sábado, 10 de outubro de 2015

DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO E USE A BÍBLIA



Jo. 16.8-13
Introdução: Quão distantes ficamos, portanto, do grande objetivo de Deus em nos ter dado o Espírito Santo, quando limitamos em nosso entendimento a sua área de atuação ao simples mover sobrenatural , especialmente no culto público, por pensarmos que tudo o que devemos receber do Espírito Santo é apenas o poder para operar sinais e prodígios, ou então para a manifestação de qualquer dom sobrenatural, como o falar em línguas ou profetizar. E não são poucos os que consideram tais operações como sendo o máximo ou o clímax da espiritualidade.

I O PODER DO ESPÍRITO SANTO
1-Orienta
·       Quão distantes ficamos, portanto, do grande objetivo de Deus em nos ter dado o Espírito Santo, quando limitamos em nosso entendimento a sua área de atuação ao simples mover sobrenatural.
·       Nos culto público, por pensarmos que tudo o que devemos receber do Espírito Santo é apenas o poder para operar sinais e prodígios, a manifestação de qualquer dom sobrenatural, como o falar em línguas ou profetizar.
·       E não são poucos os que consideram tais operações como sendo o máximo ou o clímax da espiritualidade.
·       Na verdade o Espírito Santo nos orienta na jornada desta vida, para alcançarmos um padrão espiritual, capaz de nos assemelharmos à imagem do Senhor Jesus, quando esteve entre nós.
·       Todavia, o que se cita em relação ao Senhor, é também aplicável a nós, a saber, a necessidade de sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento e temor do Senhor, pela ação do Espírito Santo em nós, porque é evidente que necessitamos de todas estas coisas, bem como de amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio – o fruto do Espírito.
·       Por isso nos é ordenado que não vivamos apenas no Espírito, por tê-lo recebido na conversão, mas que andemos em santidade no Espírito, ou seja, que sejamos guiados por ele em todo o nosso comportamento, Gál 5.16.

2-Dá Ousadia
·       A vida Cristã não é constituída apenas do usufruto da graça em benefício próprio.
·       Este é lado ativo de ser cristão e se caracteriza como defensiva, se firmando cada dia na graça e utilizando-a para se manter em Cristo.
·       No entanto, há outro lado que boa parte dos cristãos não fazem uso dela na prática de vida, Esse lado é o ofensivo.
·       De ser ousado, demonstrar poder, incomodar (num bom sentido) as pessoas com a pregação do evangelho, com a observância e prática das Sagradas Escrituras na sua vida diária e também pelo simples fato de ser cristão.
·       O cristianismo tem uma característica singular, ele tem objetivos definidos e podem afrontar uma realidade social, moral e espiritual qualquer.
·        Para tanto, qualquer crente em particular, já é considerado uma ameaça aos sistemas então existentes, porque na sua natureza está contida a obrigatoriedade de “incomodar” as outras pessoas com a mensagem do Evangelho, a filosofia de Cristo e a implantação de um Reino que não tem nenhuma comunhão com este mundo racional e cruel.

3-Convervencer o pecador
·       “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, se eu for enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:7-8). JESUS enfatiza que o Consolador viria para continuar o plano da redenção do homem, planejado por DEUS e JESUS destaca que o Espírito Santo convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (vs 8). E o Espírito Santo de DEUS veio, conforme a palavra de JESUS, e foi derramado em Jerusalém (Atos 2:1-5).
·       Quem, por mais puro que possa ser, pode convencer o homem do pecado? O pecado está ligado à natureza humana, desde a queda. O pecado ronda, ataca e destrói todo aquele que é seu servo. O homem, além de não admitir seu pecado, faz a vontade da carne. E a concupiscência da carne leva a morte (Tg 1:14-15).
·       Então há necessidade que uma pessoa (O Espírito Santo de DEUS é uma pessoa) com poder sobrenatural intervenha a favor daqueles que querem, e não conseguem por si só, abandonar o pecado. Ele, Espírito Santo, tem a capacidade de apontar os pecados e libertar o homem para DEUS.
·       Então como convencer o homem da justiça, num mundo injusto? Impossível para o homem, mas possível para DEUS através do Seu Espírito Santo. A justiça de DEUS está entre nós, aqueles que o servem através da aceitação de JESUS. E no tempo certo, o SENHOR dará a resposta para os injustos.

II O PODER DA PALAVRA
1-Penetra no coração
·       Is 55.10,11 “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.”.
·       É tão importante ouvir as palavras de Jesus, pois “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação” (Jo 5.24).
·       Jesus, na realidade, está tão estreitamente identificado com a palavra de Deus que é chamado “o Verbo” [“a Palavra”] (Jo 1.1,14; 1Jo 1.1; Ap 19.13-16; ver Jo 1.1 nota).
·       Mesmo não estando no mesmo nível das Escrituras, a proclamação feita pelos autênticos pregadores ou profetas, na igreja de hoje, pode ser chamada a palavra de Deus. (a) Pedro indicou que, a palavra que seus leitores recebiam mediante a pregação, era palavra de Deus (1Pe 1.25), e Paulo mandou Timóteo “pregar a Palavra” (2Tm 4.2).
·       “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12).

2-Gera a Fé
·       "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." (Hebreus 11: 1).
·       Notamos que a fé é o firme fundamento, ou seja, é a própria Palavra de Deus, pois só há este firme fundamento o qual devemos estar nele e tendo este fundamento as coisas que esperamos acontecer e que não vemos começam a vir à tona.
·       Muitas pessoas por falta de conhecimento pedem a Deus para obterem fé, só que jamais vamos adquirir fé pedindo-a ao Senhor.
·       Só há uma maneira de obtermos fé, em Romanos 10:17, o Senhor nos ensina como devemos obter mais e mais fé.
·       "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10: 17).
·       Ao contrario do que muita gente pensa a fé se adquire mais simples do que se parece é só ouvindo a Palavra de Deus.
·       Quanto mais ouvirmos a Palavra de Deus, mais firmes e possuidores da fé ficaremos. Costumo dizer que o tamanho da fé de um cristão é igual a quantas vezes este cristão ouve a Palavra de Deus.
·       O termômetro de nossa fé na verdade é o conhecimento que temos da Palavra de Deus.
·       Se conhecermos pouco da Palavra de Deus, nossa fé será instável, porém se temos um grande conhecimento da Palavra de Deus, nossa fé será inabalável.

3-Produz conversão
·       Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram?
·       E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rom 10. 13 a 17).
·       Um ensinamento extremamente valioso para nós é que, se aquele que ouve não crê e não aceita a palavra como ela é, isto é, não exerce fé naquela palavra que ouve nada acontece com essa pessoa. O autor aos Hebreus, diz: “porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram”. Heb 4.2.
·       E onde entra o Espírito Santo nesse processo? Entendo que o Espírito Santo, após encontrar fé naquele que ouviu a Palavra, vai convencer aquela pessoa do estado pecaminoso que ela vive e da necessidade de crer no Senhor Jesus para salvação. Nesse ponto, começa a obra da regeneração em nossas vidas.
·       E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (Jo 16.8).

III O PODER DO EXEMPLO
1-Viva a Palavra
·       Na própria palavra de Deus temos exemplos de pessoas que simplesmente obedeceram, sem, mas nem porquês, sem questionamentos, e tiveram experiências incríveis com Deus e foram abençoados, entre eles podemos citar: Noé, Abraão, José, entre outros.
·       Viver a palavra de Deus não atrai as bênçãos do Senhor só para nossa vida, mas para a vida daqueles que estão ao nosso redor, como no caso de Noé, a benção não só alcançou a ele, mas a toda a sua família, livrando-os do dilúvio.
·       Vale lembrar que viver a palavra de Deus não é uma imposição, mas uma escolha, como em tudo na nossa vida é baseado em escolhas, sabendo que todas elas terão suas consequências, a bíblia nos diz em I Samuel 15.22c Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
·       Então se temos um manual em nossas mãos, que é a bíblia  nos orientando sobre o que podemos fazer para que possamos ser bem- aventurados, porque não fazer esta escolha?

2-Memorize os textos
·       Então se temos um manual em nossas mãos, que é a bíblia  nos orientando sobre o que podemos fazer para que possamos ser bem- aventurados, porque não fazer esta escolha?
·       Peça a Deus para ajudá-lo a entender o que o versículo significa e ajudá-lo a ser capaz de vivê-lo em sua vida diária.
·       A oração é muito poderosa, mas você nunca vai saber o quanto Deus trabalha em sua vida até que você vá a Ele diariamente com o que está lhe preocupando.
·       Uma da característica da Palavra de Deus, a Bíblia, é ser um manual para os cristãos que querem viver em obediência a Deus. Ao meditar sobre os versículos das Escrituras, e memorizá-los, você pode levar continuamente partes deste manual em seu coração.

3-Interceda pelas pessoas
·       Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre DEUS e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.
·       A intercessão é tão importante que DEUS quando vai fazer algo que influencie o quotidiano humano, ELE primeiro fala aos seus servos na terra para que estes intercedam para que aconteça, caso seja bom, ou intercedam para que não aconteça, caso seja mau. (2 Rs 24.2; Jr 25.4; Jn) Amós 3.7.
·       Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
·       Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia: "Orai uns pelos outros" (Tg. 5:16). Ela está cheia de exemplos: Abraão suplicou por Ló e este foi liberto da destruição de Sodoma e Gomorra; Moisés intercedeu por Israel apóstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nação; Daniel orou pela libertação do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; CRISTO rogou por Seus discípulos e fez especial intercessão por Pedro; Paulo é exemplo de constante intercessão. Toda a Igreja é chamada ao fascinante ministério da intercessão.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário