sábado, 17 de outubro de 2015

CONDUTA ADEQUADA EM PÚBLICO



1 TM 4.12-16
Introdução: O ministro cristão deve ter domínio próprio, ser sóbrio e ordeiro. Não deve haver nada de grosseiro nem impróprio na conversa nem na conduta de um ministro. Tanto nas suas maneiras como na sua aparência ele deve representar bem o Evangelho que prega. Em primeiro lugar quem ministra deve dar as boas vindas aos estranhos, e em segundo lugar deve ser apto para ensinar, é a responsabilidade principal daqueles que ministram ensinar as Escrituras para outras pessoas, portanto o ministro deve ser um ensinador capaz.

II APARÊNCIA PESSOAL
1-Higiene pessoal (1 Co 3.16)
·       A higiene pessoal e fundamental para o ministro ou pregador da Palavra, pois a higiene pessoal também nos remete para a higiene espiritual.
·       Como o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, importa que esse templo seja limpo e bem cuidado, tanto no aspecto físico como espiritual.
·       A primeira imagem é a que fica, portanto cada ministro deve ter o cuidado de se manter bem asseado e bem vestido, fins não causar má impressão e repulsa pelas pessoas que se aproximarem dele.

2-Expressão facial (Fp 4.4; Pv 15.13).
·       Os que obedecem a Palavra de Deus vivem em permanente gozo (Jo 15:10, 11).
·        A alegria é dada por Deus àqueles que amam e praticam a justiça (Sl 97:10-12).
·       Somente aqueles que têm alegria conseguem adorar, louvar e glorificar a Deus espontaneamente (Sl 98:4).
·       A maior alegria do crente está na salvação da sua alma (Lc 10:20).
·       Nossa suprema alegria vem de Cristo, que habita em nós Ele está perto.
·       Com a sua volta gozaremos plenamente dessa suprema alegria.

3-Traje Adequado (I Tm 2, 8,9).
·       Não é somente o traje físico que importa o espiritual também, pois um ministro de Deus com trajes inadequados poderá refletir na sua pregação, levando os ouvintes a frustações e comentários negativos.
·       A conduta espiritual é também um traje, neste caso da alma.
·       Uma vez que o crente recebe a justificação por meio de Jesus Cristo, deve andar “de modo digno da vocação a que fostes chamados”. Isso será demonstrado através de sua conduta, o seu viver diário.
·       A Palavra de Deus nos fornece inúmeros modelos para aplicarmos em nossa vida. Devemos ser cidadãos dignos. A conduta do crente deve refletir a de uma pessoa transformada, que foi lapidada pelo poder do Espírito Santo.
·       Somente por meio da Palavra de Deus é que iremos saber se o comportamento do crente é correto ou não. Baseados nisso, iremos verificar alguns princípios que, se forem seguidos, com toda certeza farão uma grande diferença na vida daquele que praticar, bem como na vida das pessoas que estão a sua volta. 

II ÉTICA
1-Vida e pregação (1 Tm 4.12)
·       Existe uma grande diferença entre o que se prega e o que se vive, é muito fácil chegar a um púlpito é ministrar a Palavra de Deus, o difícil é viver o que se prega.
·       É muito comum nos depararmos com pregadores, que se acham o “melhor”, mais “espiritual”, mais conhecedor da Palavra, porém quando começar a verificar a aplicação da Palavra na vida desse ministro, começa a surgir as reticencias, e às vezes até situações embaraçosas.
·       Quando a Palavra de Deus está na vida do pregador, ele já entra na igreja pregando, com o seu testemunho, e espalhando admiração entre os irmãos e visitantes.
·        A vida do crente em parte é semelhante ao médico, quando o médico se forma, ele precisa fazer a pós-graduação (treinamento, pratica), se ele não fizer isso ele não poderá adquirir pratica da medicina, e o crente também, se o crente não exercer suas praticas cristã, não poderá ser um crente eficiente.
·       Não importa a sua idade Deus pode lhe usar, não considere sua idade como empecilho para fazer a obra de Deus, viva de tal maneira que os outros possam ver Cristo em sua vida (você).

2-Amar os ouvintes (Jo 21,15-17)
·       O Amor deve ser o elemento que governa as nossas atitudes (Rm 12.9) para com o nosso próximo. “Se não tiver amor, nada serei” (1Co 13.2).
·       Esse amor em nossos corações deve fazer com amemos uns aos outros com amor fraternal (Rm 12.10), não buscando honras para si mesmo, mas sim honrando aos demais (Fp 2.3-5).
·        “A razão por que é o amor de tão alta importância reside no fato de que o amor é o cumprimento de toda lei e a lei é o próprio fundamento do Estado”.
·        Nenhum crente está isento da lealdade, quem ama ao próximo não fará coisa alguma em detrimento do próximo, ao contrário, para com ele cumprirá tudo que a lei exige “(Fp 2.4)”.
·       Sabemos que existem pregadores que adoram multidões (alimenta seu ego egoísta e vaidoso), porem detestam pessoas, adoram ser ovacionados (exaltados), porém não se disponham a ajudar pessoas necessitadas.
·       Jesus amava a todos indistintamente, e nunca se fez de rogado para não ajudar quem dele necessitava, por isso era amado pelos necessitados e odiado pelos figurões de sua época.

3-Ser honesto
·       Está escrito, ESTAS SEIS COISAS QUE O Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina. Três delas são como segue: A língua mentirosa... TESTEMUNHA falsa que profere mentiras, E O que semeia contendas entre irmãos-Pv 6:16, 17,19.
·       A Bíblia nos diz, ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, E DÃO À LUZ A iniquidade-Isa 59:4. São estas escrituras para hoje?
·        A Bíblia nos diz, encurvam a língua COMO SE FOSSE O SEU ARCO, PARA A mentira; MAS NÃO SÃO valentes PELA VERDADE SOBRE A TERRA-Jere 9:3; E NÃO FALAM A VERDADE-Jere 9:5.
·        No entanto, a Escritura nos diz, lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR-Pv 12:22; e O JUSTO aborrece A PALAVRA DE mentira-Pv 13:5.
·       Vamos colocá-lo em perspectiva. Para dizer algo sob a forma de uma promessa ou de um compromisso e depois não cumprir a sua palavra (independentemente do motivo) é mentira.

4-Respeitar as pessoas
·       Somente respeitamos verdadeiramente o outro quando o aceitamos da forma como ele é. Aceitar é permitir a máxima manifestação, sem controles ou manipulações.
·        E para aceitar plenamente o outro precisamos ter maturidade espiritual.
·        Atualmente, vivenciamos poucos elementos de espiritualidade nas relações e, como consequência, lutamos uns contra os outros.
·        Agir respeitando a tudo e a todos é o resultado da própria evolução, é ter disposição para dar e receber e não julgar.
·        É ter a capacidade de reconhecer a importância do outro, aprendendo a respeitar as diferenças, consciente de que tudo o que fazemos tem uma consequência, para o bem ou para o mal.

III LINGUAGEM APROPRIADA
1-Linguagem a evitar
·       É comum nesta época as pessoas terem um vocabulário muito torpe (indecente) e bastante deteriorado e degradado, não importando sua profissão, ocupação, grau de escolaridade, estado social ou cultural, condição econômica, idade ou sexo.
·       As formas de vida do povo de Deus, sem engano, se distinguiram de maneira clara dos demais humanos, por serem santos em todos os aspectos da vida, e nos referimos a um adulto, jovem, velho ou criança, não importando sua atividade, sexo ou grau de preparação humana, que tem o conhecimento da existência de Deus que mora em sua vida, dirigindo-a em todos os momentos e em todos os sentidos através de Sua doutrina e mandamentos santos.
·       Um vocabulário de baixo calão revela se a pessoa é verdadeiramente cristã ou não. O Senhor, sobre esse mesmo assunto declara: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. [Lucas 6: 45]
·       É assim como entendemos que a forma de falar de um crente é “determinante”, não somente frente aos olhos das pessoas, mas perante nosso Senhor, pelo que é de vital importância saber até onde é saudável expressar certas palavras ou frases, e ainda, se é preferível deixar de pronuncia-las.


2-Considerando a ocasião
·       Naturalmente para que alguém obtenha êxito como mensageiro de Deus deve possuir certas qualidades, ou satisfazer a determinadas condições.
·       Antes mesmo de preocupar-se com a mensagem, deve o pregador cuidar de si.
·       É princípio inegável que aquilo que ele faz depende do que ele é.
·        Daí as recomendações de Paulo a Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo (a pessoa) e da doutrina" (o trabalho); e mais adiante: "Procura apresentar-te aprovado perante Deus, como obreiro que não tem de que se envergonhar (o indivíduo) e que maneja bem a palavra da verdade", (a ação) (I Timóteo 3:16 e II Timóteo 2:15).

3-Porta voz do Senhor
·       Antes da entrada do pecado no mundo, Deus e o homem se comunicavam face a face. Tendo caído em pecado, o ser humano perdeu esse privilégio, mas Deus não desistiu de manter contato com Seus filhos.
·        Há muitas maneiras através das quais Ele fala. Uma delas é o ministério profético. O profeta Amós disse: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7).
·       Profetas são porta-vozes de Deus, especialmente dotados pelo Espírito Santo para essa tarefa. De acordo com a Bíblia, esse dom seria visto na igreja de Deus, nos últimos dias.
·       Um pregador dever ser verdadeiramente um porta voz de Deus, porém ele não pode dizer o que ele quer, mas, o que o Espírito Santo de Deus quer que ele diga. – Isto se chama porta voz.

IV OUTROS CUIDADOS
1-Gestos
·       O pregador deve ter uma postura de servo e não de Senhor, pois um pregador que age assim, eles desvia da mensagem que está pregando a atenção dos ouvintes.
·       O pregador que gesticula muito rodopia no púlpito, bate com o pé no chão, e outros movimentos esquisitos, os ouvintes prestam mais atenção em seus gestos do que na mensagem que ele teoricamente está entregando.

2-Uso do tempo
·       O pregador deve ter a sua consciência alertada para o fator tempo, sua mensagem deve ser adequada ao tempo especifico determinado pelas normas de oratória (30 a 50 mnts).
·       Não é ético que o pregador estenda a mensagem fins passar a ideia que é muito eloquente.
·       Também não é ético o pregador ficar esticando a mensagem com outros quesitos, porque realmente não tinha uma mensagem para entregar.

3- Humor
·       Púlpito não é lugar para fazer gracinhas ou tentar divertir os ouvintes, púlpito é lugar santo e é lugar de reverencia.
·       Não há lugar para o famoso “quebra gelo” para descontrair o público ouvinte, a mensagem deve ser entregue como o Espírito Santo determinou, pois ela tem um endereço certo, a pessoa necessitada de ouvir aquela mensagem, e não a mensagem que o pregador quer entregar do seu jeito.
·       Podemos contar algum caso humorado desde que este venha dar mais ênfase a mensagem que está sendo ministrada.

4-Motivação erradas
·       Alguém algum dia disse que o maior inimigo de um líder é o sucesso, o sucesso é um campo minado.
·       Muitos pecados sedutores estão estrategicamente enterrados neste campo, soberba, independência, estrelismo, autoritarismo, impaciência e principalmente a vangloriar.
·       É aqui que muitos abandonam o altar e passa a construir uma torre, o altar é divino, a torre é humana.
·       O perigo do crescimento seja ele, profissional, ministerial, financeiro e familiar é atropelar a ética, à vontade e o tempo de Deus.

Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário