quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PRINCIPIOS PARA VENCER PROBLEMA



Mt 11.28-30
Introdução: Se você não confronta seu problema, o problema te confrontará. Advertência!
De nada adianta ignorar o problema e pretender que não existe. Porque continuará te molestando e afetando até que o enfrentes.
Não prestar atenção ao problema quando ele surge.
Lamentavelmente damos atenção quando o problema se tornou um gigante que nos confronta e nos envergonha.

I ENFRENTANDO PROBLEMAS
1-Identifique (Jo 16.33)
·       Jesus resumiu tudo o que havia dito naquela noite aos seus discípulos, reafirmou as recomendações e promessas descritas em Jo. 14.27-29;16.1-4;16.9-11.
·       Ele disse aos seus discípulos para terem coragem, apesar dos conflitos inevitáveis que enfrentariam, não estariam sozinhos.
·       Jesus também não nos abandona em nossos conflitos.
·       Se nos lembrarmos de que a vitória final já foi ganha, poderemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis.

2-Entregue-o a Deus (1 Pe 5.7)    
·       Suportar sozinho nossas preocupações, tensões e lutas diárias, mostra que nós não confiamos nossa vida a Deus completamente.
·       Porém é preciso humildade para reconhecer que Deus se importa, para admitir nossa necessidade e deixar que outro membro da família de Deus nos ajude.
·       Às vezes pensamos que a luta causada por nosso próprio pecado, e insensatez, não seja uma questão com a qual Deus se preocupe.
·       Mas quando nos voltamos a Deus com arrependimento, Ele nos ajuda até mesmo a suportar o peso dessa luta.
·       Lançar nossas ansiedades sobre Deus exige ação, não passividade, não se submete às circunstâncias, mas ao Senhor que controla as circunstâncias.

3-Soluções Possíveis (Sl 119.26-30)
·       Todo problema tem uma solução, ou mais de uma solução, o que precisamos é saber buscar a solução.
·       Precisamos analisar (cada situação, para sabermos se ela é de origem material ou circunstancial) ou espiritual, para cada uma dessas circunstâncias, deverá haver uma solução.
·       Há situações que podemos resolver, usando o nosso entendimento, temperamento, amor, conhecimento etc...
·       Porém haverá circunstâncias de ordem espiritual, que requer um trato mais aprimorado, um jejum, consagração, pedido de perdão, ou mesmo busca imediata da presença do Senhor. ( ex. de Davi quando pecou com Bate Seba).
·       Os escritores de livros de autoajuda, nunca estão conosco para ajudar, Deus sim, ele não somente ensina as regras e as diretrizes(contidas na Bíblia), mas também permanece conosco diariamente, para nos fortalecer de forma que possamos viver de acordo com suas regras.

4-Avalie as consequências
·       Cada ato que praticamos gera uma ação, podendo ser boa ou má, por essa razão precisamos ser sábios na tomada de qualquer atitude.
·       Nossos atos e escolhas são como sementes, após serem plantadas, irão gerar alguma coisa e dará  o seu fruto.
·       Uma palavra mal empregada, um olhar de forma que possa provocar uma interpretação equivocada.
·       Nós precisamos usar muito a mente que Deus nos deu para evitarmos situações constrangedoras.
·       Muitos divórcios começam com as atitudes incorretas, palavras mal colocadas, idéias sem propósitos etc..
·       No âmbito espiritual, também acontece situações embaraçosas, entre membros da mesma denominação, podendo levar algum  membro a se desviar ou perder a salvação.

II EVITE REAÇÕES ERRADAS
1-Ira
·       O rei Salomão comparou o homem que se apressa em irar-se ao tolo (Ec 7.9).
·       Sabe-se que tolo é aquele incapaz de agir corretamente, com bom senso, em consequência de sua simplicidade em demasia.
·       Tal comparação não é boa porque fere o amor próprio. Mas não é só ao tolo que o homem iracundo é comparado. É também chamado de insensato, isto é, aquele que é falto de razão, demente, louco (Pv 27.3).
·       É fato que todas as pessoas têm seus momentos de ira, de rancor, de raiva. Mas essa situação não deve perdurar por muito tempo. São situações momentâneas, passageiras (Ef 4.26), para não se tornar pecado.
·       A ira é fruto da carne. O apóstolo Paulo fez inúmeras recomendações às várias igrejas, através de suas cartas. Demonstrando seu extraordinário zelo pela vida espiritual dos crentes, advertiu-os a não praticarem as obras da carne porque são contrárias e desagradáveis ao Espírito Santo.
2-Isolamento
·       Temos vivido dias difíceis, em que o homem se vê forçado a se isolar, para sua própria segurança.
·       Alarmes, monitoramento interno vigiando os estabelecimentos, guardas nas ruas, vigias nas firmas, cada vez mais pessoas andando armadas em nome da segurança.
·       Estamos vivendo na geração do isolamento, as pessoas não convivem mais em segurança, muitos até adotaram o ditado, “Antes só do que mal acompanhado’”.
·       Isolamo-nos até mesmo dentro da própria igreja, entramos, assistimos os cultos e vamos embora, sem saber ao menos, o nome da pessoa que se assentou ao nosso lado, muitos nem observam as pessoas a sua volta, preferem permanecer só.
·       Temos observado que a maioria das pessoas, que se desviam ou esfriam na fé, são ministradas por satanás, no isolamento, ele as afasta das pessoas e começa a trabalhar na mente dela, falando que ninguém se importa com ela e um monte de outras mentiras, assim ele a isola, logo após a enfraquece e aí a queda é certa.

III ALEGRIA E CONFIANÇA
1-Regozijai-vos sempre (1 Ts 5.16-18)
·       “Pensando bem”, dizem alguns crentes, “não há muita coisa neste mundo para alegrar a gente”. Na realidade, vivendo em um mundo que, sistematicamente, só nos traz tribulações, sentir alegria não revelaria certa imaturidade ou insensibilidade? 
·       Entretanto, mesmo vivendo intensamente as consequências da maldade de um mundo que não gosta do Senhor, o apóstolo insiste em que devemos regozijar.
·       O verbo usado por Paulo não é um simples “ficar alegre”. Regozijar é uma qualidade de alegria consciente, voluntária, com pleno conhecimento de causa.
·       Em outras palavras, como crentes, mesmo sendo alvo das tribulações do mundo, nossa estrutura espiritual devem ser construída de tal maneira que descubramos, NO SENHOR, razões suficientes para profunda alegria.
·       É lógico que o segredo está exatamente nisso: no Senhor. Na comunhão com Ele, ultrapassamos as superficialidades do mundo e, trabalhados pelo Espírito, conseguimos sempre regozijar-nos.


2-Deus fará tudo por você (Rm 8.28)
·       Você pode ter certeza que nada em sua vida é por acaso, nem um sofrimento, perca, ou alegria é por acaso, você pode não entender agora o que está acontecendo com você, mas isso irá cooperar para a vitória lá na frente.
·       Não vou entrar em detalhes, mas leia a história de José lá em Gêneses 37, veja as lutas que José passou, e no final das contas, nada foi por acaso, Deus tinha um propósito com José e usou todas as coisas para fortalecer a fé de José.
·        Davi teve que enfrentar um urso e um leão enquanto pastoreava as ovelhas de seu pai. Imagina que luta pra um adolescente, mas foi essa luta que veio na memória de Davi quando ele se dispôs a lutar com o gigante, pois se Deus o tinha guardado uma vez, guardaria de novo.
·       Devemos entregar a Deus nosso tempo e nossos sonhos, que Deus vai nos conduzir. Porém há coisas que acontecem porque tapamos os ouvidos para Deus e resolvemos agir em nossa própria vontade, mas até mesmo em nossas escolhas erradas, Deus em sua infinita misericórdia é capaz de reverter à situação em nosso favor, só que às vezes sofremos mais.
·       Por isso confie em Deus, talvez você esteja passando por uma situação complicada, situação de derrota, de perca, ou está com medo que alguma coisa de errado, mas eu te digo não temas, obedeça à voz de Deus, obedeça à palavra DELE, esteja no centro da vontade DELE, que no final vai dar tudo certo. Deus está no controle da nossa vida, e se não está, entregue agora e aprenda a confiar neste Deus grandioso.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário