apostasia da fé, uma traição a Cristo. Paulo fala da rapidez desta traição: tão depressa ou logo no início da carreira cristã, logo após a conversão. Paulo pede aos gálatas que interrompam o processo.
·       A apostasia é vista por Paulo como uma ação demoníaca. Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência (1 Tm 4.1,2).
·       A fonte da apostasia é a sedução demoníaca que se utiliza de homens hipócritas e mentirosos.
·       A mensagem que produz a apostasia é o ensino de demônios. Os gaiatas não estavam apenas mudando de religião, ou de igreja, mas abandonando a Deus e a graça salvadora.
·       Confusão - O qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo” (Gl 1.7).
·        Perturbam, no original grego, tarasso, significa perturbar, agitar, sacudir, transtornar, revolver, desequilibrar e lançar confusão.
·       Veja outros textos para melhor compreender o sentido da confusão aqui referida: Ez 32.2; Mt 2.3; 14.26; Lc 1.12; Jo 14.1.
·       O verbo usado por Paulo está no presente contínuo, significando que aquela perturbação era uma ação contínua dos perturbadores.
·       Quando o verdadeiro evangelho é pregado de forma deturpada ao invés de trazer luz e paz, traz trevas e confusão.
·       O evangelho da graça conduz a paz (Gl 1.3). A graça não apenas salva, mas sustenta a vida do cristão. Ela é suficiente para capacitar o crente a enfrentar os sofrimentos (2Co 12.1 -10), fortificar o crente em suas fraquezas (2Tm 2.1) e viver uma vida cristã vitoriosa (Gl 3.3; 5.4).
·       Maldição- “Mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1.8).
·        Ser anátema é ser maldito ou amaldiçoado da perspectiva divina, pronto para ser destruído (1Co. 16.22). Deus é fonte de maldição e bênção (Dt 28). Ser um anátema também significa estar perdido ou separado de Cristo (Rm 9.3).
·       Uma pessoa que ouve e acredita no evangelho deturpado está enganado quanto à sua salvação, permanecendo em seu estado de perdição e condenação (Jo 3.36), mesmo que tenha realizado falsos milagres (Mt 7.22,23).

  O  EVANGELHO DA GRAÇA
02

·       A graça é a maior dádiva divina que o mundo necessita.Todo homem é pecador e todo pecador precisa da graça de Deus.
·       E o Deus da Bíblia é o Deus de toda graça.(1Pe.5.10), mas o que é a graça.
·       A graça é um favor imerecido de Deus para pessoas  erradas, Philip Yancey resuma a graça em duas frases:  Graça  significa que não há nada que possamos fazer para que Deus nos ame mais.E a graça significa que não há nada que possamos fazer para que Deus nos ame menos
·       O Evangelho é a proclamação da graça divina.Ele é o Evangelho da Graça.
·       “ O mundo pode fazer quase tudo tão bem  ou melhor que a igreja.Você não precisa ser cristão para construir casa, alimentar os famintos ou curar enfermos.Há apenas uma coisa que o mundo não pode fazer.Ele nãopode oferecer Graça”(Gordon MacDonald).
·       Sabemos que há muitas pessoas, decepcionadas com a graça,pelo fato de terem  sido enganadas por falsos pastores, que lhe fizeram  falsas promessas de  prosperidade.

                                              
QUEM  É O AUTOR  DA SALVAÇÃO?

·       Deus é o autor da salvação. A Salvação pertence ao Senhor(Is.43.11,12).Logo nenhum homem pode fazer algo por sua salvação pessoal.
·        Como exemplo, caso alguém ofereça um copo com água a alguém com sede, que mérito há em beber a água? É isto que Jesus oferece: "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba" ( Jo 7:37 ).
·       Ora, se alguém tem sede, que venha e beba: oferta de salvação. A salvação é incondicional, pois se destina a quem quiser beber “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” ( Jo 4:14 ).
·       Um verdadeiro cristão é alguém que deu assentimento verdadeiro ao evangelho, e cuja “fé sincera” (1 Timóteo 1:5) se torna evidente através de uma transformação contínua de pensamentos, conversação e comportamento em conformidade às demandas da Escritura. João diz que alguém que é regenerado “não pode continuar pecando” (1 João 3:9).
·       É verdade que se a fé de alguém se perder realmente, então ele perdeu também sua salvação; contudo, é o próprio Deus quem impede que a fé dos seus eleitos desfaleça.
·       E assim como Jesus orou por Pedro, ele está agora orando por todos os cristãos, de forma que não importa quais problemas espirituais eles pareçam estar experimentando, no final a fé deles não desfalecerá:

·       Há várias passagens bíblicas que ordenam os cristãos a buscarem a justiça e evitarem a impiedade. Algumas dessas passagens são tão fortes em expressão e contém advertências tão ameaçadoras, que algumas pessoas interpretam incorretamente essas passagens como dizendo que é possível para um verdadeiro crente perder sua salvação. Por exemplo, Hebreus 6:4-6 diz o seguinte:·       Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.
·       A salvação é em vida (Is 55:6) - Ao contrário do que o espiritismo ensina, de que o homem após a morte será aperfeiçoado através de várias reencarnações, e o catolicismo de que após a morte a alma pode ir para o purgatório, onde será atormentada e depois liberada para o céu, a Bíblia nos ensina que "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo" (Hb 9:27).
·       A salvação é individual (Ez 18:4,30 -O texto de Ez 18:4 nos mostra que cada qual será julgado pelos seus próprios pecados. Da mesma forma, em Ez 18:30 nos mostra que a salvação é individual.
·       Como eu não posso me arrepender pelos erros de outra pessoa, assim fica a salvação condicionada ao indivíduo.
·       Portanto de nada adianta acender velas para os mortos, ou tentar qualquer tipo de comunicação com estes. Isto é abominação para Deus, visto que após a morte não há salvação, e mesmo em vida, a salvação só pode ser decidida pela própria pessoa.
·       A salvação é caríssima (Sl 49:5-8)- A palavra de Deus nos diz que: “mais vale uma alma do que o mundo inteiro.”.
·       Mt 16:26: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, que dará o homem em troca da sua alma?”
·       Mc 8:36: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
·       Lc 9:25: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e se vier a perder-se, ou a causar dano a si mesmo?”
·       Assim sendo, ainda que você tivesse todas as riquezas deste mundo; mesmo que fosse o dono deste planeta com todas as suas riquezas minerais, vegetais e animais, ainda assim não poderia pagar o resgate de uma alma a Deus.
·       A salvação tem de ser expiatória (Hb 9:22)- Expiação é uma vida sendo morta no lugar de outra. No próximo assunto detalharemos o que vem a ser expiação. Por enquanto veja um exemplo nesta ilustração:
·       Uma moça foi levada ao tribunal por haver dirigido seu carro perigosamente. Diante do juiz ela confessa ser culpada.
·       O juiz baixa o martelinho e declara: "está multada em R$ 200,00". Em seguida, desce do tribunal, tira sua capa (toga), pega sua carteira, tira os R$ 200,00 e paga a multa.
·        A moça era sua filha.
   Pr. Carlos Borges(CABB)

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário